Menu

Urgente! China lança primeiro sistema de armazenamento de energia por gravidade

A Energy Vault anunciou a conexão de seu primeiro sistema comercial de armazenamento de energia por gravidade, o EVx, à rede elétrica na China, marcando um avanço significativo na implementação de soluções inovadoras para o armazenamento de energia. Este sistema, localizado em Rudong, possui capacidade de 25 MW/100 MWh e foi conectado em dezembro de […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A Energy Vault anunciou a conexão de seu primeiro sistema comercial de armazenamento de energia por gravidade, o EVx, à rede elétrica na China, marcando um avanço significativo na implementação de soluções inovadoras para o armazenamento de energia.

Este sistema, localizado em Rudong, possui capacidade de 25 MW/100 MWh e foi conectado em dezembro de 2023. O projeto agora prossegue para a fase de comissionamento completo.

Além deste, a empresa deu início à construção de três outros sistemas no país, totalizando uma capacidade adicional de 468 MWh.

A Energy Vault, em colaboração com seus parceiros locais China Tianying (CNTY) e Atlas Renewable, tem atualmente outros nove projetos EVx em desenvolvimento na China, somando 3,7 GWh de capacidade.

Entre os novos projetos, destacam-se:

– Um sistema de 17 MW/68 MWh em Zhangye, Província de Gansu, próximo a uma usina de energia renovável e um ponto de interconexão com a rede nacional.
– Um sistema de 50 MW/200 MWh em Ziuquan, Condado de Jinta, Província de Gansu.
– Um sistema de 25 MW/100 MWh em Huailai Cunrui, Condado de Zhangjiakou, Província de Hebei.

Os projetos de Rudong e Zhangye receberam a classificação de “novos projetos piloto de demonstração de armazenamento de energia” pela Administração Nacional de Energia da China (NEA).

O projeto Rudong será carregado através de um parque eólico próximo e descarregará na rede, utilizando blocos compósitos que permitem a incorporação de materiais residuais, como detritos de concreto e cinzas de carvão, em seu meio de armazenamento de energia.

Esta iniciativa reflete o compromisso da Energy Vault com a inovação no setor de armazenamento de energia, apesar do ceticismo em torno de sua tecnologia baseada em gravidade.

A empresa também explora soluções de armazenamento de energia em baterias (BESS) e projetos de hidrogênio verde, destacando sua abordagem multifacetada para enfrentar os desafios do armazenamento de energia renovável.

Crédito/Foto: Business Wire

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes