Menu

Em sessão especial, Senado reconhece trabalho ‘visionário’ de Alysson Paolinelli

Uma sessão especial no Plenário do Senado nesta sexta-feira (15) homenageou o engenheiro agrônomo Alysson Paolinelli (1936–2023), nos 50 anos da nomeação dele como ministro da Agricultura — cargo que ocupou entre 1974 e 1979. Senadores e convidados da sessão destacaram o espírito visionário do homenageado, especialmente em seu apoio ao trabalho da Empresa Brasileira de […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Uma sessão especial no Plenário do Senado nesta sexta-feira (15) homenageou o engenheiro agrônomo Alysson Paolinelli (1936–2023), nos 50 anos da nomeação dele como ministro da Agricultura — cargo que ocupou entre 1974 e 1979.

Senadores e convidados da sessão destacaram o espírito visionário do homenageado, especialmente em seu apoio ao trabalho da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na aplicação da ciência para uma agricultura mais moderna e produtiva. Paolinelli foi um dos idealizadores da empresa.

Os requerimentos para a homenagem (RQS 73/2024  e RQS 78/2024) foram apresentados pelos senadores Wellington Fagundes (PL-MT) e Izalci Lucas (PSDB-DF) — que também presidiu a sessão especial.

Na abertura dos trabalhos, Izalci resumiu a trajetória profissional de Paolinelli, que “nunca desistiu do Brasil” e trabalhou com “ciência, persistência e competência” para realizar o protagonismo do país na produção de alimentos e na garantia da paz mundial.

O parlamentar lembrou que Paolinelli teve reconhecimento internacional por seus esforços pela agricultura sustentável em terras tropicais em larga escala.

— Alysson Paolinelli tinha plena consciência do peso representado pelas desigualdades regionais e de que a má distribuição de renda não satisfazia as exigências de uma sociedade que pretendia se desenvolver.

Sabia que o desenvolvimento nacional passava necessariamente pela transformação do nosso setor agropecuário. Com a Embrapa, por suas pesquisas e tecnologias, essa transformação aconteceu.

Viúva do homenageado, Marisa de Sena Gonzaga destacou a paixão de Alysson Paolinelli de ser professor e o classificou como um visionário.

— Alysson acreditava que é indispensável fazer o sonho do agro tropical ser também o sonho dos jovens urbanos, de São Paulo ou de Paris. Hoje o novo nome para este velho sonho do professor chama-se bioeconomia.

Por videoconferência, Wellington Fagundes também enalteceu o protagonismo de Paolinelli na modernização do setor agrícola como instrumento do desenvolvimento nacional.

— Ele fez uma revolução inestimável. Até os anos 70 do século passado, o país importava alimentos.

Alexandre Paolinelli, filho do ex-ministro, citou a “obstinação” de seu pai no Poder Executivo para garantir verbas para a agricultura. Ele comemorou a realização dos planos de Alysson de tirar a agroindústria do atraso.

— Disse a ele: “Pai (…), talvez você seja o único homem na face da Terra que mudou a matriz econômica de um país e esteve vivo para ver o resultado”. (…) Essa honra ninguém tira dele.

Transformação na agricultura

Ex-presidente da Embrapa, Eliseu Alves também mencionou a transformação do setor agrícola brasileiro. Ele destacou a capacidade de Paolinelli de enxergar o futuro e a habilidade de reunir recursos humanos.

O presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), Paulo Afonso Romano, ressaltou o papel de Paolinelli na criação da Frente Parlamentar Agropecuária e do Fórum do Futuro, lembrando que o homenageado sempre teve “a ciência como guia”.

— Paolinelli deixa a proposta de redescobrirmos e redefinirmos qual é a nova agricultura de que precisamos.

Presidente da Academia Brasileira de Medicina Veterinária (Abramvet), Josélio de Andrade Moura lembrou a atuação de Paolinelli no investimento na saúde dos animais, especialmente na erradicação da peste suína africana.

— Para compararmos: a Península Ibérica levou 50 anos para erradicar. O Brasil fez em três anos.

Selma Beltrão, diretora-executiva de Pessoas, Serviços e Finanças da Embrapa, salientou o reforço nos recursos humanos da empresa sob a gestão de Paolinelli e disse esperar a continuidade do legado de progresso e excelência na agricultura.

O ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo citou as realizações de Paolinelli como secretário estadual de Agricultura e chamou a atenção para a consciência do homenageado da importância da paz no campo.

E Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura, afirmou que a realização do sonho de Paolinelli mostrou ao planeta do que o Brasil era capaz.

Fonte: Agência Senado

Apoie o Cafezinho

Arlete Rabelo

Graduanda em Marketing, cearense arretada e apaixonada por gatos.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes