Menu

Rebeldes do Níger anunciam fim da parceria militar com os EUA e exigem retirada das tropas

Os rebeldes do Níger anunciaram o término da parceria militar com os Estados Unidos. O coronel Amadou Abdramane, porta-voz da junta militar que governa o país africano desde julho de 2023, comunicou o fim do acordo que permitia a presença de funcionários do Departamento de Defesa dos EUA e de civis na região. O porta-voz […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Reprodução

Os rebeldes do Níger anunciaram o término da parceria militar com os Estados Unidos. O coronel Amadou Abdramane, porta-voz da junta militar que governa o país africano desde julho de 2023, comunicou o fim do acordo que permitia a presença de funcionários do Departamento de Defesa dos EUA e de civis na região.

O porta-voz classificou a parceria como injusta e “unilateralmente imposta por Washington”. Segundo o governo norte-americano, aproximadamente 1.100 funcionários trabalhavam no Níger no último ano.

Os EUA justificavam sua presença no país para combater grupos terroristas ligados à Al-Qaeda e ao Estado Islâmico.

A decisão dos militares que governam o Níger ocorreu após a visita de uma delegação dos EUA, liderada pela Secretária de Estado Adjunta para Assuntos Africanos, Molly Phee, no início desta semana. Washington afirmou que a agenda visava discutir o “retorno do Níger a uma via democrática” e o futuro da parceria militar com Niamei.

De acordo com Abdramane, o encontro não foi bem recebido pelos governantes nigerinos por não seguir protocolos diplomáticos. Durante a reunião, o governo do Níger teria sido ameaçado de retaliação devido às escolhas da junta militar, que se afastou de parceiros históricos após assumir o poder.

“O Níger lamenta a intenção da delegação norte-americana de negar ao povo soberano do Níger o direito de escolher seus parceiros e tipos de parcerias capazes de realmente ajudá-los a combater o terrorismo”, disse Abdramane.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes