Menu

Aliados de Bolsonaro decidem se vingar de Chiquinho Brazão

O Supremo Tribunal Federal (STF), sob decisão do ministro Alexandre de Moraes, determinou a prisão do deputado Chiquinho Brazão (RJ), apontado como um dos mentores intelectuais do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. A Primeira Turma do STF já confirmou a medida, que agora aguarda ratificação pela Câmara dos Deputados. A […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
CAIO CÉSAR/CMRJ

O Supremo Tribunal Federal (STF), sob decisão do ministro Alexandre de Moraes, determinou a prisão do deputado Chiquinho Brazão (RJ), apontado como um dos mentores intelectuais do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

A Primeira Turma do STF já confirmou a medida, que agora aguarda ratificação pela Câmara dos Deputados.

A votação na Câmara, necessária para manter a prisão do parlamentar, é vista como iminente. Fontes próximas à situação disseram a colunista Malu Gaspar, no Globo, que mesmo aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, tradicionalmente defensores de seus pares, mostram-se reticentes em empenhar esforços para proteger Brazão.

A recusa em apoiar o deputado é atribuída, em parte, a ressentimentos ligados à votação pela manutenção da prisão de Daniel Silveira em 2021, por ataques ao STF e apologia ao Ato Institucional Número Cinco, decisão também orquestrada por Moraes.

Brazão, recentemente expulso do União Brasil, enfrenta isolamento político, com poucas chances de evitar a confirmação de sua prisão pelo plenário.

Para a prisão de um parlamentar ser confirmada, é necessária a maioria absoluta da Câmara, com votação aberta. O calendário para tal votação deve ser estabelecido pelo colégio de líderes, com expectativa de que ocorra antes do recesso de Páscoa.

A Constituição brasileira protege parlamentares de prisão durante o exercício de suas funções, exceto em casos de flagrante por crimes inafiançáveis. O caso de Chiquinho Brazão, assim como foi o de Daniel Silveira, representa uma exceção a essa regra.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes