Menu

Mundo reage à resolução do Conselho de Segurança da ONU que exige cessar-fogo em Gaza

Muitas autoridades em todo o mundo acolheram favoravelmente a resolução. Muitos líderes mundiais saudaram uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) que exige um cessar-fogo imediato entre Israel e o grupo palestino Hamas em Gaza. Embora os Estados Unidos se tenham abstido na votação na segunda-feira, os restantes 14 membros do conselho […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Andrew Kelly/Reuters

Muitas autoridades em todo o mundo acolheram favoravelmente a resolução.

Muitos líderes mundiais saudaram uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) que exige um cessar-fogo imediato entre Israel e o grupo palestino Hamas em Gaza.

Embora os Estados Unidos se tenham abstido na votação na segunda-feira, os restantes 14 membros do conselho votaram a favor da resolução.

A resolução, com a qual os EUA afirmaram não concordar na sua totalidade, apela a um “cessar-fogo imediato” durante o mês sagrado muçulmano do Ramadã, que termina dentro de duas semanas. Apela a que o cessar-fogo conduza a uma trégua “duradoura”, à libertação de todos os reféns detidos pelo Hamas em Gaza e ao respeito pelo direito internacional de cada parte no que diz respeito a detenções.

Aqui estão algumas reações de autoridades importantes em todo o mundo:

Ministério das Relações Exteriores da Palestina

O ministério disse que a adoção da resolução é um passo na direção certa para acabar com a guerra de cinco meses, para permitir a entrada de ajuda e para iniciar o regresso dos deslocados.

O ministério também apelou aos estados membros do CSNU para que cumpram as suas responsabilidades legais para implementar a resolução imediatamente. O ministério sublinhou a importância de alcançar um cessar-fogo permanente que se estenda para além do Ramadã – juntamente com garantir a entrada de ajuda, trabalhar para libertar prisioneiros e prevenir a deslocação forçada.

Sabri Saidam, membro do Comitê Central do Fatah

Saidam disse que a resolução “é um passo na direção certa que conduz ao fim do massacre em curso na Palestina”.

“O consenso que testemunhamos hoje deve abrir caminho para o pleno reconhecimento dos tão adiados direitos dos palestinos e da independência do Estado da Palestina”, disse Saidam à Al Jazeera.

Oficial do Hamas Basem Naim

O grupo palestino Hamas disse estar comprometido com as condições da resolução e disse que Israel deve ser responsabilizado por aderir a ela.

“É papel da comunidade internacional obrigar Israel e acabar com este duplo padrão”, disse Basem Naim, um alto funcionário do gabinete político do Hamas, à Al Jazeera.

“A questão é ‘Quão forte é a comunidade internacional para obrigar Israel a implementar esta resolução?’”, disse ele.

O grupo também sublinhou a necessidade de alcançar um cessar-fogo permanente que conduza à retirada de todas as forças israelitas da Faixa de Gaza, e afirmou a sua disponibilidade para se envolver num processo de intercâmbio imediato que conduza à libertação de prisioneiros de ambos os lados.

Embaixador de Israel na ONU, Gilad Erdan

Erdan disse que a resolução não exigiu um cessar-fogo sem “condicioná-lo” à libertação dos cativos em Gaza, dizendo que “mina os esforços para garantir a sua libertação”.

“É prejudicial para estes esforços porque dá aos terroristas do Hamas esperança de conseguir um cessar-fogo sem libertar os reféns. Todos os membros do conselho… deveriam ter votado contra esta resolução vergonhosa”, disse ele.

Primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu

Pouco depois da aprovação da resolução, Netanyahu cancelou a visita de uma delegação israelita a Washington, DC, que os EUA tinham solicitado para discutir preocupações sobre uma proposta de invasão israelita de Rafah, uma cidade no populoso sul de Gaza.

A abstenção dos EUA foi “um claro recuo da posição consistente dos EUA” e prejudicaria os esforços de guerra de Israel e a tentativa de libertar os reféns ainda detidos pelo Hamas, disse o gabinete do primeiro-ministro.

Casa Branca dos EUA

A Casa Branca disse num comunicado que a abstenção de Washington na votação “não representa uma mudança na nossa política… mas porque o texto final não tem a linguagem que consideramos essencial, como uma condenação do Hamas, não poderíamos apoiá-lo”.

O porta-voz da Casa Branca, John Kirby, disse que as autoridades norte-americanas estavam “muito decepcionadas com a decisão de Netanyahu de não enviar os seus conselheiros para conversações na Casa Branca sobre a operação Rafah”.

Secretário-geral da ONU, António Guterres

O responsável da ONU disse que a resolução “deve ser implementada”, acrescentando que não o fazer seria “imperdoável”.

Embaixador da China na ONU, Zhang Jun

“Após repetidos vetos às ações do Conselho, os Estados Unidos finalmente decidiram parar de obstruir as exigências do Conselho para um cessar-fogo imediato. Apesar de tudo isto, os EUA ainda tentaram encontrar todo o tipo de desculpas e fizeram acusações contra a China”, disse o embaixador da China na ONU, Zhang Jun.

“Para as vidas que já pereceram, a resolução do Conselho chega hoje demasiado tarde, mas para os milhões de pessoas em Gaza que permanecem atoladas numa catástrofe humanitária sem precedentes, esta resolução, se for implementada de forma plena e eficaz, ainda poderá trazer a esperança há muito esperada”, adicionou.

Embaixador da Rússia na ONU, Vasily Alekseyevich Nebenzya

Nebenzya disse que Moscou espera que a resolução seja usada no “interesse da paz”, em vez de promover a “operação desumana de Israel contra os palestinos”.

Ele disse que a Rússia preferia uma versão do texto que exigia que um cessar-fogo do Ramadã levaria a “um cessar-fogo permanente e sustentável”.

“Estamos desapontados por não ter conseguido. No entanto, acreditamos que é de fundamental importância votar a favor da paz. O conselho deve continuar a trabalhar para alcançar um cessar-fogo permanente”, disse ele.

Embaixador francês na ONU Nicolas de Riviere

De Riviere disse que a adoção da resolução mostra que o CSNU “ainda pode agir quando todos os seus membros fizerem os esforços necessários para cumprir o seu mandato”.

“O silêncio do Conselho de Segurança sobre Gaza estava se tornando ensurdecedor. Já é tempo de o conselho finalmente contribuir para encontrar uma solução”, disse ele na sessão.

Disse também que é necessário trabalhar para estabelecer um cessar-fogo permanente e para relançar o processo político para alcançar a solução de dois Estados.

Embaixadora do Reino Unido na ONU, Barbara Woodward

Woodward disse que Londres “lamenta” que a resolução não tenha condenado o ataque do Hamas em 7 de outubro e sublinhou que o Reino Unido “condena” os ataques “inequivocamente”.

Woodward também disse que a resolução envia uma mensagem “clara” sobre a necessidade de o direito humanitário internacional ser respeitado.

“Pedimos que esta resolução seja implementada imediatamente. Presidente, precisamos de nos concentrar na forma como traçamos o caminho desde uma pausa humanitária imediata até uma paz duradoura e sustentável sem um regresso aos combates”, disse ela.

“Isso significa a formação de um novo governo palestino para a Cisjordânia e Gaza acompanhado de um pacote de apoio internacional”, disse ela.

Representante da Argélia na ONU, Amar Bendjama

Bendjama disse que o Conselho de Segurança estava “finalmente assumindo a sua responsabilidade como principal órgão responsável pela manutenção da paz e segurança internacionais”.

“Gostaria de agradecer a todos os membros do conselho pela sua flexibilidade e pela forma construtiva que nos permitiu hoje adoptar esta tão esperada resolução, [uma] resolução que apela a um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza, a fim de pôr fim à os massacres que infelizmente continuam em curso ao longo dos cinco meses”, disse ele.

“Este banho de sangue continuou por muito tempo.”

Enviado da Eslovênia à ONU, Samuel Zbogar

“O CSNU emitiu o sinal mais forte até agora: Exigimos um cessar-fogo imediato durante o mês do Ramadã, que conduza a um cessar-fogo duradouro. É um apelo que todos estávamos desesperados por ouvir do conselho”, disse Samuel Zbogar, enviado da Eslovênia.

Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

O presidente da Comissão Europeia congratulou-se com a aprovação da resolução.

“A implementação desta resolução é vital para a proteção de todos os civis”, disse ela no X.

Diretor da ONU da Human Rights Watch, Louis Charbonneau

Charbonneau disse que Israel “precisa responder imediatamente” à resolução “facilitando a entrega de ajuda humanitária, acabando com a fome da população de Gaza e interrompendo os ataques ilegais”.

“Os grupos armados palestinos deveriam libertar imediatamente todos os civis mantidos como reféns. Os EUA e outros países deveriam usar a sua influência para acabar com as atrocidades, suspendendo as transferências de armas para Israel”, disse ele.

África do Sul

A ministra dos Negócios Estrangeiros, Naledi Pandor, saudou a resolução na rádio pública, mas sublinhou que “a bola está no campo do Conselho de Segurança”.

Espanha

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, aplaudiu a resolução, dizendo que estava “em linha com o que a Espanha tem dito desde o início do conflito.

“A realização de dois estados, Israel e Palestina, vivendo lado a lado em paz e segurança é a única solução realista e viável para a região”, escreveu ele no X.

Os Países Baixos

O primeiro-ministro holandês cessante, Mark Rutte, saudou a resolução, acrescentando: “O que é agora necessário é parar a violência, libertar os reféns, enviar imediatamente muito mais ajuda humanitária para Gaza e encontrar uma solução duradoura”.

O líder da extrema-direita do país, Geert Wilders, que obteve a vitória nas eleições recentes, manifestou o seu apoio aos “meus amigos israelitas na luta contra o Hamas”.

“A ONU, os EUA e a Europa não entendem que estamos travando uma guerra existencial. Contra as forças obscuras do ódio e da destruição chamadas Hamas”, disse ele no X.

Turquia

A Turquia classificou a resolução e o possível retorno do acesso humanitário a Gaza como “um passo positivo”.

“Esperamos que Israel cumpra os requisitos desta resolução sem demora”, escreveu o porta-voz turco para relações exteriores, Oncu Keceli, no X.

Anistia Internacional

A Secretária-Geral da Anistia Internacional, Agnes Callamard, disse que a resolução está “muito atrasada”.

“Esta resolução deve ser acompanhada por uma mudança na pressão política, incluindo um embargo de armas imediato e abrangente”, acrescentou Callamard.

Publicado orignalmente pela Al Jazeera em 25/03/2024

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes