Menu

União Africana pretende conectar todo o continente com trens de alta velocidade

Rede Ferroviária de Alta Velocidade no caminho certo Estão em curso planos para uma rede ferroviária de alta velocidade que ligue as fronteiras do continente até 2063, afirma a Agência de Desenvolvimento da União Africana. O ambicioso projecto multibilionário visa facilitar a circulação de mercadorias e pessoas através das fronteiras africanas, mas a UA alerta que […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Rede Ferroviária de Alta Velocidade no caminho certo

Estão em curso planos para uma rede ferroviária de alta velocidade que ligue as fronteiras do continente até 2063, afirma a Agência de Desenvolvimento da União Africana. O ambicioso projecto multibilionário visa facilitar a circulação de mercadorias e pessoas através das fronteiras africanas, mas a UA alerta que a corrupção pode inviabilizar esse objectivo.

As ligações rodoviárias, ferroviárias e aéreas são tão deficientes entre alguns países africanos que é melhor transitar pela Europa do que viajar directamente entre vizinhos.

O comércio intra-africano representa menos de 15% do comércio total, afirma Adama Deen, chefe de infra-estruturas da Agência de Desenvolvimento da UA.

“Não se pode ter integração sem conectividade, seja ela rodoviária ou ferroviária, especialmente quando falamos da Zona de Comércio Livre Continental de África, onde é necessário um mercado único e conectividade para movimentar mercadorias e pessoas dentro do mercado”, disse Deen.

Durante uma reunião de dois dias esta semana em Nairobi, os especialistas da UA discutiram a ligação de todas as capitais e centros comerciais africanos através de uma rede ferroviária de alta velocidade até 2063.

A Rede Integrada de Alta Velocidade de África facilitaria a circulação de bens, pessoas e serviços através das fronteiras africanas, através da construção e melhoria dos caminhos-de-ferro nacionais existentes para ligar os 54 países de África, construindo pelo menos 12 000 quilómetros de novas vias.

O objectivo é que 20% da fase piloto seja concluída nos próximos quatro anos, afirma Cleopatra Shiceka Ntshingila, da comissão técnica.

“Em termos dos pilotos que analisámos – quais deles podem funcionar prontamente em termos baseados na infra-estrutura existente, nos estudos existentes. E é por isso que vamos aproveitar uma parcela de cada vez, e é por isso que pensamos que teremos pelo menos um projeto em andamento”, disse ela.

Foram designados seis corredores para ligar África por via ferroviária de alta velocidade.
Três delas incluem a ligação da cidade portuária de Mombaça, no Quénia, à capital do Uganda, Kampala; Durban, na África do Sul, até Gaborone, no Botswana; e Abidjan, na Costa do Marfim, até Ouagadougou, em Burkina Faso.

O papel da China

Nos últimos cinco anos, empréstimos chineses financiaram a primeira fase do caminho-de-ferro do Quénia, de Mombaça a Nairobi e da Etiópia, sem litoral, ao Djibuti.

Mas os críticos dizem que os empréstimos chineses estão a pôr em risco activos estatais e a sobrecarregar as nações africanas com dívidas pesadas que Pequim pode usar para alavancagem política.

O CEO da Agência de Desenvolvimento da UA no Quénia, Daniel Osiemo, diz que o continente deve procurar financiamento interno.

“Por exemplo, vejam os fundos de pensões, em todo o continente temos fundos de pensões que foram criados, mas que não foram canalizados para investimentos produtivos”, disse. “Então, se estes forem aproveitados e colocados neste tipo de investimentos, dentro de pouco tempo, eles poderão pagar a todos. Será uma situação vantajosa para todos.”

Mas Osiemo diz que existem outros desafios para cumprir a meta ferroviária de 2063.

“Depois, há desafios políticos, você sabe – República Centro-Africana, Sudão do Sul – a instabilidade política para funcionar nesses países exige um esforço extra ao mais alto nível para que estes corredores sejam facilitados e as ligações sejam estabelecidas.”

Corrupção

O Alto Representante da UA para o Desenvolvimento de Infra-estruturas, o antigo primeiro-ministro queniano Raila Odinga, teme que a corrupção possa ser o maior obstáculo ao projecto.

“Vou dar um exemplo de ferrovia, você vai para a Etiópia e as tarifas são diferentes, você vai para a Nigéria, elas são diferentes, você vem para o Quênia, você vai para a Tanzânia – elas são diferentes – mas você descobre que são as mesmas empresas [ estão] fazendo isso. Isso tem muito a ver com o ambiente de investimento nesses países e este é um inimigo de África, que deve ser combatido”, disse ele.

O número de batalhas vencidas determinará a rapidez com que o primeiro comboio de alta velocidade intercontinental de África sairá da estação.

Texto publicado originalmente no Voa News

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes