Menu

Bomba! Ibama apreende equipamentos da Starlink em garimpos ilegais na Amazônia

Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) confiscaram equipamentos da Starlink, empresa de internet via satélite fundada por Elon Musk, em mais de 20 garimpos ilegais na Amazônia nos últimos doze meses. De acordo com um levantamento do UOL baseado em dados públicos, 32 aparelhos da Starlink foram apreendidos […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Colaboração/Agentes do Ibama

Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) confiscaram equipamentos da Starlink, empresa de internet via satélite fundada por Elon Musk, em mais de 20 garimpos ilegais na Amazônia nos últimos doze meses.

De acordo com um levantamento do UOL baseado em dados públicos, 32 aparelhos da Starlink foram apreendidos de abril de 2023 a março de 2024 em operações de combate ao garimpo ilegal, distribuídos por quatro estados.

O registro oficial conta um total de 90 dispositivos de internet apreendidos, porém a marca dos equipamentos muitas vezes não foi especificada.

Estima-se que a maioria dos dispositivos apreendidos pertença à Starlink, sugerindo um uso extensivo do serviço por garimpos ilegais durante o período.

Além das operações no Brasil, a Starlink tem estado em destaque internacionalmente. A empresa é conhecida por fornecer terminais de comunicação para a Ucrânia após o início da operação militar especial russa em fevereiro de 2022, com o Pentágono adquirindo centenas de terminais em junho de 2023.

Elon Musk, fundador da Starlink, também tem participado ativamente em debates políticos. Ele fez críticas públicas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, acusando-o de promover um “regime de censura” relacionado às investigações sobre a tentativa de golpe de Estado.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes