Menu

Exportações de carros elétricos da China explodem e frota de navios entra em colapso

A China está ampliando significativamente suas exportações de veículos elétricos, criando uma demanda tão grande que atualmente há escassez de navios para transportar todos os carros, segundo informações do Electrek. Este aumento levou o país a projetar uma das maiores frotas de veículos elétricos do mundo em poucos anos, além de estimular a criação de […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A China está ampliando significativamente suas exportações de veículos elétricos, criando uma demanda tão grande que atualmente há escassez de navios para transportar todos os carros, segundo informações do Electrek.

Este aumento levou o país a projetar uma das maiores frotas de veículos elétricos do mundo em poucos anos, além de estimular a criação de novas rotas comerciais dedicadas a automóveis fabricados na China.

Segundo dados da consultoria marítima Veson Nautical, a China possui a oitava maior frota marítima do mundo, contando com 33 navios voltados ao transporte de automóveis. Em contraste, o Japão lidera com 284 navios, seguido pela Noruega com 102 e pela Coreia do Sul com 72.

Para fortalecer sua posição, empresas chinesas como SAIC Motor, Chery, BYD, junto com as companhias de navegação COSCO e China Merchants, encomendaram 47 novos navios. Estas encomendas representam um quarto do total global.

“Com a entrega destes navios, a parcela da frota marítima de transporte de automóveis sob controle chinês aumentará de 2,4% para 8,7%”, explica Andrea de Luca, analista da Veson.

O impulso nas exportações fez a China superar o Japão como o maior exportador mundial de automóveis.

A BYD sozinha exportou mais de 240 mil veículos no último ano, o que representa cerca de 8% de suas vendas globais.

A montadora planeja exportar até 400 mil carros elétricos em 2024 e está expandindo sua frota com navios específicos para esse transporte.

A Tesla e a Volkswagen também estão aumentando suas exportações a partir da China, utilizando navios roll-on/roll-off, que facilitam o embarque dos veículos sem o uso de guindastes.

Este método de transporte tem ganhado preferência, especialmente com o declínio dos navios antigos e a queda nas encomendas de novos modelos, tendência que a expansão chinesa no mercado de exportação de automóveis pode inverter.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes