Menu

BRICS se aproxima de fazer comércio em moedas nacionais e acabar com uso do dólar

Durante a primeira reunião do BRICS em seu formato ampliado, o chanceler russo Sergei Lavrov anunciou o desenvolvimento de uma plataforma de comércio em moedas nacionais. A declaração ocorreu na Rússia, onde os ministros de Relações Exteriores do bloco se reuniram, marcando também a entrada de novos membros como Irã, Egito, Etiópia e Emirados Árabes. […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Roberto Stuckert Filho/PR

Durante a primeira reunião do BRICS em seu formato ampliado, o chanceler russo Sergei Lavrov anunciou o desenvolvimento de uma plataforma de comércio em moedas nacionais.

A declaração ocorreu na Rússia, onde os ministros de Relações Exteriores do bloco se reuniram, marcando também a entrada de novos membros como Irã, Egito, Etiópia e Emirados Árabes.

O objetivo principal da reunião foi a criação de um sistema financeiro que permita o comércio internacional sem depender do dólar americano, especialmente crucial para países como Rússia e Irã, que enfrentam sanções internacionais.

Lavrov criticou os Estados Unidos e seus aliados por tentarem manter um sistema dominante, usando “instrumentos econômicos como armas”.

O chanceler brasileiro Mauro Vieira também defendeu a utilização de moedas nacionais, enfatizando a importância da independência financeira dos países emergentes.

Com o Brasil programado para assumir a presidência do BRICS em 2025, Vieira afirmou que o novo sistema de pagamentos será uma prioridade na agenda.

Além das discussões econômicas, Vieira abordou a necessidade de reforma do Conselho de Segurança da ONU e a expansão do BRICS, questões delicadas que têm encontrado resistência, especialmente da China, em relação à inclusão de novos membros permanentes como Índia e Brasil.

A reunião também teve um momento de homenagem ao falecido presidente iraniano Ebrahim Raisi, seguido de críticas contundentes de Lavrov aos EUA, reiterando o papel crescente do BRICS na formação de uma nova ordem mundial multipolar.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Reginaldo

11/06/2024 - 10h37

Os Brics enfim, irá acabar com o imperialismo dos EUA.


Leia mais

Recentes

Recentes