Menu

Pesquisas começam a convergir em Fortaleza

Uma das disputas mais eletrizantes das eleições municipais deste ano vem acontecendo em Fortaleza. Tudo pode acontecer. Os quatros principais candidatos tem chance de ganhar. Hoje foi divulgada mais uma pesquisa que jogou ainda mais lenha na fogueira. Segundo a Paraná Pesquisas, que fez entrevistas presenciais de 5 a 8 de setembro, temos o Capitão […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Uma das disputas mais eletrizantes das eleições municipais deste ano vem acontecendo em Fortaleza. Tudo pode acontecer. Os quatros principais candidatos tem chance de ganhar.

Hoje foi divulgada mais uma pesquisa que jogou ainda mais lenha na fogueira. Segundo a Paraná Pesquisas, que fez entrevistas presenciais de 5 a 8 de setembro, temos o Capitão Wagner, do União Brasil, na liderança, com 28,5%, e os outros três candidatos se acotovelando com 16% a 19% dos votos, configurando empate técnico.

Entretanto, é possível já identificar algumas tendências bem claras.

De um lado, temos dois candidatos em declínio ou estagnados: Wagner tinha 33% em julho, caiu para 31% em agosto e agora tem 28%; o atual prefeito Sarto tinha 20,1% em agosto e agora tem 18,8%.

De outro, temos dois candidatos em ascensão: o bolsonarista André Fernandes, que vem recebendo o voto da direita, e o neopetista Evandro Leitão, que avançou 6 pontos e agora tem 16%.

O crescimento de Evandro já havia sido detectado pela Atlas Intel, que fez entrevistas de 30 de agosto a 4 de setembro.

Na Atlas Intel, André Fernandes e Evandro Leitão aparecem empatados na liderança, com 25% e 24%, respectivamente. Wagner e Sarto, que iniciaram a campanha à frente, agora se distanciam cada vez mais para um terceiro e quarto lugares, com 21% e 19%.

O prefeito José Sarto, segundo a Paraná Pesquisas de hoje, tem uma rejeição alta, de 52%, e uma aprovação de 43%, um desempenho inferior ao do governador Elmano de Freitas, que tem rejeição de 48% e aprovação de também 48%, e igualmente atrás do presidente Lula, que tem rejeição de 45% dos eleitores de Fortaleza, e aprovação de 52%.

Uma análise de eleições passadas, sobretudo de 2022, e das tendências sinalizadas nas pesquisas recentes, indica que a disputa em Fortaleza está se nacionalizando rapidamente. André Fernandes recebe cada vez mais apoio dos eleitores de Bolsonaro, e Evandro, que tem Lula, Camilo e Elmano como seus padrinhos, tende a assimilar o voto lulista.

No primeiro turno das eleições presidenciais em Fortaleza, os resultados foram esses:

Lula (PT): 802.009 votos (53,20%)
Jair Bolsonaro (PL): 530.162 votos (35,17%)
Ciro Gomes (PDT): 130.584 votos (8,66%)
Simone Tebet (MDB): 30.491 votos (2,02%)

Já no segundo turno, o resultado foi esse:
Lula (PT): 880.559 votos (58,18%)
Jair Bolsonaro (PL): 633.009 votos (41,82%)

Esses números indicam que a nacionalização da disputa em Fortaleza tende a favorecer o candidato do PT, Evandro Leitão, que consguiu reunir o maior número de partidos ao redor de si, tem o maior tempo de rádio e tv, além de um grande número de padrinhos e cabos eleitorais importantes, a começar pelo presidente Lula.

O atual líder na sondagem do Paraná Pesquisa, Capitão Wagner, permanece um candidato competitivo, mas está isolado politicamente, com poucos aliados e pouco tempo de propaganda eleitoral, e vem perdendo muitos eleitores do campo conservador para o candidato que tem apoio oficial de Bolsonaro, o deputado André Fernandes.

As tendências observadas nas pesquisas, e o comportamento de eleitores nos últimos pleitos, sinalizam um movimento de voto útil no candidato mais forte para vencer o adversário considerado mais perigoso. Os eleitores de esquerda temem o candidato bolsonarista, André Fernandes, e devem reunir forças em torno de Evandro Leitão. Já os eleitores de direita tem medo sobretudo de um candidato do PT, apoiado por Lula, e devem cerrar fileiras junto a André Fernandes.

Com isso, o segundo turno em Fortaleza promete um embate sangrento entre os dois grandes movimentos ideológicos que polarizam o país a nível nacional: lulismo e bolsonarismo.

Íntegra dos relatórios das pesquisas citadas no post:
Atlas Intel Fortaleza – 5 de setembro de 2024
Paraná Pesquisas – 9 de setembro de 2024

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes