Menu

Veja como a China pode destruir o mercado imobiliário dos EUA

A possível venda em massa de títulos hipotecários pelos chineses pode desestabilizar o mercado imobiliário e elevar as taxas em plena temporada de compras As taxas de hipoteca estão subindo rapidamente nesta semana, à medida que os investidores vendem títulos do Tesouro dos EUA em um ritmo acelerado. As taxas de hipoteca seguem de forma […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
A venda de MBS por entidades estrangeiras pode assustar ainda mais o mercado hipotecário.
Com MBS nas mãos de potências estrangeiras, os EUA veem seu mercado imobiliário ameaçado por decisões que podem ter motivações geopolíticas profundas / George Rose | Getty Images

A possível venda em massa de títulos hipotecários pelos chineses pode desestabilizar o mercado imobiliário e elevar as taxas em plena temporada de compras


As taxas de hipoteca estão subindo rapidamente nesta semana, à medida que os investidores vendem títulos do Tesouro dos EUA em um ritmo acelerado. As taxas de hipoteca seguem de forma aproximada o rendimento dos títulos do Tesouro de 10 anos. Alguns especulam que países estrangeiros podem estar descarregando títulos do Tesouro dos EUA em retaliação ao amplo plano de tarifas do presidente Donald Trump.

Mas há outra preocupação ainda maior tanto para os investidores em hipotecas quanto para o crucial mercado imobiliário da primavera. E se a China, um dos maiores detentores de títulos lastreados em hipotecas (MBS) de agências, decidir também vender esses ativos em resposta às políticas comerciais dos EUA? E se outros países seguirem o exemplo?

“Se a China quisesse nos atingir com força, poderia descarregar títulos do Tesouro. Isso é uma ameaça? Claro que sim”, disse Guy Cecala, presidente executivo da Inside Mortgage Finance. “Eles vão olhar para diferentes alavancas e tentar pressionar… Mirar na habitação e nas taxas de hipoteca é um poderoso motor para algo assim.”

No final de janeiro, países estrangeiros possuíam US$ 1,32 trilhão em MBS dos EUA, ou 15% do total em circulação, de acordo com a Ginnie Mae. Os principais detentores: Japão, China, Taiwan e Canadá.

A China já havia começado a vender parte de seus MBS dos EUA no ano passado, com as reservas do país no final de setembro caindo 8,7% em relação ao ano anterior e 20% até o início de dezembro. O Japão, que havia mostrado ganhos em seus MBS em setembro, apresentou uma queda no início de dezembro.

Se a China e o Japão acelerarem ainda mais essas vendas, e se outras nações seguirem o mesmo caminho, as taxas de hipoteca aumentariam ainda mais do que estão agora.

“A preocupação, acho eu, está no radar das pessoas e está sendo levantada como uma possível fonte de atrito”, disse Eric Hagen, analista de financiamento imobiliário e especializado da BTIG. “A maioria dos investidores está preocupada de que os spreads hipotecários aumentem em resposta à China, ao Japão ou ao Canadá entrando com um objetivo retaliatório.”

Spreads mais amplos significam taxas de hipoteca mais altas. O mercado imobiliário da primavera já está vacilante diante dos preços elevados das casas e da queda na confiança do consumidor. Dada a recente queda no mercado de ações, os potenciais compradores estão cada vez mais preocupados com suas economias e empregos. Uma pesquisa recente da Redfin revelou que 1 em cada 5 compradores em potencial vende ações para financiar seus pagamentos iniciais.

Hagen disse que a venda de MBS por entidades estrangeiras poderia assustar ainda mais o mercado de hipotecas.

“A falta de visibilidade sobre quanto eles poderiam vender e sua disposição para vender, acho que isso assustaria os investidores”, disse ele.

Para piorar a situação, o Federal Reserve dos EUA, que é um grande detentor de MBS, está atualmente permitindo que esses títulos saiam de seu próprio portfólio, como parte de um esforço para reduzir seu balanço patrimonial. Em outros momentos de crise financeira, como durante a pandemia, o Fed estava comprando MBS para manter as taxas baixas.

“Essa é uma fonte de pressão potencial além de toda essa discussão”, acrescentou Hagen.

Com informações da CNBC*

, , , ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes