Menu

Orbán proíbe parada LGBT+ em Budapeste, mas 200 mil pessoas compareceram na manifestação

O governo da Hungria, encabeçado por Viktor Orbán, líder da extrema-direita europeia, proibiu legalmente a parada LGBTQIAP+ que ocorreria em Budapeste nesse fim de semana. O argumento usado foi a “lei de proteção à infância”, que veta qualquer demonstração pública que possa “promover a homossexualidade”. Mesmo assim, a parada contou com um número recorde de […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Parada LGBTQIAP+ em Budapeste nesse sábado. (Foto:Rudolf Karancsi/AP)

O governo da Hungria, encabeçado por Viktor Orbán, líder da extrema-direita europeia, proibiu legalmente a parada LGBTQIAP+ que ocorreria em Budapeste nesse fim de semana. O argumento usado foi a “lei de proteção à infância”, que veta qualquer demonstração pública que possa “promover a homossexualidade”.

Mesmo assim, a parada contou com um número recorde de presentes, de acordo com seus organizadores. Importantes figuras da política também compareceram, como a comissária de Igualdade da União Europeia, Hadja Lahbib, o prefeito da cidade, Gergely Karácsony, e Li Andersson, deputada europeia da Finlândia.

A legislação de Órban estipula uma multa de € 500 (aproximadamente R$ 3 mil) para os participantes, que podem ser identificados com tecnologia de reconhecimento facial presente nas câmaras de segurança públicas. Os organizadores podem ser presos por até um ano.

Luca, manifestante entrevistado pela BBC News, afirmou que “[nós] temos uma lei que proíbe pessoas diferentes das outras de se reunirem. É por isso que estamos aqui. Porque isso fere nossos direitos. Foi por isso que viemos”. Ele também teme pelo futuro de sua filha, “em um país onde ela não pode amar quem quiser”.

, , , ,
Apoie o Cafezinho

Lucas Allabi

Jornalista em formação pela PUC-SP, apaixonado por São Paulo e tudo correlato à maior metrópole do hemisfério sul. Especialista em padarias e cafés, escreve principalmente sobre política e meio ambiente. Às vezes se arrisca no futebol. Instagram: @lu.allab

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes