Menu

Barroso encerra presidência do STF destacando desafios enfrentados e defesa da democracia

O ministro Luís Roberto Barroso presidiu nesta quinta-feira (25) sua última sessão como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), cargo que ocupou desde setembro de 2023. Durante a sessão, Barroso fez um balanço de sua gestão e recebeu homenagens dos colegas. O decano da Corte, ministro Gilmar Mendes, proferiu a fala final, reconhecendo a liderança […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro Luís Roberto Barroso presidiu nesta quinta-feira (25) sua última sessão como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), cargo que ocupou desde setembro de 2023. Durante a sessão, Barroso fez um balanço de sua gestão e recebeu homenagens dos colegas. O decano da Corte, ministro Gilmar Mendes, proferiu a fala final, reconhecendo a liderança de Barroso em momentos desafiadores para a instituição.

Na próxima segunda-feira (29), o ministro Edson Fachin assumirá a presidência, com Alexandre de Moraes como vice-presidente.

Barroso destacou que, apesar dos custos pessoais enfrentados pelos ministros, como sanções impostas pelos Estados Unidos, o STF cumpriu seu papel de preservar o Estado de direito e promover os direitos fundamentais. Ele ressaltou que, em um cenário de polarização política, o Congresso não tem conseguido votar questões necessárias, e a tarefa tem recaído sobre a Corte. O ministro enfatizou que esse arranjo institucional tem proporcionado 37 anos de democracia e estabilidade no Brasil, sem registros de desaparecimentos políticos ou tortura, e com liberdade de expressão garantida.

Durante sua presidência, Barroso buscou aproximar o STF da sociedade, implementando o Pacto Nacional pela Linguagem Simples, ampliando a acessibilidade e a diversidade no tribunal, adaptando estruturas físicas e digitais para pessoas com deficiência e expandindo o uso de inteligência artificial. Ele também fortaleceu a comunicação da Corte nas redes sociais.

Na próxima semana, sob a presidência de Fachin, o STF analisará temas de grande repercussão, como a “uberização” do trabalho, disputas ambientais relacionadas a parques nacionais e estaduais, reajustes de planos de saúde para idosos e o esclarecimento do direito ao silêncio de pessoas presas em abordagens policiais.

, , ,
Apoie o Cafezinho

Lucas Allabi

Jornalista em formação pela PUC-SP e apaixonado pelo Sul Global. Escreve principalmente sobre política e economia. Instagram: @lu.allab

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes