Menu

Israel confirma destruição de bunker usado por líderes iranianos em Teerã

O Exército de Israel (IDF) afirmou nesta sexta-feira (6) ter destruído um bunker militar subterrâneo localizado em Teerã que estaria associado ao último líder supremo do Irã, Ali Khamenei. Segundo comunicado militar citado por agências internacionais, cerca de 50 caças da força aérea israelense participaram da operação, que teve como alvo a instalação subterrânea ainda utilizada por […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O Exército de Israel (IDF) afirmou nesta sexta-feira (6) ter destruído um bunker militar subterrâneo localizado em Teerã que estaria associado ao último líder supremo do Irã, Ali Khamenei. Segundo comunicado militar citado por agências internacionais, cerca de 50 caças da força aérea israelense participaram da operação, que teve como alvo a instalação subterrânea ainda utilizada por autoridades iranianas de alto escalão.

De acordo com o Exército israelense, o ataque foi resultado de um processo prolongado de coleta e análise de inteligência destinado a identificar instalações estratégicas ligadas à liderança política e militar do Irã. As Forças de Defesa de Israel afirmaram que o local funcionava como infraestrutura militar sensível e que sua destruição teria impacto na capacidade de coordenação de autoridades iranianas.

O bunker ficaria na capital iraniana, Teerã, e teria sido utilizado no passado por Khamenei, morto após o início da atual guerra envolvendo o país. Mesmo após a morte do líder religioso, o complexo subterrâneo continuaria em uso por membros da cúpula do governo e das forças de segurança iranianas, segundo as informações divulgadas pelos militares israelenses.

O episódio ocorre durante à guerra deflagrada no fim de fevereiro, quando os Estados Unidos e Israel passaram a realizar ataques contra alvos iranianos relacionados ao programa nuclear e à estrutura militar do país. Desde então, o conflito tem provocado trocas de ameaças e ações armadas em diferentes pontos do Oriente Médio.

Após o início da ofensiva, a mídia estatal iraniana anunciou que Khamenei havia sido uma das vítimas dos bombardeios conduzidos por forças norte-americanas e israelenses. O anúncio intensificou a tensão regional e levou autoridades iranianas a prometerem retaliação contra os responsáveis pelos ataques.

O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, afirmou que responder às ações militares de Israel e dos Estados Unidos é considerado por Teerã um “direito e dever legítimo”. O governo iraniano também declarou que poderia lançar a “ofensiva mais pesada” de sua história em resposta às operações militares.

Desde o início do confronto, o Irã tem direcionado ameaças a países do Oriente Médio que abrigam bases militares norte-americanas, entre eles Catar, Bahrain, Kuwait, Jordânia, Emirados Árabes Unidos e Iraque.

Em resposta às ameaças de retaliação, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, advertiu que novos ataques iranianos poderiam provocar uma reação militar ainda mais intensa por parte de Washington. Segundo ele, caso o Irã avance com represálias, os Estados Unidos responderão com uma força “nunca antes vista”.

, , , , , ,
Apoie o Cafezinho

Lucas Allabi

Jornalista formado pela PUC-SP e apaixonado pelo Sul Global. Escreve principalmente sobre política e economia. Instagram: @lu.allab

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes