O governo dos Estados Unidos avalia a execução de uma ofensiva militar contra a República Islâmica do Irã, segundo planos apresentados pelo Comando Central (CENTCOM) ao presidente Donald Trump.
O anúncio ocorre em meio à escalada da campanha conjunta entre Washington e Tel Aviv contra o Irã, iniciada em fevereiro deste ano. Fontes militares americanas indicam que os ataques seriam de curta duração, mas com impacto estratégico em alvos-chave iranianos.
A resposta iraniana foi imediata. O general Majid Mousavi, comandante da Força Aeroespacial do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica, afirmou que qualquer agressão será respondida com operações prolongadas e precisas, incluindo possíveis ataques a embarcações militares dos EUA no Golfo Pérsico.
O assessor militar do líder supremo do Irã, Mohsen Rezaei, reforçou a posição iraniana ao declarar que a República Islâmica não permitirá qualquer cerco ao estreito de Ormuz. Em tom desafiador, afirmou que a história registrará a capacidade iraniana de neutralizar a projeção militar americana na região, caso o confronto se intensifique.
Enquanto isso, os EUA enviaram 6.500 toneladas adicionais de munições e equipamentos a Israel para a operação ‘Leão Rugiente’, que visa intensificar os ataques contra alvos iranianos. O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, confirmou que novas operações não estão descartadas.
O estreito de Ormuz, ponto crítico para o transporte global de petróleo, tornou-se epicentro do embate entre a soberania iraniana e a estratégia militar dos EUA. Especialistas alertam para possíveis interrupções no fluxo energético mundial, caso a tensão escalada.
O Irã reafirma sua determinação em proteger suas fronteiras e recursos estratégicos, enquanto os EUA e Israel mantêm a pressão sobre Teerã, em um cenário de alta instabilidade regional.
Leia mais sobre o assunto na actualidad.rt.com.
Leia também: Irã acusa EUA de agressão e rejeita tese de autodefesa na Operação Fúria Épica
📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho
Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.


Pedro
02/05/2026
Mais guerra no Oriente Médio e o povo aqui pagando o pato no preço da gasolina. Enquanto tanque americano queima diesel lá, a gente paga mais caro na bomba aqui. IPVA já vem pesado, agora é torcer pra essa crise não encarecer mais o barril.
Luiz Augusto
02/05/2026
Eduardo, você tem razão em apontar o histórico iraniano de financiar milícias e ameaçar Israel — isso não é invenção de mídia. Mas a verdade é que uma ofensiva americana agora só vai fortalecer o discurso dos aiatolás e desestabilizar ainda mais o Oriente Médio. O livre mercado não precisa de guerra para funcionar; precisa de previsibilidade e respeito à propriedade, coisa que nem Teerã nem Washington parecem dispostos a oferecer.
Francisco de Assis
02/05/2026
Eduardo, meu amigo, você caiu direitinho na narrativa da mídia. O Irã enriquecer urânio é problema, mas os EUA invadirem país atrás de país com aquelas armas de destruição em massa que nunca existiram, isso é democracia, né? Enquanto isso o Brasil podia estar fazendo acordo com o Irã pra vender frango e fortalecer o BRICS, mas a turma prefere ficar de joelho pros americanos.
Eduardo Teixeira
02/05/2026
Enquanto a turma do “guerra é lucro” aponta o dedo pra Lockheed, ninguém pergunta por que o Irã insiste em enriquecer urânio desafiando agência internacional. Se o regime de Teerã não tivesse histórico de financiar milícias e ameaçar Israel há décadas, talvez a conversa fosse outra. Mas o fato é que estabilidade no Oriente Médio exige dissuasão crível, não discurso de pós-graduação em sociologia. E, de quebra, essa novela toda já está pressionando o prêmio do risco Brasil — mais um custo que a ineficiência do nosso Estado transfere pro contribuinte.
Mariana Santos
02/05/2026
Tiago, você tocou no nervo exposto do sistema: guerra não é acidente, é negócio. Enquanto a imprensa repete o teatro de “ameaça iraniana”, os acionistas da Lockheed Martin e da Chevron já estão contando os lucros. O Irã tem seus próprios interesses geopolíticos, claro, mas reduzir tudo a “eixo do mal” é o mesmo manual que justificou Iraque e Afeganistão — e sabemos como terminou. O povo brasileiro não precisa pagar com sangue e gasolina cara por mais um circo militar americano.
Ricardo Menezes
02/05/2026
Carlos A. Mendes, aí você tocou no ponto certo: mais guerra significa petróleo nas alturas e o brasileiro pagando a conta. Mas o problema não é o livre mercado, é o Estado perdulário que transforma cada crise externa em desculpa para aumentar imposto. Se o governo fosse enxuto, o preço da gasolina não quebrava ninguém.
Tiago Mendes
02/05/2026
Ricardo, o problema não é Estado perdulário, é que o tal livre mercado nunca existiu pra proteger o pobre — ele sempre serviu pra concentrar renda e financiar guerra. Enquanto a gasolina sobe, quem lucra com isso não paga imposto nenhum.
Carlos A. Mendes
02/05/2026
Parece que ninguém parou pra pensar no óbvio: mais uma guerra no Oriente Médio só vai encarecer o petróleo e a gasolina aqui no Brasil. Enquanto os patriotas de arauto batem palma pra Trump, quem vai sentir no bolso é o povo pobre, como sempre. Cadê o tal do livre mercado que resolve tudo sozinho?
Padre Antônio Rocha
02/05/2026
Rubens, meu filho, você confunde alhos com bugalhos. A guerra é fruto do pecado e da ausência de Deus, não do livre mercado. O Irã persegue cristãos, apedreja mulheres e quer destruir Israel — isso sim é o que tira o pão da mesa do pobre. Enquanto a esquerda defende diálogo com regime que mata inocentes, o mundo civilizado precisa se defender. Reze um terço e pare de repetir discurso de sindicato.
João Carlos da Silva
02/05/2026
Padre Antônio, com todo respeito à sua fé, reduzir a geopolítica do Oriente Médio a uma disputa entre o bem e o mal, com Deus de um lado e o diabo do outro, é um atalho perigoso que historicamente serviu para justificar guerras, não para evitá-las. Seu diagnóstico ignora que o Irã é também produto de décadas de intervenção ocidental e que a perseguição a minorias, embora real e condenável, não é exclusividade de Teerã — vide o que os EUA e Israel fazem com palestinos e muçulmanos. O que tira o pão da mesa do pobre, cá entre nós, não é a falta de terço, mas a lógica de um sistema que transforma nações inteiras em alvos para manter hegemonia energética e industrial.
Carlos Mendes
02/05/2026
Paulo Ribeiro, você cita o manual da Guerra Fria como se o Irã fosse vítima de um roteiro ultrapassado. Dados do OIEA mostram que Teerã tem 60% de urânio enriquecido, o que não tem uso civil nenhum. Enquanto isso, a esquerda brasileira defende diálogo com um regime que financia o Hamas e o Hezbollah. O livre mercado não precisa de guerra, mas também não pode bancar a ingenuidade de quem acha que sanção resolve tudo sozinha.
Rubens O Pescador
02/05/2026
Carlos, o problema é que essa conversa de “livre mercado” sempre acaba em guerra, e quem paga o pato é o povo pobre. Lá no interior, quando o PT governava, ninguém precisava saber de urânio enriquecido pra ter feijão e arroz na mesa — era só ir na venda e comprar.
Marcus Almeida
02/05/2026
Rodrigo Meireles, você tocou no ponto certo: o Irã não negocia, ele avança no enriquecimento de urânio enquanto o Ocidente fica nessa conversa mole de sanções. O problema é que essa turma que defende “diálogo” nunca aprendeu com a história — o regime de Teerã persegue cristãos, enforca homossexuais e exporta terrorismo. Se dependesse da esquerda brasileira, estaríamos defendendo que o Brasil virasse refém desse eixo do mal.
Paulo Ribeiro
02/05/2026
Marcus Almeida, seu comentário reproduz com precisão o manual da Guerra Fria que a direita brasileira insiste em reencenar como se fosse 1985. Você parte de uma premissa falsa: a de que existe um “eixo do mal” homogêneo e que a esquerda brasileira seria ingênua a ponto de defender um regime teocrático iraniano. Permita-me corrigir essa caricatura com um pouco de materialismo histórico.
Ninguém aqui defende a teocracia iraniana — eu, particularmente, sou ateu e gramsciano, e considero o aiatolá Khomeini um fenômeno reacionário que sequestrou as aspirações anti-imperialistas do povo iraniano para instaurar um capitalismo de Estado com véu e enforcamento de homossexuais. Dito isso, reduzir a geopolítica do Oriente Médio a “eles são maus, nós somos bons” é um exercício de infantilização política que ignora o papel dos EUA na região. Quem armou Saddam Hussein contra o Irã nos anos 80? Quem derrubou Mossadegh em 1953 por ele ter nacionalizado o petróleo? Quem mantém bases militares na Arábia Saudita, uma monarquia que decapita pessoas e bombardeia crianças no Iêmen? O discurso de “defesa dos valores ocidentais” sempre foi a roupagem moral para pilhagem de recursos e dominação geopolítica.
Você diz que “o Irã não negocia”. Isso é factualmente incorreto. O acordo nuclear JCPOA de 2015 foi uma negociação multilateral que funcionou — o Irã cumpriu sua parte, reduziu o enriquecimento de urânio, aceitou inspeções da AIEA. Quem rasgou o acordo? Donald Trump, em 2018, num gesto de unilateralismo que isolou os EUA até de seus aliados europeus. O Irã respondeu ao abandono do acordo retomando o enriquecimento. Ou seja: a “intransigência iraniana” que você denuncia é, em larga medida, uma reação previsível à hostilidade permanente dos EUA. É o que Mariátegui chamaria de “dialética do colonizado”: o oprimido não pode dar o luxo de ser bonzinho quando o opressor aponta um fuzil para sua cabeça.
Sobre a perseguição a cristãos e homossexuais no Irã: isso é verdadeiro e abominável. Mas a pergunta que a esquerda faz — e que você evita — é: a guerra resolve isso? O bombardeio americano ao Irã vai libertar homossexuais iranianos? Vai proteger cristãos? Ou vai, como no Iraque, Afeganistão, Líbia e Síria, destruir o Estado, criar um vácuo de poder, fortalecer milícias jihadistas e matar centenas de milhares de civis? A história recente mostra que intervenção militar “humanitária” dos EUA sempre termina em mais mortes, mais refugiados e mais fundamentalismo. A esquerda defende sanções seletivas, isolamento diplomático do regime iraniano, apoio a movimentos democráticos internos — não invasão. Defender diálogo não é defender o aiatolá; é reconhecer que a guerra é o pior dos mundos, especialmente para quem já sofre sob uma teocracia.
Por fim, seu apelo ao “eixo do mal” é um espantalho retórico. O Brasil não precisa ser “refém” de ninguém — precisa de uma política externa soberana, que condene violações de direitos humanos onde quer que ocorram, mas que não sirva de linha auxiliar para aventuras militares do Pentágono. Enquanto a direita brasileira continuar repetindo slogans da era Bush, vai continuar trocando a complexidade do mundo por um desenho animado onde os mocinhos bombardeiam os bandidos e tudo se resolve. A história real, com seus cadáveres e ruínas, mostra o contrário.
Rodrigo Meireles
02/05/2026
Cristina, seu comentário é academicamente elegante, mas ignora um dado concreto: o Irã não responde a sanções com diálogo, responde com enriquecimento de urânio e ataques a navios petroleiros. Deter ação militar preventiva agora pode sair muito mais caro em vidas e dinheiro daqui a dois anos. O pragmatismo não é simplificação, é custo-benefício.
Rodrigo RedPill
02/05/2026
Karina Libertária é a única com dois neurônios funcionando aqui. Enquanto essa turma fica de mimimi “diálogo e justiça”, o Irã exporta terrorismo e o Ocidente dorme no ponto. Se dependesse dessa galera, a gente tava falando persa e usando burca. Força militar é o que faz regime teocrático pensar duas vezes, e quem acha que paz mundial se constrói com abraço coletivo nunca leu um livro de história.
Cristina Rocha
02/05/2026
Rodrigo, seu comentário é um primor de simplificação histórica. Você começa elogiando a Karina por ter “dois neurônios funcionando” e termina com a imagem apocalíptica de “falando persa e usando burca” — como se a alternativa à guerra preventiva fosse a submissão cultural total. Isso não é análise geopolítica, é fantasia de cinema. Vamos aos fatos: o Irã é uma teocracia reacionária que oprime mulheres, persegue minorias religiosas e financia milícias? Sim, isso é verdade e não nego. Mas reduzir a relação entre Estados Unidos e Irã a um embate entre “bem democrático” e “mal teocrático” é ignorar que os EUA patrocinaram o golpe de 1953 contra Mossadegh, armaram Saddam Hussein contra o Irã nos anos 80 e impuseram sanções que matam crianças iranianas por falta de medicamentos. O “Ocidente” que você diz que “dorme no ponto” é o mesmo que acordou para bombardear sete países muçulmanos em vinte anos. Força militar não faz regime pensar duas vezes; faz regime se radicalizar ainda mais e a população civil pagar a conta.
Você diz que quem acredita em paz mundial com “abraço coletivo” nunca leu um livro de história. Pois eu li, e por isso sei que a história está cheia de guerras “cirúrgicas” que viraram carnificinas — Vietnã, Iraque, Afeganistão, Líbia. Em todos esses casos, o discurso era o mesmo: “força é o único idioma que eles entendem”. O resultado? Milhões de mortos, Estados falidos, ascensão de grupos ainda mais extremistas e um rastro de destruição que o “Ocidente” nunca reconstruiu. O Irã não é vítima, mas também não é um problema que se resolve com bombardeios. Enquanto você repete o mantra de que “diálogo é mimimi”, esquece que o acordo nuclear de 2015 (JCPOA) estava funcionando — a AIEA confirmou repetidamente que o Irã cumpria os termos. Quem rasgou o acordo foi Trump, não o Irã. E adivinhe? Desde então o programa nuclear iraniano só acelerou. Força não fez o regime pensar duas vezes; fez o regime pensar que não tem nada a perder.
E tem mais: essa sua obsessão com “burca” e “falar persa” revela um orientalismo rasteiro. O Irã tem uma das civilizações mais antigas do mundo, com poesia, filosofia e arte que influenciaram o Ocidente. Mas você trata a cultura persa como se fosse uma ameaça existencial, algo a ser temido e eliminado. Isso não é realismo político, é pânico moral disfarçado de pragmatismo. Se a esquerda que você critica tem o defeito de idealizar o diálogo, a direita que você representa tem o defeito de fetichizar a violência como única ferramenta de política externa. Enquanto isso, quem morre nas guerras que você defende com tanto entusiasmo não são generais nem políticos — são os mesmos pobres e oprimidos que você provavelmente ignora no seu dia a dia. Então, antes de acusar os outros de não terem lido história, sugiro que você leia um pouco mais sobre o que acontece depois que os mísseis param de cair.
Karina Libertária
02/05/2026
Gente, pelo amor de Deus, vcs tão morando no Brasil e achando que podem dar pitaco em política externa americana? Enquanto isso o Irã financia terrorista e vcs preocupados com “diálogo”. Quem vive em país sério sabe que força é o único idioma que regime teocrático entende. Se querem paz, invistam em dólar e parem de rezar pra ditadura.
Ricardo Almeida
02/05/2026
Samara, você foi na emoção e deixou a análise de lado. O Irã não é vítima inocente nessa história — financia milícias no Iêmen, na Síria e no Líbano há décadas. Mas também não acho que Trump esteja preocupado com perseguição religiosa; ele quer mostrar força antes da eleição e testar os limites do Congresso americano. O problema é que ambos os lados usam retórica de guerra pra desviar atenção de crises internas.
Samara Oliveira
02/05/2026
Renata, você tocou num ponto importante sobre a perseguição religiosa, mas a história mostra que guerra nunca resolveu nada — só multiplica o sofrimento de quem já é pobre e oprimido. Como cristã, acredito que a verdadeira segurança vem da justiça e do diálogo, não de bombas. Enquanto os EUA gastam bilhões em ofensivas militares, poderiam estar investindo em paz e no fim da fome no mundo.
Renata Oliveira
02/05/2026
Célia, entendo sua indignação, mas acho perigoso reduzir tudo a imperialismo e lucro com petróleo. O Irã realmente persegue cristãos e ameaça Israel, então não dá pra ignorar o lado da segurança. Mas guerra nunca é a resposta de quem prega a paz — precisamos de diálogo e oração, não de mais sangue no Oriente Médio.
Célia Carmo
02/05/2026
Trump quer guerra pra desviar atenção da economia e ainda lucrar com petróleo! #ForaImperialismo #PazJá
Cíntia Ribeiro
02/05/2026
João Carvalho, é exatamente por isso que acho esse tipo de movimentação militar tão preocupante do ponto de vista institucional. Uma ofensiva dos EUA contra o Irã não desestabiliza só o preço do diesel, mas todo o frágil equilíbrio de poder no Oriente Médio, sem qualquer garantia de que o resultado final seja mais seguro para ninguém — nem para os americanos, nem para a gente aqui no Brasil.
João Carvalho
02/05/2026
Pois é, Zé dos Santos, você falou a real. Enquanto esses políticos tão preocupados com guerra no Oriente Médio, quem vai sentir o baque no bolso é o trabalhador brasileiro. O diesel já tá um absurdo, se essa bomba explodir, a gente vai ter que pagar a conta mais uma vez. E o pior é que ninguém pergunta pro povo se a gente quer bancar mais essa.
José dos Santos
02/05/2026
Pois é, Helton, você tem razão sobre o complexo militar-industrial, mas o que me preocupa mesmo é o preço do diesel disparando de novo. Mais uma guerra no Oriente Médio e a gente aqui no Brasil vai sentir no bolso na hora de abastecer o carro pra trabalhar. Político nenhum pensa nisso quando fica de discurso inflamado.
Helton Barros
02/05/2026
João Batista, você citou as Escrituras e tocou no ponto certo: enquanto os progressistas fazem discurso contra a guerra, o complexo militar-industrial está aí, sempre lucrando com sangue. Mas não nos enganemos: o Irã é um regime que persegue cristãos, quer destruir Israel e exporta terrorismo. Não se trata de escolher lado entre dois impérios, e sim de apoiar quem ainda defende valores mínimos de civilização cristã. Que Deus tenha misericórdia dos militares americanos que vão para o front enquanto os globalistas planejam a próxima reunião em Davos.
Marta Souza
02/05/2026
Lucas, adorei sua lucidez nesse mar de histeria. Enquanto essa turma fica de mimimi geopolítico, o contribuinte americano vai bancar mais uma guerra que não traz retorno econômico pra ninguém. Querem resolver tudo na base do míssil, mas ninguém fala do custo disso pro mercado global. Intervencionismo estatal é ruim dentro de casa, imagine no Oriente Médio.
João Batista
02/05/2026
Marta, você tocou num ponto que o profeta Amós já denunciava: vendem o justo por prata e o pobre por um par de sandálias. Essa guerra não é sobre democracia ou terrorismo, é sobre quem lucra com sangue — e o contribuinte americano, como sempre, paga a conta enquanto os fabricantes de armas engordam. Enquanto a cristandade barulhenta aplaude bombardeio, esquece que Jesus mandou amar os inimigos e buscar a paz, não financiar mísseis em nome de Deus.
Lucas Pinto
02/05/2026
Marta, sua aula de história foi um respiro nessa thread. Eduardo e Marina, com todo respeito, mas reduzir a geopolítica do Oriente Médio a “terrorismo iraniano” versus “defesa da democracia” é um maniqueísmo que a própria teoria política já superou no século XIX. O que estamos vendo aqui não é um conflito entre bem e mal, mas a expressão mais crua do que Gramsci chamaria de crise de hegemonia: os EUA, perdendo a capacidade de liderar o bloco imperialista sem recorrer à coerção direta, tentam reafirmar sua posição com uma demonstração de força que, francamente, cheira a desespero.
A ofensiva contra o Irã não é sobre “terrorismo” ou “direitos humanos” — é sobre controle de rotas energéticas, desvalorização do petróleo iraniano e a tentativa de conter a influência chinesa e russa no Golfo. O CENTCOM não apresenta um plano militar porque o Irã ameaçou Israel; apresenta porque o dólar petrolífero está sendo desafiado por acordos bilaterais em moedas locais. Enquanto isso, o discurso oficial repete a cartilha do “eixo do mal” como se fosse 2003, e a esquerda liberal cai no conto de que basta criticar o regime teocrático iraniano para justificar uma invasão imperial.
O que me incomoda profundamente é como esse debate é enquadrado. A Marta lembrou bem: o Irã é uma teocracia que oprime mulheres e persegue minorias. Isso é fato e deve ser criticado sem hesitação. Mas usar isso como justificativa para uma guerra que vai matar dezenas de milhares de civis, desestabilizar toda a região e aprofundar a crise humanitária no Iêmen, na Síria e no Líbano é uma falácia moral digna dos think tanks neoconservadores de Washington. O mesmo governo que “defende as mulheres iranianas” sanciona medicamentos e fecha fronteiras para refugiados.
A verdade é que a burguesia iraniana, com seu verniz religioso, e a burguesia americana, com seu verniz democrático, estão travando uma disputa interimperialista clássica. Nós, aqui do Brasil, deveríamos estar discutindo como nos posicionar para não virar combustível desse fogo — mas, em vez disso, temos gente repetindo o enquadramento da CNN e da Fox News como se fosse análise política. O Cláudio Ribeiro já tinha apontado o caminho lá em cima: isso é imperialismo tardio, e quem não enxergar isso vai continuar sendo joguete de uma narrativa que só serve para legitimar mais mortes.
Marina Costa
02/05/2026
Eduardo Nogueira, você acertou em cheio. Essa turma da Luisa Teens vive num mundo paralelo onde até guerra no Oriente Médio vira desculpa para atacar o Brasil. O Irã é um regime que persegue cristãos, oprime mulheres e financia terroristas, e ainda tem gente fazendo apologia. Enquanto isso, a esquerda defende esses regimes e chama de “resistência” o que a Bíblia chama de maldade pura. Que Deus tenha misericórdia desse mundo perdido.
Marta
02/05/2026
Marina Costa, minha filha, senta aqui que a vovó professora vai te dar uma aula de história gratuita, já que pelo visto você confunde teologia com geopolítica. Primeiro, vamos aos fatos: o Irã é um regime teocrático sim, e eu sou a primeira a criticar a opressão às mulheres e a perseguição a minorias religiosas lá — isso não é segredo para ninguém que estuda o assunto com seriedade. Mas reduzir a política externa iraniana a “maldade pura” enquanto ignora que os Estados Unidos e Israel são os maiores violadores do direito internacional na região, com décadas de ocupação, assassinatos seletivos e bombardeios a civis, é no mínimo uma ingenuidade que a Bíblia chamaria de “olho que vê o cisco no irmão e não a trave no próprio”. O Irã financia grupos como o Hezbollah e o Hamas? Sim, financia. Mas pergunto: quem armou e treinou a ditadura do Xá Reza Pahlevi por décadas? Quem vendeu armas para o Iraque de Saddam Hussein usar contra o Irã nos anos 80? Quem bloqueia qualquer resolução da ONU que condene os assentamentos ilegais de Israel? Os mesmos que você chama de “mundo livre”, minha querida.
Segundo, você mistura alhos com bugalhos ao trazer a Bíblia para uma discussão sobre guerra no Oriente Médio. Se formos levar a sério o texto sagrado, Jesus Cristo pregava o amor aos inimigos e a paz, não a bênção a intervenções militares que matam milhares de crianças. O que a gente vê aqui é um discurso que transforma o cristianismo em capelão do imperialismo, algo que os padres da Teologia da Libertação, como Leonardo Boff, denunciaram com muita propriedade. E já que você mencionou “Deus ter misericórdia desse mundo perdido”, sugiro que leia o capítulo 25 de Mateus, onde Jesus diz que tudo o que fizermos ao menor dos irmãos, é a Ele que fazemos. Os menores irmãos de hoje são as crianças palestinas que morrem sob bombas americanas e israelenses, não os generais do Pentágono.
Por fim, você diz que a esquerda defende esses regimes. Olha, eu sou professora aposentada, votei no Lula em todos os turnos, e posso te garantir: a esquerda brasileira não defende o regime iraniano, defende o direito dos povos à autodeterminação e critica o imperialismo dos Estados Unidos, que é o maior patrocinador de guerras no planeta. O Irã não é exemplo de democracia, mas também não é o demônio que pintam. Enquanto isso, o Brasil do Eduardo Nogueira e da Marina Costa vende veneno para o agro que financia guerra, fecha os olhos para a ditadura da Arábia Saudita (que também persegue cristãos e oprime mulheres, mas é aliada dos EUA, então tá tudo bem), e ainda acha que está do lado do bem. Meninos mal-educados, estudem um pouco de história antes de citar a Bíblia para justificar guerra. A paz de Cristo não tem nada a ver com isso.
Eduardo Nogueira
02/05/2026
Luisa Teens falando em “ForaBolsonaro” num post sobre guerra no Oriente Médio é a prova de que esquerdista não perde uma chance de lacrar. Enquanto isso o Irã financia terrorista e o pessoal ainda defende esses caras.
Mariana Ambiental
02/05/2026
Eduardo, você já parou pra pensar que o Irã financia grupos de resistência justamente porque os EUA e Israel financiam ocupação e apartheid há décadas? Enquanto isso, o agro brasileiro lucra vendendo veneno pra eles, mas acho que isso não entra no seu radar de indignação seletiva.
Cláudio Ribeiro
02/05/2026
John Marshall, acho que você tem razão ao trazer Hobbes, mas discordo que isso seja mero estado de natureza. O que estamos vendo é a lógica do capital em sua fase imperialista tardia, como Gramsci já diagnosticava: a crise de hegemonia dos EUA no Oriente Médio leva a uma escalada militar para tentar reafirmar o controle sobre as rotas energéticas. O Irã, diferentemente do Iraque, tem densidade histórica e capacidade de articular alianças regionais que podem transformar isso em um novo Vietnã. O problema não é filosófico, é estrutural.
John Marshall
02/05/2026
Lucas, você tem razão no diagnóstico econômico, mas me preocupa o reducionismo. Hobbes já nos alertava que o estado de natureza é uma guerra de todos contra todos, e o que vemos aqui é a soberania sendo exercida no seu nível mais bruto — sem qualquer mediação institucional que freie o arbítrio das grandes potências. O Irã não é um mero peão no tabuleiro; tem sua própria racionalidade estratégica, e ignorar isso é repetir o erro de 2003. Enquanto isso, o cidadão comum arca com os custos de uma coreografia geopolítica que remonta ao equilíbrio de poder do século XIX.
Lucas Moreira
02/05/2026
João Carlos, você tocou no ponto que ninguém quer encarar: o custo real dessa novela não está nos mísseis, está na bomba de combustível aqui do lado. Enquanto a turma do CENTCOM brinca de xadrez no Golfo, o risco-país sobe, o petróleo dispara e o real desaba. Guerra é o pior dos incentivos fiscais — só gera inflação, dívida e mais estado. Se querem dissuadir o Irã, que comecem cortando o funding do regime via sanções de verdade, não com gasto militar que no fim quem paga é o contribuinte americano e, de quebra, o motorista brasileiro.
Luisa Teens
02/05/2026
Lucas, guerra é o melhor negócio do mundo pra quem vende arma, e o pior pra quem respira poeira de esgoto no subúrbio #ForaBolsonaro
João Carlos Silva
02/05/2026
Cecília e Pedro tão certos, mas acho que a turma esquece o principal: enquanto tão brincando de guerra lá longe, aqui a gasolina já subiu três vezes esse mês e o diesel que põe comida na mesa do povo vai pelas nuvens. Pra nós, motorista de aplicativo e caminhoneiro, essa novela geopolítica só significa mais aperto no bolso no fim do mês.
Cíntia Alves
02/05/2026
Eduardo, a conta é ótima, mas falta incluir o custo humano: quantas famílias vão perder tudo enquanto tanques e mísseis são testados em nome de “dissuasão”? O Irã não é o Iraque de 2003, e a história já mostrou que subestimar a capacidade de retaliação deles é o primeiro passo pra um ciclo de violência que ninguém controla.
Eduardo C.
02/05/2026
Beatriz, a conta é simples: cada míssil Tomahawk custa uns 2 milhões de dólares. Uma ofensiva dessas queima em horas o orçamento que daria para pagar o preço do pão no Brasil por anos. Agora, me mostrem os números de quantas guerras no Oriente Médio realmente resolveram o problema e não apenas adiaram o estouro do próximo conflito.
Beatriz Lima
02/05/2026
Ah, a novela geopolítica de sempre. Enquanto isso, o preço do pão na padaria da esquina subiu de novo e ninguém do CENTCOM vem aqui explicar como uma ofensiva no Golfo Pérsico vai fazer o diesel baixar. O Sargento Bruno já tá afiando o discurso de terceira guerra mundial, e o Pedro Silva, coitado, ainda acredita que alguém aprendeu algo com Iraque e Afeganistão. Aprenderam sim: que dá pra lucrar bilhões com a reconstrução enquanto a conta do petróleo sobe pro resto do mundo.
O que me intriga nessa coreografia é a absoluta previsibilidade. Irã ameaça resposta estratégica, EUA mandam porta-aviões, a mídia bate tambor de guerra, e no final todo mundo senta pra negociar um acordo meia-boca que ninguém cumpre. É o ciclo hidráulico do Oriente Médio: evapora a diplomacia, condensa a retórica belicista e desaba uma tempestade de sanções que atinge primeiro o cidadão comum iraniano, não os aiatolás. Duvido que o Trump queira de fato uma guerra aberta em ano eleitoral, mas adora parecer que está prestes a apertar o botão. É o mesmo truque do reality show: criar tensão pra manter a audiência.
Aliás, sobre a tal “capacidade de resposta estratégica” iraniana: eles não são bobos. Aprenderam com a Líbia que abrir mão do programa nuclear é assinar o próprio atestado de invasão. Então o jogo é de gato e rato: enriquecem urânio até o limite do suportável, os EUA ameaçam, e a Europa entra em desespero tentando salvar o acordo nuclear que o próprio Trump rasgou em 2018. O cenário mais provável não é um ataque em larga escala, mas uma operação cirúrgica cibernética ou um “acidente” em alguma instalação iraniana, seguido de sanções ainda mais criativas.
No fim, o Renato Professor tem razão: a história não cansa de repetir que intervenção unilateral no Oriente Médio é um atalho pra mais caos. Mas enquanto houver orçamento militar pra queimar e eleitor que aplaude “firmeza”, o teatro continua. Eu só queria que, pelo menos, os atores fossem mais criativos no roteiro. Essa cena de “navio de guerra navegando em formação” já deu o que tinha que dar.
Pedro Silva
02/05/2026
Pelo amor de Deus, o povo já não aprendeu nada com as guerras do Iraque e Afeganistão? Só vai gastar bilhão de dólar, matar inocente e no final o Irã ainda vai achar um jeito de retaliar. Enquanto isso, aqui no Brasil a gente paga o pato com gasolina mais cara e pão saindo por 10 conto. Bagunça total.
Cecília Ramos
02/05/2026
Sargento, com todo respeito, seu discurso bélico ignora o que a história já provou: guerra no Oriente Médio só gera mais mortes de civis, mais refugiados e mais ódio. Como cristã, não consigo apoiar uma ofensiva que vai destruir vidas enquanto bilhões poderiam alimentar crianças e proteger o meio ambiente. Paz não é fraqueza, é obediência ao Evangelho.
Sgt Bruno 🇧🇷
02/05/2026
Selva! Enquanto esses aí ficam chorando miséria e falando de pauta identitária, o Irã já mostrou que não respeita fraqueza. Apoio total ao Trump meter o pé na porta desses mulçumanos radicais. Comunista tem que ir pra lata de lixo da história mesmo, e quem defende esses terroristas é melancia, verde por fora e vermelho por dentro. Brasil que se cuide pra não virar base desses iranianos.
Renato Professor
02/05/2026
Sargento, seu discurso é digno de um manual da Guerra Fria reciclado. Enquanto você clama por “meter o pé na porta”, ignora que a história nos ensina: invasões unilaterais no Oriente Médio só geraram mais caos, mais refugiados e mais terrorismo, além de terem custado trilhões de dólares aos cofres públicos — dinheiro que, pasme, poderia ter financiado educação e saúde no Brasil, se não estivéssemos sempre pagando a conta das aventuras imperialistas dos outros.
Ronaldo Silva
02/05/2026
Pois é, Luiz Carlos, cê falou tudo. Enquanto tão lá planejando gastar rios de dinheiro em guerra, aqui a gasolina não baixa, o arroz sobe e a gente se vira nos 30 pra pagar boleto. Esses americano tão pouco se lixando pro trabalhador brasileiro, só querem saber de vender arma e manter o circo armado.
Caio Vieira
02/05/2026
Prezados comentaristas, permitam-me adentrar este debate com a perspectiva de quem, há décadas, observa as engrenagens do imperialismo contemporâneo a partir das Minas Gerais. Lucas Gomes, você tocou em um ponto nevrálgico ao denunciar a alocação de recursos para a máquina bélica enquanto a Amazônia sangra. Contudo, discordo da premissa de que se trata de uma simples escolha entre “bombas ou vida”. O que testemunhamos, na verdade, é a manifestação de uma hegemonia em crise, que recorre à violência extrema como tentativa desesperada de rearticular sua dominação. A ofensiva contra o Irã, se consumada, não é um ato de força, mas um sintoma de fragilidade estrutural do império, que já não consegue sustentar sua liderança global por meio do consenso ou da cooptação econômica.
A escalada militar promovida pelo CENTCOM e endossada pela figura plutocrática de Trump precisa ser lida à luz do que Antonio Gramsci denominou de “revolução passiva”. O establishment estadunidense, acuado pela ascensão de novas potências e pela perda de centralidade no tabuleiro geopolítico, busca impor uma “guerra de movimento” para conter a maré da história. O Irã, por sua vez, não é um mero ator passivo; sua “capacidade de resposta estratégica” não é retórica, mas expressão de uma resistência que se consolida há décadas, apesar do bloqueio e das sanções que, como bem sabemos, são a face mais cruel do imperialismo financeiro.
Luiz Carlos, você menciona o contribuinte brasileiro e a “guerra dos outros”. Com a devida vênia, discordo da perspectiva isolacionista. Vivemos em um sistema-mundo, e a crise no Oriente Médio reverbera diretamente no preço dos combustíveis, na inflação dos alimentos e, sobretudo, na narrativa de segurança nacional que justifica o crescimento do complexo industrial-militar também em nosso solo. A drenagem de recursos para o Pentágono é o mesmo mecanismo que, em Brasília, desvia verbas da educação e da saúde para financiar a compra de caças e a criminalização dos movimentos sociais. Não há “guerra dos outros”; há uma mesma lógica de acumulação por espoliação.
Por fim, não posso deixar de ironizar a sugestão, implícita em alguns comentários, de que o “mercado” ou o “contribuinte” resolveriam a questão. Ora, o mercado é o próprio demiurgo dessa orquestração belicista. As corporações do petróleo, as empreiteiras da reconstrução e os fabricantes de mísseis são os verdadeiros senhores da guerra, que se alimentam tanto do Estado forte quanto da desregulamentação, conforme o momento lhes seja favorável. A saída não está em um falso dilema entre mais ou menos Estado, mas na construção de uma hegemonia popular que rompa com a lógica do capital. Enquanto isso, a solidariedade ao povo iraniano e a todas as vítimas desse xadrez geopolítico é o mínimo que podemos oferecer.
Luiz Carlos
02/05/2026
Pois é, Marina, mas enquanto esse pessoal fica discutindo teoria, o Irã já ameaça retaliar e o Trump fala em ataque. O contribuinte brasileiro que paga imposto pra caramba não aguenta mais ver o dinheiro indo pra guerra dos outros. Segurança é importante, mas cadê a responsabilidade fiscal?
Lucas Gomes
02/05/2026
Luiz Carlos, você tem razão sobre a responsabilidade fiscal, mas o problema não é gastar demais em guerra — é gastar em guerra em vez de investir em vida. Enquanto bilhões vão para bombas, o desmatamento na Amazônia avança e comunidades indígenas são assassinadas por grileiros financiados pelo mesmo capital que lucra com conflitos.
Maria Antonia
02/05/2026
Carlos, você tocou num ponto crucial. O complexo industrial-militar é um parasita que se alimenta tanto de intervencionismo quanto de regulamentações que favorecem cartéis. A solução não é mais estado nem mais guerra, é desmantelar esses privilégios e deixar o contribuinte respirar.
Marina Silva
02/05/2026
Maria Antonia, desmontar privilégio sem enfrentar o capitalismo é tipo querer acabar com a fome distribuindo só água.
Cecília Alves
02/05/2026
Fernando O., seus dados são um tiro certeiro no coração do argumento intervencionista. Oito trilhões de dólares jogados fora em guerras que só fortaleceram os mesmos regimes que diziam combater. Enquanto isso, o contribuinte americano paga a conta e o Estado incha cada vez mais. Se deixassem o mercado e a diplomacia agirem, talvez tivéssemos menos mísseis e mais prosperidade.
Carlos Oliveira
02/05/2026
Cecília, concordo plenamente com a crítica aos gastos militares, mas discordo quando você sugere que o mercado resolveria. O mesmo complexo industrial-militar que lucra com guerras também se alimenta da desregulamentação e do Estado mínimo para explorar recursos e trabalho. O problema não é só o tamanho do Estado, mas a quem ele serve: enquanto bilhões vão para mísseis, cortam-se verbas da educação pública aqui no Brasil e nos EUA.
Sandra Martins
02/05/2026
Fernando O., seus números são impressionantes e difíceis de ignorar. Como cristã, fico pensando em quantas orações foram feitas por paz nesses lugares e o quanto o dinheiro poderia ter alimentado famílias em vez de alimentar conflitos. Não acho que o caminho seja ficar de braços cruzados, mas também não consigo ver bênção divina numa guerra que só gera mais ódio. Que Deus ilumine os líderes para enxergarem além do poderio militar.
Fernando O.
02/05/2026
Vamos ver os números: desde 2001, os EUA gastaram mais de 8 trilhões de dólares em guerras no Oriente Médio, segundo o Watson Institute. O resultado foi o Irã mais forte, o Talibã de volta ao poder e uma dívida pública americana que ultrapassou 34 trilhões. Se for pra olhar pragmatismo, essa conta não fecha.
Maria Silva
02/05/2026
Pedro Almeida, você fala como quem nunca viu um país crescer de verdade. Guerra não é bonita, mas deixar regime terrorista se armar até apontar pro nosso quintal também não é paz. Enquanto o Brasil fica nessa de “ai, crise humanitária”, os americanos tão cuidando do deles. Se o boi não tiver cerca, o vizinho invade a pastagem.
Fernanda Oliveira
02/05/2026
Maria Silva, com todo respeito, essa lógica de “cuidar do próprio quintal” bombardeando o do vizinho é exatamente o que já matou mais de um milhão de civis no Iraque e no Afeganistão. Cuidar do nosso quintal é investir em educação, saúde e diplomacia, não aplaudir guerra de outros países enquanto a gente paga a conta com gasolina mais cara e vidas destruídas.
Sargento Bruno
02/05/2026
Enquanto a esquerda brasileira faz piadinha com a Pátria, os EUA mostram que ainda existe liderança no mundo. O Irã é um regime terrorista que há décadas desafia o Ocidente, e se Trump tiver coragem de dar a ordem, que varram aqueles aiatolás do mapa. Aqui no Brasil, falta esse tipo de autoridade para acabar com os vermes que querem destruir nossa nação.
João Silva
02/05/2026
Sargento Bruno, essa retórica bélica ignora que guerras no Oriente Médio historicamente geram ondas migratórias, crise humanitária e inflação de combustíveis que quem paga é o trabalhador brasileiro, não os acionistas da indústria armamentista.
Pedro Almeida
02/05/2026
Sargento Bruno, sua invocação a que “varram os aiatolás do mapa” ecoa a mesma lógica de extermínio que levou os EUA a arrasar o Iraque em 2003 sob falsas premissas — resultando em centenas de milhares de mortos e no fortalecimento do próprio Irã. Liderança não se mede pela capacidade de destruir, mas pela sabedoria de evitar que o mundo se transforme num campo de batalha onde os pobres de ambos os lados pagam o preço.