O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reafirmou a possibilidade de retomar ataques militares contra a República Islâmica do Irã. Em mensagem divulgada recentemente, ele afirmou que o governo iraniano ainda não pagou um ‘preço suficiente’ por suas ações ao longo das últimas décadas.
Trump anunciou que avaliará uma proposta enviada pelo Irã, mas deixou claro que não a considera aceitável. A postura reforça a linha de confrontação adotada por Washington contra Teerã, mantendo a tensão no Oriente Médio.
Em resposta, o chefe do Poder Judiciário iraniano, Gholamhossein Mohseni Ejei, afirmou que a República Islâmica não deseja a escalada do conflito. No entanto, destacou que o país não teme a guerra e está pronto para defender sua dignidade e soberania caso seja ameaçado.
O Irã reafirmou que qualquer ofensiva dos EUA ou aliados não ficará sem resposta firme das autoridades locais. A agência italiana ANSA também registrou que Trump criticou duramente os países europeus, reafirmando a retirada de milhares de soldados norte-americanos da Alemanha.
A redução de tropas na Europa, que pode superar 5 mil militares, gera tensões na OTAN e impulsiona debates sobre autonomia de defesa no continente. Além disso, Trump impôs novas tarifas de 25% sobre automóveis da União Europeia, medida que Bruxelas classificou como inaceitável e ameaçou retaliar.
Enquanto isso, a possibilidade de novos ataques aos EUA contra o Irã permanece como o principal ponto de instabilidade na região. Teerã mantém postura firme, reafirmando a defesa de sua integridade territorial e soberania nacional contra qualquer agressão externa.
Com informações de ANSA.
Leia também: Trump ameaça destruir usinas e pontes do Irã caso Teerã rejeite acordo nuclear
📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho
Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.


Luciana Costa
03/05/2026
O Dr. Thiago tem um ponto: essa troca de farpas entre Washington e Teerã vira um teatro geopolítico que raramente sai do papel. Mas também não dá pra ignorar que o Irã realmente financia milícias que desestabilizam a região – o acordo nuclear de 2015, por mais imperfeito que fosse, ao menos colocava algum tipo de freio nisso. O problema é que sair dele sem ter um plano B consistente só deixou o tabuleiro mais perigoso pra todo mundo.
Caio Vieira
03/05/2026
Caro leitor, permita-me trazer à baila uma reflexão que transcende a mera factualidade geopolítica. A retórica beligerante de Donald Trump, longe de ser um fenômeno isolado, insere-se naquilo que o saudoso Raymond Williams denominaria de “estrutura de sentimento” do imperialismo contemporâneo. O que estamos a testemunhar não é um simples desentendimento entre nações, mas a reiteração de uma hegemonia que opera pela violência simbólica e material, onde o “preço suficiente” a ser pago pelo Irã é, na verdade, a submissão incondicional à ordem unipolar estadunidense. A ameaça de novos ataques, portanto, funciona como um dispositivo ideológico que visa naturalizar a guerra como instrumento legítimo de política externa, obliterando qualquer discussão sobre soberania e autodeterminação dos povos.
É profundamente sintomático, e diria até mesmo trágico, observar como setores da nossa própria sociedade brasileira, a exemplo do comentário do João Santos, reproduzem acriticamente esse discurso belicista, transpondo-o para a realidade nacional com a falácia do “bandido bom é bandido preso”. Ora, essa transposição mecânica ignora as mediações históricas e as relações de poder que constituem tanto a política externa estadunidense quanto a nossa crise de segurança pública. Aplaudir a agressão contra o Irã sob o pretexto de “meter ordem” é, em última instância, endossar a lógica do estado de exceção permanente, que aqui na periferia do capitalismo se traduz em chacinas, criminalização da pobreza e militarização das favelas. A hegemonia não se sustenta apenas nos tanques e mísseis, mas também na incorporação de seus valores pelos setores subalternos, num fenômeno que Gramsci já identificava como “consenso ativo”.
A resposta de Teerã, ao rechaçar a guerra mas garantir uma “resposta à agressão”, revela uma complexidade que escapa ao maniqueísmo dos comentaristas apressados. O Irã, enquanto Estado nacional que resiste há décadas às sanções e às intervenções, opera dentro de uma lógica de realpolitik que não pode ser reduzida ao estereótipo do “inimigo irracional”. Há, na verdade, uma disputa por hegemonia regional que envolve atores como Arábia Saudita e Israel, e que tem no pano de fundo a crise estrutural do capitalismo global. A ameaça trumpista, nesse sentido, funciona como uma cortina de fumaça para desviar a atenção das contradições internas dos EUA — inflação, crise de credibilidade das instituições, polarização social —, ao mesmo tempo que testa os limites da nova ordem multipolar emergente, com China e Rússia observando atentamente.
Por fim, não posso deixar de solidarizar-me com a perspicácia da Bia Carioca, que com sua ironia fina trouxe a questão para o chão concreto do Rio de Janeiro. De fato, enquanto a elite política e econômica se ocupa em aplaudir ou condenar os mísseis de Trump, o povo trabalhador enfrenta a violência cotidiana do transporte público sucateado, da especulação imobiliária e da ausência de políticas públicas efetivas. A guerra, como bem nos ensina a tradição da sociologia crítica, é a continuação da política por outros meios — e a política, aqui na periferia, é a gestão da vida precária. Que possamos, ao menos, recusar o papel de espectadores passivos desse teatro de sombras e lutar por uma cultura de paz que comece pelo fim da exploração e da desigualdade em nosso próprio quintal.
João Santos
03/05/2026
Pois é, Lurdinha, o problema não é Trump querer meter ordem no Irã, o problema é o Brasil ter político que defende vagabundo e fecha os olhos pro crime. Aqui no Rio a gente vê o resultado dessa moleza todo dia. Bandido bom é bandido preso, e quem ameaça os EUA tem mais é que tomar resposta na mesma moeda mesmo.
Lurdinha Deus Acima de Todos
03/05/2026
Ah, lá vem o Trump de novo querendo começar guerra, que absurdo 😡 Jesus já avisou que quem usa espada vai morrer pela espada, vão fechar as igrejas aqui no Brasil também? 🙏🇧🇷
Bia Carioca
03/05/2026
Militarismo americano pra exportar crise, como sempre. Enquanto isso, aqui no Rio a gente precisa de coragem pra enfrentar o lobby dos ônibus e melhorar o transporte público, não pra aplaudir ameaça de guerra de gente que nunca pisou num BRT lotado.
Dr. Thiago Menezes
03/05/2026
O show de sempre: dois caras trocando ameaças que nunca se materializam em nada, enquanto a população civil paga o pato. Nenhum dado concreto sobre baixas ou custo real dessas “respostas à agressão” — só retórica vazia pra alimentar nacionalismo barato. Enquanto isso, o acordo nuclear de 2015, que ao menos tinha métricas verificáveis de desarmamento, virou pó.
Mariana Alves
03/05/2026
Lendo os comentários aqui, especialmente os do Sargento Bruno e do Rodrigo RedPill, fico impressionada com a naturalidade com que certos setores da sociedade brasileira incorporam o discurso belicista estadunidense como se fosse uma extensão natural dos nossos próprios interesses nacionais. A retórica de que “força gera respeito” e que Trump é o único líder com “coragem” ignora seletivamente o histórico de intervenções militares dos EUA no Oriente Médio — Afeganistão, Iraque, Líbia, Síria — que resultaram em milhões de mortos, destruição de Estados nacionais e um rastro de instabilidade que perdura até hoje. Não se trata de defender o regime teocrático iraniano, que tem um histórico brutal de repressão interna e financiamento de milícias, mas de questionar: a quem serve essa escalada retórica? A resposta é simples: ao complexo industrial-militar e à indústria de armamentos, que lucram bilhões com cada nova ameaça de guerra, enquanto o povo trabalhador americano e iraniano arca com o custo humano e econômico.
O que me parece mais grave nessa discussão é a completa ausência de uma análise materialista das relações internacionais. Quando o Sargento Bruno fala em “postura firme”, ele está reproduzindo acriticamente a lógica do imperialismo do século XXI, onde os EUA se arvoram o direito de definir unilateralmente o “preço suficiente” que uma nação soberana deve pagar por suas políticas. Isso não é coragem, é a mais pura expressão da lei do mais forte travestida de defesa da liberdade. O Irã, por sua vez, rechaça a guerra mas garante resposta — e isso não é bravata, é a constatação de que, na geopolítica real, cercado por bases americanas e com um histórico de sanções criminosas que sufocam sua economia, o regime de Teerã não tem outra alternativa senão demonstrar capacidade de retaliação para dissuadir uma agressão maior. É a lógica do equilíbrio pelo terror, que já vimos na Guerra Fria e que agora se repete com novos atores.
O Pedro Silva acertou em cheio ao lembrar que, no fim, quem paga a conta é o povo. Mas acho que ele poderia ir um pouco além: não é apenas “o povo” abstrato, são as classes trabalhadoras de ambos os países que serão convocadas a morrer em nome de interesses geopolíticos alheios. Enquanto a direita brasileira aplaude ameaças de bombardeio contra o Irã, deveria se perguntar o que aconteceria se o Brasil, por exemplo, resolvesse desafiar a hegemonia do dólar ou se aproximasse demais da China — será que a “postura firme” de Trump também seria elogiada se fosse aplicada contra nós? Ou será que o ufanismo belicista só vale quando o alvo é um país do Sul Global, de maioria muçulmana e com petróleo debaixo do chão?
Por fim, acho revelador que nenhum dos comentários mais alinhados com a direita tenha mencionado o papel de Israel nessa equação. A retórica de Trump contra o Irã não é aleatória: atende diretamente aos interesses do governo Netanyahu, que há décadas pressiona Washington por uma ação militar direta contra o programa nuclear iraniano. O Brasil, que deveria estar defendendo a diplomacia multilateral e a solução pacífica de controvérsias como princípio constitucional de suas relações internacionais, se vê arrastado para esse debate como se fosse natural torcer por um bombardeio americano. É um empobrecimento trágico do nosso debate público, que transforma geopolítica em torcida de futebol e esquece que, em cada ameaça de guerra, há vidas reais em jogo.
Lucas Andrade
03/05/2026
Bonito ver o Sargento Bruno e o Rodrigo RedPill disputando quem lambe mais a bota do imperialismo. A retórica de “força gera respeito” é o mesmo discurso que justificou o Vietnã, o Iraque e a destruição de países inteiros em nome de “liberdade” enquanto o povo morre pra manter hegemonia de petróleo. O Irã não é santo, mas reduzir a geopolítica a um faroeste de “mocinho contra terrorista” é o tipo de simplificação que a esquerda pós-moderna já cansou de desconstruir.
Rodrigo RedPill
03/05/2026
Sargento Bruno, finalmente alguém com visão de longo prazo aqui. Enquanto essa galera do “diálogo” chora na internet, o Irã financia terrorista e quer nuclearizar o Oriente Médio. Trump é o único que entende que força gera respeito — e isso vale pra geopolítica e pra sua carteira também. Quem reclama de ameaça de guerra é o mesmo que nunca estudou macroeconomia e fica pobre reclamando do governo.
Pedro Silva
03/05/2026
Pior que essa thread tá uma bagunça, cada um puxando pro seu lado. O Trump ameaça, o Irã responde, e no fim quem se fode é o povo que não tem nada a ver com isso. Sargento Bruno, você fala em coragem, mas isso aí é só mais um circo eleitoreiro, igualzinho ao que a gente vê aqui.
Sargento Bruno
03/05/2026
Enquanto essa turma fica discutindo preço do petróleo e diplomacia, o Irã financia terroristas e quer destruir Israel. Trump é o único líder ocidental com coragem de tratar esses aiatolás como o que eles são. Falta um pouco dessa postura firme no Brasil, que vive beijando a mão de ditadura.
Samara Oliveira
03/05/2026
Sargento Bruno, como cristã eu aprendi que força sem justiça vira opressão. Apoiar ameaças de guerra não resolve o sofrimento dos inocentes — seja no Irã, na Palestina ou aqui no Brasil.
Fernanda Oliveira
03/05/2026
Renata, concordo que a retórica belicosa é preocupante, mas acho que a thread está simplificando demais. O Irã não é só um “regime teocrático” que atrapalha o petróleo — também financia milícias que desestabilizam o Oriente Médio inteiro. O problema é que ameaças de bombardeio, como as do Trump, só dão munição para os linha-dura de Teerã justificarem a repressão interna. Fica o jogo de gato e rato, e quem perde é o povo de ambos os lados.
Carlos A. Mendes
03/05/2026
Eduardo, com todo respeito, mas achar que apoiar ameaça de ataque vai baixar o preço do petróleo é uma aposta arriscada. Esse tipo de retórica só aumenta a incerteza no mercado e, no fim, quem paga a conta é o consumidor na bomba. E, Renata, concordo que a diplomacia parece ter virado artigo de luxo nesse governo americano.
Renata Oliveira
03/05/2026
Gente, que tristeza ver esse discurso de guerra sendo normalizado. Sou cristã e acredito que diálogo e diplomacia são o caminho, não ameaças e bombas. O Irã tem seus erros graves, mas escalar um conflito assim não vai trazer paz para ninguém, só mais sofrimento para inocentes de ambos os lados.
Mariana Lopes
03/05/2026
Eduardo, entendo seu ponto sobre o petróleo, mas acho perigoso normalizar ameaças de ataque como instrumento de política externa. O Irã tem um histórico péssimo em direitos humanos e desestabiliza a região, sim, mas escalada militar raramente resolve o problema de fundo — e o preço do barril pode disparar de qualquer jeito com mais um conflito no Oriente Médio. Falta um meio-termo entre a retórica de guerra e a passividade.
Eduardo Teixeira
03/05/2026
Renato, você tem razão que o brasileiro médio está preocupado com o preço do arroz e do busão. Mas é justamente por isso que deveríamos apoiar um governo que enfrenta regimes teocráticos que distorcem o mercado global de petróleo. Enquanto o Irã brincar de guerra, o barril sobe e quem paga a conta é o bolso do trabalhador aqui. Menos regulação e mais liberdade econômica resolveriam isso, não discurso de paz que só serve pra manter o status quo.
Renato Professor
03/05/2026
João Carlos Silva, você tocou no ponto mais sensível dessa thread: o cidadão comum brasileiro não tem tempo nem recurso para geopolítica quando a realidade é sobreviver ao custo de vida. O que me assombra é ver essa turma do Capitão Tavares e da Ana Paula aplaudindo um sujeito que, enquanto ameaça bombardear o Irã, também rasga acordos multilaterais e fortalece o protecionismo que encarece justamente o combustível que você mencionou. É a velha lógica de torcer por briga de cachorro grande enquanto a gente se vira com os farelos.
João Carlos Silva
03/05/2026
Pois é, lá fora tão falando de guerra e ameaça, e aqui a gente se preocupando se o busão vai passar no horário e se o arroz vai dar até o fim do mês. Esse povo podia gastar essa energia toda pra baixar o preço do combustível, que é o que mais aperta o bolso de quem trabalha na rua.
Capitão Tavares 🇧🇷
03/05/2026
Esse povo aí falando de paz enquanto o Irã financia terrorista e persegue cristão. Trump tá certo em meter o pé na porta, se dependesse de conversinha mole esse regime nunca ia recuar. O Brasil que devia aprender, aqui tá tudo entregue e as Forças Armadas só assistindo.
Luiz Augusto
03/05/2026
Ana Paula, você tocou num ponto crucial: o Irã é um regime teocrático que persegue cristãos, financia o terrorismo e oprime mulheres. Trump pode não ser um santo, mas enfrentar essa ameaça é questão de segurança global. O que me preocupa é ver brasileiros defendendo um país que trata a liberdade individual com desprezo.
Ana Paula Conserva
03/05/2026
Marcos, você tem razão em lembrar que a igreja deve pregar a paz, mas a paz verdadeira não vem de um país que persegue cristãos e quer destruir Israel. O Irã financia terrorismo e oprime mulheres e minorias religiosas. Trump não é perfeito, mas pelo menos enfrenta regimes que ameaçam a liberdade e os valores cristãos no Oriente Médio.
Marcos Conservador
02/05/2026
O Luan acha que o Trump é exemplo de lei e ordem? Esse homem é um desequilibrado que só sabe ameaçar os outros. E o Irã não é nenhum país cristão, mas isso não justifica essa agressão dos Estados Unidos. Cadê a igreja para pregar a paz em vez de ficar calada?
Jeferson da Silva
02/05/2026
Marcos, concordo que a igreja devia pregar a paz, mas enquanto isso, na fábrica onde eu trabalho, quem prega lei e ordem é o patrão que demite na sexta e contrata terceirizado na segunda. Trump ou Luan tão pouco se lixando pra isso.
Luan Silva
02/05/2026
Brasil acima de tudo, Trump acima de todos! Irã que se cuide, porque aqui é lei e ordem.
Luisa Teens
02/05/2026
Trump ameaçando o Irã de novo e a Cecília já mandou a real: guerra só serve pra encher o bolso de corporação enquanto a gente aqui se fode com gasolina cara #ForaBolsonaro
Cecília Ramos
02/05/2026
Pessoal, essa lógica de “pagar preço suficiente” é a mesma cantilena que só alimenta o ciclo de violência e deixa os mais pobres pagando o pato, seja com guerra ou com gasolina nas alturas. Cadê o debate sobre paz e justiça social que realmente importa?
Sofia García
02/05/2026
gente, trump metendo o louco de novo e a thread já entregou o caos. irã não é santo, mas essa lógica de pagar preço suficiente é o mesmo roteiro de sempre que só explode tudo e deixa a gente aqui pagando 7 conto na gasolina. cadê o plot twist? queria ver um final diferente pra essa série.
Carlos Menezes
02/05/2026
A retórica de “pagar preço suficiente” me soa familiar, é o mesmo discurso que já vimos em décadas de conflito no Oriente Médio. O Irã não é santo, mas essa escalada de ameaças entre Washington e Teerã parece mais um jogo de pôquer geopolítico que nunca leva a um desfecho bom para ninguém, especialmente para quem está longe disso tudo, como o brasileiro que sente no bolso o preço do petróleo. A pergunta que fica é: até onde esse cabo de guerra vai antes de alguém realmente puxar o gatilho?
Carlos Henrique Silva
02/05/2026
O Paulo Rocha e o Carlos Mendes já entregaram o jogo: de um lado, o ufanismo acrítico que acha que os EUA são uma força civilizatória; do outro, a constatação óbvia de que essa lógica de “pagar preço suficiente” é a mesma que transformou o Iraque, a Líbia e o Afeganistão em cemitérios a céu aberto. O que me impressiona é como a narrativa dominante ainda consegue vender a ideia de que o imperialismo americano age por “defesa” ou “liberdade”, quando o que está em jogo é a manutenção da hegemonia do dólar e o controle das rotas energéticas. O discurso de Trump não é um desvio de personalidade, é a continuidade da política externa dos EUA desde Truman: intervenção, sanção e destruição de qualquer Estado que ouse desafiar a ordem unipolar.
E aqui entra um ponto que a Sandra Martins tocou e que merece aprofundamento: o Irã não é uma “ditadura terrorista” como pintam, é um Estado nacional com contradições internas, sim, mas que há décadas resiste a um cerco econômico criminoso. As sanções americanas matam crianças iranianas por falta de medicamentos — isso é terrorismo de Estado, e ninguém no mainstream chama de “preço suficiente”. Enquanto isso, a mídia brasileira repete acriticamente o enquadramento do Departamento de Estado, como se a teocracia iraniana fosse o problema e não a base militar americana no Bahrein ou o apoio incondicional a Israel.
O mais trágico é ver o Brasil nessa dança. O governo Lula tenta fazer um equilíbrio retórico, mas a verdade é que nossa política externa está refém do agronegócio e da dependência financeira. O Paulo Rocha, que provavelmente vota em candidatos de direita, acha que “Brasil pra brasileiros” combina com alinhamento automático aos EUA — contradição típica de quem nunca leu um parágrafo de Caio Prado Júnior. A gasolina a 7 reais que a Ana Souza e a Marina Silva mencionaram não é fruto do acaso: é o preço da subordinação ao petrodólar e às flutuações geopolíticas que Trump e os aiatolás alimentam.
Por fim, uma provocação aos que ainda acreditam em “diálogo” sem poder de fogo: a paz que o Ocidente oferece ao Irã é a paz do fraco diante do forte, a mesma paz que Roma oferecia a Cartago. Enquanto a esquerda brasileira não entender que a luta anti-imperialista passa por construir uma alternativa real de soberania energética, financeira e militar, vamos continuar comentando blogs enquanto os mísseis voam e o povo paga a conta. Gramsci já dizia: o velho está morrendo e o novo não pode nascer — nesse interregno, nascem os monstros. Trump e Khamenei são dois lados da mesma moeda podre.
Carlos Mendes
02/05/2026
O Paulo Rocha acha que os EUA são os paladinos da moral, mas esquece que a mesma lógica de “pagar preço suficiente” já virou o Oriente Médio num barril de pólvora. Enquanto isso, o Brasil paga a conta com gasolina a 7 reais e o governo federal fazendo vista grossa pra inflação que corrói o poder de compra de quem trabalha.
Marina Silva
02/05/2026
Carlos, falou tudo: enquanto os tanques de guerra rodam no Oriente Médio, o trabalhador brasileiro mal consegue encher o tanque do carro pra ir pra luta.
Ana Souza
02/05/2026
A Sandra e a Ana trouxeram pontos que fazem a gente pensar: enquanto os governos trocam ameaças, quem paga o pato aqui é o trabalhador brasileiro com gasolina e inflação. O Irã realmente não é flor que se cheire, mas a política externa americana também nunca foi de paz e flores. No fim, o que a gente precisa é de menos bravata e mais mediação diplomática de verdade.
Sandra Martins
02/05/2026
Paulo, com todo respeito, mas essa visão de que os EUA são os “mocinhos” e o Irã é só “terrorista” ignora décadas de intervenções que só geraram mais violência. Como cristã, acredito que paz não se constrói com ameaça de bombas, e sim com diálogo — coisa que falta dos dois lados. E sobre “ir pra Cuba”, prefiro ficar aqui mesmo, orando para que nossos líderes não nos arrastem pra guerra dos outros.
Paulo Rocha
02/05/2026
Trump tem razão em não dar trégua pra esse regime terrorista do Irã. Enquanto a esquerda brasileira fica fazendo média com ditadura, os EUA mostram que não aceitam ameaças. Brasil pra brasileiros, não pra apoiadores de aiatolá. Vai pra Cuba, seus esquerdistas!
Mariana Santos
02/05/2026
Ana, você tocou no ponto que mais me incomoda: enquanto a elite geopolítica brinca de xadrez com bombas, quem sente no bolso e na pele é a classe trabalhadora brasileira. O Trump ameaça para desviar da própria crise interna, e o Irã responde para manter a soberania diante de décadas de sanções criminosas. Mas, no fim do dia, é o preço do diesel e do pão que sobe aqui na esquina. Enquanto não entendermos que imperialismo e capitalismo são duas faces da mesma moeda, vamos continuar pagando a conta de guerras que não são nossas.
Ana Rodrigues
02/05/2026
Pessoal, aqui em Curitiba já tô vendo o preço da gasolina subir de novo só com essa conversa de guerra. Trump ameaça, Irã responde, e quem paga o pato é o bolso do brasileiro que precisa trabalhar. Enquanto isso, os governantes tão mais preocupados em trocar farpa do que em segurar o custo de vida.
Cíntia Alves
02/05/2026
A Laura e o Mateus desmontaram bem a narrativa, mas acho que falta um ponto: o Irã não é santo nem vítima, é uma teocracia que reprime seus cidadãos e financia milícias no Oriente Médio. Dito isso, Trump ameaçar novos ataques só reforça o ciclo de violência que nunca leva a paz duradoura — enquanto isso, o povo iraniano e o americano pagam a conta.
Mateus Silva
02/05/2026
A Laura Silva foi cirúrgica. Adalberto, seu comentário não é só ignorância geopolítica — é a prova viva de como a direita brasileira importa o repertório bélico americano sem nenhuma mediação crítica. Enquanto isso, o Irã, uma teocracia que oprimiu sua própria população em 2022, vira “comunista” no imaginário de quem acha que todo inimigo dos EUA é automaticamente de esquerda. O resultado prático dessa histeria é sempre o mesmo: mais bombas, mais refugiados e o povo brasileiro pagando a conta com a carestia dos combustíveis.
Adalberto Livre
02/05/2026
ESSES COMUNISTAS DO IRA NAO APRENDEM MESMO SO LEVAM CHUMBO GROSSO E ESSE PESSOAL AI FICANDO COM MEDO DE GUERRA ENQUANTO O BOSTIL SOFRE NAS MAOS DO LULA VAGABUNDO
Laura Silva
02/05/2026
Adalberto, seu comentário é um prato cheio para quem estuda, como eu, a interseção entre imperialismo e formação da consciência de classe no Brasil. Você começa chamando os iranianos de “comunistas”, o que revela um desconhecimento profundo da teocracia xiita que governa o Irã desde 1979 — um regime que, pasme, executa militantes de esquerda e persegue sindicatos independentes. O Irã não é comunista; é uma república islâmica que disputa hegemonia regional com a Arábia Saudita, outra monarquia feudal. Reduzir o conflito a um rótulo ideológico que você claramente não domina é um sintoma do que o sociólogo Jessé Souza chama de “ralé estrutural” do pensamento conservador brasileiro: a incapacidade de ler o mundo para além de maniqueísmos rasteiros.
Quanto ao “Bostil sofre nas mãos do Lula vagabundo”: você acertou em um ponto, mas pelo motivo errado. O Brasil sofre, sim, mas não por causa de Lula — sofre porque nossa economia é uma colônia dependente, atrelada ao preço das commodities e à política externa dos EUA. Cada vez que Trump ameaça bombardear Teerã, o petróleo sobe e a Petrobras, gerida por uma lógica de preço de paridade internacional que o governo Lula manteve, repassa o custo para o povo. O problema não é o “comunismo” iraniano, que não existe, nem o “vagabundo” do Lula, que está apenas administrando as migalhas do sistema. O problema é que você, eu e a Clotilde pagamos a conta de uma guerra que serve para a Raytheon e a Lockheed Martin lucrarem. Enquanto isso, a esquerda e a direita brasileiras disputam quem beija melhor o anel do Tio Sam.
Sugiro que, em vez de repetir bordões de WhatsApp, você leia um pouco de história. Em 1953, a CIA derrubou o premiê iraniano Mossadegh porque ele ousou nacionalizar o petróleo. Desde então, o Irã é tratado como inimigo — não por ser comunista, mas por ter tentado romper com o jugo imperialista. O resultado? Uma teocracia que oprime seu povo e gera instabilidade. Enquanto você xinga Lula e chama iranianos de comunistas, o verdadeiro dono do circo — o complexo militar-industrial americano — segue rindo às custas do seu bolso e da sua falta de informação.
Luciana Santos
02/05/2026
Alice T., você foi a única aqui que tocou no ponto certo: o tal do complexo militar-industrial. Enquanto esse povo fica de mimimi de esquerda vs direita, o que importa é que guerra é negócio pra poucos e prejuízo pra todo mundo. Aqui em Salvador a gasolina já tá um absurdo, imagina com mais essa treta.
Zé Trovãozinho
02/05/2026
Clotilde Pátria, você tá certa em ficar preocupada, mas esse papo de “comunismo global” já é viagem. O problema é que o Trump é um desequilibrado que só sabe gritar e ameaçar, e o povo brasileiro vai pagar a conta com gasolina e gás nas alturas de novo. Enquanto isso, nossos políticos tão mais preocupados em brigar na internet do que em proteger a economia da gente.
Alice T.
02/05/2026
Zé, concordo que o “comunismo global” é viagem, mas reduzir tudo a “Trump desequilibrado” também é raso — o cara é a ponta de lança do complexo militar-industrial que lucra bilhões com cada barril de petróleo explodido. Enquanto a esquerda e a direita brigam por narrativa, a Vale e a Petrobras já tão fazendo as contas do lucro extra que vem por aí.
Clotilde Pátria
02/05/2026
Meu Deus do céu, esse Trump é um louco varrido! Agora vão começar uma guerra no Oriente Médio e quem vai pagar o pato somos nós aqui no Brasil com o preço do gás e da gasolina nas alturas. Isso é tudo plano do comunismo global pra destruir a economia dos países cristãos, podem anotar o que eu tô dizendo!
José dos Santos
02/05/2026
Celio Fazendeiro, com todo respeito, mas esse papo de “chumbo grosso” é fácil de falar sentado no sofá. Quem vai sentir no bolso é o povo trabalhador, com gasolina e tudo mais subindo de novo. Pra mim, guerra nenhuma compensa o estrago que faz aqui na ponta.
Celio Fazendeiro
02/05/2026
Esse Trump é o único líder com coragem pra enfrentar esses mulçumanos fanáticos. O Irã merece é chumbo grosso mesmo, eles que tão querendo guerra desde sempre. Brasil deveria era apoiar os EUA e parar de fazer média com esses terroristas.
Pedro Neto
02/05/2026
Faz o L, vai pra Cuba, comunista ladrão.
João Augusto
02/05/2026
Pedro Neto, seu comentário é um exemplo perfeito do que Gramsci chamava de “senso comum” despolitizado: um reflexo automático que substitui o debate concreto por slogans vazios. Enquanto isso, a thread discutia a relação entre geopolítica imperial e o custo de vida do trabalhador brasileiro — assunto que, aparentemente, lhe escapa por completo.
Mariana Ambiental
02/05/2026
Julia Andrade, você foi certeza ao conectar o preço do pão com a guerra. Enquanto a turma do “bota medo” acha que tanque resolve tudo, esquece que cada míssil disparado sobe o dólar e quebra pequeno agricultor aqui. Agroecologia que o diga: paz no Oriente Médio não é mimimi, é condição pra gente não depender de adubo importado.
Maria Antonia
02/05/2026
Marcos Andrade Niterói, você foi cirúrgico. A política de Trump sempre foi de espetáculo e força bruta sem estratégia de longo prazo. Matar o Soleimani foi puro teatro eleitoreiro que só acelerou a retirada do acordo nuclear e deixou o Irã mais perto da bomba. Enquanto isso, aqui no Brasil a gente paga a conta com gasolina cara e inflação.
Julia Andrade
02/05/2026
Maria Antonia, você tocou num ponto nevrálgico que a maioria dos comentários deixou escapar: a conexão entre a política externa estadunidense e o preço do pão nosso de cada dia aqui no Brasil. O que me incomoda profundamente nessa thread é como o debate fica preso num binômio simplista de “Trump é um louco belicista” versus “Trump é um estadista que impõe respeito”, enquanto a estrutura que permite essas decisões unilaterais segue intacta. O assassinato do Soleimani não foi apenas teatro eleitoreiro — foi a materialização de uma doutrina de excepcionalismo imperial que opera por meio do que a pesquisadora Cynthia Enloe chama de “militarização do cotidiano”. Quando um presidente estadunidense ordena um ataque sem aprovação do Congresso, ele não está apenas matando um general iraniano; está reafirmando que a vida de pessoas no Oriente Médio vale menos que os ciclos eleitorais de Washington. E isso tem consequências diretas na nossa economia porque o preço do petróleo não é definido pela oferta e demanda reais, mas por essa coreografia de ameaças e sanções que mantém o dólar como moeda hegemônica.
O que me parece ausente nessa discussão é uma crítica ao próprio sistema de relações internacionais que legitima esse tipo de intervenção. O Irã não é um Estado inocente — sua teocracia executa minorias sexuais, reprime mulheres e financia milícias que desestabilizam a região. Mas a escolha que nos apresentam é falsa: ou aceitamos a “mão firme” trumpista ou nos calamos diante do autoritarismo iraniano. Há um terceiro caminho, que é o do multilateralismo com responsabilidade, algo que o Ocidente nunca praticou de fato. O acordo nuclear de 2015 (JCPOA) não era perfeito, mas era um instrumento de contenção negociado que o Trump desmontou não por convicção estratégica, mas por pura idiossincrasia política. E quem pagou o pato? A população civil iraniana, que viu as sanções serem reimpostas, e a população brasileira, que sente no bolso a volatilidade do barril.
A sua observação sobre a gasolina cara e a inflação aqui no Brasil é cirúrgica porque revela como a geopolítica não é um teatro distante — ela bate na porta da nossa realidade material. O real desvaloriza, o diesel sobe, e o agronegócio exportador pressiona o governo a se alinhar com os EUA para não perder mercado. Enquanto isso, o debate público brasileiro fica refém de uma polarização que nos impede de enxergar que tanto a direita trumpista quanto a esquerda desenvolvimentista (em suas versões mais ingênuas) compartilham um pressuposto: o de que o Brasil é um coadjuvante na cena global. A verdadeira questão não é se Trump está certo ou errado em atacar o Irã, mas por que o Brasil ainda não construiu uma política externa autônoma que nos permita mediar conflitos como esse sem ter que escolher entre ser satélite de Washington ou Moscou. Enquanto formos apenas consumidores passivos da instabilidade global, continuaremos pagando a conta de guerras que não declaramos.
Marcos Andrade Niterói
02/05/2026
Maura Santos cirurgicamente correta. A política externa trumpista sempre foi de espetáculo e força bruta sem estratégia — matar o Soleimani foi puro teatro eleitoreiro que só acelerou a retirada do acordo nuclear e deixou o Irã mais perto da bomba. Enquanto isso, aqui no Brasil a extrema-direita copia o manual: gestão de guerra, zero planejamento.
Helton Barros
02/05/2026
Eduardo Nogueira falou a verdade nua e crua. Esse pessoal do “paz e amor” vive numa bolha enquanto o Irã financia terrorista e enforca homossexual em praça pública. Trump pode não ser nenhum santo, mas foi o único presidente nos últimos anos que botou medo nesse regime que odeia Israel e persegue cristão. Preço suficiente? Enquanto não desmontarem o programa nuclear deles, qualquer tiro é pouco.
Maura Santos
02/05/2026
Helton, “botou medo” é o mesmo que dizer que o apagão de 2001 resolveu a crise energética — só escancarou a incompetência. Trump não desmontou programa nuclear nenhum, só matou um general e deixou o Irã mais perto da bomba do que nunca. Se “qualquer tiro é pouco”, você devia lembrar que foi esse mesmo pessoal do “pé na porta” que transformou o Oriente Médio num campo de guerra civil pra depois virar as costas.
Ana Karine Xavante
02/05/2026
Lendo essa thread, fico impressionada com a rapidez com que alguns dos comentaristas aqui naturalizam a lógica imperialista como se fosse um dado da natureza. O Eduardo Nogueira, por exemplo, repete o velho discurso de que “Trump teve coragem de meter o pé na porta” — como se a história não tivesse nos ensinado que cada vez que os EUA metem o pé na porta de um país do Sul Global, o resultado é sempre o mesmo: destruição em massa, civis mortos, infraestrutura arrasada e, pasmem, o regime que eles dizem combater sai fortalecido. O Iraque que o diga. O Afeganistão que o diga. A Líbia que o diga. Essa narrativa de “paz pela força” é o mesmo argumento colonial que justificou o genocídio dos povos originários nas Américas — e cá estamos nós, indígenas, ainda lutando para sobreviver ao legado desse mesmo projeto civilizatório.
O que me assusta é a completa ausência de memória histórica nesse debate. O Irã não é um país que surgiu do nada em 1979 para incomodar o Ocidente. Antes da Revolução Islâmica, os EUA apoiaram a ditadura do xá Reza Pahlavi, que torturava opositores, e foi justamente essa interferência que radicalizou a sociedade iraniana. Hoje, Trump ameaça “cobrar um preço suficiente” — essa linguagem de dívida, de punição, é a mesma que o Banco Mundial e o FMI usam com países endividados, a mesma que as potências coloniais usavam para justificar a exploração. O que seria um “preço suficiente” para os olhos de Washington? A rendição total? A desistência de qualquer soberania energética? A aceitação passiva de ser um protetorado?
E olha que eu não tenho simpatia nenhuma pelo regime teocrático iraniano — como mulher e como ativista, sei bem o que significa viver sob um Estado que controla corpos, vozes e crenças. Mas a falsa dicotomia que colocam é perigosa: ou você apoia o bombardeio americano, ou você é conivente com o autoritarismo iraniano. Isso é uma armadilha lógica. A via realmente transformadora sempre foi o fortalecimento da sociedade civil, a pressão diplomática multilateral, o boicote econômico direcionado a elites — não bombas que matam famílias inteiras em Teerã enquanto os líderes do regime se escondem em bunkers. A esquerda global precisa ter coragem de criticar tanto o imperialismo americano quanto os autoritarismos regionais, sem cair nesse jogo de “quem é o menos pior”.
Por fim, quero lembrar que essa retórica belicista não é só sobre o Irã. É sobre um padrão. O mesmo Trump que ameaça bombardear Teerã é o que rasgou acordos climáticos, que chamou imigrantes de “animais”, que apoiou a expansão de assentamentos ilegais na Palestina. A lógica é a mesma: alguns corpos importam, outros são descartáveis. Enquanto vocês discutem se o preço já foi suficiente, crianças iranianas continuam existindo com sonhos, famílias, histórias. Nenhuma bomba americana vai trazer liberdade para elas — vai apenas garantir que o próximo capítulo dessa tragédia seja escrito com mais sangue e mais ódio. E, como sempre, quem vai pagar a conta não são os generais de nenhum dos lados, mas o povo comum que só quer viver em paz.
Eduardo Nogueira
02/05/2026
Eduardo C., bonitinho o discurso de “paz e amor” enquanto o Irã financia terrorista e quer varrer Israel do mapa. Trump é o único que teve coragem de meter o pé na porta desse regime que persegue mulher e executa gay. Preço suficiente? Ainda foi pouco perto do que eles merecem.
Carlos Oliveira
02/05/2026
Eduardo, com todo respeito, essa lógica de “merecem” me preocupa. O Irã tem um regime autoritário, sim, que viola direitos humanos — e isso é grave. Mas bombardear um país não vai libertar mulher nenhuma; vai matar civis, fortalecer os fundamentalistas e jogar gasolina num barril de pólvora que já dura décadas. Onde já se viu combater tirania com mais violência? Isso nunca funcionou na história.
Eduardo C.
02/05/2026
João Batista, essa sua lógica de “instrumento de Deus” é perigosa. Você já parou pra calcular quantos civis iranianos morreriam nesse “preço suficiente” que o Trump quer cobrar? Guerra não é videogame, tem número de baixas reais. Se Deus realmente escolheu alguém pra “conter o mal”, por que os EUA sempre bombardeiam países que não têm poder de revidar na mesma moeda? Cadê a coragem de ameaçar uma potência nuclear de verdade?
João Batista Alves
02/05/2026
Esse tal de Trump é um instrumento nas mãos de Deus para conter o avanço do mal no Oriente Médio. O Irã persegue cristãos e quer destruir Israel, que é o povo escolhido. Quem defende paz a qualquer custo esquece que às vezes a espada é necessária para proteger os inocentes.
Maria Aparecida
02/05/2026
João Batista, com todo respeito, essa visão de que Deus usa um líder imperialista que ameaça bombardear países pobres me lembra o profeta Amós quando condenava os que confiavam na força militar em vez da justiça. A Bíblia que leio diz que bem-aventurados os pacificadores, e que a espada só traz mais espada — pergunto: quantos civis iranianos, que também são imagem de Deus, vão morrer nessa “proteção aos inocentes”?
João Pereira
02/05/2026
Gabriel Teen, é isso mesmo. Enquanto uns discutem Foucault, a realidade é que Trump está blefando alto — e o Irã sabe. Teerã não quer guerra porque não é burro, mas também não vai engolir calado um ataque no seu quintal. O problema é que esse “preço suficiente” que Trump fala nunca é pago por quem decide apertar o botão.
Maria Silva
02/05/2026
Gabriel Teen, pior que você tem um ponto: a thread virou aula de filosofia política enquanto o mundo real pega fogo. Mas sinceramente, essa troca de ameaças entre EUA e Irã me preocupa como cristã — a Bíblia nos chama à paz, e esse joguinho de “quem pisca primeiro” só vai sobrar pra gente comum, longe dos palácios. O Brasil deveria mesmo é puxar uma mesa de diálogo, não ficar assistindo de camarote.
Gabriel Teen
02/05/2026
Cara, vcs tão discutindo Foucault e Hannah Arendt enquanto o Trump ameaça soltar bomba de novo, isso sim é o Brasil em 2025.
Karina Libertária
02/05/2026
Finalmente um líder que não fica com esse mimimi de diplomatas. Irã precisa entender que provocação tem resposta, sim. Se eles querem guerra, que aguentem as consequências. Aqui em Miami a gente sabe que negócio se resolve com força, não com papelzinho da ONU.
Francisco de Assis
02/05/2026
Amiga, a senhora tá em Miami, mas o mundo real não é série da Netflix não. Esse papo de resolver tudo na porrada esquece que o Brasil sempre optou pela diplomacia, igual o Lula fez com o Irã em 2010, e colheu frutos. Guerra só traz desgraça pra todo lado, e o povo simples que paga o pato.
João Silva
02/05/2026
Karina, esse discurso de “resolver com força” é o mesmo que justificou a invasão do Iraque em 2003 e deixou mais de 200 mil civis mortos. Quem paga o preço dessa bravata de salão não é quem vive em Miami, é o povo trabalhador dos dois lados que vai ser estilhaçado por mais uma guerra imperialista.
Cláudio Ribeiro
02/05/2026
Karina, seu raciocínio reproduz exatamente a lógica do imperialismo que Foucault descreveu como biopolítica: você terceiriza a morte para corpos anônimos enquanto celebra a força de quem nunca pisou num campo de batalha. O problema não é se o Irã quer guerra, mas quem lucra com ela — e não é o povo trabalhador de lugar nenhum.
Cristina Rocha
02/05/2026
Karina, sua fala me soa como um eco tardio do que Hannah Arendt chamou de banalidade do mal — não no sentido de que você seja uma pessoa má, mas porque reproduz, com uma naturalidade impressionante, a lógica de que a violência de Estado é apenas um instrumento técnico, um “negócio que se resolve com força”. Você mora em Miami, e eu entendo que de lá o mundo pareça um tabuleiro onde se movem peças. Mas a guerra não é um jogo de xadrez entre líderes iluminados; é a suspensão brutal da condição humana para milhões de pessoas. O Irã não é uma abstração, é um país com 85 milhões de habitantes, com uma história milenar, com poetas, filósofos, mulheres que lutam contra o próprio regime e que, numa guerra, seriam as primeiras a serem esmagadas — não pelo “inimigo”, mas pela própria estrutura patriarcal e militarista que uma guerra fortalece.
Você diz que “provocação tem resposta”. Mas quem define o que é provocação? O discurso de “força” sempre parte de quem tem o monopólio da violência mais letal. Os Estados Unidos têm 11 porta-aviões, mais de 800 bases militares espalhadas pelo mundo e um orçamento de defesa que supera o dos dez países seguintes somados. Quando Trump ameaça o Irã, ele não está reagindo a uma provocação — está exercendo o que o filósofo Achille Mbembe chamou de necropolítica: o poder de ditar quem pode viver e quem deve morrer. A “resposta” que você defende já está sendo dada, e não é uma resposta a um ataque, mas a uma recusa do Irã em se submeter integralmente aos termos do império. O acordo nuclear de 2015, que o próprio Trump rasgou em 2018, era um “papelzinho da ONU” que funcionava: o Irã cumpriu todas as inspeções, a AIEA atestou, e o mundo ficou mais seguro. Foi a “força” unilateral americana que quebrou o pacto e nos trouxe de volta à beira de um conflito.
O mais grave na sua fala é a naturalização de que “se eles querem guerra, que aguentem as consequências”. Isso pressupõe que o povo iraniano — incluindo os milhões que foram às ruas em 2022 gritando “Mulher, Vida, Liberdade” — seja um bloco homogêneo e culpado pelas ações de seus governantes. É o mesmo raciocínio que justificou o bombardeio da OTAN na Iugoslávia, a invasão do Iraque, os drones no Iêmen. Sempre há um “eles” abstrato que “merece” a punição. Mas quem morre em uma guerra não são os líderes que decidem — são os jovens soldados de ambos os lados, as crianças em abrigos, os hospitais que viram alvos. Você, de Miami, não vai sentir o cheiro da pólvora nem o gosto do pão racionado. A “força” que você celebra é terceirizada para corpos que não são os seus. E isso, minha cara, não é coragem. É a mais pura alienação de classe e de privilégio geopolítico, travestida de pragmatismo.