Menu

Irã envia resposta a Trump e condiciona reabertura de Hormuz ao fim das hostilidades

0 Comentários🗣️🔥 Donald Trump caminha em campo de futebol americano ao lado de militares. (Foto: Wikimedia Commons) O Irã entregou sua resposta formal à proposta americana de cessar as hostilidades no Golfo Pérsico. A República Islâmica indicou disposição para permitir o tráfego comercial no Estreito de Hormuz de forma gradual, desde que as ameaças militares […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Donald Trump caminha em campo de futebol americano ao lado de militares. (Foto: Wikimedia Commons)

O Irã entregou sua resposta formal à proposta americana de cessar as hostilidades no Golfo Pérsico. A República Islâmica indicou disposição para permitir o tráfego comercial no Estreito de Hormuz de forma gradual, desde que as ameaças militares sejam suspensas.

A posição iraniana foi transmitida por meio do mediador paquistanês e divulgada pela agência Irna. O documento rejeita qualquer compromisso prévio sobre o programa nuclear nacional e o estoque de urânio enriquecido.

Segundo a reportagem da ANSA, Teerã propõe que os temas nucleares sejam discutidos ao longo de 30 dias de negociações diretas. O foco imediato iraniano permanece na segurança marítima e no fim das ações hostis na região.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu com irritação à resposta de Teerã. Trump acusou o Irã de enganar os EUA e o mundo por 47 anos e escreveu em sua rede Truth que o país não rirá mais das potências ocidentais.

Trump ainda atacou a administração do ex-presidente Barack Obama por ter supostamente fornecido recursos financeiros ao Irã. A declaração ocorreu após o recebimento da nota iraniana.

O vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Kazem Gharibabadi, advertiu o Reino Unido e a França contra qualquer interferência naval no Estreito de Hormuz. Gharibabadi reforçou que apenas Teerã possui autoridade para garantir a segurança da via marítima estratégica.

O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, afirmou que o país não abrirá mão de seus interesses nacionais durante as conversas. Pezeshkian convocou o povo iraniano a manter a unidade diante das sanções e pressões externas impostas pelos Estados Unidos.

O Qatar manifestou preocupação com o possível uso do Estreito de Hormuz como instrumento de pressão política. Incidentes com drones foram registrados nos Emirados Árabes Unidos e no Kuwait, elevando a tensão militar no Golfo Pérsico.

A resposta iraniana mantém distância das exigências americanas sobre o destino do programa nuclear. Washington busca garantias concretas sobre o enriquecimento de urânio antes de qualquer alívio nas sanções.

Os esforços de mediação continuam enquanto ambos os lados avaliam os próximos passos. A possibilidade de reabertura do tráfego em Hormuz depende diretamente do progresso nas conversas entre Teerã e Washington.


Leia também: Irã intensifica preparativos militares após nova disputa com EUA no Estreito de Ormuz


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.


,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes