Menu

Associação Americana de Diabetes é acusada de usar polícia para retirar cientistas de evento

Pesquisadores foram retirados da reunião científica anual da entidade enquanto distribuíam um editorial crítico aos cortes do governo Trump na ciência.

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Ada acusada de armar emboscada contra cientistas do congresso
Ilustração editorial sobre Ada acusada de armar emboscada contra cientistas do congresso. (Ilustração: Cafezinho / Wan 2.6)

Segundo a Ars Technica, editores do periódico científico Diabetes Care acusam a direção da Associação Americana de Diabetes de ter preparado antecipadamente a retirada de cinco pesquisadores de sua reunião científica anual, realizada em junho, em Nova Orleans.

Os cientistas foram retirados do evento em 5 de junho enquanto distribuíam cópias de um editorial publicado em abril pela própria revista. O texto criticava cortes e ataques do governo Donald Trump à pesquisa científica. A reação da associação provocou protestos públicos e levou seu diretor-executivo a apresentar um pedido pessoal de desculpas.

A controvérsia ganhou novo fôlego depois que editores adjuntos da Diabetes Care divulgaram, em um servidor de pré-publicações científicas, um editorial e sete artigos de opinião que teriam sido recusados pela associação. Os textos afirmam que a direção já sabia que os pesquisadores pretendiam distribuir o editorial crítico durante o encontro.

De acordo com os editores, em vez de conversar previamente com o grupo, a direção articulou a ação com a segurança do centro de convenções e com a polícia de Nova Orleans. A acusação é apresentada pelos autores dos textos e ainda integra uma disputa interna sobre liberdade editorial e autonomia científica.

“A associação já tentou restringir a liberdade editorial antes, quando levantamos a voz sobre o desmonte dos Institutos Nacionais de Saúde”, afirmam os editores. Eles dizem ter oferecido à direção a oportunidade de publicar uma resposta simultânea, mas sustentam que o conjunto de artigos foi recusado. O episódio expõe o conflito entre a administração de uma sociedade médica e pesquisadores ligados a uma de suas principais publicações.

,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Lucas Moreira

20/07/2026

A Associação Americana de Diabetes deveria entender que cortes no orçamento público não significam perseguição à ciência, mas realocação de recursos para áreas mais enxutas e produtivas. O problema não está em questionar os cortes, e sim em usar um evento científico como palanque político sem prestar contas dos resultados obtidos com o dinheiro do contribuinte. Se a pesquisa realmente gera valor, que busque financiamento privado ou parcerias com o mercado, não dependa eternamente de subsídios estatais. A pergunta que fica é: quantos desses cientistas financiados por verbas públicas já apresentaram inovações concretas no tratamento do diabetes, e não apenas papers burocráticos?

Clotilde Pátria

20/07/2026

Isso é o que acontece quando a esquerda globalista infiltra até as associações de diabetes. Estavam só entregando um editorial contra os cortes do Trump, que é o único presidente que tenta combater o desperdício em pesquisa, e já foram expulsos como se fossem criminosos. Censura pura, e no maior país do mundo. Até quando vão perseguir quem pensa diferente? Só Deus mesmo para proteger a verdade.


Leia mais

Recentes

Recentes