Menu

China e Argentina assinam plano de cooperação para a construção do Cinturão e Rota

Global Times – China e Argentina assinam plano de cooperação para promover conjuntamente a construção da Iniciativa do Cinturão e Rota (ICR), uma medida que aprofundará ainda mais a cooperação econômica e comercial bilateral. Um especialista chinês afirmou que o plano de cooperação terá uma “significância exemplar” para os principais países latino-americanos que ainda não assinaram o […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Global Times – China e Argentina assinam plano de cooperação para promover conjuntamente a construção da Iniciativa do Cinturão e Rota (ICR), uma medida que aprofundará ainda mais a cooperação econômica e comercial bilateral.

Um especialista chinês afirmou que o plano de cooperação terá uma “significância exemplar” para os principais países latino-americanos que ainda não assinaram o Memorando de Entendimento (MoU) com a China, e o plano também destaca o fato de que a ICR é um produto público internacional com medidas concretas que beneficiam a população local.

Segundo o comunicado publicado no site oficial da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China (NDRC) na sexta-feira, os dois lados aprofundarão a cooperação nos campos de infraestrutura, energia, economia e comércio, finanças e intercâmbios culturais e entre pessoas.

O plano de cooperação é de grande significado para o aprofundamento da confiança política mútua e alinhamento estratégico entre os dois países, e contribui para promover a cooperação prática entre eles em diversas áreas, afirmou a NDRC.

A assinatura do acordo é uma implementação do MoU assinado entre China e Argentina em 2022 e fortalecerá ainda mais a cooperação no âmbito da ICR em diversas áreas, com mais planos e projetos previstos, disse Zhou Zhiwei, especialista em estudos latino-americanos da Academia Chinesa de Ciências Sociais, ao Global Times na sexta-feira.

China e Argentina assinaram um MoU sobre a ICR, de acordo com um comunicado conjunto emitido em fevereiro de 2022 após uma reunião entre os principais líderes dos dois países.

Os dois lados estabeleceram um quadro para o desenvolvimento sustentável e a cooperação econômica inclusiva, a fim de promover ainda mais ações e projetos para aprofundar, inovar e diversificar suas relações econômicas e melhorar a conectividade regional, de acordo com a Agência de Notícias Xinhua.

Eles também estudaram a cooperação comercial bilateral e concordaram em continuar expandindo o comércio, aumentar o apoio financeiro para os pagamentos de exportação da China para a Argentina e incentivar ativamente a diversificação do comércio, afirmou o comunicado.

“O plano de cooperação tem uma significância exemplar para os principais países latino-americanos, como Brasil, Colômbia e México, que ainda não assinaram um MoU com a China”, disse Wang Youming, diretor do Instituto de Países em Desenvolvimento do Instituto Chinês de Estudos Internacionais em Pequim, ao Global Times na sexta-feira.

A assinatura do plano de cooperação com a Argentina mostra que a ICR não é uma iniciativa vazia, mas sim um produto público internacional com conteúdo substancial, implantação e planejamento específicos, observou Wang.

A assinatura do plano de cooperação desempenha um papel importante na promoção das relações bilaterais e no resgate da economia argentina, acrescentou Wang.

O plano de cooperação foi alcançado durante a visita do Ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, à China, depois que ele supostamente chegou a Xangai na terça-feira e seguiu para Pequim para reuniões com autoridades chinesas, incluindo as da Administração Geral de Alfândegas (GAC), Ministério do Comércio (MOFCOM) e Banco Popular da China (PBC) em Pequim.

O PBC afirmou na sexta-feira que os dois lados trocaram opiniões sobre questões como a situação econômica e financeira e a promoção da cooperação financeira, enquanto a GAC afirmou que temas como as exportações de produtos agrícolas e alimentícios argentinos para a China e o aprofundamento da cooperação em inspeção alfandegária e quarentena estão na pauta.

Na quinta-feira, o Ministro do Comércio da China, Wang Wentao, se encontrou com Massa em Pequim. Wang afirmou que a China está disposta a trabalhar com a Argentina sob a orientação estratégica dos dois chefes de Estado para promover intercâmbios e diálogos econômicos e comerciais em todos os níveis, aprofundar a cooperação pragmática multilateral e bilateral e promover um maior desenvolvimento da parceria estratégica abrangente China-Argentina.

Além disso, Massa também visitou algumas empresas, incluindo aquelas do setor de energia e mineração de lítio. A mídia relatou que os dois lados realizaram discussões aprofundadas sobre temas, incluindo acordos de liquidação em RMB ao visitar a empresa de mineração de lítio.

Segundo relatos da mídia, Massa buscará expandir a linha de swap de moedas do país durante sua viagem à China.

A cooperação no setor financeiro continua sendo um foco e é uma questão urgente para a Argentina continuar obtendo uma parcela do mercado chinês, o que ajudará o país latino-americano a se proteger contra a diminuição das reservas em dólares em meio ao atual impulso global de desdolarização, disse Zhou.

Argentina e China assinaram um acordo de linha de swap de 70 bilhões de yuans (US$ 9,9 bilhões) em 2009 e o expandiram para 130 bilhões de yuans em 2020. Em janeiro deste ano, os dois países formalizaram a expansão do acordo de swap de moedas.

Em abril, a Argentina anunciou planos de usar a moeda chinesa para pagar por bens importados da China em meio a uma onda emergente de desdolarização impulsionada por países e regiões, a fim de reduzir a dependência do dólar americano.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes