Menu

Departamento de Justiça dos EUA avalia investigar fundação de George Soros por suposto apoio ao terrorismo

A Open Society Foundations, criada pelo bilionário George Soros, criticou nesta quinta-feira (26) a possibilidade de ser investigada pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos sob acusações como apoio ao terrorismo. A informação foi divulgada pela Reuters, com base em reportagem publicada pelo New York Times. Segundo o jornal norte-americano, uma autoridade sênior do Departamento […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A Open Society Foundations, criada pelo bilionário George Soros, criticou nesta quinta-feira (26) a possibilidade de ser investigada pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos sob acusações como apoio ao terrorismo. A informação foi divulgada pela Reuters, com base em reportagem publicada pelo New York Times.

Segundo o jornal norte-americano, uma autoridade sênior do Departamento de Justiça instruiu procuradores federais a elaborar planos para investigar a fundação. Entre as possíveis acusações consideradas estão incêndio criminoso e fornecimento de apoio material ao terrorismo.

Em nota enviada à Reuters, a Open Society Foundations afirmou que as suspeitas representam “ataques politicamente motivados contra a sociedade civil, com o objetivo de silenciar o discurso do qual a administração discorda e minar o direito da Primeira Emenda à liberdade de expressão”. A entidade declarou ainda que suas atividades são pacíficas e legais.

Contexto político

A movimentação ocorre em meio ao fortalecimento da retórica conservadora nos Estados Unidos, após o assassinato do ativista Charlie Kirk, aliado próximo do presidente Donald Trump. Questionada sobre o tema, a procuradora-geral Pam Bondi evitou comentar diretamente, mas disse que “tudo está sendo discutido neste momento”.

Trump voltou a criticar Soros em declarações recentes. “Se você olhar para Soros, ele está no topo de… todas as histórias que eu leio. As histórias que leio continuam falando sobre Soros, então acho que ele seria o candidato provável”, afirmou o presidente.

Estratégia do governo

Na quarta-feira, Trump anunciou que pretende ordenar o desmantelamento de “redes de terrorismo doméstico”, que, segundo ele, seriam financiadas por grupos de esquerda. O presidente também assinou um decreto classificando o movimento antifascista conhecido como antifa como “organização terrorista doméstica”. Ele prometeu investigar e processar pessoas e entidades que prestem apoio financeiro ao movimento.

Fundada em 1979, a Open Society Foundations é uma das maiores financiadoras de causas progressistas no mundo, atuando em áreas como direitos humanos, transparência governamental, saúde pública e educação.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes