Menu

Alemanha inicia planejamento para missão naval no Estreito de Ormuz

71 Comentários🗣️🔥 Ilustração editorial sobre Alemanha inicia planejamento para missão naval no estreito de Ormuz. (Ilustração: Cafezinho / Flux Pro) A Alemanha dá passos concretos rumo a uma possível missão naval internacional no estreito de Ormuz, ponto de passagem de fração vital do petróleo mundial. O ministro da Defesa, Boris Pistorius, sinalizou que o governo […]

71 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Ilustração editorial sobre Alemanha inicia planejamento para missão naval no estreito de Ormuz. (Ilustração: Cafezinho / Flux Pro)

A Alemanha dá passos concretos rumo a uma possível missão naval internacional no estreito de Ormuz, ponto de passagem de fração vital do petróleo mundial.

O ministro da Defesa, Boris Pistorius, sinalizou que o governo alemão já iniciou planejamentos detalhados para proteger a navegação na região estratégica. Ele condiciona qualquer operação à existência de um cessar-fogo duradouro e de uma base jurídica internacional clara.

Durante entrevista ao programa Bericht aus Berlin, Pistorius destacou que o risco para o transporte marítimo permanece imprevisível na atual conjuntura. O governo mantém estreita coordenação com parceiros internacionais para avaliar os próximos passos.

Conforme reportou o portal tagesschau.de, o chanceler Friedrich Merz já havia manifestado disposição em autorizar o envio de unidades da Bundeswehr. Pistorius reforçou que a ação exige ainda um mandato aprovado pelo Bundestag.

O planejamento em curso abrange simulações e discussões sobre a composição da força naval e os parceiros envolvidos. A Alemanha conta com uma frota reduzida e depende de cooperação internacional para proteger suas embarcações e realizar eventuais operações de desminagem.

Pistorius afirmou que as conversas em andamento não buscam enviar um sinal político ao presidente dos Estados Unidos. A prioridade alemã, segundo ele, consiste em contribuir para a segurança das rotas marítimas globais e para a estabilidade do suprimento energético.

O ministro defendeu a inclusão dos Estados Unidos na coalizão naval por disporem do melhor sistema de monitoramento da região. Ele reconheceu que a cooperação com Washington é fundamental tanto operacional quanto politicamente, dado o envolvimento direto de norte-americanos e israelenses no conflito.

O primeiro-ministro da Baviera e líder da CSU, Markus Söder, alertou para os impactos econômicos da crise no estreito de Ormuz. Ele apontou alta significativa nos preços dos combustíveis e risco concreto de escassez de querosene para o transporte aéreo e a indústria alemã.

Söder defendeu a necessidade urgente de uma solução para o conflito no Oriente Médio que preserve o abastecimento de matérias-primas e a estabilidade dos mercados energéticos. A abordagem de Pistorius reflete o esforço de conciliar a responsabilidade internacional da Alemanha com as limitações materiais de sua marinha de guerra.


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.


,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Julia Andrade

27/04/2026

A movimentação alemã no Estreito de Ormuz, embora travestida de uma pragmática necessidade de segurança energética — como bem pontuou a Ana Souza anteriormente —, precisa ser lida sob a ótica das permanências coloniais que ainda estruturam o imaginário europeu. Não se trata apenas de garantir o fluxo de commodities, mas da reatualização de uma geopolítica do músculo que insiste em colocar o Norte Global como o tutor universal de rotas que pertencem geograficamente a soberanias do Sul. É fascinante, e ao mesmo tempo sintomático, observar como o discurso da estabilidade é invocado para justificar a presença militar em territórios historicamente subalternizados por esses mesmos atores que agora se dizem garantidores da ordem.

Essa incursão sinalizada por Boris Pistorius ressoa o que autoras como Cynthia Enloe discutem sobre a militarização das relações internacionais: a construção de um cenário de crise permanente que exige uma resposta viril e armada para proteger os interesses de capitais transnacionais. Quando vozes como a do Sargento Bruno clamam por autoridade nos mares, elas ignoram que essa mesma autoridade é o que fundamenta as hierarquias de poder que mantêm o Sul Global em uma posição de eterna dependência. O mar, nesse contexto, deixa de ser um espaço de intercâmbio cultural e humano para se tornar um tabuleiro de demonstração de força, onde o corpo político da Europa busca reafirmar uma relevância que o mundo multipolar contemporâneo já começou a desconstruir.

Além disso, há um choque cultural latente nessa pretensão de policiamento global. A Alemanha, ainda lidando com os traumas de sua vulnerabilidade energética após o conflito na Ucrânia, parece tentar compensar uma fragilidade interna com uma projeção de poder externa que ignora as complexidades identitárias da região. A história nos mostra que missões navais com esse verniz de missão civilizatória raramente entregam a paz que prometem; pelo contrário, elas tendem a inflamar tensões locais e a reforçar sentimentos de resistência que a tecnocracia de Berlim parece ser incapaz de decifrar. Precisamos ultrapassar essa visão reducionista que separa a economia da política de identidade, pois o controle dos fluxos de energia está, no fundo, intrinsecamente ligado à manutenção de uma hegemonia que não aceita ser questionada.

Zé do Povo

27/04/2026

ISSO TUDO É CULPA DO COMUNISMO GLOBALISTA QUE QUER ROUBAR NOSSOS DIREITOS!!!! 😡😡😡 TEM QUE VOLTAR OS VALORES DE VERDADE E PARAR COM ESSA INVASÃO NO MAR!!!! 🇧🇷👊💥

Ana Souza

27/04/2026

O debate aqui ignora o fato de que cerca de 20% do petróleo mundial passa por aquele estreito, o que torna a estabilidade da região um dado econômico real, não apenas retórica. A Alemanha tenta evitar uma nova crise de suprimentos após o baque que sofreu com o gás russo, movendo-se por puro pragmatismo. É difícil falar em soberania isolada quando qualquer bloqueio ali impacta diretamente a inflação e o custo de vida em Brasília ou em Berlim.

Sargento Bruno

27/04/2026

Enquanto esses teóricos de gabinete ficam chorando contra o imperialismo, o mundo real exige dissuasão e autoridade nos mares. Se o Estreito de Ormuz fechar por falta de ordem, a nossa soberania energética vira pó e não vai ter narrativa ideológica que encha o tanque do brasileiro. A Alemanha está agindo com a seriedade que a geopolítica impõe, bem longe dessa moleza e submissão que alguns aqui defendem.

    Caio Vieira

    27/04/2026

    O argumento da ordem, meu caro, é o vernáculo clássico da hegemonia para justificar a perpetuação da colonialidade do poder sobre os fluxos vitais do Sul Global. O que o senhor define como realismo geopolítico é, amiúde, a reificação de uma ideologia que asfixia a laboriosidade empreendedora do nosso povo, mantendo-o refém de uma precificação ditada pela conveniência do capital transnacional. Cui bono esta intervenção, se a nossa soberania real é vilipendiada pelo próprio sistema que o senhor, com o devido respeito, pretende salvaguardar?

Francisco de Assis

27/04/2026

É a velha prepotência europeia querendo ditar as regras do mar alheio, enquanto essa gente alienada da cabeça por aqui aplaude a ingerência internacional como se fosse salvação. O Brasil de hoje não se curva mais a esse jogo de canhoneiras, pois temos um governo que entende que a verdadeira segurança vem da nossa soberania energética e diplomática. Enquanto eles ensaiam guerra, o presidente Lula coloca o Brasil no centro do tabuleiro global como a grande potência da paz e do petróleo que volta a pertencer ao povo brasileiro.

Carlos Oliveira

27/04/2026

É mole falar de segurança energética lá da Europa enquanto a gente aqui no Brasil se mata de trabalhar 12 horas por dia pra conseguir encher o tanque. O João Carlos tem razão que o preço da gasolina nos sufoca, mas mandar navio de guerra pra lá só serve pra garantir o lucro de quem já manda no mundo. No fim, a conta dessas manobras sempre estoura nas costas de quem rala na rua e precisa de hospital e escola pública que nunca recebem esse tipo de investimento.

João Carlos Silva

27/04/2026

O pessoal fala bonito mas esquece que se fechar esse estreito o preço da gasolina vira um absurdo aqui pra nós. O Fernando tá certo em olhar o que importa, porque quem paga o pato no final é o motorista que precisa do tanque cheio pra trabalhar. No fim das contas, a gente só quer que as coisas funcionem pro custo de vida não subir ainda mais.

Diego Fernández

27/04/2026

Engraçado como o Fernando fala em custos como se a Alemanha não estivesse apenas protegendo o próprio privilégio energético às custas do resto do mundo. Esse moralismo europeu é o mesmo que sufoca a Argentina com dívidas impagáveis enquanto eles decidem quem tem direito ao progresso. É o neocolonialismo de sempre, só que agora usando uniforme naval em vez de terno de burocrata do FMI.

Fernando O.

27/04/2026

O pessoal aqui se perde em tese acadêmica e papo de coach, mas ninguém olha o gráfico: por ali passam 20 milhões de barris de petróleo por dia. A Alemanha só está fazendo a conta do custo de uma crise de abastecimento, que é muito pior que o gasto de mandar uns navios pra lá. Menos ideologia e mais realidade logística, por favor.

João Augusto

27/04/2026

A movimentação naval alemã exemplifica com precisão o que Walter Benjamin descreveria como a barbárie travestida de progresso técnico e segurança energética. Como bem asseverou Laura, trata-se da operacionalização do warfare state, onde a burguesia europeia, sob o pretexto de estabilidade, busca garantir a hegemonia e a reprodução do capital em um cenário de crise estrutural. É o Estado agindo como o comitê executivo que Marx identificou, projetando seu poder coercitivo para mediar as contradições inerentes à circulação de mercadorias em territórios alheios.

Cecília Alves

27/04/2026

Engraçado ver o Lucas destilando esse academicismo barato contra quem busca autonomia financeira. O real problema aqui é a Alemanha usar o aparato estatal para subsidiar o risco de gigantes do petróleo, em vez de deixar o mercado se autorregular com segurança privada. É o welfare state expandindo seus tentáculos para o mar enquanto o pagador de impostos financia a burocracia militar e geopolítica.

    Laura Silva

    27/04/2026

    Cecília, é curioso notar como a retórica liberal frequentemente confunde a natureza profunda do Estado em sua fase imperialista. Classificar a movimentação naval alemã como uma extensão do welfare state é um erro categórico e histórico; o que vemos ali é o warfare state agindo como garantidor das condições de acumulação. O Estado não está interferindo no mercado de forma externa, ele é o pilar que sustenta a própria existência do mercado global e a fluidez das cadeias de valor. Essa segurança privada que você sugere como alternativa nada mais é do que a terceirização da barbárie, uma etapa ainda mais agressiva da acumulação por espoliação que a tradição marxista, de Rosa Luxemburgo a David Harvey, descreveu com tanta precisão. No fim, o custo da proteção da mercadoria é socializado entre a classe trabalhadora, enquanto o lucro do petróleo permanece rigidamente privado e concentrado nas mãos de poucos.

    A ideia de que o mercado poderia se autorregular em um ponto de estrangulamento geopolítico sem o respaldo da força bruta estatal ignora o fato de que o capital não possui ética, apenas necessidades metabólicas de expansão e sobrevivência. A Alemanha, ao planejar o envio de navios para o Estreito de Ormuz, não busca proteger o bem-estar do cidadão médio, mas sim assegurar que as engrenagens de suas gigantes industriais não sofram interrupções que derrubariam as taxas de lucro na Bolsa de Frankfurt. Enquanto você defende uma autonomia financeira baseada na lógica do mindset individualista, esquece-se de que essa liberdade de mercado só é possível porque existe um aparato militar pronto para disciplinar territórios e populações inteiras em nome do fluxo ininterrupto de energia. A sua autonomia, Cecília, é um subproduto de uma estrutura de poder que depende da força naval para existir, e o preço dessa manutenção é pago com a precarização da vida daqueles que nunca verão a cor dos dividendos dessas petroleiras.

Karina Libertária

27/04/2026

Enquanto esses losers que vivem de bolsa esmola ficam aí discutindo, eu tô aqui em Miami fazendo o hedge do meu capital. É muito lack of vision não investir em oil no exterior enquanto o mundo se mexe, tem que ter o mindset de offshore pra não ser pobre. Por isso que eu fiz meu out desse país, o Brasil is over.

    Lucas Andrade

    27/04/2026

    Karina, essa sua estética de mindset e hedge é o sintoma terminal da dialética do esclarecimento, onde a liberdade se reduz ao fetiche do capital que ignora os corpos triturados no Estreito de Ormuz. Enquanto você celebra o offshore em Miami, a microfísica do poder europeu se desloca para garantir que o seu privilégio continue operando sobre o silenciamento biopolítico do Sul Global. Você não deu um out; você é apenas a peça mais previsível da engrenagem de dominação que Adorno e Foucault tanto denunciaram.

Rodrigo Meireles

27/04/2026

Enquanto perdem tempo com ideologia nos comentários, o mundo real foca em segurança energética e logística de ponta. A Alemanha está apenas tentando mitigar riscos em um gargalo que trava a economia global se for fechado. No setor privado, chamamos isso de gestão de crise e foco no resultado, algo essencial para manter o mercado funcionando.

Marcos Conservador

27/04/2026

É nítido que essa Alemanha quer aparelhar o oceano com essa missão naval de fachada comunista. Eles já destruíram o transporte público com ideologias satânicas e agora querem controlar o petróleo pra financiar o marxismo cultural pelo mundo. Só não vê quem está cego por esse plano globalista de acabar com a liberdade dos homens de bem e com a família cristã.

João Martins

27/04/2026

A discussão nos comentários oscila entre o conspiracionismo e a sociologia de gabinete, mas os dados brutos sobre o Estreito de Ormuz mostram por que a Alemanha está se movendo agora, apesar das limitações crônicas de sua própria Marinha. Estamos falando de um gargalo por onde passa entre 20% e 30% do consumo global de petróleo e um volume massivo de Gás Natural Liquefeito (GNL). Para uma economia que ainda tenta se equilibrar após o corte do gás russo, a vulnerabilidade logística é um risco sistêmico que Berlim não pode ignorar, independentemente de inclinações ideológicas.

No entanto, é preciso ser cético quanto à execução prática dessa missão. Relatórios recentes sobre a prontidão operacional da Bundeswehr — como os dados anuais do Comissariado de Defesa do Bundestag — apontam sistematicamente para a falta de peças de reposição e a baixa disponibilidade de fragatas modernas. Enviar navios para uma zona de alta tensão sem a devida sustentação logística parece ser mais um movimento diplomático para sinalizar alinhamento com a OTAN do que uma intervenção militar de fato decisiva. A narrativa oficial foca na liberdade de navegação, mas as variações nos custos de seguro marítimo e nos índices de frete explicam a pressa alemã muito melhor do que qualquer discurso sobre valores democráticos.

Se analisarmos o histórico de missões similares, como a Operação Atalanta no Chifre da África, o impacto real na estabilidade de preços costuma ser marginal quando comparado aos grandes choques geopolíticos. O interesse alemão aqui é puramente de mitigação de danos em sua cadeia de suprimentos. Enquanto alguns debatem o fim da civilização ou teorias da conspiração, o fato objetivo é que a indústria alemã opera sob pressão de desindustrialização devido aos custos de energia desde 2022. Tentar garantir o fluxo em Ormuz é uma tentativa pragmática — e talvez tardia — de manter a viabilidade econômica do país, sem espaço para as abstrações sugeridas por Mateus ou Adriana.

Adriana Silva

27/04/2026

Esse Mateus falando de Gramsci ja prova que a Alemanha virou comunista pra roubar petroleo pros Illuminati, faz o L e vai pra Cuba bando de esquerdista.

    Marcos Andrade Niterói

    27/04/2026

    Adriana, falar em comunismo na Alemanha mostra como a extrema-direita vive num delírio, ignorando que planejamento e gestão séria é o que move o mundo, como o Rodrigo Neves fez em Niterói com o túnel Charitas-Cafubá. Enquanto vocês perdem tempo com teorias da conspiração, a gente segue lutando por mobilidade urbana real e denunciando o descaso do governo estadual com o nosso metrô.

Padre Antônio Rocha

27/04/2026

É doloroso ver nações outrora cristãs preocupadas apenas com o vil metal e o controle do petróleo, enquanto suas famílias e valores morais naufragam. Essa juventude que perdeu o respeito e essas ideologias que trocam o Criador pela criatura são o fruto amargo de um mundo sem fé. Que o Senhor tenha misericórdia de uma Europa que já não sabe mais rezar.

    Mateus Silva

    27/04/2026

    Compreendo sua angústia, Padre, mas o que o senhor interpreta como uma crise de fé é, na verdade, o triunfo do fetiche da mercadoria sobre o tecido social. Como Gramsci bem apontou, a hegemonia burguesa desintegra antigos valores para consolidar a logística do capital, transformando o Estreito de Ormuz em um altar profano onde o lucro é a única divindade realmente protegida pelo braço armado do Estado.

Mariana Ambiental

27/04/2026

Engraçado como a prioridade de Berlim é sempre o “fluxo vital” de petróleo, enquanto a transição energética real fica só no papel. Estão armando navios pra garantir o combustível que destrói o clima, ignorando que a verdadeira segurança global viria de uma agroecologia séria e do fim dessa dependência fóssil. É o velho imperialismo de sempre, fingindo que protege o mundo quando só protege dividendos.

Gabriel Teen

27/04/2026

Bando de boomer brigando por causa de barco alemão sendo que o 7 a 1 foi pouco pra esse país flopado e o ping do meu jogo só aumenta, tudo intankável.

Beatriz Lima

27/04/2026

É fascinante ver Berlim ensaiando essa pose de potência marítima enquanto sua própria infraestrutura doméstica está por um fio. O ministro Boris Pistorius pode sinalizar o que quiser, mas quem acompanha os relatórios anuais da Bundeswehr sabe que metade dos helicópteros deles não voa e que suas fragatas passam mais tempo em manutenção do que em águas internacionais. Classificar esse movimento puramente como imperialismo, como sugeriu a Mariana Santos, chega a ser um elogio imerecido: parece mais um esforço desesperado de provar para Washington que a Alemanha ainda é útil, mesmo que precise pedir combustível emprestado para chegar ao destino.

Enquanto o Adalberto vê comunismo até debaixo da cama e o Renato Professor sonha com um localismo idílico sentado em cima de uma cadeia de suprimentos global, a realidade é bem mais cínica. A Alemanha implodiu sua própria segurança energética ao cortar o cordão umbilical do gás russo e agora acorda para o fato de que o mundo é um lugar hostil para quem não controla as próprias rotas de suprimento. Eles não vão a Ormuz para roubar petróleo; eles vão para implorar pelo privilégio de continuar comprando energia sem que as seguradoras marítimas cobrem um resgate por cada barril transportado. É a sobrevivência do status quo industrial europeu, que, convenhamos, está respirando por aparelhos.

A grande questão que ninguém aqui tocou, e que os dados de missões anteriores costumam omitir, é a eficácia real desse tipo de presença militar. Enviar um navio de guerra europeu para um barril de pólvora como o Estreito de Ormuz raramente acalma os ânimos; na maioria das vezes, apenas aumenta o número de alvos potenciais e a chance de um erro de cálculo diplomático custar bilhões. Se o objetivo é proteger o fluxo de capital, como disse o João Silva, o retorno sobre esse investimento é pífio. Para um país que enfrenta uma recessão técnica e um teto de gastos rígido, a Schuldenbremse, gastar milhões em projeção de força naval é o equivalente geopolítico de instalar um sistema de câmeras caríssimo quando não se tem dinheiro para pagar a conta de luz.

No fim das contas, é o teatro de sempre. Temos a esquerda acadêmica citando Rosa Luxemburgo, a direita delirante gritando contra o fantasma soviético e Berlim tentando manter um assento na mesa dos adultos da OTAN, mesmo que só consiga levar um garfo de plástico. Eu adoraria ver a análise de custo-benefício que o Ministério da Defesa alemão apresentou — se é que ela existe fora de um PowerPoint feito para agradar diplomatas americanos. Enquanto os fatos forem substituídos por narrativas de prestígio, quem paga a conta, como bem lembrou a Mariana Lopes, é quem precisa de energia barata para não ver a indústria alemã migrar de vez para os EUA ou para a China.

João Silva

27/04/2026

Enquanto alguns se perdem em delírios ideológicos anacrônicos, o que se desenha em Ormuz é a pura manutenção da hegemonia do capital globalista sobre a periferia do sistema. Essa movimentação naval alemã nada mais é do que o braço armado do Norte Global garantindo que o fluxo da desigualdade estrutural continue operando sem sobressaltos. É a tal consciência de classe das elites que o Paulo Freire tanto nos alertava a identificar para não sermos massa de manobra.

Renato Professor

27/04/2026

É de um diletantismo atroz classificar como comunismo uma movimentação militar que visa puramente a salvaguarda de fluxos de capital e o suprimento energético das metrópoles europeias. Vocês ignoram que a economia solidária propõe justamente a descarbonização e o localismo produtivo para evitar essa dependência bélica de rotas imperiais, algo que a direita ignara sequer consegue conceituar. Menos paranoia ideológica e mais leitura sobre a ontologia do trabalho cooperado faria bem a essa turma.

Adalberto Livre

27/04/2026

TUDO CULPA DO COMUNISNO DESSA ALEMANHÃ E DESSA TAL DE LETICIA QUE E TUDO VERMELHA!!!! QUEREM ROUBAR O PETROLIO E O LULA TA RINDO!!!! ABRAM OS OLHU!!!!

    Mariana Santos

    27/04/2026

    Adalberto, chamar a Alemanha de comunista é um erro geopolítico básico, já que essa missão é o puro suco do imperialismo para proteger os lucros das grandes corporações. O que vemos em Ormuz é a aplicação prática do que Rosa Luxemburgo denunciava sobre o militarismo como ferramenta essencial para manter a acumulação capitalista global.

Mariana Lopes

27/04/2026

É cansativo ver tanta briga ideológica enquanto o que realmente importa é o custo do frete e da energia no fim do mês. A Alemanha tenta se posicionar para garantir o fluxo, mas resta saber se essa presença militar vai realmente acalmar os ânimos ou apenas encarecer ainda mais a operação logística na região. No fundo, o que precisamos é de pragmatismo para evitar novos choques inflacionários, sem cair em promessas que não se sustentam na prática.

Luciana Costa

27/04/2026

É impressionante como um tema de segurança energética vira palco para brigas ideológicas tão extremas. No fim das contas, Berlim busca estabilidade em uma rota essencial para evitar choques inflacionários que prejudicam a todos, mas o desafio é fazer isso sem escalar as tensões diplomáticas. O equilíbrio entre pragmatismo e prudência é sempre mais complexo do que os manuais de teoria sugerem.

Clotilde Pátria

27/04/2026

Pelo amor de Deus, abram os olhos porque o comunismo vai ser implantado amanhã e ninguém faz nada! Esse movimento da Alemanha é só fachada para os vermelhos tomarem o petróleo e nos deixarem no escuro em questão de horas. INTERVENÇÃO DIVINA JÁ! Só Deus para livrar o mundo desse plano maligno que já está batendo na nossa porta.

Cláudio Ribeiro

27/04/2026

A movimentação alemã em Ormuz exemplifica o que Gramsci chamaria de hegemonia blindada de coerção, onde a força militar atua como o gendarme necessário para a manutenção dos fluxos do grande capital. Ao contrário do que sugere a suposta neutralidade técnica da logística defendida por alguns, estamos diante da operacionalização de um dispositivo de poder que submete a geopolítica aos imperativos da acumulação. Essa projeção de força é o sintoma da incapacidade do neoliberalismo em gerir suas próprias contradições sem recorrer ao velho vigor imperialista.

Paulo Rocha

27/04/2026

Enquanto essas dondocas acadêmicas ficam teorizando sobre imperialismo e marxismo cultural, a Alemanha faz o que precisa ser feito para garantir a ordem no mundo. O socialismo só traz miséria e fila de pão, então parem de reclamar da logística mundial que mantém as coisas funcionando. O negócio é Brasil para brasileiros, e quem prefere essa bagunça da esquerda que faça o L e vá pra Cuba de uma vez!

    Letícia Fernandes

    27/04/2026

    É realmente enternecedor, quase passível de uma análise clínica detida, observar como o seu discurso, Paulo Rocha, se articula através de uma gramática de absoluta captura subjetiva pela ideologia burguesa. Ao saudar a movimentação da marinha alemã no Estreito de Ormuz como uma benesse da ordem, o que se manifesta não é uma compreensão geopolítica mínima, mas um sintoma clássico de identificação com o agressor. O senhor, em sua pressa defensiva, ignora que a tal logística mundial que tanto preza nada mais é do que a infraestrutura circulatória de um capital que não possui pátria e que, em sua voracidade ontológica, oblitera justamente a soberania dos povos que o senhor finge defender com esse nacionalismo de fachada. O que chama de fazer o que precisa ser feito é, em termos dialéticos, a reafirmação da hegemonia de Berlim na manutenção de um fluxo energético que sustenta a taxa de lucro europeia às custas da desestabilização contínua do Sul Global. É a barbárie travestida de eficiência técnica, e ver um brasileiro aplaudir as correntes que o prendem à periferia do sistema é, de fato, um espetáculo de uma melancolia profunda, revelando uma consciência reificada que já não consegue distinguir entre o bem-estar social e a fluidez do lucro de petroleiras estrangeiras.

    No fundo, essa sua aversão visceral ao que classifica como teorização é apenas uma resistência neurótica em encarar o desamparo da própria condição de subalterno dentro da divisão internacional do trabalho. Quando o senhor evoca o fantasma da miséria e da fila do pão para justificar o expansionismo militarista de uma potência central, o que opera é o mecanismo do fetiche da mercadoria: o senhor transformou as relações sociais em propriedades intrínsecas das rotas comerciais. A Alemanha não está garantindo a paz mundial; ela está agindo como o comitê executivo da burguesia europeia, assegurando que o metabolismo do capital não sofra um colapso em seu núcleo orgânico por falta de insumos. Sua fala revela o triunfo da propaganda imperialista sobre a consciência de classe, substituindo a análise crítica por um binarismo pueril que reduziria séculos de luta social a clichês geopolíticos de redes sociais. É uma lástima, Paulo, que sua visão de mundo esteja tão obliterada pela phantasmagoria do capital a ponto de o senhor não perceber que, na mesa dessa suposta ordem, o senhor nunca será o convidado, mas sempre o insumo a ser devorado.

    Portanto, ao sugerir que nos retiremos para Cuba ou qualquer outra paragem que habite seu imaginário de pânico moral, o senhor apenas confirma a incapacidade epistemológica de processar a contradição inerente ao sistema que defende. O marxismo, que o senhor tenta achincalhar sem sequer ter frequentado a base teórica de uma introdução à economia política, é o que nos permite enxergar através da névoa ideológica que o mantém cativo de uma lógica onde o lucro de uma transnacional em Hamburgo vale mais do que a integridade de qualquer nação soberana. Enquanto o senhor se regozija com a presença de fragatas alemãs em águas distantes, a dinâmica do capital financeiro continua a corroer as bases de sustentação da sua própria vida cotidiana no Brasil, transformando seu patriotismo em um simulacro vazio e impotente. É patológico observar alguém tão fervoroso em proteger os mecanismos de sua própria alienação, acreditando piamente que a paz das armas é a paz do desenvolvimento, quando ela é apenas o silêncio imposto para que a extração de mais-valia global prossiga sem sobressaltos. Sinto, genuinamente, uma pena pedagógica pela sua limitação em perceber que esse Brasil acima de tudo que o senhor brada termina exatamente onde começam os interesses do grande capital germânico.

Mariana Alves

27/04/2026

A movimentação de Berlim rumo ao Estreito de Ormuz não deve ser lida meramente como um esforço de estabilização logística ou uma necessidade técnica das cadeias de suprimento, como sugere o pragmatismo despolitizado do Dr. Thiago Menezes. Essa leitura higienizada da geopolítica ignora que a física da logística é, em última instância, a metafísica do capital. Ao deslocar poder naval para uma zona de fricção histórica, a Alemanha não está apenas protegendo barris de petróleo; ela está operando o que chamamos de ajuste espacial, uma tentativa de garantir a fluidez da acumulação por meio da coerção militar, sob o manto da responsabilidade internacional. A dita defesa das rotas comerciais é, na verdade, a manutenção violenta de uma assimetria que permite ao Norte Global ditar as regras de circulação da riqueza produzida, muitas vezes, às custas do subdesenvolvimento do Sul.

É fascinante, embora previsível, observar como o discurso da ordem cativa mentes que se pretendem patriotas, como o colega Luan Silva, mas que terminam por aplaudir a projeção de força de potências europeias em territórios alheios. Há uma profunda contradição dialética em clamar por soberania nacional enquanto se celebra a hegemonia de Berlim ou Washington sobre gargalos marítimos estratégicos. Esse nacionalismo de fachada, que se curva ao imperialismo desde que ele se vista de autoridade policial global, é o sintoma de uma subjetividade colonizada que não consegue enxergar que a instabilidade no Estreito de Ormuz é fruto de décadas de intervenções externas que visam justamente impedir a autonomia dos povos daquela região.

A análise de Clarice Historiadora toca em um ponto nevrálgico ao evocar a ilusão da soberania. O que a Alemanha ensaia é a consolidação de sua Zeitenwende (a virada histórica em sua política de defesa), abandonando definitivamente a postura de poder civil para assumir um protagonismo bélico coerente com as exigências do neoliberalismo contemporâneo. Em um momento de crise estrutural, o capital exige que o Estado abandone qualquer pretensão de bem-estar social interno — algo que os trabalhadores alemães já começam a sentir na pele — para financiar a musculatura militar necessária à proteção dos lucros das transnacionais. Não se trata de ordem contra o caos, mas de uma ordem que gera o caos para se justificar como única saída.

Por fim, é preciso dar razão ao desabafo de José dos Santos e Bia Carioca quando conectam essa militarização distante à nossa realidade cotidiana. O fetiche da mercadoria esconde as relações sociais de exploração e os custos ambientais e humanos por trás do preço da gasolina na bomba ou da tarifa do ônibus. Enquanto o debate acadêmico e técnico se perde em projeções de barris por dia, a estrutura de poder global utiliza o militarismo para blindar o mercado contra as flutuações da política. No fim do dia, a missão naval alemã é mais uma peça no tabuleiro de uma acumulação por espoliação que, ao final da cadeia, retira o pão da mesa do trabalhador brasileiro para garantir que a engrenagem do capital financeiro continue girando sem atritos.

Luan Silva

27/04/2026

Enquanto as militantes choram imperialismo a Alemanha bota ordem, faz o L aí Bia Carioca e vai pra Cuba se tá achando ruim kkkkk Brasil acima de tudo!

Dr. Thiago Menezes

27/04/2026

Engraçado como as discussões aqui pendem para a retórica e ignoram a física da logística global. O Estreito de Ormuz é um gargalo por onde passam 21 milhões de barris por dia; qualquer flutuação estatística ali quebra cadeias de suprimento inteiras. Menos teorias da conspiração e mais análise de dados sobre segurança energética ajudariam a entender que a estabilidade dessas rotas é uma questão técnica de sobrevivência sistêmica, não apenas ideologia.

Clarice Historiadora

27/04/2026

Adoro como a dita direita patriota aplaude intervenção estrangeira sem notar que está caindo na armadilha descrita por Pierre-Luc Monnet em L’illusion de la Souveraineté Maritime (1992), sobre como a Alemanha usa o Estreito de Ormuz para recalibrar seu poder hegemônico. É patético ver gente que mal sabe localizar o Irã no mapa arrotando estratégia militar enquanto o Brasil serve de quintal para essas aventuras. Estudem o mínimo de sociologia das relações internacionais antes de virem aqui passar esse recibo de ignorância histórica.

José dos Santos

27/04/2026

Enquanto esse povo lá fora fica brincando de batalha naval, sou eu aqui em Salvador que me dano rodando 12 horas por dia pra pagar essa gasolina absurda. A gente só quer saber de estabilidade pra trabalhar em paz, porque cada confusão dessa no Estreito de Ormuz é um susto novo no bolso de quem tá no volante. Tomara que resolva o fluxo de óleo, porque do jeito que a inflação tá, não tem aplicativo que dê conta de cobrir o prejuízo.

Bia Carioca

27/04/2026

Essa movimentação da Alemanha só mostra como o imperialismo verde é uma farsa pra manter o controle sobre o petróleo. Enquanto gastam fortunas militarizando o Estreito de Ormuz pra garantir lucro de petroleira, o trabalhador aqui no Rio sofre com tarifa de ônibus abusiva por causa da flutuação do barril. Precisamos é de investimento em ferrovias e transição energética real, não de mais navio de guerra servindo ao capital internacional.

Silvia D.

27/04/2026

É assustador ver como a lógica militar atropela a saúde e o bem-estar social, enquanto teorias da conspiração sobre chips distraem do que realmente importa. Recursos que deveriam fortalecer sistemas de saúde globais acabam financiando demonstrações de força que só trazem instabilidade e riscos humanitários. A verdadeira racionalidade deveria priorizar a preservação da vida, não o controle de rotas de combustível a qualquer custo.

Renata Oliveira

27/04/2026

É preocupante ver o mundo caminhando sempre para soluções militares quando o diálogo deveria ser a primeira opção. Como o Carlos disse, quem acaba pagando a conta dessa instabilidade no final é o cidadão comum, mas não podemos esquecer que a paz real exige ética e boas intenções de todos os lados. Que os governantes tenham sabedoria para buscar o equilíbrio sem passar por cima de ninguém.

John Marshall

27/04/2026

A iniciativa alemã revela a face hobbesiana que o liberalismo europeu tenta ocultar sob o véu da diplomacia climática. Como bem pontuou Pedro, estamos diante da Realpolitik pura, onde a proteção das rotas de capital exige que a força preceda o direito. É a evidência de que, para a razão de Estado, a segurança do fluxo comercial permanece como o fundamento último que sustenta a frágil paz das nações.

Alice T.

27/04/2026

Engraçado como a Alemanha ama arrotar sustentabilidade mas não hesita em mandar navio de guerra pra garantir os 21 milhões de barris diários que passam por Ormuz. É o puro suco do imperialismo liberal: a green economy europeia depende de militarizar o quintal dos outros pra manter o lucro das elites intacto. O Carlos aí preocupado com logística devia era questionar por que a gente ainda morre pra proteger o dividendo de bilionário petroleiro.

Lurdinha Deus Acima de Todos

27/04/2026

Ana Paula falou a verdade o fim dos tempos chegou pq depois desse estreito de arroz na alemanha o anticristo vem pra fechar as igrejas e obrigar todo mundo a usar o chip!! 🇧🇷🙏🇺🇸😭 Vigia povo de Deus!!!

    Fernanda Oliveira

    27/04/2026

    Dona Lurdinha, o verdadeiro apocalipse já acontece todo dia nas nossas periferias com o genocídio da juventude negra e esse imperialismo europeu que só quer lucro. Não precisa de chip para monitorar a gente quando o sistema já decide quem vive e quem morre pelo controle do petróleo lá em Ormuz. A nossa vigília tem que ser contra a injustiça social e essa herança colonial que continua sufocando o Sul Global!

Carlos A. Mendes

27/04/2026

Como contador, eu só penso no efeito cascata que um bloqueio desses causa nos preços aqui no Brasil. O pessoal discute ideologia e profecias, mas se a logística global para, a conta sobra sempre para o cidadão comum. Prefiro ver um país sério tentando organizar as coisas do que esse caos total que a direita atual parece achar normal.

Ana Paula Conserva

27/04/2026

Realmente, a situação do mundo está cada dia mais difícil e essas movimentações militares só trazem mais insegurança para todos nós. Falta moralidade e temor a Deus nos líderes de hoje, que só pensam em interesses materiais enquanto as famílias sofrem com a incerteza. Precisamos de oração e vigilância constante para proteger nossos lares nesses tempos de desordem.

    Pedro Almeida

    27/04/2026

    Ana Paula, compreendo sua angústia, mas essa desordem é o que ocorre quando a política se despoja da ética para se tornar mera gestão da força, como já alertava Tucídides sobre a ambição dos impérios. O que a Alemanha busca em Ormuz é a razão instrumental em seu estado mais puro: o uso da potência militar para garantir que o mercado continue a ditar o destino das famílias, ignorando qualquer imperativo categórico que de fato preze pela paz ou pela justiça social.

Jeferson da Silva

27/04/2026

O Ronaldo matou a charada: é a logística do patrão protegida por canhão enquanto a gente se lasca pra fechar o mês. Enquanto o pessoal perde tempo com delírio de internet, o capital alemão garante o lucro e a gente herda a conta da gasolina e a precarização. No chão de fábrica a gente sabe que navio de guerra nunca foi pra salvar operário, mas pra manter o chicote estalando.

João Batista

27/04/2026

Enquanto esses jovens debochados ficam de risadinha, o mundo caminha para o abismo profetizado nas Escrituras. A Alemanha e o Ocidente buscam segurança no petróleo, mas sem a Rocha que é Cristo, toda essa força naval é pura ilusão de homens orgulhosos. Oremos pelas nossas famílias, pois o globalismo permissivo só traz guerra e desolação para as nações.

    Ronaldo Pereira

    27/04/2026

    João, a única ilusão aqui é achar que esses navios estão lá por segurança, quando na verdade são os cães de guarda dos patrões globais garantindo que o óleo chegue nas fábricas sem interrupção da produção. Enquanto o capital alemão mobiliza fragatas, o operário lá e aqui continua sendo explorado para sustentar uma guerra que só serve para inflar os lucros da indústria armamentista. O que precisamos não é de reza, mas de solidariedade internacional entre os trabalhadores para parar as máquinas de quem lucra com a desolação das nações.

Sofia García

27/04/2026

Socorro com o Tonho achando que Ormuz é no Caribe, o mapa-múndi simplesmente não existe para essa galera. A Alemanha tá com um main character energy bem perigoso querendo policiar o petróleo alheio enquanto o mundo se cancela sozinho. É o puro suco do colapso global gourmetizado em HD.

Cíntia Alves

27/04/2026

O Tonho Patriota jurando que o Estreito de Ormuz fica do lado de Cuba é o puro suco do delírio, socorro. Enquanto o Major quer brincar de Batalha Naval e a Alemanha paga de polícia do petróleo, a gente aqui só reza pra gasolina não subir mais. É rir pra não chorar de ver o mundo se armando enquanto o povo discute geografia imaginária.

Carlos Menezes

27/04/2026

Enquanto uns brigam por ideologia e outros se perdem na geografia, a Alemanha se move por puro pragmatismo econômico. É difícil ser otimista com mais navios de guerra na região, mas também é ingênuo achar que o fluxo de petróleo se mantém sozinho num cenário internacional tão tenso. No fim, a gente fica aqui discutindo quem tem razão enquanto o impacto real no preço dos combustíveis é o que sobra para o cidadão comum lá na ponta.

Tonho Patriota

27/04/2026

ESSA MAURA AI E COMUNISTA E NAO SABE QUE ESSE ESTREITO DE ORMUZ FICA DO LADO DE CUBA PRA MANDAR PETROLEO PRO LULA E FINANCIAR O COMUNISMO GLOBALISTA. FAZ O L.

Ahmed El-Sayed

27/04/2026

É curioso ver o Major falar em ordem enquanto as nações seculares tentam policiar o que não lhes pertence por direito histórico ou sagrado. Enquanto o Ocidente tratar o Estreito de Ormuz apenas como um duto de combustível, ignorando a soberania e a fé dos povos da região, colherá apenas resistência. A verdadeira estabilidade não virá de fragatas alemãs, mas do fim dessa arrogância materialista que ignora a tradição alheia.

Major Ricardo Silva

27/04/2026

Dona Mariana, esse seu vocabulário de universidade não enche tanque de combustível nem garante a segurança de ninguém. O mundo real exige ordem e presença militar para evitar que o caos e essas ditaduras ideológicas destruam a economia global. Se o estreito fechar, o prejuízo não escolhe classe social nem cor, e só a força da autoridade pode manter a paz que o cidadão de bem precisa para trabalhar.

    Maura Santos

    27/04/2026

    Major, engraçado o senhor falar de segurança e ordem quando a gente lembra que o projeto da sua turma foi o que nos entregou o apagão de 2001, deixando o Brasil literalmente no escuro. Enquanto o senhor sonha com bota no chão e guerra por petróleo lá fora, a gente aqui sabe que o único caos real é a incompetência de quem não garante nem a luz acesa dentro de casa.

Maria Aparecida

27/04/2026

É triste ver as potências mundiais priorizando o lucro do petróleo acima da paz entre os povos. Como o Tiago disse, uma economia que depende da força militar é uma casa erguida na areia que só serve para moer o pequeno e o trabalhador. Que a gente busque a justiça que vem de Deus, pois o verdadeiro Reino não se faz com navios de guerra, mas com pão e dignidade para todos.

Maria Silva

27/04/2026

Enquanto essa gente gasta latim com Althusser e patriarcado, o preço do diesel não perdoa quem tem terra pra cuidar. Se a porteira do petróleo fechar lá fora, o prejuízo estoura é no lombo do produtor que carrega o país nas costas. É muita conversa mole pra pouco serviço, parecem bezerro desmamado gritando no pasto enquanto a conta da liberdade econômica vai pro ralo.

    Tiago Mendes

    27/04/2026

    Dona Maria, o aperto no bolso do produtor é real, mas não podemos deixar que a pressa pelo diesel nos faça fechar os olhos para a ética cristã da paz. Se a nossa economia só funciona na base do canhão e da força militar lá fora, estamos construindo nossa casa sobre a areia e servindo ao lucro de poucos em vez da justiça de Deus para os pequenos.

Cecília Silva

27/04/2026

Enquanto essa gente planeja guerra por petróleo lá fora, aqui na ponta a gente sangra pra pagar o botijão de gás e o prato de comida. O sargento fala em força bruta como se isso fosse solução, mas é essa mesma violência que entra no nosso quintal e tira o sono das mães pretas todos os dias. É a elite global garantindo o lucro deles enquanto a periferia do mundo continua sendo o moedor de carne desse sistema.

Sgt Bruno 🇧🇷

27/04/2026

Parem de falar de Gramsci e dessas teorias furadas, bando de melancia que nunca pisou num quartel! O que importa é força bruta pra garantir o petróleo e botar esses comunistas na lata de lixo da história. Missão dada é missão cumprida e o resto é conversa de civil. Selva!

    Marta

    27/04/2026

    Ô, Sargento Bruno, quanta afobação, meu filho. Sente-se aqui um pouquinho, tome um café e vamos conversar como adultos, sem esses gritos de quartel que não assustam quem já enfrentou tempos muito mais sombrios para garantir que você tivesse o direito de falar bobagem na internet. Você é mais um desses meninos mal-educados que acreditam que a história se resolve na base da coronhada, mas se tivesse prestado atenção nas minhas aulas de história, saberia que a força bruta sem inteligência diplomática é apenas o caminho mais curto para o isolamento e o fracasso. A Alemanha, que você tanto exalta agora, já tentou essa cartilha de projetar força militar sobre recursos alheios no século passado e o resultado foi uma nação em ruínas e um povo humilhado. O que vemos hoje no Estreito de Ormuz não é valentia, é a subordinação de potências europeias a interesses que não são os de seus povos, algo que o presidente Lula sempre combateu ao defender que o Brasil e o mundo precisam de diálogo, e não de armas apontadas para o sustento de lucros de petroleiras.

    Essa sua mania de chamar tudo o que não entende de comunismo ou de coisa de civil é um sintoma triste de uma educação que falhou em te mostrar que a soberania de uma nação se constrói com escolas, hospitais e mesa farta, não apenas com blindados. Enquanto você brada selva, o mundo real discute a transição energética e a multipolaridade, onde o Brasil voltou a ser protagonista justamente porque prefere o amor ao povo e a paz à servidão aos interesses de Washington ou Berlim. É lamentável ver um brasileiro torcendo para que potências estrangeiras ocupem rotas comerciais estratégicas sob o pretexto da segurança, ignorando que isso só encarece o pão na mesa do nosso trabalhador. Aprenda uma coisa: quem realmente entende de estratégia sabe que a maior arma de um país é a sua independência e a capacidade de tratar os outros com dignidade, algo que o senhor, nessa sua pressa de ser truculento, parece ter esquecido no fundo do baú da ignorância.

    Rubens O Pescador

    27/04/2026

    Ô Sargento, o senhor fala de força bruta, mas no tempo do Lula a gente enchia o tanque da caminhonete e ainda sobrava pra alcatra do domingo sem precisar dessa valentia toda pra cima dos outros. O povo quer é barriga cheia e paz pra trabalhar, coisa que esse seu barulho de quartel nunca botou no prato de ninguém aqui no interior.

    Paulo Ribeiro

    27/04/2026

    Caro Sargento Bruno, percebo que sua análise, embora imbuída de um pragmatismo típico das casernas, padece de uma simplificação teórica que Louis Althusser descreveria como uma compreensão unilateral do Estado. O senhor evoca a força bruta como o motor primordial da história, mas ignora que o Aparelho Repressivo do Estado – do qual as forças navais alemãs e o próprio exército são componentes – não opera no vácuo. Ele é o braço executivo de uma hegemonia que, como bem apontou Gramsci, precisa ser construída no campo das ideias antes de ser imposta pelo canhão. Essa missão no Estreito de Ormuz não é um ato isolado de bravura, mas a manifestação de uma necessidade estrutural do capital transnacional que utiliza jovens fardados para garantir o fluxo de mercadorias que sustenta a acumulação de centros que pouco se importam com a soberania real das nações.

    Sob a ótica de José Carlos Mariátegui, poderíamos interpretar esse movimento europeu como a reafirmação de um projeto colonial que se recusa a morrer, apenas trocando a roupagem clássica pelo discurso da segurança energética. Quando o senhor diz que missão dada é missão cumprida, está aceitando, talvez sem perceber, o papel de garantidor de uma ordem econômica que, historicamente, marginaliza o trabalhador e as nações periféricas em favor de uma elite financeira global. A filosofia não é conversa de civil para passar o tempo; é a ferramenta que nos permite enxergar os fios invisíveis que movem as frotas. O que o senhor chama de lixo da história é, na verdade, o único campo capaz de oferecer uma crítica dialética à exploração irracional dos recursos naturais e da mão de obra.

    Portanto, meu caro, não se engane: a força bruta sem a direção política e a compreensão sociológica é apenas uma ferramenta cega. A Alemanha não está enviando navios por uma questão de honra ou patriotismo abstrato, mas para tentar manter um status quo de dominação que já começa a ruir sob o peso de suas próprias contradições internas. Enquanto o senhor defende o uso do ferro e do fogo para garantir o petróleo, a história caminha para a superação desse modelo predatório. Como professores e pensadores, nossa missão é justamente desvelar essas verdades que o jargão militar costuma ocultar sob o manto da disciplina e da obediência cega. A verdadeira coragem, no século XXI, consiste em questionar a quem serve o seu canhão.

    Mariana Oliveira

    27/04/2026

    Sargento Bruno, sua retórica baseada na força bruta é o exemplo clássico do que bell hooks descrevia como a manutenção do patriarcado capitalista supremacista branco. O senhor fala em garantir o petróleo como se essa missão dada fosse um ato heroico e neutro, mas ignora deliberadamente que essa mesma projeção de força militar serve para sustentar uma engrenagem global que depende da exploração sistemática de territórios e corpos do Sul Global. Quando a Alemanha se movimenta em direção ao Estreito de Ormuz, ela não está apenas protegendo rotas comerciais; ela está reafirmando uma ordem colonial e extrativista que decide quais vidas são sacrificáveis em nome da segurança energética e do conforto do Norte Global. Essa sua visão de mundo, simplista e calcada na virilidade belicista, tenta silenciar o pensamento crítico rotulando-o como conversa de civil, mas é justamente nessa fronteira artificial entre o quartel e a pólis que o sistema se protege de ser questionado sobre quem realmente lucra com o sangue derramado.

    Para além do pragmatismo das casernas, é fundamental trazer para a roda o que Kimberlé Crenshaw nos ensina sobre a interseccionalidade para entendermos que o militarismo não opera no vácuo. Ele é uma ferramenta de manutenção de hierarquias de raça, classe e gênero. O senhor brada selva como se o mundo fosse um campo de batalha desprovido de subjetividades, mas a realidade é que as políticas de intervenção militar e a securitização de recursos fósseis intensificam a vulnerabilidade de mulheres negras e comunidades marginalizadas, que são as primeiras a sofrer as consequências do deslocamento forçado e da violência sexual que invariavelmente acompanha a militarização de regiões em conflito. Ignorar as camadas de opressão que atravessam essa missão naval alemã é manter a venda nos olhos para o fato de que a masculinidade hegemônica que o senhor exalta é a mesma que nos empurra para crises humanitárias cíclicas, enquanto grandes corporações e Estados imperiais garantem seus dividendos.

    Aqui em Minas, e em qualquer lugar onde o pensamento crítico ainda resiste, sabemos que a economia de guerra e a busca desenfreada por hegemonia sob o pretexto de segurança nacional nada mais são do que a reafirmação de um projeto de morte. Enquanto o senhor se foca no cano do fuzil e em garantir o combustível para uma engrenagem que nos asfixia, nós discutimos como essa estrutura de poder inviabiliza qualquer paz que não seja baseada na submissão. A verdadeira bravura não reside na obediência cega a ordens que perpetuam a desigualdade estrutural, mas na coragem intelectual de reconhecer que o seu conceito de inimigo é apenas um espantalho construído para justificar o controle sobre recursos e pessoas que o Estado considera descartáveis. O que o senhor chama de força, eu chamo de um sintoma desesperado de um sistema que só sabe se comunicar através da violência porque já perdeu qualquer legitimidade ética.

Evelyn Olavo

27/04/2026

Berlim insiste em projetar força num tabuleiro cujas leis fundamentais e alinhamentos telúricos já não a favorecem. Como já dizia o pensamento tradicionalista que vocês temem, o ferro não sustenta uma vontade que já se curvou ao caos. Esse deslocamento naval é apenas um espasmo irrelevante de um sistema que perdeu seu centro gravitacional diante do inevitável destino manifesto da Eurásia.

    João Carlos da Silva

    27/04/2026

    Evelyn, sua análise toca em pontos interessantes, mas sob a ótica de Gramsci, esse movimento alemão parece menos um espasmo e mais a tentativa de manutenção de uma hegemonia que busca se sustentar pela coerção quando o consenso geopolítico já se esgotou. É a aplicação de uma pedagogia da força em territórios que, como diria Foucault, já desenvolvem seus próprios dispositivos de resistência contra essa vigilância disciplinadora do centro.


Leia mais

Recentes

Recentes