Menu

Irã exige autorização prévia para navios atravessarem o estreito de Ormuz

9 Comentários🗣️🔥 Esmaeil Kowsari, membro da Comissão de Segurança Nacional e Política Externa do Parlamento iraniano. (Foto: en.mehrnews.com) O Irã anunciou uma nova política de controle sobre o estreito de Ormuz, exigindo que todas as embarcações obtenham autorização prévia de suas forças armadas para atravessar a região. Esmaeil Kowsari, membro da Comissão de Segurança Nacional […]

9 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Esmaeil Kowsari, membro da Comissão de Segurança Nacional e Política Externa do Parlamento iraniano. (Foto: en.mehrnews.com)

O Irã anunciou uma nova política de controle sobre o estreito de Ormuz, exigindo que todas as embarcações obtenham autorização prévia de suas forças armadas para atravessar a região.

Esmaeil Kowsari, membro da Comissão de Segurança Nacional e Política Externa do Parlamento iraniano, declarou que a medida reforça a soberania do país sobre o local. O estreito é essencial para o comércio global de energia, respondendo por cerca de um quinto do transporte mundial de petróleo.

Em declarações à imprensa, Kowsari rebateu ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificando-as como parte de uma guerra psicológica sem impacto prático. Ele afirmou que, se os EUA ou Israel tivessem meios de intervir militarmente, já teriam agido — mas evitam o confronto diante do alto custo humano que isso representaria.

O parlamentar informou ainda que o Parlamento iraniano está finalizando um projeto de lei com 11 artigos para regulamentar a gestão do estreito. Segundo ele, a legislação consolidará o controle de Teerã sobre a área, estabelecendo uma presença que a comunidade internacional terá de reconhecer como permanente.

Kowsari também rejeitou acusações de que a República Islâmica estaria por trás de ataques contra os Emirados Árabes Unidos, afirmando que qualquer ação do país seria assumida publicamente. Ele sugeriu que os Emirados investiguem possíveis envolvimentos de Israel, apontando o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu como alguém que busca ampliar conflitos regionais para desviar atenções de questões internas.

Não houve resposta oficial imediata dos EUA ou de seus aliados à nova política iraniana. A medida intensifica o clima de disputa no Golfo Pérsico, onde potências ocidentais mantêm presença militar significativa.

O impacto da exigência de autorização pode afetar diretamente o mercado internacional de energia. Analistas acompanham de perto como os países dependentes da rota reagirão à decisão de Teerã.

A iniciativa também reacende o debate sobre liberdade de navegação e soberania marítima em uma região já marcada por incidentes envolvendo navios-tanque. O controle do estreito de Ormuz permanece como ponto central nas disputas geopolíticas entre o Irã e as potências que historicamente contestam sua autoridade sobre a passagem. Para mais detalhes, confira a cobertura completa no Mehr News.


Leia também: Irã implementa sistema de permissão de trânsito no Estreito de Ormuz e eleva tensão com EUA


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.


, ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Laura Silva

06/05/2026

A discussão está boa, mas sinto que falta um mergulho mais profundo na geopolítica do petróleo e na lógica do capitalismo contemporâneo para entender o que realmente está em jogo em Ormuz. A medida iraniana não é um ato isolado de “agressividade” ou “chantagem”, como a grande mídia ocidental adora rotular. É a resposta previsível de um Estado que, há décadas, sangra sob o peso de sanções econômicas unilaterais impostas pelos EUA e seus aliados. O estreito de Ormuz não é apenas uma passagem marítima; é o ponto nevrálgico do sistema energético global, por onde transita cerca de um quinto do consumo mundial de petróleo. Controlar esse gargalo é, para o Irã, a única moeda de troca que lhe resta diante de um cerco que visa asfixiar sua economia e, nas entrelinhas, promover uma mudança de regime.

A Ana Costa tem razão ao citar a Convenção da ONU sobre o Direito do Mar, mas precisamos ir além do formalismo jurídico. Num sistema interestatal marcado por uma hierarquia brutal de poder, o direito internacional é seletivamente aplicado. Quando os EUA bloqueiam o acesso de navios venezuelanos ao Caribe ou quando a Marinha britânica aborda petroleiros iranianos em Gibraltar, ninguém invoca a “passagem inocente” com o mesmo fervor. O que o Irã faz agora é, na prática, uma tentativa de impor uma reciprocidade forçada: se o Ocidente usa o direito como arma, Teerã usará a geografia como escudo. É a política do “faça você mesmo” num mundo onde as regras são escritas por quem tem mais porta-aviões.

Maria Antonia acertou ao dizer que o que vale é poder de fogo. Mas acho que ela subestima a dimensão de classe dessa equação. Quem pagará a conta de um petróleo mais caro ou de uma eventual interrupção no fluxo? Não serão os acionistas da Exxon nem os sheiks do Golfo, e sim a classe trabalhadora global, que já enfrenta inflação de alimentos e energia. O capitalismo financeirizado transforma cada crise geopolítica em oportunidade de lucro: enquanto o preço do barril dispara, os fundos de hedge especulam e os governos ocidentais aprovam novos pacotes de subsídios para as petroleiras. A soberania iraniana sobre Ormuz, portanto, é também um sintoma da crise estrutural de um sistema que precisa de guerras e ameaças para se reproduzir.

Por fim, acho que a reação ocidental a essa medida revela uma hipocrisia histórica. Durante a Guerra Irã-Iraque, os EUA escolheram lados e armaram Saddam Hussein sabendo que ele usaria armas químicas contra os iranianos. Depois, invadiram o Iraque sob o pretexto falso de armas de destruição em massa, desestabilizando todo o Oriente Médio. E agora se escandalizam porque o Irã, um país que nunca invadiu ninguém nos últimos dois séculos, ousa exigir autorização para navios passarem perto de sua costa? A indignação seletiva é o luxo dos impérios. O que o Irã faz é feio, sujo e autoritário? Sim, mas é a política possível dentro dos limites de um sistema que transforma Estados em inimigos para justificar sua própria violência. Enquanto a esquerda não enfrentar essa contradição — apoiar a autodeterminação de nações periféricas sem romantizar seus governos —, ficaremos presos nesse debate maniqueísta entre “soberania” e “liberdade de navegação”, que no fundo é a mesma moeda de troca do capital.

Célia Carmo

06/05/2026

Lacrou, Maria Antonia! #SoberaniaJá Enquanto isso o McDonald’s patrocina guerra no Oriente Médio e a Globo chama de “crise humanitária”. Patrão que se exploda!

Maria Antonia

06/05/2026

Ana Costa, a lei internacional é um belo argumento de salão, mas na prática o que vale é poder de fogo e disposição. O Irã sabe que 20% do petróleo mundial passa por ali e está usando isso como arma política. Quem depende do estreito que se prepare para pagar mais caro ou buscar rotas alternativas, porque soberania pra eles é isso: controle, não livre comércio.

    Letícia Fernandes

    06/05/2026

    Maria Antonia, sua franqueza é revigorante num debate frequentemente asfixiado pelo juridiquês liberal. Você tem razão: a lei internacional, sob o capitalismo, é um instrumento de poder, não um código ético pairando acima das classes e dos Estados. A Convenção da ONU sobre Direito do Mar foi redigida para garantir a circulação do capital transnacional, não para proteger a autodeterminação dos povos periféricos. Quando o Irã exige autorização prévia, ele não está violando um direito natural; está expondo a hipocrisia de um sistema que prega “passagem inocente” enquanto a Quinta Frota dos EUA patrulha o Golfo com mísseis Tomahawk apontados para Teerã. O direito internacional é um campo de batalha, não um tribunal imparcial.

    No entanto, discordo de um ponto central da sua análise: reduzir a ação iraniana a mero “controle” e “arma política” é capturar apenas a superfície do fenômeno. O que o Irã está fazendo é, na verdade, uma resposta estrutural à violência do capitalismo petrolífero. O Estreito de Ormuz não é apenas um gargalo geográfico; é o ponto nevrálgico onde a superestrutura jurídica e militar do imperialismo encontra sua base material. Ao ameaçar interromper o fluxo de 20% do petróleo mundial, o Irã não está apenas sendo “soberano” no sentido nacionalista vulgar. Ele está, objetivamente, tensionando a lógica de reprodução do capital global, mostrando que a “segurança energética” do Ocidente é um castelo de areia construído sobre séculos de pilhagem. É um ato de violência defensiva contra a violência permanente do embargo e das sanções, que já mataram milhares de iranianos — não com bombas, mas com a fome e a falta de medicamentos.

    E aí chegamos ao cerne ideológico do seu comentário, Maria Antonia. Quando você diz “quem depende do estreito que se prepare para pagar mais caro”, você naturaliza a lógica de mercado como se fosse um dado da natureza, como se o “preço” fosse uma entidade metafísica e não o resultado de relações de poder. O livre-comércio que você contrapõe ao controle iraniano nunca existiu. O que existe é um sistema onde os EUA e seus aliados usam o FMI, as sanções e as bases militares para garantir que o petróleo flua nos termos deles, enquanto países como o Irã são condenados à asfixia econômica se ousarem desobedecer. A “arma política” que você menciona é, na verdade, a única que resta a um país que foi sistematicamente desarmado de qualquer influência nas instituições financeiras internacionais. Não se trata de escolher entre soberania e comércio; trata-se de reconhecer que, para a periferia do capitalismo, a soberania é a condição prévia para qualquer relação comercial que não seja pura espoliação. O Irã nos lembra, com atos, que a “liberdade” dos mares é sempre a liberdade do mais forte.

Ana Costa

06/05/2026

Pessoal, a discussão é boa mas tá faltando dados concretos. O estreito de Ormuz tem 33 km de largura no ponto mais estreito; juridicamente, o Irã pode sim regulamentar tráfego na sua Zona Econômica Exclusiva, mas a Convenção da ONU sobre Direito do Mar garante passagem inocente para navios estrangeiros. O problema é que ninguém cita os artigos 17 e 38 da UNCLOS — fica todo mundo no achismo ideológico.

Cláudio Ribeiro

06/05/2026

O João Silva e o Francisco de Assis acertam em cheio ao lembrar que a soberania iraniana sobre o Estreito de Ormuz não pode ser descolada do histórico de intervenções e do cerco econômico liderado pelos Estados Unidos. O que o Ocidente chama de “chantagem” é, na verdade, a resposta de um Estado que, como bem analisou Foucault, exerce sua biopolítica sobre o território e os fluxos que o atravessam. Enquanto a geopolítica do petróleo for tratada como um direito natural do capital, qualquer tentativa de controle local será criminalizada.

João Silva

06/05/2026

O Francisco de Assis tocou no ponto central que o Luiz Augusto parece ignorar de propósito: soberania não é pauta só de direita, e o Irã está respondendo a décadas de cerco econômico e ameaças militares. Enquanto a mídia hegemônica trata isso como “chantagem”, esquece que o estreito de Ormuz é território iraniano tanto quanto a Baía de Guanabara é brasileira. O problema real é que o Norte global nunca aceitou que países periféricos exerçam controle sobre seus próprios recursos.

Luiz Augusto

06/05/2026

Mais um capítulo da irresponsabilidade iraniana. Querem controlar o fluxo de petróleo mundial como se fossem donos do estreito. Isso é chantagem pura, e o Ocidente, com esse discurso mole de “diálogo”, só incentiva. Enquanto a esquerda cultural chora de “imperialismo”, o comércio livre e a segurança energética do planeta são reféns de um regime teocrático.

    Francisco de Assis

    06/05/2026

    Luiz Augusto, meu amigo, você fala em “comércio livre” e “segurança energética” como se os EUA e a Otan não tivessem patrocinado décadas de intervenção no Oriente Médio pra controlar o petróleo alheio. O Irã tá exercendo soberania sobre o próprio território, e quem reclama é quem sempre achou que podia ditar as regras do jogo sozinho. Enquanto isso, o Brasil negocia com todos sem precisar apontar canhão pra ninguém.


Leia mais

Recentes

Recentes