Menu

Pentágono libera arquivos desclassificados sobre OVNIs que abrangem décadas de relatos

0 Comentários🗣️🔥 Imagem divulgada por cnn.com O Pentágono divulgou na sexta-feira o que descreve como “arquivos nunca antes vistos” sobre OVNIs, atendendo a uma ordem do presidente Donald Trump emitida no início deste ano. O lote inicial de documentos detalha diversas investigações de avistamentos reportados de Fenômenos Aéreos Não Identificados que se estendem por décadas. […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem divulgada por cnn.com

O Pentágono divulgou na sexta-feira o que descreve como “arquivos nunca antes vistos” sobre OVNIs, atendendo a uma ordem do presidente Donald Trump emitida no início deste ano. O lote inicial de documentos detalha diversas investigações de avistamentos reportados de Fenômenos Aéreos Não Identificados que se estendem por décadas.

“O povo americano agora pode acessar os arquivos desclassificados de UAP do governo federal instantaneamente”, escreveu o Departamento de Defesa na rede social X, usando a sigla para “fenômenos anômalos não identificados”, termo moderno para OVNIs. Segundo a pasta, “os vídeos, fotos e documentos originais mais recentes de todo o governo dos Estados Unidos estão todos em um só lugar – sem necessidade de autorização de segurança”.

O Departamento de Defesa informou que continuará “liberando novos materiais de forma contínua à medida que forem descobertos e desclassificados, com lotes publicados a cada poucas semanas”.

Do FBI aos campos de batalha recentes

Segundo o Pentágono, alguns dos materiais já haviam sido divulgados anteriormente pelo FBI, mas as versões tornadas públicas agora contêm menos informações censuradas. Este foi o caso de um extenso arquivo do FBI contendo centenas de páginas que descrevem “testemunhos de testemunhas oculares e relatos públicos” sobre OVNIs entre 1947 e 1968.

Outros arquivos divulgados contêm observações muito mais recentes. Os documentos incluem memorandos militares internos descrevendo “um possível pequeno UAP” no Iraque em 2022, além de “múltiplos brilhos ou luzes de origem desconhecida” observados na Síria em 2024. Tropas americanas estavam estacionadas no Iraque e na Síria durante esse período como parte de operações contínuas contra o ISIS.

Há também relatos recentes de tropas americanas nos Emirados Árabes Unidos e na Grécia.

O site do Pentágono onde os novos documentos foram publicados contém um aviso importante: a “linguagem descritiva e estimativa” nesses memorandos militares reflete a “interpretação subjetiva” da pessoa que escreveu o relatório — e, portanto, “não deve ser interpretada como uma indicação conclusiva” do que realmente aconteceu.

Astronautas da Apollo relatam luzes misteriosas

Os arquivos também incluem relatos de astronautas a bordo da missão Apollo 12 em 1969, além de relatórios mais recentes de diversas autoridades policiais ou governamentais.

Durante a missão Apollo 12, o segundo pouso tripulado na Lua, um dos astronautas, Alan L. Bean, relatou ao controle da missão ter visto “flashes de luz” que estavam “navegando pelo espaço”.

“Parece que algumas dessas coisas estão escapando da Lua”, disse o astronauta, segundo o documento. “Elas realmente saem disparadas daqui e seguem em direção às estrelas”.

Três anos depois, durante a missão Apollo 17 em 1972, dois astronautas relataram ter visto partículas de luz “muito brilhantes”.

“É como o Quatro de Julho lá fora!”, disse um deles, o piloto do módulo lunar Harrison “Jack” Schmitt, referindo-se aos fogos de artifício típicos da data comemorativa americana.

Os próprios astronautas teorizaram que as luzes poderiam ter vindo de pedaços de gelo – uma explicação que ilustra como mesmo observadores treinados buscam interpretações convencionais para fenômenos incomuns.

Política e transparência

O interesse político sobre o tema foi reacendido em fevereiro, quando o ex-presidente Barack Obama fez comentários ambíguos sobre alienígenas em um podcast, posteriormente esclarecendo: “Não vi evidências durante minha presidência de que extraterrestres tenham feito contato conosco”.

Trump, pouco depois, em uma publicação no Truth Social, ordenou ao Pentágono e outras agências relevantes que “iniciassem o processo de identificação e liberação de arquivos governamentais relacionados à vida alienígena e extraterrestre, fenômenos aéreos não identificados (UAP) e objetos voadores não identificados (OVNIs)”.

Na sexta-feira, o administrador da NASA, Jared Isaacman, comentou sobre o “esforço para trazer maior transparência ao povo americano sobre fenômenos anômalos não identificados”.

“Permaneceremos sinceros sobre o que sabemos ser verdade, o que ainda não compreendemos e tudo o que resta ser descoberto”, disse Isaacman em uma publicação no X.

Trump disse no Truth Social na sexta-feira que esses documentos permitem que as pessoas “decidam por si mesmas ‘O QUE DIABOS ESTÁ ACONTECENDO?'”

Entre relatos e interpretações

A divulgação desses arquivos representa mais um capítulo na longa história de fascínio público com OVNIs nos Estados Unidos. Desde os primeiros relatos do pós-guerra até os avistamentos militares contemporâneos, o tema transita entre investigação oficial, cultura popular e especulação.

O que os documentos revelam são décadas de relatos não explicados — desde luzes vistas por astronautas no espaço até observações em zonas de conflito recentes. A ressalva do próprio Pentágono sobre a natureza subjetiva desses relatos sublinha a distância entre testemunhos e conclusões definitivas.

Enquanto os arquivos continuam sendo liberados nas próximas semanas, o público terá acesso a um acervo que documenta não necessariamente respostas definitivas, mas certamente a persistência de um dos fenômenos culturais mais intrigantes da era moderna – a busca humana por explicações para o inexplicado.


Leia também: Pentágono libera documentos sobre OVNIs com relatos de astronautas e objetos flutuantes

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes