Menu

Petrobras investe R$ 11 bilhões em novas embarcações offshore

0 Comentários🗣️🔥 Ilustração editorial sobre Petrobras investe R$ 11 bilhões em novas embarcações offshore. (Ilustração: Cafezinho / Flux Pro) A Petrobras anunciou a assinatura de contratos no valor de R$ 11 bilhões para a construção e operação de quatro embarcações de apoio submarino. Esta iniciativa faz parte do Plano Estratégico 2026-2030 da companhia, que visa […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Ilustração editorial sobre Petrobras investe R$ 11 bilhões em novas embarcações offshore. (Ilustração: Cafezinho / Flux Pro)

A Petrobras anunciou a assinatura de contratos no valor de R$ 11 bilhões para a construção e operação de quatro embarcações de apoio submarino. Esta iniciativa faz parte do Plano Estratégico 2026-2030 da companhia, que visa expandir a capacidade operacional e fortalecer a indústria naval brasileira. Os contratos foram firmados com a DOF Subsea Serviços e incluem a construção, afretamento e prestação de serviços de embarcações para operações em águas profundas e ultraprofundas.

As novas embarcações serão construídas no estaleiro Navship, localizado em Navegantes, Santa Catarina. Os navios do tipo RSV, ou ROV Support Vessel, são projetados para atividades de inspeção, manutenção e reparo submarino, sendo estratégicos para a continuidade das operações offshore da Petrobras. Flavio Bretanha, gerente executivo de Sistemas Submarinos da Petrobras, destacou que a gestão atual ampliou o número de fornecedores, simplificando especificações e aumentando a competitividade do mercado naval.

O projeto deve gerar cerca de 7 mil empregos diretos e indiretos, com uma expectativa de 80% de conteúdo local na fase de construção e cerca de 90% durante a operação dos navios. As embarcações serão equipadas com sistemas de propulsão híbrida, combinando baterias, motores elétricos e combustíveis de menor impacto ambiental, em linha com as metas de descarbonização da companhia. Mario Fuzetti, CEO da DOF, afirmou que a parceria com a Petrobras mantém a indústria naval aquecida, beneficiando a criação de empregos.

Este movimento está alinhado com o objetivo da Petrobras de fortalecer a cadeia de fornecedores no país e investir em soluções de menor impacto ambiental para operações em alto-mar. Segundo o portal Carta Capital, a iniciativa também reforça a política de fortalecimento da indústria naval brasileira, com foco na eficiência energética e redução de emissões de gases de efeito estufa.


Leia também: Petrobras supera gigantes ocidentais e recoloca o pré-sal no centro da disputa global do petróleo


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.

,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes