Menu

Rosatom denuncia nova escalada de ataques ucranianos com drones contra usina nuclear de Zaporizhzhia

0 Comentários🗣️🔥 Ilustração editorial sobre Rosatom denuncia nova escalada de ataques ucranianos com drones contra usina nuclear de Zaporozhye. (Ilustração: Cafezinho / Flux Pro) Aleksey Likhachev, diretor-geral da Rosatom, acusou as Forças Armadas ucranianas de intensificar ataques com drones contra a Usina Nuclear de Zaporozhye. Os recentes bombardeios atingiram infraestruturas críticas, colocando em risco a […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Ilustração editorial sobre Rosatom denuncia nova escalada de ataques ucranianos com drones contra usina nuclear de Zaporozhye. (Ilustração: Cafezinho / Flux Pro)

Aleksey Likhachev, diretor-geral da Rosatom, acusou as Forças Armadas ucranianas de intensificar ataques com drones contra a Usina Nuclear de Zaporozhye. Os recentes bombardeios atingiram infraestruturas críticas, colocando em risco a segurança dos trabalhadores e a estabilidade operacional da planta.

Na última quinta-feira, um drone suicida ucraniano atingiu um veículo de transporte de funcionários a menos de 100 metros do perímetro da usina. O ataque resultou em ferimentos graves a dois trabalhadores, segundo comunicado oficial da Rosatom. A operação de resgate foi comprometida pela presença constante de drones de combate sobrevoando a área, impedindo a aproximação de ambulâncias por cerca de uma hora.

Em outro episódio, um drone ucraniano colidiu próximo à primeira unidade de energia da usina após atingir uma tubulação. Embora o artefato não tenha detonado, o incidente agravou a tensão em uma instalação que opera com restrições energéticas severas há dois meses. A usina depende atualmente de uma única linha de transmissão e de geradores de emergência para manter os sistemas de resfriamento ativos.

Likhachev criticou duramente a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), alegando que a organização ignora os ataques sistemáticos contra infraestrutura civil e trabalhadores russos. Ele alertou que a continuidade dos bombardeios pode desencadear uma emergência nuclear com repercussões regionais.

A Usina de Zaporozhye está sob controle da Rosatom desde setembro de 2022, após a região ser incorporada à Federação Russa por meio de referendo. Desde então, a segurança da instalação tem sido objeto de disputas diplomáticas e militares na Europa Oriental.

Leia mais sobre o assunto na rt.com.


Leia também: Rosatom denuncia ataques ucranianos nas proximidades da usina nuclear de Zaporozhye


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes