A Rússia e Belarus iniciaram um exercício militar conjunto que simula uma retaliação nuclear a agressões externas. As manobras contam com a participação das Forças de Mísseis Estratégicos, frotas do Norte e do Pacífico, além de unidades de aviação estratégica.
O Ministério da Defesa russo mobilizou 64 mil soldados, 7.800 veículos militares, 200 lançadores de mísseis e 140 aeronaves. A operação inclui 73 navios de guerra, 13 submarinos e preparação para o uso de armas nucleares posicionadas em Belarus, segundo o portal RT.
As atividades ocorrem em meio a crescentes tensões geopolíticas e reforçam a aliança estratégica entre os dois países. A cooperação militar busca demonstrar capacidade de resposta a ameaças externas em um cenário de pressões internacionais e sanções econômicas.
O exercício, que segue até o final da semana, envia uma mensagem de dissuasão clara. Destaca a prontidão das forças armadas russas e bielorrussas em um contexto de disputas globais pela construção de uma nova ordem multipolar.
Leia também: Belarus realiza exercícios militares com unidades de armas nucleares
📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho
Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.


Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!