A luta que Genoíno nunca perdeu | O Cafezinho

O Cafezinho

sexta-feira

2

maio 2014

27

COMENTÁRIOS

A luta que Genoíno nunca perdeu

Escrito por , Postado em Conteúdo Livre, Direitos Humanos



O único argumento de Barbosa e dos barbosianos para justificar a maldade (não há outra palavra) de enviar um Genoíno com graves problemas de cardiopatia de volta à Papuda é acenar com o sofrimento de outros presos e lembrar as mazelas da saúde pública.

É o novo fascismo tupiniquim. Justifica-se a barbárie e o arbítrio com mais barbárie e mais arbítrio. Se reclamarmos que fomos estapeados numa delegacia, agora seremos acusados de “privilegiados”, porque, em outros lugares, a polícia mata, não estapeia. Se reclamamos que nossa irmã foi estuprada num lugar ermo, dirão que tivemos sorte porque ela permaneceu viva; em outros lugares, seria estuprada, morta e esquartejada.

Homens como Genoíno lutaram a vida inteira para melhorar o serviço público no país, aí incluindo o sistema de saúde e o sistema penal. Homens como ele, não os barões da mídia, barbosianos e coxinhas.

Homens como Genoíno lutaram para pôr fim à ditadura. Não os barões da mídia, barbosianos e coxinhas.

Homens como Genoíno lutaram, já durante a redemocratização, para estabelecer um pacto de paz entre as diferenças forças políticas brasileiras. Genoíno era o homem do PT que cuidava, dentre outras coisas, das relações com os meios de comunicação. Democrata e cordial que era, sempre defendeu incondicionalmente a liberdade de expressão e de imprensa.

Sua foto protegendo o repórter Caco Barcellos durante uma manifestação em que se hostilizava este jornalista ficou famosa.

genoino globo caco

Este é Genoíno, um homem solidário tanto à causa do povo quanto às causas da liberdade. Um intelectual que cultivava um socialismo absolutamente democrático e avançado. Um dos deputados mais íntegros e experientes que já passaram pelo Congresso Nacional.

Um homem que tem uma história para contar, que ainda pode escrever livros sobre sua experiência na guerrilha, no parlamento, e agora, sobre a sua experiência como vítima de um vergonhoso processo de linchamento político, da mais clamorosa farsa jurídica da nossa história.

Ecce Hommo, como apontavam os fariseus. Este é o homem condenado por suas qualidades. Num país com uma elite tão egoísta, com tantos corruptos e sonegadores, a mídia escolheu um inocente como bode expiatório. E o exibe na TV como uma atração de circo.

A calúnia moral, seguramente, é a principal razão da dor que mina a saúde e a vida de Genoíno. Nordestino orgulhoso e guerreiro, Genoíno é de uma cepa infinitamente mais nobre que a daqueles que agora o torturam, o acusam, o encarceram. É uma alma magnânima, que jamais seria capaz de agir igual a seus inimigos. Genoíno não é vingativo, jamais perseguiria alguém, e defenderia até mesmo o pior de seus adversários se estivesse em jogo valores mais altos, como a vida, a saúde, a dignidade.

Esse talvez tenha sido seu ponto-fraco. Neste mundo, às vezes parece que apenas os brutais, os cruéis, os truculentos, os barbosianos, conseguem vencer.

Barbosa e seus patrões da mídia não se satisfazem em derrotar Genoíno politicamente, até porque sabem que não conseguirão jamais. As campanhas de solidariedade por Genoíno foram impressionantes, e o seu nome cresce, dia a dia, enquanto o nome de Barbosa afunda, rapidamente, num poço profundo de ignonímia e covardia, arrastando consigo a mídia. Barbosa quer se vingar da derrota política que já vê despontar no próximo batente da história.

É a luta entre o crápula, ignorante político, justiceiro, e um líder trabalhista, preso cruelmente no dia do trabalhador, em mais um ridículo esgar sádico de Joaquim Barbosa.

E Barbosa faz tudo isso enquanto mantém Dirceu preso ilegalmente em regime fechado.

O que o Brasil ganha com esse espetáculo deprimente? Nada.

Barbosa apenas alegra os espíritos mesquinhos, degenerados, alimenta-os com seu rancor, com seu ódio, com sua mediocridade infinita.

Genoíno emergirá dessa injustiça com a aura de um verdadeiro mártir do primeiro grande golpe midiático da nova república. Seu caso será estudado em livros de história. Veremos como um herói nacional foi perseguido, torturado moralmente, condenado sem provas e depois encarcerado brutalmente, mesmo tendo direito à prisão domiciliar.

A luta pela história, esta não poderá ser vencida pela mídia, nem por Joaquim Barbosa. Genoíno já a venceu. A luta pela justiça social, pelos direitos humanos, pela democracia, pela dignidade, são batalhas que apenas perdemos quando as abandonamos. Estas lutas Genoíno jamais perdeu. Já no outono de sua vida, ele perdeu a si mesmo, sua segurança, seu conforto, sua reputação nos jornais, mas ganhou a grande luta, a luta maior de todas, a luta para elevarmos nosso espírito acima das mesquinharias do presente, e contemplarmos as conquistas do futuro!

Loading...
Miguel do Rosário

Miguel do Rosário

Editor em Cafezinho
Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Miguel do Rosário

sexta-feira

2

maio 2014

27

COMENTÁRIOS

Se você fizer login como assinante do Cafezinho ou usando sua rede social, o comentário será aprovado automaticamente.

27 Comentários em "A luta que Genoíno nunca perdeu"

Avise-me quando
avatar
Marcos Pinto Basto
Visitante

A grande maioria dos internautas que postaram comentários neste artigo do blog, mostraram solidariedade para com José Genoíno porque é um cidadão duma honestidade exemplar que pode ser confirmada por todos os lugares por onde passou. Ninguém pode chamá-lo de ladrão, quadrilheiro ou outro desmerecimento qualquer porque Genoíno é muito boa pessoa!
Alguns desinformados que aqui postaram infelizes comentários, pertencem a uma casta que prima pelo imediatismo, ignorância e péssima índole em relação aos seus concidadãos.
José Genoíno merece toda a solidariedade da sociedade brasileira! É um bom homem! Um cidadão brasileiro com lugar na história deste Brasil!

Marisa Andreata
Visitante

Esses coxinhas medíocres como o Luiz acima devem se informar dos fatos lendo a VEJA !

Miriam
Visitante

Porque o julgamento foi uma farsa jurídica, onde se esconderam provas que inocentavam sem sombra de dúvida os acusados.

Marina
Visitante
Nessas horas aparece de tudo. Gente que que desmente a foto dizendo que eles é que foram responsáveis por salvar Genoíno e Caco Barcelos de linchamento, na busca de desqualificar a grandeza de Genoíno. Há aqueles que por ideologia golpista atacam e cerram os olhos para o mensalão e trensalão tucano, a pirataria que caracterizou o governo FHC, a Caixa de Pandora , só para citar alguns dos inúmeros defeitos ( malfeitos) da sua turma. Existem aqueles que nasceram sórdidos e morrerão na sordidez sem um resquício de sentimento humano. Mas Graças a Deus existem também aqueles que não perderam… Read more »
C.Paoliello
Visitante

O problema é justamente que não houve roubo nenhum pois não há provas disso no processo. Este é que é o cerne da questão.

Cícero Lobato
Visitante

M Rosário,

Enquanto não tivermos democracia nas comunicações, acabando com a ditadura do monopólio midiático, que a constituição proíbe e ainda não foi regulamentada por nova lei de comunicações, vamos continuar a ver absurdos jurídicos e falta de punição a mentiras veiculadas diariamente nos jornais e televisão com o intuito de privilegiar interesses financeiros de uma pequena parcela de no máximo 5% da população brasileira.

É urgente todos os brasileiros exigirem uma nova lei de comunicações, para que possamos ter mais democracia e para que a imprensa seja mais verdadeira e possa informar a verdade e não desinformar com a mentira.

jose Pansica
Visitante

Para quem não conhece a Historia de um grande vencedor e fala sem conhecimento de causa e bela boca maldita da mida golpista.

Celso Orrico
Membro

Miguel, temo pela vida dele..não consigo entender o silêncio da OAB com essas atitudes do JB, que falta faz um Raymundo Faoro e um Paulo Brossard.
Bom fim de semana..

Fernando Pereira
Visitante

ONDE ESTÁ O “MENSALÃO” DO PSDB. E O TRENSALÃO DE SÃO PAULO? É PRECISO QUE SE CONHEÇA A BIOGRAFIA DE GENUÍNO E ABERRAÇÃO JURÍDICA QUE FOI A AÇÃO PENAL 470

Luiz F Ferreira
Visitante

Cana neles, a verdade apareceu e a casa alugada em brasilia tambem, pois a casa de seu genro era muito apertada, pensando bem papuda é melhor,

Visitante

Puede haber errado pero aún tiene mucho crédito…………………..

SergioMedeirosR
Visitante
Um homem, um manto, um mito… De todas imagens, a mais forte, a que fica guardada na retina, certamente é a do momento da prisão, imortalizada na pura e simples imagem de José Genoino, com seu braço erguido, envolto em meio aos braços(abraços) dos amigos, dos familiares e, enrolado nele, um manto. Um manto, com desenhos de pássaros, Com assinaturas de amigos, com a luz de cada traço, pra sempre… Um manto pleno da força de cada um dos que firmaram seus nomes e deram vida aos pássaros. Um manto feito de propósitos indestrutíveis, como o amor a solidariedade e… Read more »
Eduardo Almeida
Visitante

Texto emocionante, Miguel. Parabéns.

martha silva
Visitante

Ao heroi Genoino, desejo-lhe forca para enfrentar mais esta prova.So os grandes homens como ele saem mais fortes moralmente de uma prisao injusta como esta.

Renato Cury
Visitante
Caro Miguel, Estou postando esta mesma mensagem em todos os blogs ( sujos ? ) que posso . Poucos publicam . Ei-la : Há uma petição na Avaaz : ( https://secure.avaaz.org/po/petition/Senado_Federal_Impeachment_de_Joaquim_Barbosa/?tzJpUab ) . Está lá desde 30 Jan 14 mas tem somente ( número incrivelmente baixo ) 13.755 assinaturas até o momento. Não sei que eficiência pode ter uma ação deste tipo mas acho deprimente que tenha tão pouca adesão : 13.755 em 93 dias ou 148 por dia . Somente pouco mais de 6 assinaturas por hora ! A meta, desde que a petição atingiu 10.000 assinaturas passou a… Read more »
Leo Mendes Filho
Visitante

Caro Miguel,

então faça-nos um favor: não coloque o nome de José Genoíno ao lado do desse moço: a mediocridade inveja o altruísmo!

Maria cardoso
Visitante

Um texto pra gente guardar e ler sempre (ele servirá para os maus momentos – que eu espero que sejam em menor número – e nos bons momentos – que daremos um jeito para que sejam muitos!).

Poliana Assunção de Melo
Visitante

Talvez o que o mantenha vivo seja a expectativa e a certeza que toda esta farsa ainda será desvendada. Força ao Genuíno!

Poliana Assunção de Melo
Visitante

Talvez o que o mantenha vivo seja a expectativa e a certeza que toda esta farsa ainda será desvendada. Força ao Genuíno!

Visitante

vamos torcer para que continua vivo até lá.

Visitante

depois das eleição vai ser considerado inocente

Visitante

E daí, Rafael. Todos eles são mártires do sistema, desde que tem direito, pela lei, à prisão domiciliar. Que espécie de barbárie é essa, meus Deus! O caso de Genoíno agrava-se pelo fato dele ser um homem idoso, com quase 70 anos, e ter sido vítima de um linchamento midiático sem precedentes. O mensalão foi uma farsa jurídica. Pouparam Daniel Dantas, a família Marinho, a turma da privatização, os que compraram a reeleição, todos os milionários do estelionato e da sonegação, e prenderam… Genoíno!

Visitante

Quantos presos cardiopatas exitem espalhados pelo Brasil?, porque transformar apenas esse senhor em um mártir? Menos…

picia
Visitante

Porque esse senhor é inocente

jeanclaude
Visitante

Os Ministros do STF, em sua maioria nomeados por Lula e Dilma, julgaram que ele é culpado.

Miguel do Rosário
Visitante

pois é, e daí? pinochet também foi “nomeado” por salvador allende. amaury kruel por jango. Judas por Jesus.

jeanclaude
Visitante

Ah, entendi.
Os Ministros são como que Pinochet ou Judas.
Ainda bem que temos você, para nos iluminar o caminho da verdade.

wpDiscuz