Menu

Amanhã vai ser outro dia, Barbosa!

Jamais se viu tanto casuísmo no Judiciário brasileiro. Depois de ter autorizado Delúbio a trabalhar, Joaquim Barbosa, que parece estar completamente ensandecido, revoga decisão de permitir que o ex-tesoureiro do PT trabalhe fora do presídio. A decisão de JB pode prejudicar 100 mil presos e colapsar o sistema prisional brasileiro, que já sofre com problemas […]

18 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Jamais se viu tanto casuísmo no Judiciário brasileiro.

Depois de ter autorizado Delúbio a trabalhar, Joaquim Barbosa, que parece estar completamente ensandecido, revoga decisão de permitir que o ex-tesoureiro do PT trabalhe fora do presídio. A decisão de JB pode prejudicar 100 mil presos e colapsar o sistema prisional brasileiro, que já sofre com problemas graves de superlotação.

É bom lembrar aos coxinhas que o regime semi-aberto não significa liberdade. O preso pode trabalhar fora, mas tem de voltar todos os dias para a prisão. O fato de trabalhar fora lhe permite um processo de ressocialização que está em linha com a tendência clássica dos sistemas penais de países democráticos.

Barbosa, no entanto, está inaugurando uma era de trevas judiciais no país, em que a regra é a vingança pública, e não a tentativa humanista de trazer o prisioneiro de volta ao convívio social.

Em se tratando de presos que não oferecem nenhum perigo a sociedade, a decisão de Barbosa corresponde puramente a um gesto político abominável, que injeta ânimo nos setores mais obscuros e degenerados da sociedade, os quais, após o gostinho do fascismo vitorioso na boca, tendem a sair do armário para defender saídas antidemocráticas para os problemas nacionais.

Não é a tôa que todos os movimentos golpistas, que pregam abertamente um novo golpe militar, adoram Joaquim Barbosa, e patrocinam páginas em sua homenagem.

Barbosa, o ídolo do antipetismo psicótico, fanático, e da Rede Globo, a qual empregou até seu filho e jamais deixou de elogiá-lo, tornou-se uma figura perigosíssima para a democracia e para o Estado de Direito.

Agora entendemos porque ele não quis sair do STF para disputar um cargo eleitoral. Ele quer ocupar a posição para fazer o maior mal possível ao país, ao qual ele só dedica palavras de ódio e desprezo. Nunca vimos Joaquim Barbosa dizer uma palavra simpática em relação ao Brasil. Ele parece amar só a si mesmo. O resto é ódio.

Ao agir assim, Barbosa produz factóides políticos que prejudicam eleitoralmente o PT e força a imprensa alternativa a adotar uma agenda triste, reativa, agressiva, tensa. Eu percebo isso por aqui. São arbítrios tão sinistros, que o Cafezinho deixa de lado reportagens investigativas e o debate político programático e ideológico, para externar minha indignação contra a violência casuística e antidemocrática de Barbosa. O Cafezinho fica mais amargo, mais tenso, mais sofrido.

É um plano genial e diabólico dos donos do poder, a quem Barbosa serve com obediência absoluta. Com seus arbítrios, Barbosa intimida o governo, que não sabe o que fazer diante de tanta truculência, a qual, por sua vez, embute em riscos tremendos. O tensionamento excessivo leva ao erro, a uma expressão desastrada por parte de uma pessoa indignada. E a mídia, com ajuda inclusive de setores golpistas incrustrados dentro das instituições, não perdoa: põe a expressão na capa de suas publicações, dizendo que se trata de “ameaça de morte” a Joaquim Barbosa. Pô, se as mesmas instituições fossem punir as ameaças de morte  a petistas, tinham que fechar o Facebook em dois tempos…

Desde 1999, através de uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça, que todo preso em regime semi-aberto tem direito a trabalhar fora. Barbosa rasgou essa jurisprudência, perfeitamente amparada na Constituição, para tomar mais uma decisão de caráter excepcional, qual um carcereiro vingativo, mesquinho e raivoso.

Me impressiona ver a oposição pactuar com isso. Creio que se Barbosa agisse assim mesmo com um tucano graúdo, parcelas importantes da esquerda iriam protestar contra um abuso similar. Eu protestaria. Não quero ver nem o pior dos meus adversários políticos sendo tratado com arbítrio e casuísmo. Quero vencer meus inimigos na argumentação política, no voto, não usando a mão pesada do Estado para violentar seus direitos civis.

Barbosa está criando corvos, incentivando o recrudescimento da cultura do ódio, da vingança, da violência.

Com certeza, escolher uma pessoa tão desequilibrada, tão essencialmente má, para ocupar um cargo tão estratégico para a democracia foi o maior erro de Lula. Um erro cometido em nome de uma boa intenção, porém, que era nomear o primeiro negro para o STF.

Barbosa conseguiu enfeixar um poder incrível em torno de si. Seu chauvinismo e sua blindagem midiática intimidaram e silenciaram outros ministros. Suas decisões são sempre monocráticas, tomadas solitariamente. Ele jamais consulta ao plenário.

Só que o mundo dá voltas. O poder de Barbosa não é eterno. Seus arbítrios podem ser populares junto aos setores degenerados, mas não junto às camadas mais esclarecidas da sociedade. Como dizia Chico, apesar de você, Barbosa, amanhã há de ser outro dia. Todo o mal que pensas infligir àqueles que odeias, na verdade os deixarão mais fortes junto à posteridade.

Aliás, a canção de Chico serve lindamente para Barbosa. Para tentar quebrar esse baixo astral de Joaquim Barbosa, escutemos Clara Nunes cantando Chico:

Agora que já identifiquei essa armadilha macabra, de deprimir a opinião pública progressista e atiçar o entusiasmo dos hidrófobos, vou combater renhidamente essa manobra.

*

STF revoga trabalho externo do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares

Diante da decisão de Barbosa, o petista terá de retornar imediatamente para a Papuda

Diego Abreu, no Correio Braziliense.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, revogou nesta segunda-feira (12/5) a decisão da Vara de Execuções Penais (VEP) do DF que permitia o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares a trabalhar fora do presídio. Condenado no julgamento do mensalão a 6 anos e 8 meses da cadeia, ele está preso desde novembro. Ficou detido inicialmente no Complexo da Papuda, mas cumpria pena desde janeiro no Centro de Progressão Penitenciária (CPP), no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), de onde podia sair todos os dias para trabalhar como assessor sindical da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Delúbio chegou a voltar para a Papuda em fevereiro, enquanto era investigado pela acusação de ter recebido supostas regalias, mas retornou em março para o CPP. Diante da decisão de Barbosa, o petista terá de retornar imediatamente para a Papuda.

O ex-tesoureiro do PT é o terceiro condenado da Ação Penal a ter o trabalho externo revogado pelo presidente do Supremo. Na última quinta-feira, Barbosa cancelou a medida que autorizava o ex-deputado Romeu Queiroz e Rogério Tolentino, ex-advogado do empresário Marcos Valério, a trabalharem na empresa do qual o ex-parlamentar era dono. Já na última sexta, o ministro do STF rejeitou o pedido do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu para trabalhar em um escritório de advocacia.

A tendência é que outros seis presos do mensalão, que cumprem pena em regime semiaberto, tenham o trabalho externo revogado. A justificativa de Joaquim Barbosa em todos os casos é que a possibilidade de trabalhar fora só existe depois de completado um sexto de pena cumprida.

 

Diretas_1

PS: Nota Oficial da CUT

Revogação do trabalho do Delúbio na CUT

Tendo em vista a decisão do Presidente do Supremo Tribunal Federal, Sr. Joaquim Barbosa, de revogar a autorização de trabalho para o Sr. Delúbio Soares, como assessor da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em vigor desde o dia 20 de janeiro de 2014, vimos manifestar nossa estranheza com o conteúdo da decisão do magistrado.

Ao formularmos a oferta de emprego cumprimos com todas as exigências solicitadas pela Vara de Execução Penais (VEP) do Distrito Federal. E, depois, com os compromissos assumidos no Termo de Compromisso do Empregador, assinado por nosso representante legal no dia 18 de dezembro de 2013. (Cópia em anexo)

Diferente do que o presidente do STF afirma em sua decisão “… tampouco há registro de quem controla a sua frequência e a sua jornada de trabalho, muito menos de como se exerce a indispensável vigilância”, nomeamos três responsáveis legais pelo controle das atividades e frequência do Sr. Delúbio Soares, que estão devidamente registrados no Termo de Compromisso do Empregador acima citado.

A CUT, protocolou na Vara de Execuções Penais do Distrito Federal todas as folhas de frequência do Sr. Delúbio Soares, que são comuns a todos os funcionários da CUT, de acordo com o item 4 do Termo de Compromisso do Empregador e prestou todas as informações solicitadas pela VEP, inclusive durante as visitas regulamentares de fiscalização do Poder Público em nossa sede. A CUT sempre esteve e estará à disposição da fiscalização das autoridades competentes.

Também manifestamos estranheza quando o presidente do Supremo alega que é preciso que a empresa tenha convênio com o Estado porque quando assinamos o Termo de Compromisso do Empregador autorizamos que a CUT fosse automaticamente cadastrada no Programa Começar de Novo do Conselho Nacional de Justiça em parceria com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, conforme o item 11 do referido Termo.

Durante esse período a CUT responsabilizou-se pelo transporte do Sr. Delúbio, que em nenhum dia chegou atrasado ao Centro de Progressão Penitenciária, não fez nenhuma refeição fora do escritório da CUT, nunca esteve desacompanhado no escritório, foi devidamente registrado dentro do prazo regulamentar, dentre outras determinações do referido Termo.

Em nenhum momento escondemos que a oferta de emprego ao Sr. Delúbio foi feita por ele ter pertencido aos quadros diretivos de nossa Central. Tanto que no Termo Compromisso a VEP fez o seguinte registro sobre o Sr. Delúbio: “O sentenciado é fundador da Central Única dos Trabalhadores e conhecedor de toda a sua história e trajetória, além da qualificação profissional que justificam a referida contratação.” Portanto, não entendemos porque somente após 112 dias de trabalho o magistrado venha insinuar que a proposta de emprego formulada pela CUT seja um meio de “frustrar o seu cumprimento” da pena.

Finalmente, a CUT rejeita qualquer insinuação de estar vinculada a qualquer partido político, tendo em vista que nossos estatutos artigo 4º. Inciso I, letra “c” determina que a CUT “desenvolve sua atuação e organização de forma independente do Estado, do governo e do patronato, e de forma autônoma em relação aos partidos e agrupamentos políticos, aos credos e às instituições religiosas e a quaisquer organismos de caráter programático ou institucional”.

A CUT reafirma seus compromissos assumidos e cumpridos integralmente com as autoridades competentes e coloca-se a disposição para quaisquer esclarecimentos necessários em todas as instâncias.

Vagner Freitas
Presidente Nacional da CUT

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Pedro Luiz

13/05/2014 - 00h21

Parodiando uma cronica do grande e imortal Stanislau Ponte Preta ( Sergio Porto) – “no discurso do mal Costa e Silva ,numa reunião do Alto Comando,foi aplaudido de pé por vários minutos.
Quem pagou o pato foram os faxineiros – diversas FERRADURAS espalhadas pelo chão.”
A decisão do Excelentíssimo juiz Joaquim Barbosa aplaudidíssima nos salões nobres – e como há FERRADURAS para se varrer!!!
Que coisa trágica ocorrendo no STF – no Supremo!!! que coisa triste e trágica para o nosso Brasil – a observação do Grande Stan em 1965 em plena ditadura ser ainda atual.
Pedro Luiz

Ailton C

12/05/2014 - 22h46

Lula mostrou ao Brasil com a nomeação de Barbosa, o tanto que o Brasil devia a raça negra, com tanto tempo de escravidão. A integração com a África é real e lá eles idolatram o nosso herói Lula. Aqui universidades e agora também instituições vão se valer das cotas de negros para acesso ao estudo e ao trabalho respectivamente.
O amor que Nosso Senhor pregou, Lula administrou e amenizou a dor dos mais pobres e deu chances aos excluídos.

Srs. ministros, por piedade, apresentem ao povo brasileiro, os deputados e senadores que receberam dinheiro público para votação de “interesse” do PT. Mostre que votações são essas e que deputados e senadores fizeram parte da farsa e quanto ganharam para cada votação.

Dois textos e uma só conclusão: como é fácil admirar o PT e seus onze anos de progresso do Brasil.

Alex

12/05/2014 - 22h25

Eis que o Apocalipse chega: JB é a própria besta, o anticristo, número 666. Dizem que Deus é brasileiro, mas o diabo também é.

Euler

12/05/2014 - 22h12

Ótimo texto, Miguel. Há que se considerar, também, o fato de que estamos lidando com uma pessoa egocêntrica, arrogante e super vaidosa, que não admite que suas teses sejam questionadas. Lembro-me do estado de desespero que ele demonstrou quando os novos ministros indicados pela presidenta Dilma – Barroso e Teori – puxaram a fila, de forma muito elegante e clássica, para derrotar a tese da formação de quadrilha.

Na prática, isto não apenas assegurou o direito a José Dirceu ao regime semiaberto, como também desqualificou praticamente todo a AP 470, que se baseava na condenação do ex-dirigente do PT enquanto chefe da quadrilha. Como a nova composição do STF decidiu que não havia quadrilha, José Dirceu seria chefe de quê, afinal?

Derrotado pelo pleno da casa que preside, só restou ao herói da mídia, com orgulho ferido, assumir o papel de carcereiro dos condenados da AP 470 para fazer valer a sua vontade pessoal. A vingança dele é contra Zé Dirceu, contra Dilma, contra Barroso, Teori e Lewandowski, que ousaram desafiar suas teses.

Mas amahã de fato será outro dia, livre dos JBs da vida. Amanhã também será dia de sabermos quanto custou tal encenação. Ou alguém tem a doce ilusão de que isto não tem um preço?

sergio m pinto

12/05/2014 - 22h10

Miguel, aí eu discordo “Com certeza, escolher uma pessoa tão desequilibrada, tão essencialmente má, para ocupar um cargo tão estratégico para a democracia foi o maior erro de Lula”.

Fosse o sapo barbudo onisciente, onipresente e onipotente, muita gente boa não tinha entrado ou indicado a cargo no governo.

Pense se não foi um erro que quem levou a indicação ao Lula, que procurava um “afrodescendente” pra colocar no stf.

Messias Franca de Macedo

12/05/2014 - 21h49

… E “se der na telha” dos fascigolpistas de que é interessante(!) o atual presidente do stf, monocraticamente (sic), renovar a sua ‘jestão’ ad eternum?!… Mesmo porque – aconteça o que acontecer – o golpe já foi dado! Viva os 50 anos do penúltimo golpe no Brasil! Viva!…

Messias Franca de Macedo

12/05/2014 - 21h46

… Este sujeito depravado não deve ser tão ruim assim! Muito menos tão poderoso! Este sujeito é digno de pena: ele está sendo chantageado barbaramente pelas ‘mãos invisíveis’ de grupos e organizações fascigolpistas nacionais e transnacionais! Se nós tivéssemos uma ABIN eficiente e uma Polícia Federal verdadeiramente isenta, investigações facilmente levariam ao reconhecimento e à identificação destas forças obscuras que estão sórdida e criminosamente atentando contra o presente e o futuro da nação brasileira!…

“Pense num absurdo! Na Bahia tem precedente!” *Octávio Mangabeira, ex-governador do Estado – EM “TEMPOS MODRNOS”: é só substituir a Bahia pelo Brasil!

*Otávio Mangabeira, nascido Octavio Mangabeira (Salvador, 27 de agosto de 1886 — Rio de Janeiro, 29 de novembro de 1960) foi um engenheiro, professor e político brasileiro. Foi governador da Bahia e membro da Academia Brasileira de Letras.

(…)

Messias Franca de Macedo

12/05/2014 - 21h46

… O golpe jurídico-midiático já foi dado! E não por este RÁBULA PSICOPATA, e sim pelos delinquentes da Casa Grande de sempre mancomunados com a CIA &$ o Pentágono! Só nos resta denunciar o golpe a todas as instâncias internacionais! A depender do Poder Judiciário, do ‘miniSTÉRIO’ Público, do Congresso Nacional e da imprensa golpista, daqui a alguns dias começarão a ser presos, deportados ou decapitados quaisquer cidadãos comuns que “ousem contrariar ou repudiar as decisões tresloucadas e fascistas deste INFAME energúmeno de toga IMUNDA!…

E cada um de ‘nois’ tem culpa no cartório: seja por omissão, tibieza ou alienação!..

EM TEMPO: a pré-Idade Média é aqui! O nosso republicanismo é de fachada! E a nossa democracia não resiste a um PEIDO “cheiroso” de qualquer sacripanta blindado pela mídia golpista!

NOTA FÚNEBRE: o sujeito ainda vai aprontar muito mais! A receita prescrita pelos autores intelectuais da patifaria: esticar a corda até a distensão de uma reação mais contundente, para legitimar oficialmente o golpe!

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Guilherme

12/05/2014 - 21h07

O Joaquim está tentando ser o Carlos Lacerda de 2014. Cuidado Dilma. A família do Aécio ficou só com a caneta do Getúlio(saudades do Henfil)

mineiro

12/05/2014 - 20h47

nao adianta em falar que ele vai deixar o cargo , o que importa no momento é que ele , essa coisa asquerosa ta conseguindo os seus objetivos. ta conseguindo botar todo mundo contra a parede e mesmo ele saindo , ele conseguiu o que queria. tem que derrota-lo é agora e jogar esse lixo na lama. para bem de todos nos e da democracia que corre serio risco.

mineiro

12/05/2014 - 20h43

so sei de uma coisa , esse asqueroso ta vencendo , ta fazendo o quer e ninguem tem peito para parar esse ser nojento. nao adianta charamingar nao , porque nao adianta nada. ele ta consenguindo amordar essa vendida dessa pres. do pt , da sociedade, e o resto do judiciario maldito. entao , ou declara guerra a esse ditador ou ele vai conseguir dar o golpe. e esse é objetivo dele. ele ja viu que essa pres. é fraca, o pt é um partido morto vivo e covarde. entao ele deita e rola em cima de todos nos. nao adianta ele nao vai parar.

Sergio

12/05/2014 - 19h02

Miguel, acho que estou entendendo o que o JB pretende. Veja bem: daqui a alguns meses ele deixa a presidência do STF e do CNJ. Ele só consegue emplacar essas decisões por ser o presidente desses dois órgãos. Só que as decisões não têm base jurídica. Ele saindo, é grande a chance de tudo virar fumaça e de ele virar uma nulidade.

Creio que decidiu chutar o pau da barraca e forçar a própria queda. A ideia é continuar passando dos limites até que alguém tenha forçosamente que tirar ele de lá (OAB, congresso, ou o próprio judiciário).

Se ele sai pelo rito normal, vira uma nulidade. Se sai causando escândalo, pode sair gritando aos quatro ventos que “derrubaram” ele de lá, que é vítima de conspiração, truculência, abuso de poder, etc, etc. Vai ser mais heroi ainda dos que acreditam que ele acabou com o “maior escândalo” do país.

Vitor

12/05/2014 - 18h04

Miguel, queria aproveitar o seu texto para chamar a atenção de outro ponto. Fui ler os tais artigos da Lei de Execução Penal:

No Art. 36 ele fala que é possível um preso em regime fechado trabalhar externamente desde que siga algumas orientações. No Art. 37 ele simplesmente fala que “a prestação de trabalho externo, a ser autorizada pela direção do estabelecimento, dependerá de aptidão, disciplina e responsabilidade, além do cumprimento mínimo de 1/6 (um sexto) da pena.” Mas não deixa claro se é para todos os presos, do regime fechado, do regime semi-aberto ou qualquer outro.

Se você quiser, pode interpretar que é apenas para regime fechado, remetendo ao artigo 36. Se você quiser pode interpretar que os artigos são independentes e vale para todos os presos.

Aliás, existe alguma norma a respeito da correlação entre
artigos?

Saindo deste caso específico, meu ponto é: como nossas leis são malfeitas e dão brecha para qualquer coisa! Assustador isso! Custava ser mais específico??? Essa possibilidade de interpretação garante superpoderes aos nossos juízes, pois podem entender qualquer coisa, inclusive enviesando a decisão.

As leis deveriam ser muito mais claras, melhores escritas mesmo, para não ficarmos reféns de jurisprudências, que um juiz pode ou não seguir. Fora que a criação de uma jurisprudência também ficaria sujeita a interpretação.

Enfim, se tivéssemos leis melhores, ficaríamos menos dependentes dos ocupantes de cargos no poder judiciário! E menos expostos a vinganças pessoais!

Maria Mercedes Nobre

12/05/2014 - 20h05

Até onde chegará esse louco?

Julia Camargo

12/05/2014 - 19h53

a gente pode pedir um exame de sanidade para este nosso empregado?

Sonia Bastos

12/05/2014 - 19h49

Joaquim Benedito não pensou, não pensa no futuro [dele e de milhões de brasileiro]. é um pobre diabo.

Julio Nogueira

12/05/2014 - 19h46

o pulha do barbosinha esta surtado!


Leia mais

Recentes

Recentes