Menu
,

A censura que vem dos aquários

Por Theófilo Rodrigues* Durante o período da ditadura civil-militar entre 1964 e 1985 a imprensa brasileira sofreu uma das épocas mais duras de censura de sua curta história. Censores nomeados pelo governo militar ocupavam permanentemente as redações prontos para dizer o que poderia e o que não poderia ser publicado naquele dia. Página infeliz de […]

16 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

19.10 - Theo


Por Theófilo Rodrigues*

Durante o período da ditadura civil-militar entre 1964 e 1985 a imprensa brasileira sofreu uma das épocas mais duras de censura de sua curta história. Censores nomeados pelo governo militar ocupavam permanentemente as redações prontos para dizer o que poderia e o que não poderia ser publicado naquele dia. Página infeliz de nossa história que ficou para trás. Ao menos em parte…

Com a redemocratização a imprensa brasileira conseguiu escapar dos censores militares. Mas um novo tipo de censura ainda predomina nas redações. E esse tipo de censura possui duas dimensões diferentes daquela existente no período da ditadura.

A primeira dimensão da atual censura é aquela que vem dos aquários. Para quem não sabe, no jornalismo o aquário é aquela salinha com parede de vidro onde os chefes de redação reúnem-se para definir a pauta do dia. E ai do funcionário que quiser discordar…

Um exemplo bem conhecido é o do atual jornalista da Record Rodrigo Vianna. Em 2006 Vianna recusou-se a manter a cobertura de ataque permanente a campanha de Lula feita pela Rede Globo. Foi chamado no aquário para ser demitido após suas críticas.

Mais recentemente dois casos tiveram destaque nas redes sociais. Primeiro foi Xico Sá, colunista da Folha de São Paulo que teve um artigo proibido de ser publicado por defender a candidatura de Dilma. Xico não entendeu, afinal diversos outros colunistas estavam declarando apoio a Aécio e nada lhes aconteceu.

Logo em seguida veio a notícia de que a editora de País do jornal O Globo, Fernanda Escóssia, teria sido afastada da redação por não estar criticando como deveria a Petrobras e o governo federal. A jornalista foi substituída por Luis Antonio Novais que segundo alguns blogs é uma pessoa de confiança do comando da redação para a cobertura eleitoral.

Claro, alguém poderia dizer que isso é normal. Afinal de contas a Folha de São Paulo e a Globo são empresas privadas e podem ter a linha editorial que quiserem. Só que não. Seria simples assim apenas se tivéssemos uma pluralidade e uma diversidade de jornais que garantissem uma plena liberdade de imprensa. Não é o caso. Os veículos são poucos e a informação produzida é a mesma.

Falei apenas de uma dimensão da censura. Mas ainda existe uma outra. É aquela que vem dos governos estaduais. Como todos sabem os jornais recebem financiamento através de publicidade oficial dos governos estaduais. Ocorre que a forma como se dá esse financiamento não é nada transparente. Em Minas Gerais, por exemplo, inacreditavelmente a responsável por escolher os jornais que receberiam as verbas do governo mineiro era a irmã do próprio governador, Andrea Neves.

A conclusão é simples: não haverá liberdade de imprensa no Brasil enquanto não houver transparência no financiamento público que garanta pluralidade e diversidade de informações. A liberdade de imprensa não pode ser refém de oligopólios, nem de chantagens de governos. Esse dia chegará.

*Theófilo Rodrigues é cientista político, coordenador do Barão de Itararé no Rio de Janeiro e colunista no blog O Cafezinho.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

solange

19/10/2014 - 23h20

Sem falar que é uma concessão pública e tem a obrigação de informar a verdade dos fatos e não a versão que o dono da publicação quer.O leitor tem o DIREITO de conhecer a verdade e não a versão dos fatos.

Anabela Rosa

19/10/2014 - 21h48

era assim mesmo,não se falava mal do governo na frente de pessoas que não fossem da familia.

Gerson

19/10/2014 - 18h52

Vídeo proibido da Rede Globo mostrando a fome no Brasil na era FHC:

http://vimeo.com/109276152

Almir

19/10/2014 - 18h09

Chega de tanto ódio.
É ódio contra os nordestinos, contra os petistas, contra os “suburbanos”, contra os funcionários públicos, contra os cotistas, contra os bolsistas e até contra determinados doentes!!! Tem um monte de maluco por aí pregando o sacrifício dos portadores do vírus ebola que entrarem no Brasil…! Chega! Dia 26 tem vacinação em massa contra a epidemia desse ódio mortal. Vote 13

Francisco de Assis

19/10/2014 - 16h46

A CENSURA QUE VEM DOS TRIBUNAIS
.
“Á candidata Dilma Rousseff cabe debater com Aécio Neves, quantas vezes for necessário, estes graves problemas nacionais e outros, simplesmente porque isto interessa à sociedade brasileira.
.
Se o candidato Aécio Neves quiser fazer dos debates um confessionário sobre a sua vida privada a respeito destes assuntos, isto é decisão e problema dele.”
.
Dilma, em hipótese alguma, poderá fugir das questões, e tem o dever de perguntar diretamente ao povo, através das câmeras de TV, se o debate de gravíssimos problemas brasileiros pode ser proibido por causa do comportamento pessoal de algum candidato.
.
Se, como desejam alguns censores redivivos, é possível interditar o debate de gravíssimos problemas brasileiros, que têm tudo a ver com as questões da segurança, da educação e da saúde, como, por exemplo:
.
– o combate à violência contra as mulheres, que a tantas causa sofrimentos cruéis e, muitas vezes, a morte, e que repercute com muita dor nos filhos, por toda a vida;
.
– o combate à violência no trânsito, que leva à morte cerca de 40000 brasileiros por ano, além de traumatizar outros tantos milhares, em número ainda maior, devido, em grande parte, à irresponsabilidade de tantos motoristas, incluindo-se a embriaguez no volante;
.
– o combate à violência do tráfico de drogas, que acarreta grande parte dos mais de 50000 assassinatos por ano no Brasil, e que deve incluir obrigatoriamente o combate à corrupção que provoca nos poderes, como a venda de sentenças no judiciário, bem como o combate à impunidade, como no caso de um helicóptero apreendido com 450 quilos de pasta-base de cocaína, em que os envolvidos estão todos soltos e o helicóptero pode ser devolvido aos donos.
.
– o combate, sem trégua e sem exceções, ao mau uso documentado e/ou testemunhado de recursos públicos, inclusive nos casos em que autoridades, mesmo sob a capa da legalidade, se portam de forma moralmente condenável, ao beneficiar parentes, por exemplo.
.
Á candidata Dilma Rousseff cabe debater com Aécio Neves, quantas vezes for necessário, estes gravíssimos problemas nacionais e outros, simplesmente porque isto interessa à sociedade brasileira.
.
Se o candidato Aécio Neves quiser fazer dos debates umconfessionário sobre a sua vida privada a respeito destes assuntos, isto é decisão e problema dele.
.
Ele que fique fugindo dos assuntos e se vitimizando hipocritamente neste seu BBBêzinho particular.
.
A Dilma cabe apenas mostrar as soluções que já pôs em prática para estes e outros problemas, e as novas soluções com as quais pretende avançar nestes combates à violência, à corrupção e a tantos outros problemas.

Elizabeth Freire

19/10/2014 - 17h48

“Em Minas Gerais, por exemplo, inacreditavelmente a responsável por escolher os jornais que receberiam as verbas do governo mineiro era a irmã do próprio governador, Andrea Neves”

giordano

19/10/2014 - 15h43

450 kg de cocaína em helicóptero de deputado federal do PSDB mineiro! E a mídia abafou. Quantos jovens iriam usar essa droga, inclusive pela primeira vez? Quantas pessoas morrendo e matando por cada migalha dessa cocaína? É isso que envergonha o povo de Minas. Voto em quem tirou o Brasil do mapa da fome: Dilma 13

WEBER

19/10/2014 - 15h15

Fernando, veio em mim a memória pelo que estamos passando um livro chamado 1984,é um romance distópico clássico do autor britânico George Orwell, pseudônimo de Eric Arthur Blair. escrito grande parte na ilha de Jura, na Escócia, entre 1947 e 1948, cujo termo “Orwelliano” se referir à ação totalitária, assim como às tentativas de um “governo” ( mídia) em controlar ou manipular a informação com o propósito de controlar, apaziguar ou até subjugar a população. É a mais pura realidade do que estamos vivendo.A mídia conservadora e golpista consegue “governar” com a lei ela que determina ( denunciar, julgar e condenar) sem que o acusado possa se defender. Voto Dilma 13.

    José Carlos Vieira Filho

    19/10/2014 - 18h22

    TODOS os livros do Orwell deveriam ser lidos, além do 1984, Homenagem à Catalunha sobre a sua experiência na Guerra Civil espanhola, que aliás deveria ser mais conhecida pelos brasileiros pelo que significa (estamos perto de suas origens)

Teder Skiba

19/10/2014 - 16h39

Dilma13

Ricardo Edmundo Cecconello

19/10/2014 - 15h48

O POVO DE MINAS GERAIS FOI “ANASTASIADO” PELO CALIFA AÉBRIO?
POR QUE O POVO DE MINAS GERAIS NÃO EXIGE A VOLTA DA EXPLORAÇÃO DO NIÓBIO PARA MINAS GERAIS? Por que o MINISTÉRIO PÚBLICO DE MINAS GERAIS NÃO DENUNCIA O MAIOR ROUBO DO BRASIL DOS ÚLTIMOS ANOS?
VINTE E OITO BILHÕES DE DÓLARES PARA AÉCIO NEVES e ANASTASIA – eis o rombo nos bolsos de todo o POVO DE MINAS GERAIS
http://pocos10.com.br/?p=10511

Messias Franca de Macedo

19/10/2014 - 13h30

BOMBA! “NUMDISSEMOS”?! Não tem nada de ‘teoria conspiratória’! É a história, estúpido’! ENTENDA

#################

(…)
O respeitado professor e especialista em relações internacionais, Moniz Bandeira, testemunha direta e viva de diversas manobras da direita, como o Golpe de 1964, em carta aberta ao presidente do PSB, Roberto Amaral, relata ter inclusive enviado um alerta a Eduardo Campos, que deveria se prevenir. Sua experiência lhe dizia que uma ação desse tipo já era esperada e que Marina Silva não aceitaria ser apenas vice de Eduardo.
(…)

Em ‘Carta aos Trabalhadores e Trabalhadoras Brasileiros’ – denúncia acerca de uma grave ingerência do imperialismo para manipular as eleições em nosso país.

Por Intelectuais e dirigentes de organizações populares

FONTE: http://inverta.org/jornal/agen

Paula Alves S. A. Asa

19/10/2014 - 15h28

Já está rodando pelo mundo a notícia “Candidato da oposição no Brasil envolvido com CORRUPÇÃO, 450 quilos de COCAÍNA, helicóptero e aeroporto está sob investigação”. É só o começo!!! Que vergonha ter que ouvir do exterior!!! https://www.facebook.com/VerdadeSemManipulacao/posts/343656612425825?ref=notif&notif_t=notify_me

    Carlos Ribeiro

    19/10/2014 - 17h33

    Será que o Aébrio vai chorar no ombro do Gilmar Dantas pedindo providências?

Pedro Gomes Brasil

19/10/2014 - 15h27

interessante entrevista sobre a manipulação da mídia no equador https://www.youtube.com/watch?v=VCZbgAYwW0o#t=51


Leia mais

Recentes

Recentes