Menu

Exclusivo! Estudo inédito revela vícios do judiciário brasileiro

  No filme Minority Report, baseado num conto de Philip Dick, o governo contrata uma empresa que descobriu uma maneira de reprimir os bandidos antes que estes cometessem os crimes. O sistema penal brasileiro adotou o mesmo procedimento. Entretanto, nossos juízes, por não terem os mesmos dons paranormais dos precogs do filme estrelado por Tom Cruise, adotaram […]

52 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

 

No filme Minority Report, baseado num conto de Philip Dick, o governo contrata uma empresa que descobriu uma maneira de reprimir os bandidos antes que estes cometessem os crimes.

O sistema penal brasileiro adotou o mesmo procedimento.

Entretanto, nossos juízes, por não terem os mesmos dons paranormais dos precogs do filme estrelado por Tom Cruise, adotaram uma estratégia mais simples: na dúvida, prenda-se todo mundo.

Se o indivíduo for inocente, terá oportunidade de prová-lo mais tarde. Que importa se ele ficará preso injustamente por anos a fio?

A liberdade, essa virtude, esse sonho, esse princípio, tão repetido nos editoriais da nossa imprensa, sobretudo quando ela posa de capitalista liberal, é uma farsa.

O Brasil não respeita liberdade nenhuma. Nem a liberdade física: pessoas permanecem presas, anos a fio, sem julgamento. Nem a liberdade de expressão: meios de comunicação controlam a agenda política, destróem reputações, monopolizam recursos de publicidade privada e pública

O Cafezinho publica, em primeiríssima mão, um estudo do Ministério da Justiça sobre as injustiças no processo penal nos estados da Bahia e Santa Catarina, que refletem a média de todo o sistema penal brasileiro.

São números chocantes, que mostram, mais uma vez, como o “senso comum” é uma coisa idiota.

O Brasil não é apenas o país da impunidade. O Brasil é, sobretudo, o país que pune inocentes.

É o país onde temos um Judiciário comparável ao Antigo Regime francês, quando juízes mandavam cidadãos apodrecerem nas sinistras bastilhas, sem direito a um processo penal.

Milhares de cidadãos brasileiros permanecem presos através do instrumento de prisão preventiva, sem condenação definitiva, por meses, anos a fio, e depois são absolvidos.

Ou seja, nunca deveriam ter sido presos! Nunca deveriam ter passado um só dia na prisão!

Na Bahia, em média, 85% dos réus absolvidos cumpriram medidas de prisão!

ScreenHunter_5633 Apr. 05 12.34


 

E não por pouco tempo. Ficaram presos por meses ou anos!

Na Bahia, réus absolvidos em primeira instância permaneceram, em média, 394 dias encarcerados!

ScreenHunter_5634 Apr. 05 12.34


 

“O juiz mantém o cidadão preso independente de elementos comprobatórios. O sistema prende sem critério. A maioria das prisões é feita por flagrante delito. Em geral, o testemunho do próprio policial é a única prova que existe no processo”, denuncia Rogerio Dultra, cientista político e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), e responsável pelo estudo, que será divulgado oficialmente dentro de algumas semanas.

“Cerca de 90% dos casos, a decisão é de manter o cara preso. O juiz sentencia: mantenha-se preso por motivos de ordem pública”.

E o cidadão fica preso durante todo o processo, através do instrumento de prisão preventiva ou provisória.

A origem do vício está no próprio código do processo penal, que “dá liberdade ao juiz de manter o sujeito preso, sem limite temporal, e sem grandes fundamentos”.

“Não há determinação de que a prisão deva ser a última opção. Não se aplica medidas alternativas, o que é um contrassenso, em função da superlotação do sistema prisional brasileiro, por um lado, e do baixo grau de periculosidade destes réus, de outro, em geral acusados por crimes de baixo potencial ofensivo, sem nenhum tipo de violência contra a pessoa”, explica o pesquisador.

“Boa parte do sistema carcerário brasileiro está ocupado por acusados por crimes sem violência à pessoa. São pessoas frágeis socialmente, que não tem condição de se defender”.

Dultra ressalta ainda a desproporção entre a estrutura de acusação do Estado, contra o indivíduo, e a quase inexistente estrutura para o sujeito se defender.

“Em Santa Catarina, há entre 7 e 9 defensores especializados na área criminal. Na Bahia, uns 40”, informa Dultra.

O pesquisador menciona ainda uma pesquisa feita por um aluno, que não deu tempo de incluir no estudo: no Espírito Santo, o orçamento do Ministério Público é cinco vezes superior ao da Defensoria.

Segundo a pesquisa, o Brasil tem hoje 215.639 pessoas presas provisoriamente, com sua situação equilibrada precariamente entre uma presunção de inocência que não é respeitada e uma pretensão punitiva do Estado que despreza, solenemente, o direito à defesa.

A introdução ao estudo acusa: “Tão grave quanto o desamparo dos que sofrem indevidamente pelo excesso de prisão é o fato de que as instituições que compõem o sistema penal brasileiro, pela sua prática, têm optado por transformá-lo em um aparato repressivo predominantemente cautelar. Como se verá a seguir, o Poder Judiciário tem considerado mais eficaz e menos oneroso evitar um processo judicial amparado no princípio do amplo contraditório e tem sistemática e automaticamente chancelado a atividade policial, convertendo massivamente em prisão processual as prisões em flagrante.”

*

A barbárie do nosso sistema penal, onde prevalece a cultura da truculência e da acusação, se reflete na violência psicótica das nossas policias estaduais, que invadem comunidades  atirando indiscriminadamente, sem nenhuma preocupação com a vida humana.

Foi o que aconteceu neste final de semana no Rio, em que Eduardo Jesus Ferreira, uma criança de 10 anos de idade, foi assassinada no Complexo do Alemão.

O indivíduo é violentado pela polícia, depois pelo juiz, depois pelo sistema carcerário. E a grande imprensa, que deveria ser um esteio em defesa do indivíduo contra o Estado, é aliada aos setores mais truculentos e mais reacionários desse mesmo Estado.

*

A mídia brasileira, ao invés de promover um debate sobre essa barbárie, apenas faz reportagens, de cinco e cinco anos, exibindo a superlotação nos presídios, sem, todavia, buscar as razões do problema.

Pior, a mesma barbárie usada contra pobres, agora é usada também contra empresários, quando o objetivo é promover um espetáculo midiático com objetivo político.

Os réus da Lava Jato estão presos há mais de cem dias, sem que haja qualquer sentença definitiva, e sem que representem qualquer perigo à sociedade. O único objetivo é torturá-los psicologicamente para que aceitem fazer as delações que interessam ao circo midiático.

Setores progressistas não podem cair na esparrela de achar que, só porque são empreiteiros, não devem ser defendidos.

Não, se o reacionarismo faz isso com empresários tão poderosos, com dinheiro para pagar os melhores advogados, abre-se caminho para fazer o mesmo com qualquer cidadão, pobre, classe média ou rico, desde que isso seja útil à sintaxe narrativa do próximo golpe político ou midiático.

A nossa imprensa, ao invés de lutar para promover valores humanistas e democráticos, que garantem a liberdade e os direitos plenos da maioria pobre da população brasileira, agora defende que o mesmo tipo de arbítrio e violência seja estendido até mesmo àqueles brasileiros que tem condições financeiras para pagar uma boa defesa judicial.

Neste domingo, vemos mais uma vez a truculência do Estado refletida na capa da Folha, em que procuradores posam de herois, defendendo, por incrível que pareça, medidas que resultam em desemprego de milhões de pessoas, e a prisão de executivos por tempo indeterminado, mesmo sem nenhuma sentença contra os mesmos.

O conservadorismo odioso de setores da elite brasileira tenta dar um xeque-mate em nossa democracia, faturando em cima do que existe de mais vil, mais baixo, mais preconceituoso, na consciência popular.

Enquanto policiais militares assassinam crianças de comunidades carentes no Rio, marchadeiros em São Paulo entoam “Viva a PM!” e tiram selfie com os agentes.

Enquanto o Judiciário mantém milhões de brasileiros encarcerados injustamente, setores reacionários da classe média batem palmas para Joaquim Barbosa e Sergio Moro, marionetes da Globo.

Barbosa e sua atual reencarnação, Sergio Moro, violam sistematicamente a ética de sua profissão e se transformaram em juízes políticos e midiáticos,  que desprezam abertamente o direito de defesa dos réus.

Sergio Moro chegou ao cúmulo de defender a mudança na lei, para dar normalidade jurídica ao vício que hoje é uma regra clandestina do nosso judiciário: a prisão preventiva por tempo indeterminado antes mesmo da sentença.

Em outras palavras, Moro defende entregar a liberdade do cidadão a um juiz convertido em pequeno napoleão, que condena antes mesmo de analisar o processo, ou ainda pior, que mantém o indivíduo preso justamente por saber que o mesmo será solto se o processo seguir adiante, por ausência de provas. Um juiz, portanto, que decide, qual os precogs do filme, retirar do convívio social cidadãos que poderiam, na opinião onisciente deles, cometer crimes.

Por que Moro defendeu isso? Porque é justamente o que ele está fazendo com os presos da Lava Jato, presos em sua Guantanamo particular.

As ideias de Moro, felizmente, foram rechaçadas por toda a comunidade jurídica, incluindo o ministro Celso de Mello, que reagiu com indignação: “inaceitável, insuportável, um retrocesso inimaginável”.

Moro foi também criticado pelo presidente da OAB-SP, o advogado Marcos da Costa: “A presunção de inocência do acusado se estende até o final do processo, quando o acusado não tem mais possibilidade de recorrer da decisão. Isso é básico em um Estado Democrático de Direito. ”

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Evânia Maria Santa Cruz

15/01/2017 - 18h20

Os profissionais do Direito, aqueles que exercem a profissão eticamente, sentem e
presenciam a mazela do Poder Judiciário brasileiro, em todas as áreas do Direito, no Cível vemos
tantas barbáries, a ponto de uma sentença comprometer todas a existência de um ser, mais em todo
este caos vivenciado nos três poderes do Brasil, ainda encontramos juízes, ministros que aplicam o Direito
na mesma proporção que é possível conceder a justiça.

Hell Back

26/04/2015 - 16h07

Por essa razão é que as penitenciárias estão abarrotadas.

Pedro Rogério da Silva

08/04/2015 - 11h21

O artigo tem algumas verdades.
Algumas.
A realidade é diferente do que essas pesquisas mostram.
Hoje, para o cara ser preso e permanecer preso, somente em casos graves.
Não é por qualquer coisinha que o cara fica preso.
Pela minha experiência (recebo uma média de 10 casos de prisão por dia), posso assegurar que só ficam presos, ainda que preventivamente (a modalidade de prisão mais criticada) apenas casos de assalto a mão armada, tráfico de drogas, homicídios, estupros ou em outros casos graves onde a pena mínima passa de 4 anos.
Ninguém deixa alguém preso por questões mais simples (e olha que já estão achando “simples” casos de tráfico de pequena quantidade, de furtos, de furtos qualificados, de estelionatos e todos os crimes praticados sem violência contra a vítima).
Outra situação que aumenta o número de prisões é o cara ser reincidente. Se for reincidente em crime doloso, a coisa fica feia. Difícil alguém primário ficar preso, salvo em casos onde a pena é muito elevada. Posso assegurar que a maioria dos presos hoje em dia são de reincidentes. Geralmente o cara já foi condenado de forma definitiva por outro crime e, no mais das vezes, por outros crimes. Pouquíssimos são os presos primários e, quando existem, são por crimes com penas muito altas.
Mas o pior de tudo é que o Estado não assegura meios para substituir a prisão preventiva por outras medidas. A lei fala que existe. Mas não tem fiscalização. As tornozeleiras eletrônicas não funcionam (algumas estão sendo colocadas sem baterias… rs… rs…), ninguém fiscaliza a prisão domiciliar, não existe fiscalização para saber se a pessoa está ou não cumprindo alguma outra restrição cautelar, não existem albergues, não existe fiscalização para nada.
Parece que a solução é acabar ou restringir ao máximo a prisão preventiva, deixando a prisão apenas para o final, após terminado o processo, quando aquele que for condenado deverá cumprir sua pena.
Outro fato incontestável é que a criminalidade está MUITO alta.
Muito.
Os crimes são em número MUITO maior do que mostram as estatísticas oficiais e o fato também incontestável é que o brasileiro é MUITO violento.
Aqui ninguém é bonzinho.
Hoje, em qualquer cidadezinha do interior tem, todo dia ou semana, uma explosão de caixa eletrônico, um homicídio por dívida de tráfico ou um assalto a mão armada.
Acho até que, pelo número de crimes que aqui se comete, aqui se prende é muito pouco.
Basta ver que entre as 50 cidades mais violentas do mundo existem 19 cidades brasileiras.
Tirando a Colômbia, onde também tem cidades muito violentas, nenhum outro país da América do Sul tem alguma cidade entre as mais violentas. Nenhum.
Ao contrário do que se pensa, Peru, Paraguai e Bolívia são MUITO mais seguros do que o Brasil. Em nenhum deles o pior índice de violência não chega nem perto dos índices ostentados por cidades brasileiras tidas como desenvolvidas (Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, etc)!
É isso…

    Hell Back

    26/04/2015 - 16h21

    “(…) Em geral, o testemunho do próprio policial é a única prova que existe no processo”, denuncia Rogerio Dultra, cientista político e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), e responsável pelo estudo,(…)”
    Você está contestando o estudo de um cientista político?
    Me desculpe, mas prefiro ficar com o estudo do professor e cientista da Universidade Federal Fluminense (UFF.)

JURIDICO

07/04/2015 - 10h48

Pessoal é só ler sobre o DIREITO PENAL DO INIMIGO (JAKOBS) aplicação na íntegra na Guantánamo do Paraná… Minha hipótese é que essa armação começou quando Moro descobriu YOUssef no Banestado e por isso não investigou Janene naquela época ele precisava de um instrumento para o seu “Mãos Limpas”

Vinicius

07/04/2015 - 10h38

Vergonhoso. Se somarmos os presos inocentes aos presos por crimes de pouco potencial ofensivo, certamente temos a maioria da população carcerária brasileira.
Enquanto isso, as “pessoas de bem” estão soltas cometendo crimes mais graves. Dentre elas os proprietários do grupo de comunicação da sonegação na Copa de 2002, os do grupo de comunicação envolvido na Zelotes e os dos grupos de comunicação no listão de aprovados no HSBC. E os consumidores das notícias desses grupos acham que o Brasil vai mal porque os pobres são muito pouco punidos! Pena perpétua pra quem furtou um desodorante e mais liberdade para a imprensa perseguida!! (a última frase não corresponde a opinião do autor do comentário, apenas ironiza o pensamento das “pessoas de bem” desse país)

sergio m pinto

07/04/2015 - 06h42

Vem aí o parecer do Gilson Dipp sobre a delação premeditada do Youssef. Vamos ver a divulgação que esse parecer terá. Coisa assim de invalidar toda essa palhaçada e seus atores, alguns deles posando para a “posteridade”.

Jaderson Oliveira

06/04/2015 - 22h28

Estado democrático de direito? Grande falácia, democracia só para os abastados.
Porque a Maçonaria não é enquadrada no código penal, artigos 332 e 333, tráfico de influência, formação de quadrilha, uso de cargo público para obter vantagens, etc.

Clovis Fernandes Seabra

06/04/2015 - 10h25

Milhares de inocentes mofam nos Cadeiões Brasileiros,,,

marco

05/04/2015 - 23h16

Pois sr.Miguel,eu não acho que sejam VICIOS.São sim uma postura ideológica do ESTADO,que no quesito,JUDICIÁRIO,não adota o seufrágio universal para elegermos nossos magistrados.Outorgados pela sociedade,como ocorre em muitos lugares.São Inimputáveis e impunes e se transformaram numa casta de cidadãos,de quem não se tem como cobrar deles,nem o básico em DIREITO.´São muito piores que o judiciário francês,referido pelo estudo,pois estamos no século vinte e um e não no seculo l8.A única maneira de se ter um tipo,ainda que timida,seria a eleição por mandato temporário,e com a hipótese de termos uma tímida forma de não reelege-los.Enquanto não se adotar para O PODER JUDICIÁRIO,caracteres de PODER DEMOCRÁTICO,continuarão mandando os POBRES PARA A PRISÃO e os ricos,veranearem na Europa.E mais,são nababescamente remunerados,com o resultado dos impostos,que a grande maioria do povo paga,exceto aqueles sonegadores,que não pagam nada e ainda roubam os tributos recolhidos do POVO,e que colocam em paraísos FISCABUTRES!!

Vir Muniz

06/04/2015 - 00h45

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Leonidas Mendes Filho

05/04/2015 - 21h17

Caro Miguel…

você devia aderir à minha campanha: “ou Globo ou nada”! Chega de intermediários, “todo poder à Rede Globo”: dr. Sérgio Globo (quer dizer, Moro – faz diferença?) no STF! Pela continuidade da “heskola juridika de Miami” do dr. joaquim!

eu vejo pessoas mortas

05/04/2015 - 20h58

Sua mente esta completamente turva, utilizar filmes americanos para hustificar governos totalit[arios de esquerda prova apenas vossa ignorancia.
Neste filme Mynority Report, segue a logica de governos totalitarios que vigiam 24 horas por dia a populacao, mesma logica de filmes com 1984, Equilibrium e Matrix.
Esquerdistas ou carolas de igreja sugerem que estes filmes sao parte de uma conspiracao iluminatti, de seres reptilianos e outras baboseiras do generoBQuando na verdade sao um alerta global para surgimentos de governos como o da venezuela, Iraque, Ira, Siria, Coreiado norte e Brasil petralha entre tantos outros.

    eu vejo pessoas mortas

    05/04/2015 - 21h10

    nao e atoa que os esquerdistas queiram calar a midia e criar somente uma fonte de informacao, central e totalitaria, que governe a mente da massa e a torne um instrumento do estado sempre vigilante!
    A seguneda parte seria calar os insurgentes, qualquer um que fale mal do estado seria considerado inimigo, golpista, anti-cristo, etc, e seria queimado nas fornalhas criadas pelo partido!
    Segue uma logica de poucos anos atraz, talves nos anos 40, daquele senhor que criou vastos campos da morte para matar em fornalhas Goldenteis, e zelotes que nao se curvavam a um estado totalitario!

      Miguel do Rosário

      05/04/2015 - 21h16

      se você tomasse seus remedinhos na hora certa, não veria tantas pessoas mortas, nem viria com esse papo de “esquerdistas”. estamos falando aqui de princípios democráticos num país capitalista.

      eu vejo pessoas mortas

      05/04/2015 - 21h19

      Eu sugiro que vc veja o filme watchmen de Alan Moore, (querido Aleister Crowley que bencaos sejam derramadas a estrela de prata) e responda a pergunta? quem vigia os vigilantes? A ONU vigia governos que vigiam a populacao em beneficio proprio????

        eu vejo pessoas mortas

        05/04/2015 - 21h26

        Voce acha mesmo que a porcaria da globo tem mais poder do que a midia global norte americana? Cinema, musica, teatro etc?
        A midia verdadeira e o cinema e a tv norte americano, globo e so um lixo local com poder limitado e totalmente descartavel!

    Miguel do Rosário

    05/04/2015 - 21h14

    Tá difícil, hein. Toma seus remedinhos. “governo totalitário”, “filme americano”. Volta para o baú dos anos 50 de onde você saiu, fantasma!

      eu vejo pessoas mortas

      05/04/2015 - 21h36

      Os planos totalitarios de poder eterno do PT so nao deram certo porque existem os vigilantes, ou vc acha que coincidencia que os escandalos da petrobras foram descobertos pelo juizinho Sergio Moro logo depois do wikileaks divulgar que os EUA espionavam a petrobras?
      O olho que tudo ve, esta sempre atento!

        Miguel do Rosário

        05/04/2015 - 21h41

        hummmmm… que bom que os planos totalitários foram descobertos pelos serviços secretos americanos… são eles também que lhes fornecem remedinhos?

        eu vejo pessoas mortas

        05/04/2015 - 21h47

        Voce acha mesmo que estas mensagens subliminares nos filmes e nas musicas podem ser ouvidas pela massa ignorante? Estas mensagens sao apenas suspiros longinquos que mentes treinadas podem observar!
        Ou vc acha que um esquerdista pseudo catolico da cnbb pode reconhecer um esquadro e compasso num filme ou um numero inicatico colocado num canto de uma tela?

          Miguel do Rosário

          05/04/2015 - 21h59

          sim, entendo…

          eu vejo pessoas mortas

          05/04/2015 - 22h06

          Voce acha mesmo que mensagens subliminares sao para enganar o povo? Ou para darem certeza aos atentos de coisas maiores?
          Nao seja um profano idiotizado por um partido totalitario como o PT Miguel, obviamente que sendo do rosario foi criado pelo julgo da religiao crista, base das lutas de classe onde Lula foi alcado ao poder com apoio de Frei Chico, e da igreja catolica, temerosa de perder seu rebanho!

          eu vejo pessoas mortas

          05/04/2015 - 22h10

          Os ideais do PT sao os mesmos da igreja catolica, falso moralismo, falsa fe, falsa religiao, a IURD serve ao PMDB e esta enganado o PT para assumir o poder com Eduardo Cunha, sob a lideranca do macom Michel Temer!

    Almir

    05/04/2015 - 21h17

    Se a economia do país quebrar, todo mundo afunda junto, seu babaca manipulado pela rede globo. E aí de nada adianta arranjar culpados.

    Alexander Scherer

    07/04/2015 - 00h15

    Ou seja todos os regimes que não se alinhem com a República dos McDonald’s e Banqueiros Mafiosos!

Graça Evangelista

05/04/2015 - 23h58

E a violência só cresce… fruto da injustiça?

Vanderlei

05/04/2015 - 19h56

Globo é expulsa do Complexo do Alemão
https://www.youtube.com/watch?v=XwVVHowN8fk

Carlos Lima

05/04/2015 - 19h47

Vamos cair na real, não temos justiça, temos seguimentos de partidos políticos entranhados no judiciário para defender interesses escusos da classe, a justiça escancarou quando lemos por ai que em quase tudo que envolvem certos personagens tem a caneta do GILMAR. É muita humilhação para o povo honesto Brasileiro.

surreal

05/04/2015 - 19h40

EXISTE UMA GUERRA COMERCIAL CONTRA O BRASIL, COM AJUDA DE POLÍTICOS TRAIDORES E ENTREGUISTAS, O BRASIL POSSUI MUITOS RECURSOS NATURAIS E ESTRATÉGICOS, COMO POR EX. ENORMES RESERVAS DE PETRÓLEO E ESSE MANIFESTO VEM SE REPETINDO A MAIS DE UM ANO:
O POVO QUER SABER… SE NÃO QUEREM OU NÃO PODEM CHEGAR NOS VERDADEIROS MAFIOSOS TUCANALHAS, CORRUPTOS SECULARES E NA MÍDIA MÁFIA ANTI-NACIONAL, VERDADEIROS LESA PÁTRIA, QUALQUER OPERAÇÃO DA PF MP E STF CONTRA A CORRUPÇÃO SERÁ APENAS OPERAÇÃO POLÍTICA COVARDE DESTRUIDORA DE NOSSO POVO, PORQUE DESSA FORMA A JUSTIÇA CONTINUARÁ SENDO UMA BALANÇA MUITO DESEQUILIBRADA. O POVO QUER SABER… E OS MAFIOSOS CORRUPTOS TUCANALHAS SOLTOS??? SOLTOS DE INÚMERAS CPIS. ATÉ QUANDO??? ATÉ QUANDO OS CORRUPTOS TUCANALHAS VÃO CONTINUAR SENDO BLINDADOS PELOS JUÍZES E MÍDIA CÚMPLICE MERCENÁRIA SONEGADORA DE IMPOSTOS??? O POVO QUER SABER. ATÉ QUANDO??? OU ATÉ QUANTO??? OU MUITAS EMPRESAS, POLÍTICOS, O POVO BRASILEIRO E A DEMOCRACIA VÃO PAGAR AS PENAS, MENOS O LÍDER DAS CORRUPÇÕES: O PSDB E SEUS PROTEGIDOS? E ATÉ QUANDO A MÍDIA CRIADORA DE CAOS E SONEGADORA VAI TRAIR O BRASIL E CONTINUAR IMPUNE???

http://caixadoistucanodefurnas.blogspot.com.br/

http://www.juniorpentecoste.com.br/2014/07/quem-e-o-lider-da-corrupcao.html

Vanderlei

05/04/2015 - 19h35

Vai vendo para onde caminha o judiciário brasileiro, junto com a nossa mídia vão encontrar a lata de lixo.

Alzenira Rangel

05/04/2015 - 21h04

Para quê Judiciário?! A Rede Globo ocupou o seu lugar. A farsa do mensalão é uma mancha negra na história do Judiciário Brasileiro. Condenou inocentes.

Conceicao Falcao

05/04/2015 - 20h14

É um absurdo o que acontece é na Bahia então?

Hilson Mergulhão Breckenfeld Filho

05/04/2015 - 19h02

desde 1808

Lucia Romcy

05/04/2015 - 18h54

Mas existem muitos erros e desmandos ainda, nada é perfeito!

Ana Azeredo

05/04/2015 - 18h23

Trabalho no judiciario porque nele acredito ! A quem serve se enfraquecimento ???

    Silvio Alves Barbosa

    05/04/2015 - 18h53

    Que discurso vazio!

      Mmasilva

      07/04/2015 - 11h53

      Desculpe Silvio, mas discurso vazio é um comentário que tem aí embaixo que diz que o Judiciário é o poder mais corrupto e autoritário do Brasil. Com base no achismo eu posso dizer qualquer coisa, até que os jornalistas, no Brasil, são todos vendidos. Mas não posso esquecer que existe o Miguel do Rosário, o Paulo Nogueira, o Kiko, o Azenha, a Cristina, e tantos outros. Assim, podem dizer o que quiserem do Judiciário, é vosso direito. É meu direito, entretanto, discordar.

    O Cafezinho

    05/04/2015 - 19h15

    Ã? Fazer uma crítica com base num estudo, a meu ver, é colaborar para que o Judiciário supere seus vícios e se torne a instituição democrática que merecemos!

      Mmasilva

      07/04/2015 - 11h46

      O que menos há no texto sob o título “bombástico” é um diagnóstico do Judiciário. Compreendo, entretanto, que para alguns é difícil diferenciar Judiciário de polícia, Ministério Público, Defensoria, Advocacia, etc..
      Uma prisão provisória por quase um ano é injustificável, mas talvez possa ser explicada em razão das precaríssimas condições de trabalho de um juiz de vara única de uma cidade pequena, na qual ele é juiz criminal, cível, eleitoral, de infância e juventude, administrador do fórum e dos servidores (poucos e, em regra, mal preparados), corregedor de cadeias, de cartórios extrajudiciais, etc. etc. etc.. Isso é diagnosticar o Judiciário, não falar sobre MP ou Defensoria. Quem deveria manter as Defensorias são os Executivos estaduais, nada a ver com Judiciário. Não informar é melhor do que desinformar.

        Miguel do Rosário

        07/04/2015 - 12h16

        precaríssima? juizes brasileiros são os que tem maiores salarios e maiores regalias no mundo. e a quantidade de juiz por 100 mil habitantes é superior ate a de países desenvolvidos

          Mmasilva

          07/04/2015 - 13h48

          Caro Miguel, não simplifique a coisa. O que são precaríssimas são as condições de trabalho. Fóruns caindo aos pedaços, poucos servidores, falta de equipamentos básicos, até a responsabilidade de guardar armas apreendidas em uma sala fechada por um cadeado minúsculo. Uma coisa é ter boas condições de trabalho. A outra é ter remuneração condizente com a responsabilidade de decidir a vida de pessoas e empresas. É primário comparar a quantidade de juízes com o número de habitantes sem comparar, também, o grau de litigiosidade, ou seja, o número de ações. Basta ver, por exemplo, o que o nosso STF julga, e o que julgam as Côrtes Constitucionais de outros países. Em qual país do mundo um sujeito financia um carro e um mês depois ajuiza uma ação para rever “todo” o contrato assinado um mês antes?? E isso vai para no Judiciário. É mais complexo do que o que você colocou, desculpe.

          Miguel do Rosário

          07/04/2015 - 14h14

          Isso não justifica a falta de respeito pelo direito à liberdade do cidadão brasileiro! Não justifica!

          Mmasilva

          07/04/2015 - 14h41

          Concordo plenamente com você Miguel, plenamente. Nada justifica. Só não posso achar normal seu blog, diariamente indispensável, cair na “vala comum” de taxar “O Judiciário” de algo que é feito por exceções. Assim como não acho normal taxar “os jornalistas” pela postura de uns poucos.

          Miguel do Rosário

          07/04/2015 - 14h50

          Não sou eu que “taxa” ninguém. Apresentei um estudo com estatísticas reais.

Jorge Lima

05/04/2015 - 17h49

Sabem o que é engraçado nisso? A única voz a insurgir-se contra essa situação, e propor medidas concretas para para evitá-las, é o Gilmar Mendes. É dele a idéia de que todo preso em flagrante deve ser apresentado a um juiz no prazo de 24hs após a prisão. Mais interessante ainda é que o único estado onde isso começou a funcionar, ainda que contra uma grande pressão do MP e das polícias, é São Paulo. Dois pequenos exemplos de que o maniqueísmo é sempre ruim.

Paulo

05/04/2015 - 14h42

A impressão que a mídia passa é de que a Justiça solta criminosos com a maior facilidade, e estes reincidem no crime. É difícil encontrar artigos sérios que exponham a realidade, com dados confiáveis.

Vanessa Negrini

05/04/2015 - 17h24

Ana Azeredo Marília Limongi Theresa Karina De Figueiredo G. Barbosa Antonio Filho Andréa Paiva Fabiana Gomes

Edmundo Alves Gomes Filho

05/04/2015 - 17h16

Quem é comprometido com a verdade não deixa de persegui-la! O Judiciário é o Poder mais corrupto e autoritário do Brasil!


Leia mais

Recentes

Recentes