Menu

Trial by media: a dobradinha MPF X Globo contra Lula

A dobradinha Janot e Globo já está manjada. Os conspiradores já estão manjados. *** No Instituto Lula Novo vazamento da PGR contraria discurso de Janot 11/06/2016 16:14 No mesmo dia (10/06) em que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, condenou e negou publicamente o uso de vazamentos ilegais por parte do Ministério Público, o ex-presidente […]

8 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A dobradinha Janot e Globo já está manjada.

Os conspiradores já estão manjados.

***

No Instituto Lula

Novo vazamento da PGR contraria discurso de Janot

11/06/2016 16:14

No mesmo dia (10/06) em que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, condenou e negou publicamente o uso de vazamentos ilegais por parte do Ministério Público, o ex-presidente Lula foi novamente vítima dessa prática criminosa.

Quase simultaneamente à fala do procurador-geral, mais um documento sigiloso assinado por Janot chegava à TV Globo.

Foi mais um movimento claramente direcionado a indispor o ex-presidente Lula com a opinião pública e a constranger o Supremo Tribunal Federal.

Exatamente o que o chefe maior do Ministério Público condenou em seu discurso aos procuradores eleitorais.

O objeto do crime, desta vez, foi a manifestação do PGR no inquérito 4.170, solicitando sua remessa à vara do juiz Sergio Moro em Curitiba. Trata-se do inquérito que investiga a suposta “compra de silêncio” do réu Nestor Cerveró – no qual não há um fiapo de prova contra o ex-presidente Lula.

A petição do PGR ao Supremo, com base em delação caluniosa, é datada de 23 de maio e foi rebatida pela defesa do ex-presidente Lula em 27 de maio.

Passadas duas semanas, a manifestação do procurador Janot foi vazada (ilegalmente, repita-se) para a Globo, mas não a manifestação da defesa.

O vazamento de documentos da PGR contra Lula já se tornou sistemático: em 3 maio, foi a denúncia (infundada) contra o ex-presidente no caso Delcídio do Amaral; em 18 de maio foram os anexos a essa denúncia, e em 26 de maio a manifestação do procurador-geral sobre as gravações ilegais de conversas entre Lula e a presidenta Dilma Rousseff.

O combate à corrupção e à impunidade – fortemente impulsionados no Brasil pelos governos Lula e Dilma – não justifica as práticas arbitrárias que estão se tornando corriqueiras nos tempos recentes.

De todas essas práticas, uma das mais daninhas ao estado de direito é a cumplicidade entre setores da imprensa e do Ministério Público, promovendo o chamado trial by media (julgamento pela imprensa).

O vazamento de ontem soa como um desafio ao discurso de Rodrigo Janot. O procurador-geral deveria voltar a público e esclarecer mais um episódio direcionado contra o ex-presidente Lula.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

willams will

14/06/2016 - 00h01

Janot está com medo da PIG. Os porcos sempre querem comer todo o farelo, nunca deixa restos! Neste caso do Janot, se ele não dançar conforme o Gilmar bandido Mendes, ou o Renan roubador ou o Michel Temer ser preso, ele vai pro saco. Creio que há uma orquestração deliberada e quem governa o país é a Globo. Mas aí com a degradação de todo o sistema político que o Cunha ameaçou levar com ele 150 parlamentares para os quintos dos infernos, Janot deve chupar o dedo e ficar em posição fetal! Isso implica um golpe completinho e o povo brasileiro a sofrer toda sorte de desmandes injustos que esses golpistas querem implantar. Se o povo verdadeiramente não se unir e não gritar e lutar, somos uma nação perdida nas mãos dos mais cruéis bandidos que um poder usurpador pode desenvolver para uso contínuo de opressão popular! A escravidão a Toga bandida e aos partidos reacionários deste país.

willams will

13/06/2016 - 23h52

Para
Janot só vale se não vazar ou prender a bandidagem que o STF alisa. Devo
acreditar que os bandidões da mídia incentivam a todos os bandidos do Brasil a
pedir jurisprudência de atos criminosos cometidos pelas elites criminosas
atuantes e golpitas no país, já que a quadrilha mestre fica impune para
alavancar suas fortunas fruto da roubalheira que impera neste país, onde a gangue
togada anda de mãos dadas com a PIG e com os partidos políticos mais
reacionários do Mundo(PMDB/PSDB). O que reclamar de um Fernandinho Beira mar
quando temos o Aécio do Pó? O que reclamar do Juiz Lalau quando temos um Gilmar
Mendes e companhia no STF. O que reclamar com os ladrões de bancos que explodem
as agências, se temos todos os ministros do governo Golpista, o Cunha, o Jucá,
o Machado, o FHC, Temer e demais colegas do Congresso, onde se lambuzam dos
demandes com o dinheiro público. O que falar ? Temos que entrar na onda? Temos
que fomentar assaltos, roubos, desfalques, e outros delitos, já que toda a
cúpula do poder está tão enlameado quanto qualquer bandido deste país. Minto um
pouco, tirem os ladrões de galinha, esses são mitos do folclore brasileiro. Mas
é de estarrecer a todos o quanto o Brasil é um país de cultura de que se o rico
roubar é um dever dele o fazer, pois tem direitos ao roubo. Se for um pobre,
preto está ferrado, e por certo pagará pelo que fez. Mas aí está a
jurisprudência! Espero que os advogados dos bandidos já condenados, possam
abrir os processos, com respaldo nos artifícios do Gilmar Mendes e toda a
cúpula do Judiciário que nos leva a degradação moral e social quando julgam
bandidos por inocentes e inocentes por bandidos.

Lucyenne Lins

13/06/2016 - 22h36

Qto mais ele vaza para a Globo, mais ela cai, pq o povo está nas ruas, na internet, estao vendo a manobra. Tem uns e outros q ainda nao perceberam, mas pouco a pouco a ficha está caindo!!! Fora Globo!! Querem incriminar Lula com os pedalinhos e o barco de 4 mil, parece piada diante do volume de dinheiro no exterior por corrupçao dos bandidos q ainda estão impunes… Nao preciso nem citar os nomes, né??

Geysa Helena Dantas Guimarães

13/06/2016 - 17h35

Franjola!

Moacir Führ

13/06/2016 - 11h39

Janot já deu muitas amostras de ser corrupto, a mim ele não engana. Bandidão.

Rita Lama

13/06/2016 - 08h54

Acho que Janot foi traido! Ele encaminhou pedido de prisao de 4 corruptos golpistas – e a GLOLPE nao perdoa!!!!!!!!!!! O resto nao faz sentido. Janot esta sendo mais uma vitima da Rede Glolpe…

Marivane

12/06/2016 - 22h24

Janot eu confia em vc

CIANOTON_PACE

12/06/2016 - 18h15

Se não for pelos vazamentos criminosos, o Procurador Seletivo da República deveria responder por prevaricação. Essa gente ri do povo brasileiro, como se nos tomassem por idiotas, mas uma grande parcela da sociedade conhece os meandros do golpe e entende de que forma se comportam esses piratas. De nossa parte só podemos continuar nas ruas, protestando e gritando: Abaixo o Golpe!


Leia mais

Recentes

Recentes