Menu

Revista Veja dá show de crueldade – Lula é posto na galeria dos decapitados, junto com Lampião, Antônio Conselheiro e Tiradentes.

Por Bajonas Teixeira, colunista de política do Cafezinho A Veja, em um show ignóbil de maldade, deu expressão chocante e aberta ao seu desejo de liquidar o líder mais importante das lutas populares que o Brasil já teve. Luís Inácio da Silva,  Lula, por artes da capa da revista, passou à seleta galeria dos decapitados […]

9 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Bajonas Teixeira, colunista de política do Cafezinho

A Veja, em um show ignóbil de maldade, deu expressão chocante e aberta ao seu desejo de liquidar o líder mais importante das lutas populares que o Brasil já teve. Luís Inácio da Silva,  Lula, por artes da capa da revista, passou à seleta galeria dos decapitados da história brasileira, assim como antes dele, Virgulino Ferreria da Silva, Lampião, Maria Bonita e Antônio Conselheiro.

capa-veja

Uma galeria imponente essa onde, ao lado dos já citados, figura também Tiradentes, cuja cabeça, depois do corpo esquartejado, foi enviada para a então Vila Rica, atual Ouro Preto, numa gaiola para ser exposta num grande poste ficando em praça pública. Na época, quando não existia a mídia, pendurar na ponta de um poste era uma forma de dar publicidade. Hoje, a mesma função é exercida pela capa de uma revista – dar publicidade e tornar visível o recado do terror.

O poste em Ouro Preto onde a cabeça de Tiradentes ficou exposta, tornou-se conhecido como o “poste da ignomínia”. Na praça da cidade há uma placa fixada no granito onde se lê:  “Aqui em poste de ignomínia esteve exposta sua cabeça”.

A mesma designação pode vir a ser aplicada à revista-estaca Veja –  A revista da ignomínia.

Numa das capas mais bizarras que a imaginação do jornalismo brasileiro já concebeu, a revista entrou no clima de Estado Islâmico, ou de expedição volante em caça a cangaceiros, reencenado o auto da decapitação. Dessa vez a vítima foi Lula, e o objetivo parece não ter sido apenas o de passar um atestado de falecimento para um símbolo das lutas populares no Brasil. A página inteiramente coberta em vermelho sangue, parece expressar uma intenção, ou pior, já que em tempo de crises, os mentecaptos dispostos a tudo proliferam, indicar um alvo.

E esse alvo, marcado para morrer, não seria apenas o nome que expressa os anseios de mudança na história congelada do Brasil, seria também, junto com ele, as esperanças de milhões em uma redução do imenso fosso social no país através da democracia.

Essa função de necrotério histórico ou instituto médico legal da democracia, a Veja certamente adoraria representar. Mas talvez tenha que esperar um pouco. Como diz o ditado, praga de urubu magro não pega em cavalo gordo. E Lula é um cavalo gordo quando o assunto é prestígio popular e intenções de voto para 2018.

MÁQUINA CRÍTICA contra os ZUMBIS DA MÍDIA
Bajonas Teixeira
Caros leitores, Os convido a visitar e curtir a página MÁQUINA CRÍTICA. Nosso desejo é mobilizar o pensamento crítico em favor da democracia, sem esquecer outros temas e debates que importam. Ps: Continuaremos normalmente nossa colaboração com O Cafezinho, que está nos apoiando nesse projeto. Abraços,

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Galvão

19/09/2016 - 23h08

Os donos da Veja só fazem isso por ficarem impunes. Será que não tem ninguém disposto a dá um basta nesses canalhas?

Rita Cassia Le Sénéchal Cruz

19/09/2016 - 18h21

Isso é motivo mais que suficiente para processar essa privada chamada veja. Apologia ao crime! Até quando as pessoas de bem( ainda existem? ) desse país vão deixar esse tipo de coisa acontecer? Cadê as ditas autoridades competentes para dar um basta a essa baixaria, a essa incitação ao ódio e à violência contra o PT/Lula, minorias, a essa baixaria disseminada pelas mídias espúrias e seus seguidores midiotizados. Onde estão escondidos os grandes juristas do Brasil que se calam diante de tamanha barbaridade? Eu prevejo dias de convulsão social, chegando até uma guerra civil nesse país, graças aos bons que deixam os maus crescerem, graças aos CANALHAS CORRUPTOS GOLPISTAS ENTREGUISTAS da nação que se juntaram para saquear o resto que nos resta.

Edson do Nordeste

19/09/2016 - 10h53

A ESQUERDA PRECISA REAGIR CONTRA SEU PRINCIPAL INIMIGO, O PIG!

maria nadiê rodrigues

19/09/2016 - 08h13

Nassif entende que Lula tem que se resguardar. Essas manchetes de Veja são uma provocação criminosa, que poderia ser extirpada da imprensa, na medida em que aumenta o sentimento de ódio contra o ex-Presidente, podendo chegar-se ao ponto de Lula vir a ser assassinado em praça pública.
Não se vai muito tempo em que um cantor recebeu um tiro vindo da plateia, até hoje sem explicação.

Pedro souza

18/09/2016 - 19h15

Que forçação de barra, hein…rs

RosLucc

18/09/2016 - 18h09

No Estado de Direito ou uma pessoa pede asilo ou morre. Ele não vai ficar vivo na prisão, é a mensagem da revista.

Ana Luiza

18/09/2016 - 17h33

https://www.youtube.com/watch?v=-VnLhWj2CBo

Ana Luiza

18/09/2016 - 17h33

https://www.youtube.com/watch?v=eIAqOzyyh4g


Leia mais

Recentes

Recentes