Menu

Mais uma vez, José Serra, Geraldo Alckmin e Aécio Neves estão na mira dos investigadores da Lava Jato

Aos amigos, tudo. Aos inimigos, a lei. Delatores deixaram de detalhar esquemas de propina pagos aos Governos de São Paulo e de Minas Gerais quando eram administrados pelo PSDB No El País Lava Jato deve iniciar ‘recall’ de delatores por denúncias contra o PSDB Procuradores desconfiam que colaboradores omitiram informações sobre irregularidades em governos de […]

31 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Marcos Bezerra/Futura Press
Foto: Marcos Bezerra/Futura Press

Aos amigos, tudo. Aos inimigos, a lei. Delatores deixaram de detalhar esquemas de propina pagos aos Governos de São Paulo e de Minas Gerais quando eram administrados pelo PSDB

No El País

Lava Jato deve iniciar ‘recall’ de delatores por denúncias contra o PSDB

Procuradores desconfiam que colaboradores omitiram informações sobre irregularidades em governos de São Paulo e Minas Gerais

Por Afonso Benites

Delatores que omitiram informações, propositalmente ou não, para a Operação Lava Jato serão convocados a prestar novos depoimentos nas próximas semanas. Entre eles estão representantes das empreiteiras Camargo Correa, Queiroz Galvão e Andrade Gutierrez que deixaram de detalhar supostos esquemas de propina pagos para tocarem obras de responsabilidade dos Governos de São Paulo e de Minas Gerais quando eram administrados pelo PSDB. Obras realizadas nos Governos paulistas de José Serra e Geraldo Alckmin e no mineiro de Aécio Neves estariam na mira dos investigadores.

O recall de delatores foi confirmado ao EL PAÍS, por fontes ligadas à investigação na Procuradoria Geral da República. O que chamou a atenção do grupo de trabalho que atua em Brasília foram informações que antecedem o acordo de delação premiada de executivos das empreiteiras Odebrecht e OAS citando irregularidades em obras das quais ambas participaram ao lado das demais investigadas ou nas quais foram concorrentes. Entre elas a Cidade Administrativa de Belo Horizonte (MG), as construções no Metrô de São Paulo e do Rodoanel do mesmo Estado. Outras propinas pagas para participarem de obras na gestão de Dilma Rousseff (PT) na presidência também não foram descartadas.A nova convocação coloca em risco benefícios obtidos por alguns dos delatores que já haviam assinado os acordos. Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, não confirmou a existência desse recall. Falando em tese, porém, ele citou que o colaborador é obrigado a revelar todos os atos ilícitos dos quais participou, se não o fizer, pode ter sua pena aumentada e seu benefício cassado.

“Existe a possibilidade da pessoa se esquecer mesmo. Estamos falando de anos e anos que se passaram de prática de diversos atos. Agora, se for um esquecimento doloso, deliberado, pode, sim, receber pena maior, aumentar multa e até quebrar a colaboração”. No entendimento de Janot, mesmo se o benefício for suspenso, as provas apresentadas pelo delator continuam válidas.

Continuidade dos contratos

Com o impeachment de Dilma Rousseff (PT) e a assunção do grupo de Michel Temer (PMDB) apoiado pelo PSDB, parte das empreiteiras tem evitado delatar esquemas que envolvam o grupo que atualmente governa o Brasil, segundo relataram empresários a investigadores. A razão seria que essas empreiteiras precisariam seguir firmando contratos com o Governo federal e, no entendimento delas, se entregassem irregularidades de quem está no poder, dificilmente conseguiriam ser aprovadas em processos licitatórios para novas obras. Elas temem que a corrupção sistemática que por décadas predomina no poder público brasileiro ainda esteja longe de acabar, independentemente de quem esteja no comando do país.

O debate sobre a acurácia dos depoimentos de delatores voltou a ser tema nesta semana, quando vieram à tona incongruências da colaboração de Otávio Azevedo, ex-presidente da Andrade Gutierrez. À Justiça ele disse ter feito um repasse de 1 milhão de reais, que seria propina disfarçada, ao PT _o destino final do dinheiro era a campanha Dilma-Temer, de 2014. As prestações de contas, no entanto, mostraram que a soma foi enviado por meio de um cheque nominal a Michel Temer. O presidente nega que o recurso tenha origem irregular.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Eduardo

26/02/2017 - 10h38

Nojo deste “” Maldito golpe, orquestrados por golpistas e corruptos dos impunes PSDB “” .
Porque defendem estes bandidos até mesmo os condenados , caso de Eduardo Azevedo presidente do PSDB ná época por 22 anos sequer foi preso ?? E Aécio, Cerra, Alquimim, FHC, sempre apontados em delações, corrupções, trens, metros,merenda, pedágios,USP, Sabesp, Santa Casa em SP, banestado,( O maior roubo do Brasil ) privataria tucana “” ler o livro do Jornalista Amaury Jr, á respeito provas em cima de provas, Cerra, recebendo dinheiro em espécie no exterior R$ 23.000.000,00, Aécio Cidade Administrativa, Furnas, MG, delações diarias e recebimentos do mesmo dinheiro de todas empreiteiras citadas as doaçoes ao PSDB, destas empresas corruptas, são dinheiro limpo ??? Dinheiro separado ??? E mesmo pago no exterior em grana?? A PF, Juízes, STF, PGR, nada fazem ? Porque mesmo com fartas provas em decadas ninguém faz nada, não denuncia, não prendem os condenados do PSDB, Está é a pergunta todos fazem parte deste mesmo bolo, ou oque falta serem roubados ??? Eleições diretas já e destituição de todos os mebros do STF, Exoneração de juízes imparciais como o Moro duas vezes junto com Yossef caso banestado ninguém preso, nem do bandido doleiro jui era o Moro, e agora condenado de novo ha 223 anos solto, soltinho da silva, e o juiz novamente Moro ??? Ninguém é capaz de quebrar os sigilos bancários, telefonicos, evolução patrimonial x salários ? Dele e de todos os familiares, aqui, no exterior, em paraísos fiscais, EUA, ouro, dolares…porque ele anda sempre com os tucanos e protege e não fala , não cita, não soilta á midea gravações, notas á respeitos da graves delações dos tucanos ???

João maria

08/02/2017 - 14h09

Que tal largarmos direita esquerda e sermos Brasil? Um bando de ladroes corruptos que saqueiam nosso país sendo defendido por trabalhadores idiotas. GENTE temos e que nos juntarmos e irmos pra rua contra toda essa quadrilha PT PSDB PSB PMDB o caralho! Parar essa merda até ver lula Aécio serra e toda essa corja na cadeia. Agora defender ladrões é q nao dá.

    Max

    08/02/2017 - 14h27

    Olá João.
    Não se engane. Esse novo mantra de que não existe direita e esquerda é o que eles querem que você acredite, para que apoie o que eles fazem com o direito conquistado com o suor de trabalhadores do passado. Não existe e imediatamente ao chegarem ao poder modificaram tudo, mas esse “tudo” só afetou aos mais pobres e à classe trabalhadora.

carlos carvalho

26/12/2016 - 19h53

tudo uma guerra para o PSDB poder ser mais corrupto

mario perz

16/11/2016 - 15h24

Polícia Federal, onde está o helicoca e a meia tonelada de cocaína, gostaria que nos respondesse!!!

disqus_jqHc9puxo9

16/11/2016 - 04h15

E os blogs de Esquerda gerando uma leva de esquerdiats esquisofrenicos..Quando q a esquerda vai moderar as criticas ao Moro e a lava jato? Moro já prendeu cunha, já prendeu Odebrecht,..falta quem pra voces da esquerda se convencerem?

    Fernando Santos

    16/11/2016 - 10h46

    Nao sou de esquerda nem de direita, sou um brasileiro preocupado com empregos ,preocupado com a saúde ,enfim preocupado com o futuro do meu país ,se a direita fizer um bom governo, ótimo ,sou a favor da direita se esquerda fizer um bom governo sou esquerda,mas se ambas são corruptas ,eu quero que a duas paguem da mesma forma!! E não é isso que eu vejo acontecer!!! A vcs que são de esquerda,direita,será que não tá na hora da GNT ficar do mesmo lado! E exigir que se cumpra a lei a quem merecer!?eu vejo delações a Aecio,mas parece que ninguém houve,vejo delações de Serra,ninguém escuta,prendem um helicóptero cheio de droga,nao acham o dono,o Lula ,todo mundo tem certeza que é culpado, mas ninguém prende, que estranho!!! Hei vcs!!! De direita e esquerda ! É ,vcs mesmo!!! Até quando vcs vão ser massa de manobra!? Vcs não estão conseguindo ver!? Tá na cara meus queridos ,classe política e classe política ,classe trabalhadora e classe trabalhadora, chega ser ridículo alguen vir aqui defender o Serra por ex:o cara roubou 23 milhoes minha gnt ,o Aecio tá sendo investigado por roubar tmbm,e ninguém cobra investigações aprofundadas sobre eles! Do Lula nem falo nada,prq desse sim,se ele deve ,esse vá ser preso ,não tnho dúvida, mas não teria que valer pros outros isso tmbm!?

Edson Luis Nunes Nunes

16/11/2016 - 00h32

O interessante é que parece que os juízes da lava jato tem medo do PSDB!!! a lei se aplica a todos que eu saiba pt pmdb PSDB corrupto e corrupto não importa o partido, só falta saber é porque os juízes não aplicam a lei quando se trata do PSDB

Jorge mendes

15/11/2016 - 23h12

O judiciario e MP é tucana , agora estão perseguindo o Kalill https://t.co/lQkEWzZaDL

Octavio Filho

15/11/2016 - 21h17

Contra o PT é DELAÇÃO PREMIADA!!! Contra o PSDB é DELAÇÃO CASTIGADA!! Se delatar o PSDB vai ficar eternamente na cadeia. Delatou o PT, no outro dia está em casa!! Provas? Para que?

Octavio Filho

15/11/2016 - 20h52

“Existe a possibilidade da pessoa se esquecer mesmo. Estamos falando de
anos e anos que se passaram de prática de diversos atos. Agora, se for
um esquecimento doloso, deliberado, pode, sim, receber pena maior,
aumentar multa e até quebrar a colaboração”.

Se eles se esqueceram de delatar o PSDB, não há problemas, pois estamos falando de
anos e anos que se passaram de prática de diversos atos. Mas, se esqueceram de delatar o PT, foi um esquecimento doloso.

Perguntarão aos corruptores:
-houve propina no rodoanel?
-Sim!!!
-O Lula já passou pelo rodoanel?
-Sim!!
No outro dia manchete no Globo, “Empresário relata propina no rodoanel e Lula passou por lá”.
Daí os procuradores vão querer saber se, quando Lula passou pelo rodoanel, recebeu alguma propina na cabine do pedágio! Pois foi filmado com dinheiro na mão diante da cabine de pedágio.

    Fernando

    17/11/2016 - 15h53

    Sério, vcs petralhas estão em uma bolha virtual, se achando perseguidos por todos, só dando ouvidos para os ecos das próprias idiotices. Libertem-se e procurem entender a gravidade do que aconteceu no Brasil.

nelodecarvalho

15/11/2016 - 18h39

Palhaçada, isso só teria sentido os agentes da polícia federal, os promotores e os juízes fossem petistas. Aí sim haveria julgamento e condenação. Ah…e se a mídia também fosse petista. Fora disso é tudo enganação.

enganado

15/11/2016 - 17h44

Quem em sã consciência acredita na PF_DB / PM’s Estaduais / Polícias Civis Estaduais / ABIN / … etc. Algum destes tem propósitos éticos / morais / honestos? Se tem! Acreditem também na Mula sem Cabeça / Boi Tatá / Saci Pererê / …. e durmam felizes. PF_DB honesta né!!!!! Tá bom!!!

Rogerio

15/11/2016 - 17h21

Estranho demais estas tais delações aparecerem em um período pós eleitoral em que o partido citado ganhou muitos votos por parecer santo. Daqui há 2 anos, nas próximas eleições ninguém mais lembra de nada disso e aquele mi mi mi de que a lava jato só investiga o PT fica dismistificado. Sensacional a tática.
Esta na hora da esquerda se unir. Juntar todas as forças para derrubar estes golpistas. Não com outro golpe. Mas sim nas próximas eleições. 2018 vir com tudo e atropelar. Provar que o povo no poder é a unica maneira do país se desenvolver.

    Daniel

    15/11/2016 - 19h05

    Hahaha haha desculpe Rogério mas não consegui controlar a gargalhada diante de sua proposta de que “está na hora de a esquerda se unir”. Segundo a frase mais antiga que eu “a esquerda só se une na cadeia”. A ironia do destino seria a lavajato unir a esquerda. Só que não seria ironia: ela veio para isso! Tempos sombrios.

      Rogerio

      16/11/2016 - 05h33

      Claro Daniel. A esquerda está se juntando na cadeia. Você mesmo nota a seletividade desta lava jato. É disto que o texto fala. Só políticos da esquerda são presos.
      Parabéns. Bela análise.

      Fernando Santos

      16/11/2016 - 10h29

      Vdd ,a esquerda só se une na cadeia mesmo,mas será prq!? Será porque a direita é santa!?

Loide

15/11/2016 - 17h02

Cafezinho que lista pequena. Só aparecem os três? E o Lula e Dilma ?
Onde estão? Logo, logo em Curitiba.

17Abril2016

15/11/2016 - 15h20

Sr Cafezinho, nao caia nessa lorota de tucano na mira da lava-jato. Os aloprados do MP lancam a isca toda semana e voces mordem que nem peixinho do pesque-e-pague. Todos sabem que os tucanos tem IMUNIDADE.

    enganado

    15/11/2016 - 17h31

    Concordo em Gênero / Número / Grau. Não dar Nada x Nada para ninguém da GANG do P$$$DB, ou será mesmo que a GANG da PF_DB perderam o juízo? Cuidado PF_DB porque senão a mesada do FBI não chega, tá!

    Fernando

    17/11/2016 - 15h49

    Na tua cabeça as coisas devem funcionar assim mesmo. Quem não tem moral acredita que ela não exista nos outros.

Replicante Andante

15/11/2016 - 14h48

Quem vai ter coragem de prender José Serra? A quanto tempo já delatado em 23 milhões de propina na suíça? Sérgio Moro?

    enganado

    15/11/2016 - 17h38

    Muito boa sua 1a. pergunta, porque um APÁTRIDA como çE$R$R$RA que deveria ser preso pelo general da segurança, não o é. Não o é porque o SR. STÉDILE é que é o perigo para a DEMOCRADURA do __braziUS__ , agora se este tivesse roubado R$ 22.999.999,99 seria preso porque roubou menos que o APÁTRIDA çE$R$R$RA. Aguarde! A situação ainda vai piorar mais ainda! A escada para descer não tem o último degrau.

Calebe

15/11/2016 - 13h14

Desconfiam? É só assistir o depoimento do Ceveró, quando ele tentou falar da Braskem foi ignorado, até reclamou com o seu advogado. Nos vídeos que assisti no YouTube em quase todos há direcionamento para o PT.

    Octavio Filho

    15/11/2016 - 21h16

    Todos!!! Sem dúvida!!!! Chegam a ser infames!!! Eles mostram claramente que se falar do PSDB a delação não será premiada. E sim castigada!!

Jamile Bonfim

15/11/2016 - 12h47

Sabe como isso vai acabar ? Igual àquela história do helicoca … ninguém sabe, ninguém viu ….

    Fernando

    17/11/2016 - 14h36

    Então vai te informar sobre o helicoca para não falar besteira petralha.

Alexandre

15/11/2016 - 12h02

Ah esqueceram de falar foi só isso….essa é “Felação Premiada”

    João Luiz Brandão Costa

    15/11/2016 - 19h14

    Esqueceram de falar que foi o Lula quem mandou eles aceitarem o suborno….

      enganado

      17/11/2016 - 18h52

      Quer dizer que até em aceitar subornos o LULA é o culpado? Quer saber!? Foi o LULA que matou o KENNEDY e o STÁLIN, e ajudou a enforcar o SADAM. Esse LULA é impossível ….

        João Luiz Brandão Costa

        18/11/2016 - 12h34

        Enganado, continuas mais enganado do que nunca. Não percebestes a ironia sarcástica de meu comentário? Aliás, tem uma boa hoje. O Tal do Léo Pinheiro, reconvocado a depor, disse que o cheque para o Temer , não era nada disso etc.


Leia mais

Recentes

Recentes