Menu

Lava Jato divulga estudo mentiroso sobre seus próprios arbítrios

A força-tarefa da Lava Jato não apenas não sabe fazer powerpoints. Ela também não sabe falar a verdade. Hoje, ela divulgou um estudo em que distorce completamente os números, porque não inclui todos aqueles que ela manteve preso preventivamente por até dois anos, sem condenação, sem prova. Usa apenas o que ainda estão detidos. Ou […]

14 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A força-tarefa da Lava Jato não apenas não sabe fazer powerpoints. Ela também não sabe falar a verdade.

Hoje, ela divulgou um estudo em que distorce completamente os números, porque não inclui todos aqueles que ela manteve preso preventivamente por até dois anos, sem condenação, sem prova. Usa apenas o que ainda estão detidos. Ou seja, ignora os arbítrios já cometidos, as torturas, as manipulações sem limite, os vazamentos seletivos e criminosos, a agenda minunciosamente sincronizada com os objetivos do golpe.

Para dar somente um exemplo: houve um executivo da OAS, Mateus Coutinho de Sá, que ficou preso, pela Lava Jato, por dois anos, e depois, em novembro do ano passado, foi absolvido em segunda instância, por absoluta falta de provas.

Por que ficou preso durante todo esse tempo?

Ora, porque a Lava Jato precisava, para levar adiante o golpe, produzir terror e caos – o que conseguiu.

O executivo perdeu o emprego, a reputação, a liberdade.

Do ponto-de-vista do golpe, e do país, porém, isso não é o principal: o que importava era paralisar a economia, o que a Lava Jato também conseguiu.

Foi assim que a Lava Jato paralisou e depois destruiu a economia brasileira. Os procuradores desarticulavam diretorias inteiras das nossas maiores empresas de construção civil, responsáveis pelas principais obras de infra-estrutura do país, sem importar se havia provas ou não contra os executivos.

O importante era paralisar completamente as empresas, as obras e o país, produzindo a atmosfera de terror, instabilidade e medo que levou ao golpe.

Apenas após as prisões é que se procuravam provas, através da mais desavergonhada espionagem oficial. Quando enfim se encontrava um papelzinho, um email, um telefonema suspeito, vazava-se ilegalmente tudo para a mídia, para que houvesse condenação midiática que justificasse a prisão.

Lava Jato e Globo – que são cúmplices no esquema golpista – se aproveitam da comoção provocada pela morte de Teori para tentar legitimar os arbítrios e crimes de uma operação que serviu de base para o golpe, golpe que deflagrou um processo brutal de desnacionalização da economia, entrega de patrimônio público, desmantelamento do Estado, redução das liberdades individuais e aumento da repressão. Sem contar a onda fascista, que a Lava Jato fez explodir. Não é tôa que os mesmos que defendem “intervenção militar já” e “Bolsonaro 2018” são os maiores fanáticos por Sergio Moro e pela Lava Jato.

É interessante, de qualquer forma, a preocupação da Lava Jato com sua “imagem”. Desde o seu início, ela vem trabalhando, em parceria com a mídia, para manter alta sua taxa de aprovação na opinião pública. Tem conseguido isso de maneira espetacular. Mesmo assim, o seu viés autoritário não admite críticas, e ela torra recursos públicos com todo o tipo de assessoria de marketing para continuar posando de operação imaculada.

A Lava Jato, nos últimos meses, entrou numa fase ainda mais sinistra, que é a de celebrar, oficialmente ou extra-oficialmente, acordos com o Departamento de Justiça dos EUA. Ou seja, a operação quebrou as maiores empresas de construção pesada do país, e hoje a Petrobrás só está contratando estrangeiras, infinitamente mais corruptas e truculentas, algumas delas patrocinadoras de guerras de extermínio no oriente médio e África.

Quanto às confirmações em segunda instância das condenações e ações de Sergio Moro, isso apenas reforça o que a gente já sabia: o judiciário brasileiro é profundamente corporativo. É muito raro, de maneira geral, não apenas na Lava Jato, que haja qualquer mudança em condenações de segunda instância. Se houver pressão midiática, então, aí é quase impossível. A Lava Jato sabe disso.

Toda essa propaganda, bancada com dinheiro público ilimitado, para legitimar a Lava Jato, incluindo esse “estudo” aí de hoje, visa pressionar e intimidar as instâncias superiores, para que não ousem ficar no caminho da operação.

Quem ousará ficar no caminho da Globo e da Lava Jato?

Afinal, sem querer ventilar teorias de conspiração, mas já o fazendo, o último juiz que ousou chamar as prisões da Lava Jato de “medievalescas”, e acusou a força-tarefa de promover espetáculos midiáticos, hoje jaz no fundo do mar de Parati.

A Lava Jato não é confiável. Não acho que seja a “maior operação contra a corrupção da história do Brasil” e sim a operação mais corrupta, truculenta e irresponsável da história do Brasil. E o resultado está aí: economia destruída, corruptos no poder, patrimônio público sendo liquidado rapidamente, desemprego e desesperança.

(Tem uma outra coisa, que estou fingindo que nem estou vendo, de tão absurdo e esquisito: um setor da militância petista, desorientado – certamente por culpa do partido, que há tempos está acéfalo – passou a defender a Lava Jato e a homologação da delação da Odebrecht, achando talvez que seria muito positivo que mais gente fosse presa. Esqueceram o power point do Dallagnol?)

[Arpeggio – coluna política diária]

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Armando tedeschi filho

30/01/2017 - 18h46

Distorção dos fatos, querer culpar a Operação Lava Jato pelo caos econômico.
Quem provocou o caos econômico foi a política equivocada da Ex-Presidente Dilma.

    Miguel do Rosário

    30/01/2017 - 20h36

    Não. Dilma encerrou seu primeiro mandato com 5% de desemprego e fez as reservas internacionais do país chegarem a mais de 400 bilhões de dólares. Tinha problemas. Mas quem quebrou o país foi o golpe.

Marcos André Alves dos Santos

27/01/2017 - 12h36

É de midiótas como Severino Ramos Inácio Frreira que eese turma se alimenta. Não enxergam um palmo além do que é publicado pela Globo, Veja, Estadão, Folha, Band, Record, SBT e similares. Sem contar que são discípulos de MBL, Nas Ruas, Revoltados Online, Joice Hasselmann, Muda Brasil, Carla Zambelli. Todos recebendo milhões para midiotizá-los. As grandes mídias através de campanhas de publicidades bilionárias e os criadores de factóides através de malas abarrotadas de dólares, conforme amplamente divulgado pelos dissidentes que perceberam que estavam sendo enganados, decidiram abandonar e denunciarr os grupos e agora sofrem ameaças diárias de morte.

Alberto Pagano

26/01/2017 - 17h29

Enquanto a população é manipulada pela midia, dizem que o PT é responsável por tudo 0 que está acontecendo, tudo é culpa do PT, que a corrupção só existe nele e o povo acredita e a direita está avançando, em quanto o povo se preocupa com o PT e os petistas e simpatizantes que defendem a democracia os golpistas estão destruindo o nosso país…

Salma Teresinha Vilaverde

26/01/2017 - 09h03

Excelente já previsto que BA era golpista di Brasil. Esse golpe trama da mídia brasileira envolvendo as três instâncias de poder. Virou América do Sul do avesso, deixando expostos e no poder a escória das instâncias e ficamos sem cidadania no desgoverno saqueando o patrimônio com a cegueira de muitos

Luiz Carlos P. Oliveira

26/01/2017 - 08h58

A lava jato seria ótima, desde que não fosse seletiva e não usasse métodos ilegais de prisão. E essa pecha eles nunca conseguirão derrubar. Golpistas, todos mancomunados.

Severino Ramos Inácio Ferreira

26/01/2017 - 00h46

ATÉ QUANDO ESSE EFEITO ESPIRAL QUER ENGANAR O QUE SE PASSA NA POLÍCIA FEDERAL E A FORÇA TAREFA. ESSE CAFEZINHO VERMELHO DE DISCURSO DISTORCIDO E REMONTADO AO BEL MODO, NÃO COLA MAIS. SERÁ QUE É DO CONHECIMENTO DO DR. SÉRGIO MORO ESSE LENGA LENGA DESMORALIZANTE. SE CATEM… PERDI MEU TEMPO LENDO UM FESTIVAL DE DESESPERO DE QUEM ESTÁ PERDIDO. CONTEM OUTRA HISTÓRIA… ESSE CAFEZINHO ESTÁ FRIO DEMAIS. FUIIIIIIIIIII TEM QUE SER OTÁRIO PARA ENDOSSAR O QUE ESTÁ ESCRITO!

    Atreio

    26/01/2017 - 14h21

    menos berro, mais respeito.
    assista:
    destruição a jato.
    aproveita e vê:
    o dia q durou 21 anos.
    utopia e barbarie
    zietgeist

    tácito.
    só os pagos pelo psdb e seus capangas não conseguem debater o assunto (como vc, vociferrando acima).
    tenha mais calma e mostre q tem argumentos. do contrario, tome um copo dagua e volta amanha.
    desejo melhoras, bjao!

Luciano Flavio

25/01/2017 - 21h54

Simplesmente bandidos.

marco

25/01/2017 - 21h54

É o que eu acho,e sempre achei da tal OPERAÇÃO LAVA A JATO.E mais,o JUDICIÁRIO é o órgão de poder,mais perigoso e assustador,que existe.Eu tenho muito medo do JUDICIÁRIO.

Márcia Figueiredo

25/01/2017 - 21h48

Excelente texto. Obrigada.

Palmira Gomes Jardim

25/01/2017 - 22h50

Esta estoria… Lava jato…entre outras,na nossa politica atual…cada vez mais sórdida!!! Parece que,o sórdido, o sem dignidade..está se tornando …marca-registrada…nesta política, momento atual,Brasil! …O que é isto,gente!!! Abrir os olhos!!!…Uma turminha de políticos…sem o mínimo de respeito e amor,por seu país,resolveu brincar com o joguinho…LAVA JATO!…Com problemas e prioridades, urgentes para o país,que …estes políticos…se cumprissem suas atribuições,deveriam,tentar resolver!!! ..Lendo todo este artigo,e…vendo a cara deste político acima,tipo tradicional!!! Pensar no que…vei dar disto tudo! E.

Pauline Park Park

25/01/2017 - 22h27

SE A LAVA JATO É A MAIOR FARSA DA HISTÓRIA COMO PODERIA TER ALGO VERDADEIRO NELA? LIDERADA POR LIXOS ESTADUNIDENSES!

Silva Marcos

25/01/2017 - 22h19

E quem acredita mais na política,aviões de políticos e juiz caindo de formas estranha…so um alienado de edir macedo acredita.


Leia mais

Recentes

Recentes