Um pedido de desculpas aos petistas do avião de Miriam Leitão | O Cafezinho

O Cafezinho

quinta-feira

15

junho 2017

303

COMENTÁRIOS

Um pedido de desculpas aos petistas do avião de Miriam Leitão

Escrito por , Postado em Arpeggio, Miguel do Rosário



(Na foto, dois empregados da Globo)

Eu quero pedir desculpas aos petistas presentes ao vôo de Miriam Leitão. Provavelmente não disseram nada demais à jornalista e foram vítimas de uma campanha de difamação sórdida, que contaminou até mesmo jornalistas de esquerda, como este que vos fala.

O meu post em defesa de Miriam Leitão, conforme os que o leram na íntegra, traz inúmeras ressalvas ao possível exagero ou distorção do relato por parte da jornalista. Mas isso não foi suficiente, porque as ressalvas deveriam ter vindo no início do artigo, como premissa a todo o raciocínio.

Eu o escrevi, porém, com base numa preocupação. Independente de sua veracidade, ele representava um risco que eu precisava afastar imediatamente, que era atrair violência fascista contra o campo popular.

Miriam Leitão foi irresponsável, como de praxe. O que temos testemunhado, nos últimos anos, não são violências de “petistas” contra jornalistas, e sim de fascistas contra petistas e pessoas de esquerda em geral. E não são apupos politizados e quase delicados, como os que enfrentou Miriam Leitão durante o vôo da Avianca, mas ofensas pesadíssimas, ameaças de morte, law fare, espancamentos, invasões e depredações de sindicatos e sedes de partido. Recentemente, essas violências evoluíram para crimes contra a vida de alguns companheiros do MST.

O texto de Leitão ignora tudo isso e, por isso, não só é profundamente desonesto, como é cúmplice dessas brutalidades, porque, ao pintar a si mesma, uma jornalista protegida por todos os poderosos do momento, como vítima, ela aumenta os riscos vividos por todas as pessoas que hoje, essas sim, vivem uma situação de extrema vulnerabilidade.

A suposta ironia que ela encontra no fato de ser chamada de “terrorista” por um dos petistas (e tenho certeza de que, se houve essa acusação, é obviamente no contexto de suas análises constantemente alarmistas, quando a economia ia bem, em contraste a seu ridículo chapa-branquismo no momento em que as coisas vão mal, sempre a depender do interesse político de seus patrões) existe, na verdade, como alguém lembrou, por ela trabalhar, hoje, na mesma empresa que sustentou a ditadura que a levou à cadeia.

Reitero, portanto: presto minha total solidariedade aos petistas, não apenas aos do vôo de Miriam Leitão, como aos de todo país, difamados dia e noite pelo campo político do qual Miriam Leitão é uma das mercenárias mais bem pagas.

A esquerda brasileira é, seguramente, a esquerda mais pacífica, bem comportada e educada do mundo. A reação às acusações de Miriam Leitão mostram, inclusive, que ela é, em verdade, um tanto paranoica em relação a isso. A esquerda quer ser educada demais, bem comportada demais, pacífica demais.

A esquerda brasileira – ou pelo menos a sua suposta vanguarda política ou intelectual – tem neurose de bom mocismo.

Mea culpa, mea culpa, mea culpa.

Mas seria injusto, da mesma forma, exagerarmos esse defeito, até porque ele nasce, em verdade, de uma virtude, ou melhor, de um instinto, como eu já disse lá em cima: a preocupação de não estimular um clima de violência política que explode sempre no lado do campo popular.

As particularidades da nossa história política, e os fatos recentes confirmam isso de maneira trágica, nos tornaram uma esquerda extremamente cuidadosa contra o risco de ser descrita como truculenta, e, mediante esse artifício, ser exposta às truculências dos detentores do monopólio da violência.

No Brasil, o sistema de violência estatal se volta, sempre, contra aqueles que a mídia aponta como os “inimigos”: pobres, pretos, sindicalistas, membros de movimentos sociais, simpatizantes de partidos de esquerda, manifestantes contra o status quo.

Se você é um manifestante amigo da mídia, você estará para sempre protegido. Polícia, juízes, mídia, são todos seus amigos e protetores.

Se você não é amigo da mídia, cuidado!

A esquerda brasileira vive um ambiente tremendamente hostil do ponto-de-vista narrativo, porque sofre com uma das mídias mais violentas, fascistas e corruptas do planeta. De maneira que uma simples, educada e necessária manifestação política contra o monopólio da mídia, num vôo com a presença de uma jornalista da Globo, pode ser facilmente transformada em terrível violência verbal de bolcheviques enfurecidos, arrastando até mesmo experientes blogueiros e jornalistas de esquerda.

O caso Miriam Leitão é apenas mais um exemplo de que a grande mídia brasileira é o núcleo do golpe. É dela que partem, sistematicamente, os ataques mais canalhas.

A mídia brasileira não é vítima de nada. Ela é o verdugo mais cruel, brutal e impiedoso do povo brasileiro. O golpe – com todos os seus diabólicos desdobramentos jurídicos, políticos, econômicos e sociais – prova isso.

O principal esforço do campo popular deve ser remover a aura de “invisibilidade” da mídia. Ela deve ser mostrada como o principal partido político a ser combatido, e, portanto, os militantes petistas no vôo de Miriam Leitão estavam ao lado da razão histórica.

Entretanto, pelos riscos e complexidades do tema, deve-se tomar sempre o cuidado de gravar qualquer manifestação contra a mídia.

Os petistas cometeram o erro básico de gravarem apenas vinte segundos de vídeo. Toda a manifestação deveria ter sido gravada. Miriam Leitão apenas esperou dez dias para se manifestar e só teve a coragem de fazê-lo, porque entendeu que, depois desse tempo todo sem publicar nenhum vídeo, os petistas não tinham registro do momento.

Essa é a principal lição desse episódio: gravem sempre, gravem tudo!

 

PS: por favor, sem xingamentos. Estou tendo que apagar vários comentários aqui.

Loading...
Miguel do Rosário

Miguel do Rosário

Editor em Cafezinho
Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Miguel do Rosário

quinta-feira

15

junho 2017

303

COMENTÁRIOS

Se você fizer login como assinante do Cafezinho ou usando sua rede social, o comentário será aprovado automaticamente.

303 Comentários em "Um pedido de desculpas aos petistas do avião de Miriam Leitão"

Avise-me quando
avatar
Visitante

Agora sim! Os petistas é que são vítimas dessa corja a qual a Urubóloga faz parte.

Visitante

Peço desculpas igualmente pois as primeiras matérias davam a entender que o fato tinha sido o relatado por Mirian Leitão

Visitante

… A comunista e terrorista Mirian Leitão provou o gosto amargo da esquerda fascista que ela mesma idolatra

Visitante

Este episódio mostra a fragilidade da esquerda, que quer se mostrar sempre tão correta e nem checou primeiro a veracidade,
Correu logo para pedir desculpas
Igual a cachorrinhos amestrados
Desse jeito continuaremos a caminhar para o abismo…

Visitante

A esquerda não se convence que a velha mídia é um partido político.Miriam leitão é tantos outros são políticos travestidos de jornalistas que ocupam diariamente uma tribuna poderosa.

Visitante

Perfeito. Partido da oligarquia que defende a escravidão desde o descobrimento do Brasil

Visitante

Reinaldo Chaves Rivera senhor vá procurar um psiquiatra.

Visitante
Mirian Leitão foi presa (e NUNCA foi torturada) porque cometeu crimes. Participava de quadrilha de terroristas que praticou assaltos e sequestros, com mortes. Não foi presa por crime de opinião, mas porque agia em quadrilha. Não foi uma presa política, como mentirosamente disse o filho dela em entrevista recente. Era criminosa, participava de quadrilha de terroristas, foi presa, processada e condenada. Até hoje ela mente que jogaram uma cobra na cela dela, mas não há qualquer prova disso. Todos os terroristas mentiam, eram treinados para isso. Agora, que ótimo, ela provou o gosto amargo do que a esquerda criminosa pode… Read more »
Visitante

Maira cruz

Sonia Duarte Travassos
Visitante

Obrigada, Miguel! Como eu queria que esse texto tivesse sido escrito pela senadora Gleisi, presidente do partido. Continuo a te admirar muito. <3

Visitante

Dupla perfeita. Ambos crápulas.

Visitante

Desculpa, mas o sr deve ser alguma espécie de empresário, e quer se dar bem com o que está acontecendo, ou vou considerar que o sr está pegando o bonde andando, não é possível que no andar da carruagem pessoas como o sr faz uns comentários desses! Não acredito!

Visitante

Vcs são comediantes?

Visitante

A cada dia que passa me sinto mais enojado da esquerda. Por incrível que pareça, vocês vivem, organizadamente, à margem da realidade. É por isso que sua ideologia não dá certo em lugar nenhum, talvez na lua, quem sabe?

Visitante

Naturalmente, tal pergunta é para o “belo casal” que aparece na sua postagem. Tendo em vista que sua indagação ficar muito dúbia, ou seja, se era para o casal ou para nós internautas.

Visitante

Isso acontece com quem ainda acredita no judiciário e na imprensa….kkkkkkkk

Jorge Viana
Visitante

Já li em algum lugar que a primeira obrigação de um jornalista é a de confirmar um fato com duas ou três fontes antes de o publicar.

Visitante

Vôo de Miriam Leitão, até parece que os demais passageiros estavam no vôo fe favor, como se não pudessem estar no mesmo lugar que essa senhora, não fossem dignos ou seu dinheiro valesse menos que o dela, acho que ela ouviu exatamente o que merecia

Visitante

Urubiologa da globo é o outro pau mandado pra perseguir LULA.

Visitante

O politicamente correto com pessoas fascistas / golpista é que me irrita na esquerda brasileira .

Visitante

Miriam Leitão , você merecia sim,ridícula do jeito que você está ,achando que o povo é tolo . Sinto muito, você merece . Sei que a Globo dar aos funcionários grandes regalias. Vocês não querem perder é claro .

Wagner Marreira Freire
Visitante

Gostaria de saber em que país esta senhora e alguns dos seus coleguinhas foram perseguidos e presos por causa da Ditadura, pq se foi no Brasil a história mostra que quem sofreu na ditadura dependendo de suas convicções não estão mais em nosso meio… e pq ela e seu coleguinha Alexandre Garcia passaram ilesos e ainda ganharam altos cargos na grande patrocinadora da Ditadura? Será síndrome do capitão do mato?

Visitante

Esse mulher é uma ditadora ninguém aguentar ver essa mulher falar só a globosta mesmo que é golpista como ela

Ruth
Visitante

Onde está o meu comentário?

Visitante

Na hora em que eu li, nem precisei de outros argumentos para saber que ela mentia. Ela já mente todos os dias, seja na CBN, seja na Globo ou na Globo News. Iria dizer a verdade ali?

Visitante

Vai tomar no seu cú idiota … posta uma foto de uma cabeça com uma melancia seu babaca !

Visitante

Perfeito !

Ruth
Visitante

Eu gostaria ďe ver uma foto ,ou qualquer prova ,ou mesmo testemunho de que ela foi mesmo vitima da ditadura.Digo isso pois só há pouco tempo o caso veio a publico por ela. Como pessoa pública que é, estranho foi ter permanecido em silêncio por décadas. Com os recentes acontecimentos no vôo, onde apenas dez dias depois ela se manifesta,da pra se duvidar que ela foi mesmo presa politica,ou isso é mesmo vitimização, para tentar justificar a sua atuação de urubologa na Globo!

Visitante

Que ” barriga”, hein? A norma do bom jornalismo, manda checar os dois lados do assunto!!

Visitante

Um erro que um esquerdista não pode cometer considerando que o que vem de Mirian Leitão é sempre Globosta.

Visitante

Em tempo.

Visitante

Mulherzinha prepotente e injusta com toda bagagem jornalística de sua existência deveria aproveitá-la melhor

Visitante

A esquerda brasileira é um poodle…quando irá descobrir e usar a sua força contra estes pitbulls fascistas???

Visitante

Vocês dão muita moral p/ essa raça ordinária. Se eu tivesse nesse vôo eu iria berrar no ouvido dela.

Visitante

Vendidos

Visitante

Muita infantilidade sua em acreditar nessa senhora que faz o jornalismo Nazista. Mas faz parte de nossa educação acreditar nas pessoas que tem o poder e marginalizar quem luta contra a disigaldade .

Visitante

é impressionante como a gde maioria se deixou levar. n aprenderam a lição de como a mídia usa a manipulação dos fatos. interessante q só dp de dez dias ela divulga e se tivesse acontecido como ela descreveu pq ninguem do voo publicou um video?? sempre achei isso estranho. ainda bem q as pessoas presentes começaram a mostrar e falar. os jornalistas deveriam checar antes as historias antes de megulhar de cbça. Fica a lição.

Visitante

Veia feia

Visitante

Temos q ser bons, mas ñ trouxas, pq serpente será sempre serpente!

Visitante

Em episódio como esse é que se vê o poder dessa televisão. O poder de manipulação e de semear discórdia. Eu quando li o post do blog me senti afrontada pela pressa como julgaram as pessoas, sem procurarem verificar a veracidade da notícia. E vi em mais de um blog dito progressista. Que sirva de lição. Por essas e outras é que chegamos a isso que estamos vivendo. Não queiram ser mais real que o rei.

Visitante

Uma imagem diz tudo

Visitante

Mirian leitoa ridicula vai tmnc

Visitante

Tá enchendo meu saco tanto espaço dedicado a esta ESCROTA chamada Miriam CANALHA Leitão. Esta vagabunda era do partido comunista e foi presa em 1972 pela ditadura. Por sua dedicação à REDE ESGOTO e aos BANDIDOS GOLPISTAS, me parece que de fato ela era, na verdade, uma dedo-duro dos milicos. Portanto, não merece quaisquer credibilidade em suas FALÁCIAS.

Visitante

… A comunista e terrorista Mirian Leitão provou o gosto amargo da esquerda fascista que ela mesma idolatra

Visitante

O conservador brasileiro quer conservar o que????? A injustiça social q reinou no Brasil por 500 anos????

Visitante

Miriam P.I.G, é a escória do jornalismo e só merece indiferença. Acho que atualmente só deve ser assistida pelo pessoal que faz e produz o “bom dia Brasil”, por isso deve estar estressada.

Walter Pastori da Fonseca
Visitante
MIGUEL PELO AMOR DE DEUS NOS PROGRESSISTAS TEMOS QUE PARAR DE SER DEMOCRATAS E REPUPLICANOS COM ESSA TURMA ELES NUNCA FORAM NUNCA SERAO COM A GENTE VAMOS SER COM O POVO MAS FUDIDO DESSE PAIS ESSES SIM MERECEM TODO NOSSO RESPEITO PORQUE NAO TEM NINGUEM PRA DEFENDE LOS. ESSA TURMA QUE ACHAM QUE O PAIS E SO DELES FAZEM DE TUDO PRA MANTER O QUE ELES CONQUITARAM SO DEUS SABE COMO NAO ESQUEÇA QUE AS EMPRESAS QUE ESSA JORNALISTA TRABALHA FAZ PARTE DA MERDA QUE O PAIS. ESTA E A INTENÇÃO DELES E NAO DEIXAR NENHUM PARTIDO PROGRESSISTA GOVERNAR ESSE… Read more »
Visitante

esses jornalista s da tv globo se acham melhores que os outros apoiados por gente corrupta e desonesta…

Raul
Visitante

Concordo em número , gênero é grau , é ainda acrescento mais , essas manifestações devem ser transmitidas todas ao vivo para , não haver qualquer tipo de manipulação desta mídia prostituta e diabólica.

Visitante

Bravo Gleisi, reconhecer um erro faz de voce gigante! Nao podemos acreditar jamais no que esta midia golpista, hipocrita e contra os interesses nacionais diz.

Visitante

Mas não aconteceu nada,a Gleisi deveria ter mais calma
Antes das desculpas.

Visitante

A Gleisi se retratou ? Caso sim, OK, nobre gesto. Mas que foi um tiraço no pé logo na primeira semana de mandato de presidenta do Petê isso foi….Aliás, as direções do Petê tão “fazendo escola” de tiro no pé e pela culatra hein !! E aí o PiG e a direitalha deita e rola e a esquerda TODA paga o mico…..

Visitante

Sim

Visitante

A Gleisi se retratou?

Visitante

Nao e possivel que naquele voo so tinha petista.

Visitante

… A comunista e terrorista Mirian Leitão provou o gosto amargo da esquerda fascista que ela mesma idolatra !!!

Visitante
Visitante

Kkkkkkk. Esquerdopata, servido o mercado como ninguém. Tem que vim de um desprovido de neorônios.😂😂😂

Visitante

Mas que comentário mais sem noção. Ela fala justamente para pessoas como você. Doentes. Sabe que tem público certo. Um bobalhao.

Visitante

Vou nem zoar, vai que é doença!

Visitante

Direitopata? Ou o autêntico cabeça de ovo?

Visitante

Doente mental.

Visitante

Precisamos acima de tudo ter consciência que esse fascismo midiático, que vive a beira de um abismo, só terá seu merecido fim, quando todos o deixarem sem um espectador e sem um leitor. Precisamos entender que os objetivos desse conjunto midiático que pagam altos salários a pessoas como esta Leitão, é apenas promover uma destruição intelectual e social da nação, para que somente a classe econômica dominante viva com seus privilégios intocados.

Visitante

Belas palavras

Ubiraci Oliveira
Visitante

MiriamMente Sobre Agressão Petista Para Disseminar Ódio Golpista!
https://youtu.be/t3lLELPvzv4

Visitante

Boa! Não trate como adversário quem te trata como inimigo.

Visitante

Boa! Agora sim. Acreditem na rede! Acreditem na capacidade da esquerda de desmascarar facilmente um embuste. Chega de solidariedade automática aos nossos algozes. Acreditem na militância política da esquerda e jamais peçam desculpas ou se solidarizem com gente escrota!

Visitante

Respeitem e serão respeitados!! Fora isso, é pau neles! Humildade, não é se deixar ser humilhado.

Visitante

Até quando apanharemos e ficaremos calado? Até quando temos que dá a outra face? Até quando teremos que aguentar calado as calunias e difamações dirigida a nós petistas? Será que se o Brasil governado por petista, se cairmos em uma guerra, com um pais que seja, ao invés de levarmos armas para nos defender teremos que levar flores? Vamos todos morrer fuzilados.

Visitante

Para quem recebe um gordo salário da maior mídia da América Latina, apenas para mentir todo dia, até que ela ainda pegou leve com essa bolinha de papel aí no avião.

Visitante

É o mal de todos!! Atacar antes e ouvir o outro lado!! Quando iremos aprender?

wpDiscuz