Menu

1ª pesquisa pós-condenação mostra forte crescimento de Lula entre mais jovens

O Instituto Paraná Pesquisas não merece nenhuma confiança. Fui dar uma olhada no histórico das pesquisas deste ano e tomei um susto. Ele presta assessoria à Lava Jato e ao PSDB. Há diversas pesquisas com uma pergunta só, do tipo: você gosta da Lava Jato? Você concorda com a liberdade de Dirceu? E a mais […]

12 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O Instituto Paraná Pesquisas não merece nenhuma confiança. Fui dar uma olhada no histórico das pesquisas deste ano e tomei um susto. Ele presta assessoria à Lava Jato e ao PSDB. Há diversas pesquisas com uma pergunta só, do tipo: você gosta da Lava Jato? Você concorda com a liberdade de Dirceu? E a mais patética de todas: você acha que o triplex é de Lula?

Nenhuma pesquisa sobre os flagrantes do Aécio, claro…

Pois então. Mesmo assim, a pesquisa realizada nos dias 24 a 27 de julho, ou seja, já com a condenação de Lula bastante divulgada e explorada pela grande imprensa, mostra que o ex-presidente continua liderando, isoladamente, as pesquisas de intenção de voto.

Não sei porque o Paraná Pesquisas não fez um comparativo com suas próprias pesquisas anteriores. Eu tive que ir no arquivo do instituto para encontrar a pesquisa eleitoral de maio (antes da condenação de Lula por Sergio Moro), para comparar.

Pois bem, no geral, Lula manteve, na pesquisa atual, os mesmos 25,8% de maio (o Instituto Paraná é tão preguiçoso que não mudou nem os decimais do ex-presidente). Provavelmente, Lula cresceu e o instituto não teve coragem de mostrar isso, mas teve escrúpulos suficientes para não mostrá-lo em queda.

Pesquisa atual: 24 a 27 de julho de 2017 

Pesquisa maio: 25 a 29 de maio de 2017

Vê-se que Bolsonaro cresceu um pouco. Aliás, Bolsonaro já é, de longe, o principal adversário de Lula, justamente por encarnar o “antipetista”. O fascismo midiático cobra seu preço.

A própria pergunta mostra quão tendencioso é o instituto, mas deixa para lá.

Bolsonaro já ganha em alguns segmentos importantes: em regiões inteiras do país, como no Sul e no Centro-Oeste/Norte, e em faixas de renda mais altas.

 

A força de Bolsonaro está nas “esclarecidas” classe A e B. Neste segmento, ele lidera com 21,6%, contra 15% de Lula e 16% de Doria. Nas classes mais baixas, a partir da C, porém, a força de Lula cresce. Nas classes D e E, Lula tem 39%.

Num eventual segundo turno, Lula ganha em todos os cenários, com relativa folga. O candidato que mais pode ameaçá-lo continua sendo… Bolsonaro. Até mesmo Marina Silva, que até outro dia ganhava (embora com margem apertada) de Lula no segundo turno, perdeu força e está  mais de 7 pontos atrás.

O que me chamou atenção na pesquisa, contudo, foi o crescimento de Lula entre os mais jovens. De maio a julho, a intenção de voto em Lula entre jovens eleitores até 24 anos passou de 26 para 30% e dos jovens de 25 a 34 anos, de 21,6% a 28%. Bolsonaro seguiu na direção inversa: está perdendo votos da juventude e ganhando dos mais velhos.

O gráfico é o que abre o post.

Essa é uma matemática, naturalmente, que ajuda Lula, visto que os jovens representam, quase sempre, as tendências mais fortes.

Doria também perdeu, de maio a julho, votos na juventude…

***

Quanto à rejeição, ela é praticamente igual entre Lula e Bolsonaro. A de João Dória está crescendo à medida em que as pessoas o vão conhecendo.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

José Caetano Florencio Florencio

30/07/2017 - 13h59

Lula Presidente 2018.

Petronio Carvalho

30/07/2017 - 03h31

Lula 2018 no presídio. Quase lá.

Marcia Amaral Freitas

30/07/2017 - 03h16

Esse pessoal de Curitiba precisa ir pro hospício

Sebastiao Marcirio De Araujo Magalhaes

30/07/2017 - 02h35

EU Quero um Brasil diferentes sem Corrupção Bolsanaro e a Solução

Ailton Melo Melo

30/07/2017 - 01h29

Lula, quanto mais apanha mais cresce, isso deve dar dor de cabeça!

Renner Malta

29/07/2017 - 23h30

Parana pesquisas?! Vao se fuder. Nego da eskerda ainda da credito p esses fdp?!

Luiz Carlos P. Oliveira

29/07/2017 - 20h13

LULA ganha em todas as faixas etárias. A elite, claro, é anti-PT. Mas “azelite” não ganha eleição. Por isso entendo o desespero dos coxinhas.

Eduardo Francisco

29/07/2017 - 23h07

E mesmo em um instituto sem credibilidade o Lula está em primeiro

Raquel Linhares

29/07/2017 - 22h54

Não acredito nessa pesquisa fajuta. Moro no Nordeste, só aqui Lula leva mais de 70 % dos votos, por isso é mentirosa.

Fausto Amaral DE Barros

29/07/2017 - 22h39

Disse e repito: tal ‘instituto’ não existe.

Tania Maria Maria

29/07/2017 - 21h02

Paraná Pesquisas não é confiável nenhum pouquinho.

Eduardo Silverio Oliveira

29/07/2017 - 20h39

Eu cago para essas pesquisas!


Leia mais

Recentes

Recentes