Fundador do Instituto Ideia vê chance de Lula vencer no 1° turno

35% dos craqueiros usam a droga há mais de 10 anos

Por Miguel do Rosário

15 de janeiro de 2012 : 15h53

A Folha publicou hoje uma reportagem baseada em pesquisa do seu Datafolha com o perfil do usuário de crack em São Paulo.

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]

[/s2If]
[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]
Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (no alto à direita). Confira aqui como assinar o blog O Cafezinho.[/s2If]

[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]

Abaixo, alguns gráficos que fotografei da edição impressa.

A reportagem aponta a relação direta e insofismável entre pobreza e consumo de crack. O usuário é, em geral, um indivíduo pardo ou negro, sem estudos, sem perspectivas profissionais, sem esperança. O que demonstra, cabalmente, que o combate à droga passa por um trabalho de assistência social, reintegração profissional e ajuda psicológica.

Outro dado que chama atenção é que 69% pretende buscar tratamento (sendo que 54% já buscou), trazendo à tôna a necessidade premente do Estado de oferecê-lo, ao invés de combater o consumo de crack com brutalidade.

Por fim, vale destacar que 60% dos usuários usam a droga há mais de cinco anos, sendo que 35% o fazem há mais de dez anos. É um problema gravíssimo, portanto. São pessoas cuja recuperação é extremamente complicada.
[/s2If]

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina