Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

Ombudsman diz que Folha foi tendenciosa

Por Miguel do Rosário

17 de junho de 2012 : 13h46

PARA ALÉM DOS APLAUSOS

Por Suzana Singer, Ombudsman da Folha.

A cobertura da CPI do caso Cachoeira vai mal na Folha. Na quarta-feira, o depoimento do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), foi ignorado pela Primeira Página. Ficou apenas em “Poder”, que escolheu um título extremamente favorável -Perillo dizendo-se vítima de perseguição do PT, uma repetição do que havia sido publicado dois dias antes, na “entrevista de segunda”.

Já o depoimento do governador petista Agnelo Queiroz, do Distrito Federal, foi para a capa, mas sem a notícia principal, que era a manobra para obrigar Perillo a abrir seu sigilo telefônico. Destacou-se apenas o comportamento dos parlamentares, com uma grande foto do líder do PT na Câmara aplaudindo seu colega de partido.

Vários leitores reclamaram do desequilíbrio. A Secretaria de Redação afirma que o texto na Primeira Página “tratou do fato de que a CPI aplaudiu os dois depoentes, Perillo e Agnelo”. Havia mesmo quatro linhas dizendo que “tucanos já haviam feito o mesmo” no dia anterior, mas a crítica maior ficou, sem dúvida, para o PT.

Até agora, o jornal não poupou PSDB, PT ou PMDB nas investigações, mas precisa redobrar a atenção dada à CPI, detectar onde está a notícia para não cair na armadilha de acreditar que se trata apenas de um espetáculo político.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário