Menu

O esfarelamento de Aécio Neves

A Bíblia diz que todos os homens do pó vieram e ao pó voltarão. No caso de Aécio, ele parece estar voltando a ser poeira antes da hora.

8 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O Grande Derrotado na pesquisa do Ibope divulgada ontem foi Aécio Neves. Dentre todos os candidatos, ele é o único que só cai. Mesmo com todo o apoio da mídia.  Até Serra, cuja rejeição atingiu, segundo o Ibope, cataclísmicos 47%, avançou um pouco na pesquisa, de um mês para cá. A Bíblia diz que todos os homens do pó vieram e ao pó voltarão. No caso de Aécio, ele parece estar voltando a ser poeira antes da hora.

Na projeção de um segundo turno, Dilma ampliou a vantagem sobre Aécio de 12 para 27 pontos: ela teria 47% dos votos, contra 19% de Aécio.

 

ibope

ibope2

ScreenHunter_2770 Oct. 25 17.29

Na tabela acima, que traz o potencial de votos dos principais candidatos, vemos um aparente empate entre Dilma e Marina. Mas a aparência é ilusória, porque une o percentual de votos consolidados (votaria com certeza) e apenas possíveis (poderia votar).

Por isso é importante observar os detalhes do potencial de voto de cada um. Observe que Marina está se consolidando como uma candidata de elite, enquanto o núcleo duro eleitoral da presidenta encontra-se nas classes mais humildes.

Marina tem apenas 14% de votos consolidados (votaria nela com certeza), com peso declinante conforme a renda baixa. Dilma tem 33% de votos consolidados, com peso ascendente junto aos mais pobres.

Entre os mais pobres (até 1 salário), 32% dizem que não votariam em Marina “de jeito nenhum”, contra 8% que votariam nela “com certeza”. Na mesma faixa, Dilma tem 59% de votos consolidados e apenas 17% de rejeição.

Por outro lado, a rejeição à Dilma está muito alta junto à classe média, e isso é um fator de risco porque abre espaço para um novo ciclo de manifestações contra a presidente. Entre os eleitores com renda familiar superior a 5 salários, 48% afirmaram que “não votariam de jeito nenhum” em Dilma Rousseff, contra 24% que votariam “com certeza”.

Outro fator relevante é que Serra, Aécio e Campos têm rejeição bem superior ao potencial de votos.

ScreenHunter_2773 Oct. 25 17.49 ScreenHunter_2772 Oct. 25 17.49

 

O ex-governador José Serra não está perdendo tempo. Sua movimentação frenética tem dado resultado, inclusive eleitorais. Enquanto Aécio cai nas pesquisas, Serra se mantém firme e até crescendo um pouco. Eu mesmo, que dava Serra como carta fora do baralho, sobretudo após Aécio assumir o cargo de presidente do PSDB, estou começando a rever minha posição. O zé-bolinha continua firme e forte no páreo. E tem a mídia paulista ao lado dele. O Estadão, por exemplo, botou na capa do jornal a sua manifestação de que está disposto a concorrer pela vaga de presidente da república.

ScreenHunter_2762 Oct. 25 17.03

Na parte interna do jornal, uma página inteira apenas para Serra defender sua candidatura.

ScreenHunter_2774 Oct. 25 18.06

A íntegra da pesquisa Ibope pode ser vista aqui.

aecio-neves-jpg_195624

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Olavo

28/10/2013 - 15h28

É incrível como a classe média sofre de imbecilidade estrutural. E ainda se acha muito “sabida”. Talvez seja culpa do nosso currículo educacional, inclusive nas escolas particulares, que não ensina a enxergar a realidade do país de forma objetiva e se baseando em dados concretos. A classe média que diz que não votaria em Dilma “de jeito nenhum”, e que se encanta com a “ética” da dona Marina, só pode sofrer de algum tipo de retardamento mental…

Giancarlo Teles de Magalhães

26/10/2013 - 20h55

https://www.ocafezinho.com/2013/10/25/o-esfarelamento-de-aecio-neves/

Anônimo

26/10/2013 - 08h08

Never elevada a enésima potência ao negativo.

Mário

25/10/2013 - 20h16

Vocês duvidam que Serra vai, mais uma vez, fazer PSDB engolir ele? Teremos mais episódios cômicos pela frente.

Ruy Acquaviva

25/10/2013 - 20h09

Caro Miguel concordo em quase tudo que você disse, exceto que o Aécio retornou ao pó. Na verdade ele nunca deixou o pó…

    Hart

    28/10/2013 - 12h14

    Certíssimo.

    Afinal, “do pó viestes, e pó é o que cheirarás…..”

    hehehe….

Cecília Dionizio

25/10/2013 - 20h34

E como já diz o ditado… não tem nada tão ruim que não possa piorar! Será que não vai surgir nenhuma candidatura melhor até o final do ano?

Omar Santos

25/10/2013 - 20h32

never


Leia mais

Recentes

Recentes