Ato em defesa da imprensa

O esfarelamento de Aécio Neves

Por Miguel do Rosário

25 de outubro de 2013 : 18h20

O Grande Derrotado na pesquisa do Ibope divulgada ontem foi Aécio Neves. Dentre todos os candidatos, ele é o único que só cai. Mesmo com todo o apoio da mídia.  Até Serra, cuja rejeição atingiu, segundo o Ibope, cataclísmicos 47%, avançou um pouco na pesquisa, de um mês para cá. A Bíblia diz que todos os homens do pó vieram e ao pó voltarão. No caso de Aécio, ele parece estar voltando a ser poeira antes da hora.

Na projeção de um segundo turno, Dilma ampliou a vantagem sobre Aécio de 12 para 27 pontos: ela teria 47% dos votos, contra 19% de Aécio.

 

ibope

ibope2

ScreenHunter_2770 Oct. 25 17.29

Na tabela acima, que traz o potencial de votos dos principais candidatos, vemos um aparente empate entre Dilma e Marina. Mas a aparência é ilusória, porque une o percentual de votos consolidados (votaria com certeza) e apenas possíveis (poderia votar).

Por isso é importante observar os detalhes do potencial de voto de cada um. Observe que Marina está se consolidando como uma candidata de elite, enquanto o núcleo duro eleitoral da presidenta encontra-se nas classes mais humildes.

Marina tem apenas 14% de votos consolidados (votaria nela com certeza), com peso declinante conforme a renda baixa. Dilma tem 33% de votos consolidados, com peso ascendente junto aos mais pobres.

Entre os mais pobres (até 1 salário), 32% dizem que não votariam em Marina “de jeito nenhum”, contra 8% que votariam nela “com certeza”. Na mesma faixa, Dilma tem 59% de votos consolidados e apenas 17% de rejeição.

Por outro lado, a rejeição à Dilma está muito alta junto à classe média, e isso é um fator de risco porque abre espaço para um novo ciclo de manifestações contra a presidente. Entre os eleitores com renda familiar superior a 5 salários, 48% afirmaram que “não votariam de jeito nenhum” em Dilma Rousseff, contra 24% que votariam “com certeza”.

Outro fator relevante é que Serra, Aécio e Campos têm rejeição bem superior ao potencial de votos.

ScreenHunter_2773 Oct. 25 17.49 ScreenHunter_2772 Oct. 25 17.49

 

O ex-governador José Serra não está perdendo tempo. Sua movimentação frenética tem dado resultado, inclusive eleitorais. Enquanto Aécio cai nas pesquisas, Serra se mantém firme e até crescendo um pouco. Eu mesmo, que dava Serra como carta fora do baralho, sobretudo após Aécio assumir o cargo de presidente do PSDB, estou começando a rever minha posição. O zé-bolinha continua firme e forte no páreo. E tem a mídia paulista ao lado dele. O Estadão, por exemplo, botou na capa do jornal a sua manifestação de que está disposto a concorrer pela vaga de presidente da república.

ScreenHunter_2762 Oct. 25 17.03

Na parte interna do jornal, uma página inteira apenas para Serra defender sua candidatura.

ScreenHunter_2774 Oct. 25 18.06

A íntegra da pesquisa Ibope pode ser vista aqui.

aecio-neves-jpg_195624

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

8 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Olavo

28 de outubro de 2013 às 15h28

É incrível como a classe média sofre de imbecilidade estrutural. E ainda se acha muito “sabida”. Talvez seja culpa do nosso currículo educacional, inclusive nas escolas particulares, que não ensina a enxergar a realidade do país de forma objetiva e se baseando em dados concretos. A classe média que diz que não votaria em Dilma “de jeito nenhum”, e que se encanta com a “ética” da dona Marina, só pode sofrer de algum tipo de retardamento mental…

Responder

Anônimo

26 de outubro de 2013 às 08h08

Never elevada a enésima potência ao negativo.

Responder

Mário

25 de outubro de 2013 às 20h16

Vocês duvidam que Serra vai, mais uma vez, fazer PSDB engolir ele? Teremos mais episódios cômicos pela frente.

Responder

Ruy Acquaviva

25 de outubro de 2013 às 20h09

Caro Miguel concordo em quase tudo que você disse, exceto que o Aécio retornou ao pó. Na verdade ele nunca deixou o pó…

Responder

    Hart

    28 de outubro de 2013 às 12h14

    Certíssimo.

    Afinal, “do pó viestes, e pó é o que cheirarás…..”

    hehehe….

    Responder

Cecília Dionizio

25 de outubro de 2013 às 20h34

E como já diz o ditado… não tem nada tão ruim que não possa piorar! Será que não vai surgir nenhuma candidatura melhor até o final do ano?

Responder

Omar Santos

25 de outubro de 2013 às 20h32

never

Responder

Deixe uma resposta