Comentários sobre o áudio vazado de André Esteves (BTG Pactual)

A chocante perseguição da Globo à Genoíno

Por Miguel do Rosário

04 de janeiro de 2014 : 13h30

Tantos fatos políticos acontecendo no Brasil, e o jornal O Globo continua obcecado em perseguir um homem doente e já condenado pela Justiça. O jornal publica hoje matéria de quase uma página inteira apenas para informar que Genoíno “mudou de endereço” em Brasília.

ScreenHunter_3158 Jan. 04 12.43

Genoíno estava hospedado na casa de um amigo em Guará, um apartamento minúsculo onde moravam mais de cinco pessoas. O Globo não publicou nenhuma foto, porque não queria transmitir a imagem de “pobre”. O Globo também jamais publicou a foto da casa de Genoíno em São Paulo, pelas mesmas razões.

E agora, que Genoíno mudou-se para uma casa num condomínio de classe média, pertencente ao sogro de uma de suas filhas, o jornal entendeu que poderia obter uma fotografia melhor para prejudicar ainda mais a imagem pública do ex-deputado. E, de quebra, perseguir a sua família.

A matéria revela a perseguição de Barbosa, e da Globo, à Genoíno.

Confira esses trechos:

“Na sexta-feira passada, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, relator do mensalão, rejeitou o pedido de transferência de Genoino para São Paulo e deixou claro que, se o ex-deputado quisesse fazer consulta particular com Kalil, teria que convidar o médico para realizar os exames em Brasília. Segundo o advogado Luiz Fernando Pacheco, Genoino não tem dinheiro para bancar as despesas com viagens de Kalil e, por isso, decidiu se consultar com médico local.

— O Genoino não teria como pagar essas despesas — disse.”

Ou seja, ao proibir Genoíno de cumprir prisão domiciliar em seu próprio… domicílio, conforme manda a lei, Barbosa mais uma vez ataca a saúde do parlamentar, porque impede-o de se tratar com seu médico.

A reportagem não menciona a denúncia do advogado de Pacheco, o qual informou que Barbosa compara Genoíno a Fernandinho Beira Mar ao negar a sua transferência para seu estado natal. Nem sei como comentar isso. Beira Mar é um preso de altíssima periculosidade, que, suspeita-se, ainda controla o tráfico de dentro da cadeia e sempre fugiu da autoridade. Genoíno se entregou à Justiça voluntariamente e foi condenado a regime semi-aberto. Não oferece perigo nenhum à sociedade. É um herói político por sua luta contra a ditadura e foi um dos parlamentares mais respeitados do Congresso Nacional. Hoje é um homem alquebrado pela tortura midiática que lhe foi inflingida, num processo viciado e político, segundo a opinião de vários juristas importantes, como Celso Bandeira de Mello.

Mais um trecho da matéria:

“Procurado pelo GLOBO, o ex-deputado não respondeu ao pedido de entrevista. Uma mulher, que estava na área externa da casa no momento da chegada da equipe de reportagem, disse que o ex-deputado está proibido de falar com jornalistas.

— Ele está cumprindo silêncio obsequioso, uma punição típica do Santo Ofício — disse Pacheco.
Um dos vizinhos do ex-deputado disse ao GLOBO que uma única vez viu Genoino fazendo exercícios físicos nos fundos da casa. Janelas e portas da casa estão sempre fechadas.

— Não tenho visto ele sair. Ele está recluso — disse o vizinho, que pediu para não ter o nome publicado no jornal.”

Genoíno está “proibido” de dar entrevistas. Por aí se vê o apreço que o Judiciário – e a mídia, que dá a notícia sem trazer uma crítica –  tem pela liberdade de expressão. Marcos Pereira, acusado de estupro, pode dar entrevistas à vontade. Outro dia revi Crime Real, filme de Clint Eastwood, interpretado pelo próprio, que faz um jornalista que descobre, no dia da condenação à morte de um prisioneiro, que ele é inocente. O condenado dá entrevistas normalmente ao principal jornal da cidade.

Genoíno, não. Ele não pode dar entrevistas porque Joaquim Barbosa, que trocou o juiz responsável pelos réus do mensalão por um outro, mais obediente e mais tucano, tem medo do que Genoíno possa dizer. Barbosa parece fazer de tudo para que Genoíno não sobreviva às humilhações midiáticas constantes que ele tem lhe imposto, a começar pela prisão sensacionalista, num feriado de 15 de novembro, e seu translado para um presídio em Brasília, a milhares de quilômetros de sua residência. E ao mantê-lo em regime fechado, quando a sua sentença determinava a prisão em regime semi-aberto.

A troco de quê o Globo entrevista vizinhos da casa onde está Genoíno? Qual o interesse em saber se as janelas da casa estão abertas ou fechadas? Não está claro que isso constitui mais uma perseguição, porque constrange não apenas o condenado mas todos os seus parentes que lhe deram abrigo? Não é mais uma razão para a Justiça autorizar que ele vá para seu domicílio, e cumpra lá a sentença de prisão domiciliar, conforme manda a lei e conforme se permite a todos os condenados nesse regime?

genoino

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

31 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Vixe

05 de janeiro de 2014 às 20h20

Mostra o DARF GLOBO.
Em vez de perseguir um condenado (injustamente) por que não fazer uma reportagem sobre sonegação fiscal de grandes empresas de mídia?
Aí não, né?

Responder

Vixe

05 de janeiro de 2014 às 20h10

Miguel, parece que seu blog foi invadido por mais uma fã incondicional do RA….
A dona tá doida e disparou impropérios.
A cereja do bolo é o endereço do Youtube….
Tá carente de internação…

Responder

Ieda Dietrich

05 de janeiro de 2014 às 14h59

http://youtu.be/hV76KXU1x6g

Responder

    Vixe

    05 de janeiro de 2014 às 20h15

    Esperar o quê de um “ser” que é fã do CQC, Bíblia e TV Cultura?
    É pedir demais que tenha discernimento e sobriedade.

    Responder

Ieda Dietrich

05 de janeiro de 2014 às 14h59

http://youtu.be/hV76KXU1x6g

Responder

Ieda Dietrich

05 de janeiro de 2014 às 14h59

http://youtu.be/hV76KXU1x6g

Responder

Ieda Dietrich

05 de janeiro de 2014 às 14h59

http://youtu.be/hV76KXU1x6g

Responder

Ieda Dietrich

05 de janeiro de 2014 às 14h53

ASSASSINO DA DEMOCRACIA BANDIDO] MARGINAL

Responder

Ieda Dietrich

05 de janeiro de 2014 às 14h53

]PULHA

Responder

Ieda Dietrich

05 de janeiro de 2014 às 14h53

CRETINO

Responder

Ieda Dietrich

05 de janeiro de 2014 às 14h53

NOJENTO

Responder

Ieda Dietrich

05 de janeiro de 2014 às 14h53

TORPE

Responder

Ieda Dietrich

05 de janeiro de 2014 às 14h53

GENOÍNO BANDIDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Responder

Ieda Dietrich

05 de janeiro de 2014 às 14h53

IMUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNDOOOOOOOOOS

Responder

Ieda Dietrich

05 de janeiro de 2014 às 14h53

PORCOS SUJOS IMUNNDOS

Responder

Ieda Dietrich

05 de janeiro de 2014 às 14h52

ESCÓRIA DA SOCIEDADE

Responder

Ieda Dietrich

05 de janeiro de 2014 às 14h52

CANCRO DURO É O PODRE DO PT

Responder

Ieda Dietrich

05 de janeiro de 2014 às 14h52

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Responder

Libertad Martinez

05 de janeiro de 2014 às 01h24

La globo gosta de gente submissa!!!

Responder

Charles Mendonça Fernandes

04 de janeiro de 2014 às 22h27

Tomara!

Responder

Antonio Martins

04 de janeiro de 2014 às 19h56

Joaquim Barbosa ainda vai pagar por tudo isso.

Responder

Flavius Augustus

04 de janeiro de 2014 às 16h21

Morram de inveja, petistas! Reparem na hiper mega mansão! Mas glória a Deus! Graças ao Grande Pai, existe Imprensa comercial livre no Brasil! Se você também é crente, diga NÃO aos ateus do PT nas próximas eleições! O povo de Deus vai pra rua em 2014! Aleluia!

Responder

    Raquel

    04 de janeiro de 2014 às 17h21

    kakakakakakakakakakakakakaak inveja de que? Poderia me dizer? .inveja tem vocês. e além de inveja são alienados. Sou crente GRAÇAS A DEUS, só não sou burra, estudo e leio bastante, principalmente a biblia, voce deve ser daquele tipo que espera esses pastores espertinhos lerem a biblia pra vc.
    É DILMA DE NOVO COM A FORÇA DO POVO…DILMA 2014!!!!

    Responder

    Luiz

    04 de janeiro de 2014 às 19h28

    Alguém liga para o hospício e avisa que fugiu outro maluco!

    Responder

    Vixe

    05 de janeiro de 2014 às 20h13

    Você tá nessa de acreditar em amiguinhos imaginários ainda???
    Essa fase só dura durante a primeira infância, depois, é esquizofrenia braba…

    Responder

Cleide Portella

04 de janeiro de 2014 às 17h52

Rede Globo é um cancro na sociedade!!

Responder

Cleide Portella

04 de janeiro de 2014 às 17h52

Estamos com você Mandato Genoino!!!A verdade ainda sobressairá!!!

Responder

Flavius Augustus

04 de janeiro de 2014 às 15h28

O lugar desse condenado é na prisão! Acorda, ministro Barbosa! Vamos pôr esse criminoso atrás das grades! Esse condenado zomba da Justiça!

Responder

Jose Carlos Freitas

04 de janeiro de 2014 às 17h19

Genoíno vai pra cuba que pariu.

Responder

Gilberto Gayer

04 de janeiro de 2014 às 16h58

e o governo ainda privilegia este lixo de emissora com a maior fatia da grana de publicidades…

Responder

Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?