Comentários sobre o áudio vazado de André Esteves (BTG Pactual)

Um vídeo que é a cara do Brasil!

Por Miguel do Rosário

22 de janeiro de 2014 : 16h04

O vídeo está fazendo sucesso na internet. É engraçado e instrutivo, porque mostra um debate importante sobre o futuro das manifestações, no Rio e em outras capitais.

O personsagem principal é um tiozão bon vivant (que faz questão de afirmar que ganha muito bem) protestando contra o protesto, dizendo que é uma iniciativa de direita. Seu principal interlocutor é o Batman, que proclama seu direito de estar ali protestando em nome do Brasil e da democracia. Tem uma senhora meio lelé, que se afirma de direita, afirmando que toda aquela “bagunça” faz parte da tentativa de se dar um golpe comunista no país (ela é uma prova do nível de psicopatia que a leitura de Veja provoca nas pessoas).

Enfim, o mais interessante é que a discussão aberta, livre, polêmica, às vezes bem humorada, às vezes irritada, das pessoas presentes no vídeo, é um retrato da nossa jovem democracia. É um pequeno e delicioso retrato do Brasil.

E ainda tem um francês interessadíssimo nos rolezinhos, fazendo o papel de símbolo de como a Europa olha para nossos problemas.

ScreenHunter_3208 Jan. 22 16.08

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

10 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Barbara Ferreiro

23 de janeiro de 2014 às 20h00

É uma salada mista generalizada , e descreve exatamente este momento , escolheram o BATMAN pelo simples fato de que eles não sabem e desconhecem o BRASIL… Não sabem da história do nosso país , muitos são alunos de faculdades e universidades sem noção do seu papel no contexto social ; Este Batman que é o simbolo do imperialismo americano e que representa o capitalismo , no estado puro da opressão em que este rapaz se veste, simboliza o ódio ao BRASIL , o ódio ao seu povo e dos seus costumes … ficou uma lacuna da história do Brasil na cabeça destes jovens…. uma lastima para o povo que desconhece suas origens e nega a história do seu país… Engraçado que o ideal que o PT queria , de ver os jovens nas escolas e universidades …,aumentando o número delas no país , criando estímulos como bolsas , Enem ,etc… Estão levando os jovens a negar a sua própria evolução … um exemplo disto é um parente próximo que ganhou bolsa integral em uma universidade particular, o relato deste parente era que os alunos beneficiados pela bolsa como ela , falavam mal do governo , do LULA , mesmo sendo beneficiados pelos programas para não ficar mal perante a turma , pois a maioria era classe média alta … Como podem ser massa de manobra … como podem pichar e negar conquistas sociais … pobre jovens levados pela elite endinheirada deste país que não sabem se libertar do julgo opressor capitalista e americano…

Responder

Libertad Martinez

23 de janeiro de 2014 às 03h46

Batman va para casa!!!

Responder

Bruno Leite

22 de janeiro de 2014 às 22h59

Sensacional o texto, Miguel Do Rosario! Tinha visto o vídeo, você foi no ponto. Abs.

Responder

Archimedes Buzaite Mallio

22 de janeiro de 2014 às 22h51

Bota o Brasileiro na Burrice!

Responder

Filipe Pinheiro

22 de janeiro de 2014 às 21h53

Barbara Lucena da uma olhada!

Responder

Sonia Lula da Silva

22 de janeiro de 2014 às 21h05

BATMAM DE MERDA É ” OTEMO”

Responder

Evanel Moraes

22 de janeiro de 2014 às 20h16

pessoal, estou num grupo chamado anonymous debates, é um grupo fechado de debates onde prevalece o pensamento dominante anon, ou seja, da direita, apesar disto sao abertos ao debate e todos podem particiupar, estou neste grupo debatendo e defendendo nossa bandeira, mas estou praticamente sozinho. embora seja facil derrubar seus argumentos, é muito trabalhoso, pois levantam varias questoes em difentes posts. O q peço aos companheiros é q entrem nesse grupo e participem dos debates, existem muitos jovens q estaosendo manipulados com falsas informaçoes, sao mais um dos ovos da serpente. peço aos q se dispoem ao debate q entrem no grupo e mne ajudem a debater com eles, afinal sao jovens e estao atyentos ao q dizemos, podemos aprender e ensinar ao mesmo tempo q trazemos as verdades a tona. agradeço a todos q acreditam e agem p melhorarmos este pais, aguardo-vos lá…este é o link…. https://www.facebook.com/groups/AnonDebates/

Responder

Eduardo Serra

22 de janeiro de 2014 às 19h34

Eita! Que salada ideológica! É interessante observar que, no fundo, ninguém ali sabe direito pelo que está lutando.

Responder

Osmar Filho

22 de janeiro de 2014 às 19h20

Giuseppe Cocco dá uma olhada e se divirta.

Responder

Elma Rocha

22 de janeiro de 2014 às 19h19

Elba Rocha porque o Rio é uma merda fora da área dos abadás turísticos…. Onde Rio é sinônimo de Brasil! Hahahahah….

Responder

Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?