Menu

Forças Armadas, acordem! Seu maior inimigo é a direita entreguista e neoliberal!

Uma das coisas mais incoerentes que temos visto nos últimos tempos, e com certeza por culpa dessa guerrinha midiática maluca que vivemos, é contrapor as Forças Armadas aos governos do PT. A culpa em parte dessa confusão é do próprio governo, que não se comunica. Ele podia acabar com a marra de Bolsonaro facilmente. Não […]

24 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Uma das coisas mais incoerentes que temos visto nos últimos tempos, e com certeza por culpa dessa guerrinha midiática maluca que vivemos, é contrapor as Forças Armadas aos governos do PT.

A culpa em parte dessa confusão é do próprio governo, que não se comunica. Ele podia acabar com a marra de Bolsonaro facilmente.

Não queria ser tão partidário, mas infelizmente sou obrigado a sê-lo. O grande adversário das Forças Armadas brasileiras é o PSDB e a direita, que não fizeram investimento nenhum em nossa indústria de defesa. Ficam só nesse papinho de anticomunismo, que não enche barriga de ninguém. Não investiram nem em tecnologia, nem em salários. Na era FHC, um soldado ganhava menos que um salário mínimo, e não se deu reajuste para ninguém. As Forças Armadas ficaram à míngua.

Na era Lula/Dilma, instituiu-se o salário mínimo para recrutas, que ganhavam menos que isso (e o salário mínimo foi aumentado em várias vezes), e concedeu-se importantes reajustes para todos os oficiais.

Mais importante ainda: os investimentos em tecnologia estão acontecendo em grande escala. Com a decisão de adquirir os caças Grippen, da Suécia, será montado um gigante centro industrial e tecnológico em São Paulo, para fabricação de caças da quarta geração, os mais modernos do mundo.

Enquanto a direita, com ajuda da mídia neoliberal e entreguista, tenta iludir os militares com seu blablablá anticomunista, o que é uma coisa esquizofrênica, porque o PT não tem nada de comunismo, o governo vem tomando iniciativas concretas em prol da indústria de defesa de nosso país.

Assista ao vídeo abaixo, com o ministro da Defesa, Celso Amorim, falando sobre a compra dos caças suecos, e também dos submarinos:

Abaixo, outra fonte, com mais informações sobre o primeiro submarino nuclear a ser construído no país.

*

Texto extraído do Youtube acima:

Esse assunto do submarino nuclear brasileiro pode ser lido sob várias dimensões.

No que diz respeito estritamente à tecnologia, seriam três os passos para a consecução desse tipo de arma: o domínio da produção do combustível, o domínio da engenharia do casco e o domínio da engenharia da propulsão. O primeiro o Brasil já tem (e isso é segredo tecnológico guardado a sete chaves por cada possuidor); o segundo a França está vendendo, porque é a único passo passível de ser comercializado; o terceiro, o Brasil está se esforçando para produzir, mas, com os crescentes contingenciamentos de recursos , os prazos vêm sendo progressivamente adiados. Até onde eu saiba, a última previsão para batida de quilha do primeiro submarino nuclear brasileiro estava marcada para 2025. Ou seja, ainda falta tempo.

Isso significa que este tipo de projeto só pode sobreviver como um projeto de Estado, e não como um projeto de governo. Mas esse projeto de Estado tem a ver com a nova dimensão dada à política externa brasileira a partir do primeiro governo LULA. Só que um possível governo do PSDB produziria um tipo completamente distinto de alinhamento estratégico do Brasil. Portanto, ironicamente, no Brasil projetos de Estado acabam reduzidos, sim, a projetos de governo.

Em termos estratégicos, um submarino nuclear colocaria o Brasil em um clube seleto de “global players” com poder de dissuasão não desprezível, e aí a dimensão estratégica deve seus dividendos à dimensão tática.

O submarino sempre foi reconhecido como uma espécie de guerrilheiro dos mares: sua ação é furtiva e evasiva; produz desgaste, mas raras vezes é largamente destrutiva;AZUCRINA qualquer planejamento naval inimigo, a ponto de produzir perdas politicamente insustentáveis. Só que no atual estado tecnológico de detecção, um submarino convencional é praticamente uma arma de um tiro só. O submarino nuclear é o único capaz de incursionar e se evadir com relativo sucesso. Três submarinos nucleares seriam suficientes (em termos de autonomia) para cobrir a zona marítima de interesse econômico do Brasil ( O PLANO BR ATÉ ONDE SEI É ATÉ 2040).

Isso seria anacrônico se confrontado com o discurso brasileiro de tornar o Atlântico Sul um espaço pacífico. O elemento “problematizante”, a bem curto prazo, que entra nessa equação política não é outro que a reativação da 4a. frota norte americana.

Os documentos que sustentam a política de defesa brasileira (Livro Branco da Defesa Nacional) fazem questão de sentenciar formalmente que o Brasil não têm inimigos. Isso não quer dizer que as projeções militares brasileiras não trabalhem incessantemente com inimigos potenciais. Nesse sentido, qualquer militar de alto ou médio escalão razoavelmente atento sabe que, com essa capacidade de dissuasão e frente ao quadro existente, o que um submarino nuclear insinua a curto prazo para o Brasil é que, a despeito do tal horizonte africano e antártico de que falam os russos, nosso inimigo potencial não é outro que os Estados Unidos.

Um realinhamento conservador na política externa brasileira , com uma subordinação automática ao campo de influência norte-americano , simplesmente tornaria o projeto do submarino nuclear uma ociosidade.

Neste sentido independente das visões políticas partidárias e reconhecendo a importância estratégica desta ferramenta devesse reconhecer que no governo Lula os avanços estratégicos ( na parte que cabe a política ) foram muito significativos se comparado aos anteriores.

SNB-Álvaro-Alberto-SN-101

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

leonardo couto

23/05/2017 - 05h10

Outra coisa a politica econômica que fracassou no Brasil nunca foi de esquerda e sim de direita o PT fracassou porque foi direitista,se fosse mesmo de esquerda haveria reformas de base que é o nosso grande problema não a corrupção.

leonardo couto

23/05/2017 - 05h06

A elite brasileira deve ser exterminada financeiramente,ela não serve para nada,revolução já.

leonardo couto

23/05/2017 - 04h58

O exercito brasileiro é honrado o que não é são alguns militares conjuntamente com a elite que desgraça a nossa vida social e econômica,enfim ninguém aguenta mais esta estreita e menor visão ideológica para o Brasil,e os senhores superdimensionam muito a ameaça comunista,o marxismo é como o cristianismo pode ser bom ou ruim depende como é aplicado,isto serve também para o liberalismo eu posso falar pois sou social democrata martoviano.

leonardo couto

23/05/2017 - 04h49

O exercito brasileiro por favor parem de engolir c o papa da direita e do pentágono,vocês são brasileiros,por acaso não entendem que o grande problema do Brasil é falta de reformas de base e de independência diante doas nações centrais não entendem que pais nenhum do mundo desenvolve sem reformas populares,revolução institucional,encerrar o pagamento desta taxa selic,peitar a elite rentista e romper com este modelo que não leva o Brasil a lugar nenhum,corrupção é consequência disto tudo não premissa para tal situação,será que não aprendem com a história .

Gregorio

01/06/2014 - 12h20

O problema das forças armadas não está em seu fiel contingente, mas em eventuais graduados, que se vendem por meia dúzia de malas de dólares.

marcosomag

31/05/2014 - 21h20

No “governo” FHC lançaram “balões de ensaio” na mídia para tentar acabar com as Forças Armadas do Brasil com a desculpa esfarrapada de que não temos inimigos na vizinhança. O PSDB queriam transformar o Brasil em uma Costa Rica: um protetorado dos EUA!

Muito bem lembrado pelo blog “O Cafezinho” a falsa dicotomia PT x Forças Armadas. O PT quer defender as riquezas nacionais, e para isso, precisamos de Forças Armadas aptas a dissuadir cobiças internacionais sobre nossas riquezas.

Danilo Rocha Furst

30/05/2014 - 18h17

Submarino nuclear essencial para vigiar o litoral e costa brasileira. Lembremos nos do pre sal

Rafael Torres

30/05/2014 - 16h47

Jah passaram por isso, porem tao loucos pra escutar o canto da sereia novamente, a raiva do passado cega.

Thiago Luz

30/05/2014 - 00h16

pô rosário, cínico não sabia que vc era. agora os militares são uns ingênuos bonzinhos que foram enganados pela direita cruel e manipuladora. pelamordedeus, vc exagerou.

Daulto Bitencourte Garcia

29/05/2014 - 23h27

Gasta uma fabula em propaganda ae não se comunica, vai ser incompetente assim lá longe.

O Cafezinho

29/05/2014 - 21h55

não fosse a ditadura, os militares estariam com uma moral muito melhor, sem o constrangimento de terem apoiado um governo totalitário e antipovo!

O Cafezinho

29/05/2014 - 21h54

comissão da verdade sim, porque a direita ferrou os militares fazendo-os passar vergonha histórica de derrubar um presidente e apoiar uma ditadura, com apoio e incentivo da mídia

Thiago Luz

29/05/2014 - 18h39

a vagabundalha da esquerda, os chupins de sempre, cagam nos milicos através da comissão da ´´verdade´´ e o sacana do rosário vem com esta história de ´´guerrinha midiática maluca”. respeitem a inteligência de quem pensa!

Vera Lúcia Piesanti Molinar

29/05/2014 - 18h34

coisa nossa!

Paulo Clemente

29/05/2014 - 14h18

Só olhar no google em Itajaí a fábrica de submarinos e a base é uma realidade.

Carlos Augusto Abreu

29/05/2014 - 13h15

Inexeqüível? Já está sendo construído… FATO

Jose Roberto

29/05/2014 - 12h46

Não estou dizendo q é bobagem,mas vendo a situação das forças armadas hoje sucateadas de uma forma deliberada,submarino nuclear é inexequível

Militancia Brasil

29/05/2014 - 12h34

https://www.youtube.com/watch?v=ZfuOThn2iic

Militancia Brasil

29/05/2014 - 12h31

https://www.youtube.com/watch?v=dgS1rADbRd4

Militancia Brasil

29/05/2014 - 12h29

é um brincalhão, vira-lata

O Cafezinho

29/05/2014 - 12h29

jose roberto, ah, submarino nuclear é bobagem? é isso que está dizendo?

Jose Roberto

29/05/2014 - 12h17

As forças armadas estão sucateadas,não temos munição para 3 dias de batalhas se necessário,submarino nuclear???

    henrique de oliveira

    29/05/2014 - 13h49

    Esse papo que o exército não tem munições etc e tal é de vira latas , servi nas forças armadas e posso te garantir que só em exercicios de tiro o BRASIL e seu exército gasta mais munição que as operações de “paz” dos EUA.
    Outra coisa , não confunda militar com bandido fardado do golpe de 1964.

Militancia Brasil

29/05/2014 - 12h03

lembremos que no momento do golpe de 64 muitos militares se opuseram a isso. pra mim o que é passado a gente tem que julgar e enterrar. nosso exército é muito humanista e trabalha em apoio em todo o Brasil e até no exterior. Ser militar não significa apoiar a Direita. Afinal todo brasileiro é obrigado a se alistar aos 18 anos. Se conseguirmos apoio desse batalhão e mostrar a eles o que a GLOBO não mostra, ganhamos essa eleição de lavada!


Leia mais

Recentes

Recentes