Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Inimigo Nº 1 da Liberdade de Expressão

Por Camilo Árabe

14 de outubro de 2014 : 20h37

aecionever


Na semana de luta pela democratização da comunicação, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé declara o candidato Aécio Neves como o Inimigo Público nº 1 da Liberdade de Expressão e aponta o retrocesso que uma vitória do tucano significaria na luta pela regulação democrática dos meios de comunicação.

Em sua trajetória na política, Aécio Neves tem atuado ostensivamente como censor. São incontáveis os casos de intervenção direta do tucano nos veículos de comunicação e nas redes sociais para impedir a publicação de notícias negativas a seu respeito ou sobre o seu governo.

A censura praticada por Aécio Neves assume várias formas: a ligação direta para os donos dos veículos de comunicação, perseguição a jornalistas e comunicadores sociais e ações judiciais para impedir publicações e retirar conteúdos da internet.

Aécio e o PSDB são autores de duas ações para retirada de conteúdo na internet. Uma delas quer retirar da rede mundial de computadores todos os links (levantamento aponta que são mais de 20 mil conteúdos) que fizerem menção ao desvio de verbas praticado pelo tucano no governo de Minas Gerais. A outra – que corre em segredo de Justiça! – pede que sejam tomadas providências contra perfis e comunidades na internet que relacionam Aécio ao consumo de drogas.

Durante a campanha eleitoral, Aécio Neves entrou com um processo contra o Twitter exigindo que os registros cadastrais e eletrônicos de 66 usuários da rede social lhe fossem entregues, entre os quais de blogueiros, jornalistas e ativistas digitais. Também foi amplamente divulgada a invasão do apartamento da jornalista Rebeca Mafra, pela polícia do Rio de Janeiro, por solicitação de Aécio Neves, que citou a jornalista por crime contra a honra.

Estes são apenas alguns exemplos da faceta autoritária do candidato Aécio Neves. Um político que não consegue conviver com a liberdade de expressão não terá nenhum compromisso com a sua promoção. Ao contrário, suas ações no Senado Federal mostram inclinações opostas, como ficou explícito durante a votação do Marco Civil da Internet, aliás, uma lei que em parte surgiu para responder a tentativa do senador tucano, Eduardo Azeredo, de instituir o AI 5 Digital e transformar a internet num ambiente de controle e sem liberdade.

Neste momento crucial para o avanço da democracia no Brasil, o Barão de Itararé reitera seu compromisso com a liberdade de expressão, um direito que pressupõe que todas e todos os cidadãos possam manifestar livremente suas opiniões. Tal direito só pode ser garantido se o Estado criar mecanismos que impeçam a existência de monopólios privados atuando na comunicação. E, infelizmente, o Brasil é um exemplo de como a ausência destes mecanismos traz danos irreparáveis à democracia.

Reconhecemos, ainda, que poucos passos foram dados nos últimos anos para enfrentar a necessária regulação democrática dos meios de comunicação, e assim promover mais pluralidade e diversidade na mídia brasileira, combatendo o monopólio privado da mídia que atua, no país, como partido de oposição.

Neste sentido, afirmamos que é imprescindível aumentar a mobilização da sociedade para lutar por um novo marco legal para as comunicações, ampliando a coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular para uma Mídia Democrática e exigir que um novo governo da presidenta Dilma Rousseff assuma o compromisso, já sinalizado pela candidata, de fazer a regulação econômica da mídia.

O Brasil não pode andar para trás.

Contra a censura, em defesa da Liberdade de Expressão!

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

25 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Ramos Coelho

15 de outubro de 2014 às 13h32

O candidato-pinóquio

Responder

Ana Carla Alves

15 de outubro de 2014 às 12h51

#MaisDemocracia #MenosCensura #MaisDilma #Dilma13

Responder

Graciela Pennacchia

15 de outubro de 2014 às 12h46

aecínico!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Responder

Fabiana Wielewicki

15 de outubro de 2014 às 08h39

Justificativa de uma eleitora do Never: liberdade de expressão. Oi?

Responder

Fabiana Wielewicki

15 de outubro de 2014 às 08h39

Justificativa de uma eleitora do Never: liberdade de expressão. Oi?

Responder

Messias Franca de Macedo

15 de outubro de 2014 às 03h08

De uma professora da vida real de Minas Gerais! Vida Real! ‘As fábulas das Alterosas’ do “Ô candidato” [RISOS] ficam para ‘as sessões da tarde do plim plim’!…

################

“Toda vez que o Aécio diz que Minas tem a melhor educação, 10 professores infartam. E não têm nem piso pra caírem duros”

Comentário SENSACIONAL proferido pela professora mineira Maria Quinet

15/10/2014 às 2:53 am

em

http://tijolaco.com.br/blog/?p=22101&cpage=1#comment-119458

Responder

Alex Procopio

15 de outubro de 2014 às 05h30

Por que a Rede Globo teme tanto a Re-Eleição da Presidenta Dilma Rousseff?
Além dos óbvios preconceitos relacionados a ascensão dos mais pobres, teme pelo fim do Seu Monopólio… https://www.ocafezinho.com/2014/10/14/por-que-o-monopolio-midiatico-teme-dilma/#sthash.2aT35WtW.dpuf

Responder

Jacimone Leite

15 de outubro de 2014 às 03h32

#DilmaFica!

Responder

Virgilio

14 de outubro de 2014 às 21h40

Todos sabemos que o PT, através de seu (Rasputin) João Santana tornou-se um mestre em espalhar HOAX pela internet.
Definição de HOAX:Dá-se o nome de hoax (“embuste” numa tradução literal, ou farsa) a histórias falsas recebidas por e-mail, sites de relacionamentos e na Internet em geral, cujo conteúdo, além das conhecidas “correntes”, consiste em apelos dramáticos de cunho sentimental ou religioso; difamação de pessoas e empresas, supostas campanhas filantrópicas, humanitárias, ou de socorro pessoal; ou, ainda, avisos sobre falsos vírus cibernéticos que ameaçam contaminar ou formatar o disco rígido do computador.

Ainda assim, muitas pessoas acreditam em coisas impossíveis como alguns hoaxes que circulam pela internet. Existem hoaxes de que pessoas pobres farão uma cirurgia e que alguma empresa irá pagar uma determinada quantia em centavos para cada e-mail repassado.

Este tipo de mensagens tem por finalidade levar os menos informados a distribuir o e-mail pelo maior número de utilizadores, com a finalidade de entupir os servidores de e-mail. Podem ser mensagens ou posts para supostamente atestarem ou simplesmente polemizar sobre algo que sejam contra ou que tenham antipatia a alguma coisa ou a alguém.

Também este tipo de mensagens pode ser utilizado por alguém mal intencionado que, se aproveite dos endereços de e-mails assim obtidos por esta via, para construir uma base de dados, para posterior venda ou envio de SPAM. Hoaxes comuns são sobre o do fim do Orkut, o MSN Messenger tornar-se pago, como reativar uma cópia do Windows, fim da Internet, etc… Esses Hoaxes são criados basicamente para “chamarem atenção”, e seu alvo são os usuários básicos.A palavra hoax teria vindo do pretenso encantamento hocus pocus.1 “Hocus pocus”, por sua vez, pode ser uma distorção da expressão latina “hoc est corpus” (“este é o corpo”) proferido durante a missa. O assunto é controverso entre os etimologistas.
Mas o mago da corte Petista não esperava que os magos da outra corte também soubessem desses segredos psicológicos!

Responder

    nadja

    14 de outubro de 2014 às 21h43

    DILMA 13 DILMA 13 DILMA 13 DILMA 13 DILMA 13 DILMA 13 DILMA 13 DILMA 13
    chova ou faça sol, debaixo d’água, meu voto é Dilma.

    Responder

    Kaká

    14 de outubro de 2014 às 22h19

    Hummmm … Virgílio, muito boa sua explanação. Informações e Hoaxes como aqueles que recebemos dizendo que o filho do lula é dono da friboi? Que a casa dele é aquela mansão que serve de faculdade no interior de sampa? Ou de que o Lula tem quase metade do Pará em terras que ele roubou? que é o homem mais rico do universo? Da capa da Forbes? Da ficha falsa da Dilma? Que bom que você está alertando a gente Virgílio. Obrigado mesmo. Quer dizer que é tudo coisa do PT e de seu mago? Valeu … mudei meu voto a partir de então. Vou de Dilma 13.

    Responder

Rodrigo Jardim Rombauer

15 de outubro de 2014 às 00h18

imagina a irmanzoca dele comandando a secretaria de comunicacao.

Responder

francisco c c pessoa

14 de outubro de 2014 às 21h10

voto Dilma 13.

Responder

Virgilio

14 de outubro de 2014 às 21h09

A internet não é uma terra sem lei, onde se possa acusar sem provas visando destruir reputações!
Dentro da lei, é válido processar quem espalha mentiras pela rede!
Eu mesmo poderia ser um Hacker que desejando destruir a reputação de um jornalista, inventar mentiras e espalhar pela rede. Ou tornar público um vídeo de sexo com uma ex- namorada por vingança. Liberdade de expressão é uma coisa, destruir reputações é outra!

Responder

    Miguel do Rosário

    14 de outubro de 2014 às 21h43

    Sim, como faz a mídia, né?

    Responder

Hesli Castro

15 de outubro de 2014 às 00h07

#mudamais #leidemeiosbrasil #forapig

Responder

Raimunda Núbia Lopes Silva

15 de outubro de 2014 às 00h02

#dilma 13

Responder

Profecia Tenebrosa

14 de outubro de 2014 às 21h02

Eu acho que a pessoa tem direito de processar que o acusa sem provas.
Imagine se dezenas de blogs começacem a espalhar que o Miguel do Rosário é um usuário inveterado de cocaína e que patrocina o trafico de drogas?
Você acharia isso certo?

Responder

    mario lucio de o oliveira

    14 de outubro de 2014 às 21h28

    O que vc acha de um policial da SSPMG declarar de viva voz e imagem que Aécio não somente é viciado em cocaina como facilita o tráfico de drogas ?
    Falar que por ter denunciado Aécio com provas, já sofreu quatro atentados.
    Procure no youtube e vai achar este policial que detona Aécio. Porque não se preocupar com Nilton Monteiro um dois fundadores e participante dos crimes tucanos incluindo o mensalão tucano, ele tem medo de morrer e já foi atentado contra sua vida, está preso e seus algozes do mensalão tucano e outros delitos soltos, inclusive um deles querendo subir ao planalto é muita cara de pau. Procure no Google “COM MEDO DE MORRER DELATOR DO MENSALÃO TUCANO……”no final da entrevista tem inteiro teor do audio. mario

    Responder

      Virgilio

      14 de outubro de 2014 às 21h45

      Este senhor que se diz policial, é um louco e um mentiroso por natureza. Foi um cândidato a deputado que teve pouco mais de 600 votos. Além disso afirma em sua página no Facebook ser maçom e illuminatti.
      A sua loucura é tanta que afirma falar Mandarim, Hebraico, Alemão, Italiano,Inglês, Arabe classico e Árabe normal, e que sua especialidade é o Hebraico Bíblico!
      Preciso dizer mais alguma coisa?

      Responder

Gilza Maria Primo de Oliveira

15 de outubro de 2014 às 00h01

Dilma13

Responder

Edson Tagliare Vanessa Victorelli

15 de outubro de 2014 às 00h00

eh 13

Responder

Márcia Cristina Hungerbühler

14 de outubro de 2014 às 23h57

#EUVOTODILMA13

Responder

Natanael Jorge Jorge

14 de outubro de 2014 às 23h40

EMBUSTE!

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina