Menu

Sivam, o entreguismo do PSDB aos americanos

Em sua coluna no jornal Folha de São Paulo desta quinta-feira, 23, Jânio de Freitas escreveu sobre o esclarecimento feito por Fernando Henrique Cardoso sobre aspectos de escândalos de seu governo. Leia abaixo e para ler a coluna completa clique aqui. Esclarecimento Em cartas à Folha e a “O Globo”, Fernando Henrique Cardoso propôs-se a […]

9 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

DolarFHC


Em sua coluna no jornal Folha de São Paulo desta quinta-feira, 23, Jânio de Freitas escreveu sobre o esclarecimento feito por Fernando Henrique Cardoso sobre aspectos de escândalos de seu governo. Leia abaixo e para ler a coluna completa clique aqui.

Esclarecimento

Em cartas à Folha e a “O Globo”, Fernando Henrique Cardoso propôs-se a esclarecer aspectos de escândalos no seu governo, mencionados nos dois jornais. Começa a esclarecer: “Quanto ao caso Sivam, não só que a contratação da Raytheon se deu no governo Itamar, como que ao governo nunca foi atribuído haver participado de malfeitos.”

A Raytheon foi contratada em julho de 1997. Já terceiro ano do governo de Fernando Henrique Cardoso. Assinado o contrato, sob muita contestação, Fernando Henrique telefonou ao então presidente Clinton, como contou, para comunicar que estava feita a contratação do seu interesse, para ser a empresa americana a fornecedora principal e construtora do Sistema de Vigilância da Amazônia, Sivam.

Durante o governo Itamar Franco houve, em 1993, a contratação da empresa brasileira Esca, indicada pelo Ministério da Aeronáutica e pela Secretaria de Assuntos Estratégicos, para gerenciar o processo de criação do Sivam. Em maio de 1994, das 12 candidatas, ficam a Raytheon e a francesa Thomson, cujo escritório no Rio é misteriosamente assaltado e dele retirados estudos e documentos do projeto, enquanto a CIA denuncia nos Estados Unidos a existência de corrupção no pessoal brasileiro ligado à concorrência. Logo em seguida, em junho, a Thomson é excluída da disputa.

fhc-charge-thumbnail

Em abril de 1995, já governo Fernando Henrique, o deputado Arlindo Chinaglia revela estar a Esca envolvida em fraudes contra a Previdência. A partir daí, descobre-se que nove dos seus integrantes são também da Comissão de Implantação do Sistema de Controle Aeronáutico, pessoal da Aeronáutica no lado contratante e no lado contratado.

Em novembro, o chefe do Cerimonial da Presidência, diplomata Júlio César Gomes dos Santos, é surpreendido e gravado pelo secretário da Presidência, Xico Graziano, em telefonema no qual combina com o representante da Raytheon, José Afonso Assunção, o modo financeiro de assegurar parecer favorável, no Senado, à contratação da empresa americana. O relator era o então senador Gilberto Miranda, personagem de vários assuntos discutíveis.

Graziano é afastado da Presidência e, mais tarde, Júlio César dos Santos ganha uma embaixada na Itália, na FAO. Obtida a aprovação no Senado, o contrato foi assinado, afinal.

Depois, o governo e seus parlamentares tiveram apenas que inviabilizar a CPI da Raytheon. Não é preciso dizer o que significa, ainda, a construção do sistema de controle aéreo e físico da Amazônia por uma costumeira contratada do governo dos Estados Unidos.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Velhojou

24/10/2014 - 15h27

#ChupAecio #ChupaGlobo #ChupaVeja

Deborah Teixeira

24/10/2014 - 09h29

Vamos depenar esses tucanos entreguistas, corruptos e caras de pau.

Pedro GOmes

23/10/2014 - 23h31

CAMPANHA AÉCIO NA CADEIA. VOTE AÉCIO PRA PRESIDIÁRIO!

Luiz Correia

23/10/2014 - 15h57

PSDB – Partido Sempre Doaremos o Brasil.

José Geraldo Silva Prates

23/10/2014 - 17h37

Dilma13Dilma 13

revenger

23/10/2014 - 15h35

A cada dia uma mentira tucana é desmascarada!

Agnes

23/10/2014 - 14h23

É uma confusão para dar uma resposta tão simples, onde já sabemos até que ponto chega, um ciclo de malandragens. Mais aos poucos os cidadãos começam a acordar e a descobrirem o que de fato acontece com os nossos políticos. Antes éramos educados para não discutirmos sobre o assunto, o que vejo são pessoas se aproveitando da “inocência alheia”, a mídia alienando as pessoas, acorde Brasil!Despertemos, vamos discutir, promover palestras, debates, incentivar os futuros eleitores para saberem o que realmente querem. #Eujaescolhi13

Adelino Martiniano Martiniano

23/10/2014 - 16h08

#MelhorComDilma13 e
#PSDBsecouSP.

Marlene Curtis

23/10/2014 - 15h00

13


Leia mais

Recentes

Recentes