Fundador do Instituto Ideia vê chance de Lula vencer no 1° turno

Sivam, o entreguismo do PSDB aos americanos

Por Camilo Árabe

23 de outubro de 2014 : 10h02

DolarFHC


Em sua coluna no jornal Folha de São Paulo desta quinta-feira, 23, Jânio de Freitas escreveu sobre o esclarecimento feito por Fernando Henrique Cardoso sobre aspectos de escândalos de seu governo. Leia abaixo e para ler a coluna completa clique aqui.

Esclarecimento

Em cartas à Folha e a “O Globo”, Fernando Henrique Cardoso propôs-se a esclarecer aspectos de escândalos no seu governo, mencionados nos dois jornais. Começa a esclarecer: “Quanto ao caso Sivam, não só que a contratação da Raytheon se deu no governo Itamar, como que ao governo nunca foi atribuído haver participado de malfeitos.”

A Raytheon foi contratada em julho de 1997. Já terceiro ano do governo de Fernando Henrique Cardoso. Assinado o contrato, sob muita contestação, Fernando Henrique telefonou ao então presidente Clinton, como contou, para comunicar que estava feita a contratação do seu interesse, para ser a empresa americana a fornecedora principal e construtora do Sistema de Vigilância da Amazônia, Sivam.

Durante o governo Itamar Franco houve, em 1993, a contratação da empresa brasileira Esca, indicada pelo Ministério da Aeronáutica e pela Secretaria de Assuntos Estratégicos, para gerenciar o processo de criação do Sivam. Em maio de 1994, das 12 candidatas, ficam a Raytheon e a francesa Thomson, cujo escritório no Rio é misteriosamente assaltado e dele retirados estudos e documentos do projeto, enquanto a CIA denuncia nos Estados Unidos a existência de corrupção no pessoal brasileiro ligado à concorrência. Logo em seguida, em junho, a Thomson é excluída da disputa.

fhc-charge-thumbnail

Em abril de 1995, já governo Fernando Henrique, o deputado Arlindo Chinaglia revela estar a Esca envolvida em fraudes contra a Previdência. A partir daí, descobre-se que nove dos seus integrantes são também da Comissão de Implantação do Sistema de Controle Aeronáutico, pessoal da Aeronáutica no lado contratante e no lado contratado.

Em novembro, o chefe do Cerimonial da Presidência, diplomata Júlio César Gomes dos Santos, é surpreendido e gravado pelo secretário da Presidência, Xico Graziano, em telefonema no qual combina com o representante da Raytheon, José Afonso Assunção, o modo financeiro de assegurar parecer favorável, no Senado, à contratação da empresa americana. O relator era o então senador Gilberto Miranda, personagem de vários assuntos discutíveis.

Graziano é afastado da Presidência e, mais tarde, Júlio César dos Santos ganha uma embaixada na Itália, na FAO. Obtida a aprovação no Senado, o contrato foi assinado, afinal.

Depois, o governo e seus parlamentares tiveram apenas que inviabilizar a CPI da Raytheon. Não é preciso dizer o que significa, ainda, a construção do sistema de controle aéreo e físico da Amazônia por uma costumeira contratada do governo dos Estados Unidos.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

9 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Velhojou

24 de outubro de 2014 às 15h27

#ChupAecio #ChupaGlobo #ChupaVeja

Responder

Deborah Teixeira

24 de outubro de 2014 às 09h29

Vamos depenar esses tucanos entreguistas, corruptos e caras de pau.

Responder

Pedro GOmes

23 de outubro de 2014 às 23h31

CAMPANHA AÉCIO NA CADEIA. VOTE AÉCIO PRA PRESIDIÁRIO!

Responder

Luiz Correia

23 de outubro de 2014 às 15h57

PSDB – Partido Sempre Doaremos o Brasil.

Responder

José Geraldo Silva Prates

23 de outubro de 2014 às 17h37

Dilma13Dilma 13

Responder

revenger

23 de outubro de 2014 às 15h35

A cada dia uma mentira tucana é desmascarada!

Responder

Agnes

23 de outubro de 2014 às 14h23

É uma confusão para dar uma resposta tão simples, onde já sabemos até que ponto chega, um ciclo de malandragens. Mais aos poucos os cidadãos começam a acordar e a descobrirem o que de fato acontece com os nossos políticos. Antes éramos educados para não discutirmos sobre o assunto, o que vejo são pessoas se aproveitando da “inocência alheia”, a mídia alienando as pessoas, acorde Brasil!Despertemos, vamos discutir, promover palestras, debates, incentivar os futuros eleitores para saberem o que realmente querem. #Eujaescolhi13

Responder

Adelino Martiniano Martiniano

23 de outubro de 2014 às 16h08

#MelhorComDilma13 e
#PSDBsecouSP.

Responder

Marlene Curtis

23 de outubro de 2014 às 15h00

13

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina