Menu

Liderança do PT na Câmara emite nota de apoio ao Almirante Othon

Câmara dos Deputados Partido dos Trabalhadores Gabinete da Liderança Nota de apoio e solidariedade ao Almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva Em nome da Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara, manifesto apoio e solidariedade ao Vice-Almirante R1 Othon Luiz Pinheiro da Silva, detido dia 28 de julho na 16ª fase da Operação Lava–Jato. Diretor-presidente […]

35 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Câmara dos Deputados
Partido dos Trabalhadores
Gabinete da Liderança

Nota de apoio e solidariedade ao Almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva

Em nome da Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara, manifesto apoio e solidariedade ao Vice-Almirante R1 Othon Luiz Pinheiro da Silva, detido dia 28 de julho na 16ª fase da Operação Lava–Jato.

Diretor-presidente licenciado da Eletronuclear (subsidiária da Eletrobras), que hoje gera cerca de 3% da energia elétrica consumida no País, o almirante Othon é um nacionalista, patriota e tem papel que já passou para a história no tocante ao nosso desenvolvimento científico e tecnológico, notadamente no campo nuclear.

Tem atuação comparável à do almirante Álvaro Alberto, outro nacionalista que abriu as portas para o Brasil avançar no campo da pesquisa nuclear, contrariando todas as pressões externas para que o País ficasse à margem das conquistas nessa área.

Othon formou-se pela Escola Naval em 1960 e em engenharia naval pela Escola Politécnica de São Paulo em 1966, e obteve em 1978 sua especialização em engenharia nuclear no Massachussetts Institute of Technology (MIT), nos EUA.

Foi Diretor de Pesquisas de Reatores do IPEN entre 1982 e 1984 e foi fundador e responsável pelo Programa de Desenvolvimento do Ciclo do Combustível Nuclear e da Propulsão Nuclear para Submarinos entre 1979 e 1994. Exerceu o cargo de Diretor da Coordenadoria de Projetos Especiais da Marinha (COPESP), atual Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), de 1986 a 1994.

É o autor do projeto de concepção de ultracentrífugas para enriquecimento de urânio e da instalação de propulsão nuclear para submarinos. O desenvolvimento da tecnologia de ultracentrifugação de urânio é um marco de sucesso na história tecnológica do Brasil. O projeto concebido pelo almirante inclui o Brasil no seleto grupo de países detentores do ciclo nuclear e é, por isso mesmo, objeto de cobiça internacional. Dada a sua natureza estratégica, de interesse de Estado, é cercado de sigilo.

A Marinha é uma instituição séria que sabe zelar pelos interesses estratégicos do Brasil. A busca de autonomia na área nuclear encaixa-se no projeto de desenvolvimento nacional com autonomia e soberania. A construção de um submarino nuclear eleva o Brasil a um novo patamar na comunidade internacional.

Apoiamos o espírito empreendedor do almirante e repudiamos qualquer tentativa de julgamento prévio dele — assim como de outras pessoas detidas no âmbito da Operação Lava-Jato — com base apenas em delações. Temos convicção de que o almirante provará sua inocência e continuará a contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil, num momento em que as nações que se destacam no mundo são justamente as que dominam tecnologias de ponta, inclusive a nuclear.

O almirante Othon passou a se destacar na história brasileira ao lutar, nos anos 80 e 90, contra o bloqueio do Ocidente ao acesso ao conhecimento na área nuclear. Enfrentou pressões, foi vigiado no Brasil e no exterior por buscar acesso a um conhecimento que garantisse ao País outro lugar no concerto das nações.

A prisão do almirante pode ser comemorada por setores antinacionais, que ignoram a importância da soberania e dos interesses nacionais. Mas os que pensam um Brasil próspero e soberano, com autonomia tecnológica para fins pacíficos, só podem lamentar sua prisão.

O nosso projeto estratégico, construído com a valiosa cooperação do almirante Othon, não pode ser prejudicado e nem atacado por setores antinacionais em razão da Operação Lava-Jato, que tem gerado questionamentos de renomados juristas. Não cabe a nenhum juiz, de nenhuma instância, o direito de prejudicar o interesse de Estado — que por sua natureza é sigiloso — e destruir um patrimônio nacional construído ao longo de décadas.

O Brasil precisa avançar e pessoas como o almirante Othon são imprescindíveis, pois ele, como outros cientistas nacionalistas, guia-se pelo lema do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo: “Tecnologia Própria é Independência”.

Dep. Sibá Machado – PT/AC
Líder da Bancada na Câmara

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Marcelo Escobar

07/08/2015 - 16h17

Mas claro!!! Vão dividir cela…

Maria Roseli Lara

06/08/2015 - 20h23

isso eu aplaudo

Maria Roseli Lara

06/08/2015 - 20h23

isso eu aplaudo

Olivio Luzardo

06/08/2015 - 20h10

Fora petista bolivariano, a roubalheira do PT ta acabando.

Vera Lúcia Piesanti Molinar

06/08/2015 - 17h41

Até que enfim alguém do PT defende o almirante, mas isso não vai sair na mídia, é preciso colocar no programa do PT hoje.

Sandra Francesca de Almeida

06/08/2015 - 17h34

E a nota de apoio ao Zé Dirceu, você viu alguma, Miguel?

Sonia Mazzi

06/08/2015 - 17h25

Esses arregões demoram para tomar atitude, vergonhoso!

Iasmin Moris

06/08/2015 - 16h10

#ComPTpeloBrasil

Maria Vania Crivellari

06/08/2015 - 15h57

Estao com medo, mas penso que agora e tarde demais. As decisoes ja foram tomadas pelas FFAA!!!

Eduardo Jadelias

06/08/2015 - 14h21

O Brasil sempre teve suas invenções roubadas e Patentiadas pelo EUA.

Marcelinho Deubrecha

06/08/2015 - 14h16

surreal

06/08/2015 - 11h11

Parece que Furnas se tornou a própria Eletrobras a alguns anos, e os lesa-pátria querem ferrar a Eletrobras, então seria interessante o Moro investigar aquela famosa lista de Furnas que na verdade é a própria Eletrobras, que tal chama-la de lista da Eletrobras, heim Aécizinho???

Lista da Eletrobras: http://caixadoistucanodefurnas.blogspot.com.br/

Danyyel

06/08/2015 - 10h50

Sou simpatizante do PT, mas não concordo com uma simples nota. Nota não tira ninguém das garras do moro. Ele não se intimida com isto. É preciso ação do Ministério da Defesa. É um caso de segurança nacional.

Helio Gaziolla

06/08/2015 - 12h32

Sugestões de novos nomes do PT, PFA partido dos frouxos amarelões ou PAI partido dos altamente inertes, ou ainda PSR partido dos sem rumo e assim por diante.

Helio Gaziolla

06/08/2015 - 12h32

Sugestões de novos nomes do PT, PFA partido dos frouxos amarelões ou PAI partido dos altamente inertes, ou ainda PSR partido dos sem rumo e assim por diante.

Helio Gaziolla

06/08/2015 - 12h28

Ate que enfim os Amarelões do PT falaram alguma coisa, bem tarde mas falaram. P.S. Que bando frouxos amarelados nós pobres eleitores do PT elegemos.

Helio Gaziolla

06/08/2015 - 12h28

Ate que enfim os Amarelões do PT falaram alguma coisa, bem tarde mas falaram. P.S. Que bando frouxos amarelados nós pobres eleitores do PT elegemos.

Francisco de Assis

06/08/2015 - 09h09

.
Bem, o Almirante Othon foi preso em 28 de julho e a Nota saiu em 6 de agosto.
.
Como foi preso em 3 de agosto, espera-se então uma Nota de Apoio do PT da Camara a José Dirceu precisamente em 12 de agosto. Assinada por Sibá Machado, claro.
.

Nikola

06/08/2015 - 09h05

Por favor, comente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ontem, o mesmo TCU que quer reprovar Dilma, com 17 anos de atraso, admitiu um prejuízo de R$ 3,4 bilhões com o Fonte Cindam. Note. Se o Marka for incluído, serão R$ 7,4 bilhões. Mais dois bi em multas. Mais multas à diretoria do BC.
DINHEIRO DO BANCO CENTRAL É PÚBLICO. Como FHC teve as contas fechadas com este rombo? O TCU contabiliza, portanto, um escândalo maior que a Lava-Jato. Escândalo porque o presidente do BC vendia informações ao mercado. Escândalo porque toda a diretoria do BC estava envolvida. Escândalo porque o ministro da Fazenda autorizou (a TV Globo mostrou) a operação que AGORA o TCU avalia em 7,4 BILHÕES. Escândalo porque o presidente do BC teve uma pena de 8 anos em cadeia fechada, assim como a diretoria do BC – e o processo caducou na segunda instância. Escândalo porque o dono do Marka, em vias de ser preso, teve seu passaporte devolvido – e fugiu para a Itália.
Escândalo porque os procuradores que tentaram investigar o presidente do BC foram chamados a Brasília e repreendidos pelo procurador geral. Escândalo porque o presidente tentou abafar o caso, dizendo que o presidente do BC tinha dinheiro por causa de uma herança (inexistente). Escândalo porque a PF achou um bilhete de corrupção assinado no cofre da sala do presidente do BC – na casa dele. Escândalo porque a imprensa só destacou os detalhes anos depois.
Escândalo que, apesar de ter tudo a ver com o nosso momento na política, a decisão do TCU foi comentada na seção de economia.
Escândalo porque os brasileiros pagaram este rombo. Mas o TCU tem a coragem de dizer que foram os bancos socorridos os culpados por uma operação que emanou do Banco Central!

http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/08/tcu-multa-banco-fontecindam-em-r-1-bilhao-por-operacao-irregular.html

Zé C Dos Santos

06/08/2015 - 12h01

COMO EXPLICAM O VOTO A FAVOR DA PEC DA AGU ???????????????????????????????????????

Cláudia Franzina

06/08/2015 - 11h51

Bastou aparecer um militar corrupto pro PT apoiar.

    Helio Gaziolla

    06/08/2015 - 12h34

    O Franzina você não quer intervenção militar???????ou não sabe nem o que quer……..

    Caique de Paula Pereira

    06/08/2015 - 09h34

    Vai chupar uma peia…ve-se que é uma vadia.

    Cláudia Franzina

    06/08/2015 - 12h52

    Sei muito bem o que quero: a corja fora do poder.

    Lusimar Martins

    06/08/2015 - 13h16

    o significado de pt é PT:PARTIDO TRAPACEIRO e ponto final.

    Lusimar Martins

    06/08/2015 - 13h16

    o significado de pt é PT:PARTIDO TRAPACEIRO e ponto final.

Marcos Portela

06/08/2015 - 11h42

Lava Jato CONTRA CORRUPÇÃO ou GOLPE FEDERAL? Como pode uma INSTITUIÇÃO FEDERAL, no estado do Paraná, ATACAR ESTATAIS e EMPRESAS brasileiras, DESEMPREGANDO milhares no país, alegando COMBATER a CORRUPÇÃO, CONTRADIÇÃO de quem usa TARJAS PRETAS para ESCONDER e INVALIDAR PROVAS de CORRUPÇÃO contra PARTIDOS de OPOSIÇÃO como PSDB e DEM, que aliados a GRANDE MÍDIA mais parecem uma ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA, INSTALANDO o CAOS no país, usando a política do QUANTO PIOR MELHOR, panelinha que virou PANELAÇO. #MoroTemPatrão

Marcelo Mota

06/08/2015 - 11h40

Mas por que não pediram o afastamento do Eduardo Cunha junto do PSOL?

    Marúzia Coelho Ferreira

    06/08/2015 - 11h43

    tirou da minha boca.

    Marcelo Mota

    06/08/2015 - 11h44

    Não dá para entender.

    Felipe Rocha

    06/08/2015 - 11h52

    exato

    Tiago Carneiro

    06/08/2015 - 13h24

    PSOL? Aquele partido de esquerda de direita?

    Tiago Carneiro

    06/08/2015 - 13h24

    PSOL? Aquele partido de esquerda de direita?

    Marcelo Mota

    06/08/2015 - 15h19

    É? Não sei, não voto. Mas por que o PT e o PC do B não apoiaram a iniciativa?

    Ana Oliveira

    06/08/2015 - 15h41

    Cupula do PT de SP e Mercadantes disseram não.


Leia mais

Recentes

Recentes