Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Liderança do PT na Câmara emite nota de apoio ao Almirante Othon

Por Liana Carvalho

06 de agosto de 2015 : 08h37

Câmara dos Deputados
Partido dos Trabalhadores
Gabinete da Liderança

Nota de apoio e solidariedade ao Almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva

Em nome da Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara, manifesto apoio e solidariedade ao Vice-Almirante R1 Othon Luiz Pinheiro da Silva, detido dia 28 de julho na 16ª fase da Operação Lava–Jato.

Diretor-presidente licenciado da Eletronuclear (subsidiária da Eletrobras), que hoje gera cerca de 3% da energia elétrica consumida no País, o almirante Othon é um nacionalista, patriota e tem papel que já passou para a história no tocante ao nosso desenvolvimento científico e tecnológico, notadamente no campo nuclear.

Tem atuação comparável à do almirante Álvaro Alberto, outro nacionalista que abriu as portas para o Brasil avançar no campo da pesquisa nuclear, contrariando todas as pressões externas para que o País ficasse à margem das conquistas nessa área.

Othon formou-se pela Escola Naval em 1960 e em engenharia naval pela Escola Politécnica de São Paulo em 1966, e obteve em 1978 sua especialização em engenharia nuclear no Massachussetts Institute of Technology (MIT), nos EUA.

Foi Diretor de Pesquisas de Reatores do IPEN entre 1982 e 1984 e foi fundador e responsável pelo Programa de Desenvolvimento do Ciclo do Combustível Nuclear e da Propulsão Nuclear para Submarinos entre 1979 e 1994. Exerceu o cargo de Diretor da Coordenadoria de Projetos Especiais da Marinha (COPESP), atual Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), de 1986 a 1994.

É o autor do projeto de concepção de ultracentrífugas para enriquecimento de urânio e da instalação de propulsão nuclear para submarinos. O desenvolvimento da tecnologia de ultracentrifugação de urânio é um marco de sucesso na história tecnológica do Brasil. O projeto concebido pelo almirante inclui o Brasil no seleto grupo de países detentores do ciclo nuclear e é, por isso mesmo, objeto de cobiça internacional. Dada a sua natureza estratégica, de interesse de Estado, é cercado de sigilo.

A Marinha é uma instituição séria que sabe zelar pelos interesses estratégicos do Brasil. A busca de autonomia na área nuclear encaixa-se no projeto de desenvolvimento nacional com autonomia e soberania. A construção de um submarino nuclear eleva o Brasil a um novo patamar na comunidade internacional.

Apoiamos o espírito empreendedor do almirante e repudiamos qualquer tentativa de julgamento prévio dele — assim como de outras pessoas detidas no âmbito da Operação Lava-Jato — com base apenas em delações. Temos convicção de que o almirante provará sua inocência e continuará a contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil, num momento em que as nações que se destacam no mundo são justamente as que dominam tecnologias de ponta, inclusive a nuclear.

O almirante Othon passou a se destacar na história brasileira ao lutar, nos anos 80 e 90, contra o bloqueio do Ocidente ao acesso ao conhecimento na área nuclear. Enfrentou pressões, foi vigiado no Brasil e no exterior por buscar acesso a um conhecimento que garantisse ao País outro lugar no concerto das nações.

A prisão do almirante pode ser comemorada por setores antinacionais, que ignoram a importância da soberania e dos interesses nacionais. Mas os que pensam um Brasil próspero e soberano, com autonomia tecnológica para fins pacíficos, só podem lamentar sua prisão.

O nosso projeto estratégico, construído com a valiosa cooperação do almirante Othon, não pode ser prejudicado e nem atacado por setores antinacionais em razão da Operação Lava-Jato, que tem gerado questionamentos de renomados juristas. Não cabe a nenhum juiz, de nenhuma instância, o direito de prejudicar o interesse de Estado — que por sua natureza é sigiloso — e destruir um patrimônio nacional construído ao longo de décadas.

O Brasil precisa avançar e pessoas como o almirante Othon são imprescindíveis, pois ele, como outros cientistas nacionalistas, guia-se pelo lema do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo: “Tecnologia Própria é Independência”.

Dep. Sibá Machado – PT/AC
Líder da Bancada na Câmara

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

35 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Marcelo Escobar

07 de agosto de 2015 às 16h17

Mas claro!!! Vão dividir cela…

Responder

Maria Roseli Lara

06 de agosto de 2015 às 20h23

isso eu aplaudo

Responder

Maria Roseli Lara

06 de agosto de 2015 às 20h23

isso eu aplaudo

Responder

Olivio Luzardo

06 de agosto de 2015 às 20h10

Fora petista bolivariano, a roubalheira do PT ta acabando.

Responder

Vera Lúcia Piesanti Molinar

06 de agosto de 2015 às 17h41

Até que enfim alguém do PT defende o almirante, mas isso não vai sair na mídia, é preciso colocar no programa do PT hoje.

Responder

Sandra Francesca de Almeida

06 de agosto de 2015 às 17h34

E a nota de apoio ao Zé Dirceu, você viu alguma, Miguel?

Responder

Sonia Mazzi

06 de agosto de 2015 às 17h25

Esses arregões demoram para tomar atitude, vergonhoso!

Responder

Iasmin Moris

06 de agosto de 2015 às 16h10

#ComPTpeloBrasil

Responder

Maria Vania Crivellari

06 de agosto de 2015 às 15h57

Estao com medo, mas penso que agora e tarde demais. As decisoes ja foram tomadas pelas FFAA!!!

Responder

Eduardo Jadelias

06 de agosto de 2015 às 14h21

O Brasil sempre teve suas invenções roubadas e Patentiadas pelo EUA.

Responder

Marcelinho Deubrecha

06 de agosto de 2015 às 14h16

Responder

surreal

06 de agosto de 2015 às 11h11

Parece que Furnas se tornou a própria Eletrobras a alguns anos, e os lesa-pátria querem ferrar a Eletrobras, então seria interessante o Moro investigar aquela famosa lista de Furnas que na verdade é a própria Eletrobras, que tal chama-la de lista da Eletrobras, heim Aécizinho???

Lista da Eletrobras: http://caixadoistucanodefurnas.blogspot.com.br/

Responder

Danyyel

06 de agosto de 2015 às 10h50

Sou simpatizante do PT, mas não concordo com uma simples nota. Nota não tira ninguém das garras do moro. Ele não se intimida com isto. É preciso ação do Ministério da Defesa. É um caso de segurança nacional.

Responder

Helio Gaziolla

06 de agosto de 2015 às 12h32

Sugestões de novos nomes do PT, PFA partido dos frouxos amarelões ou PAI partido dos altamente inertes, ou ainda PSR partido dos sem rumo e assim por diante.

Responder

Helio Gaziolla

06 de agosto de 2015 às 12h32

Sugestões de novos nomes do PT, PFA partido dos frouxos amarelões ou PAI partido dos altamente inertes, ou ainda PSR partido dos sem rumo e assim por diante.

Responder

Helio Gaziolla

06 de agosto de 2015 às 12h28

Ate que enfim os Amarelões do PT falaram alguma coisa, bem tarde mas falaram. P.S. Que bando frouxos amarelados nós pobres eleitores do PT elegemos.

Responder

Helio Gaziolla

06 de agosto de 2015 às 12h28

Ate que enfim os Amarelões do PT falaram alguma coisa, bem tarde mas falaram. P.S. Que bando frouxos amarelados nós pobres eleitores do PT elegemos.

Responder

Francisco de Assis

06 de agosto de 2015 às 09h09

.
Bem, o Almirante Othon foi preso em 28 de julho e a Nota saiu em 6 de agosto.
.
Como foi preso em 3 de agosto, espera-se então uma Nota de Apoio do PT da Camara a José Dirceu precisamente em 12 de agosto. Assinada por Sibá Machado, claro.
.

Responder

Nikola

06 de agosto de 2015 às 09h05

Por favor, comente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ontem, o mesmo TCU que quer reprovar Dilma, com 17 anos de atraso, admitiu um prejuízo de R$ 3,4 bilhões com o Fonte Cindam. Note. Se o Marka for incluído, serão R$ 7,4 bilhões. Mais dois bi em multas. Mais multas à diretoria do BC.
DINHEIRO DO BANCO CENTRAL É PÚBLICO. Como FHC teve as contas fechadas com este rombo? O TCU contabiliza, portanto, um escândalo maior que a Lava-Jato. Escândalo porque o presidente do BC vendia informações ao mercado. Escândalo porque toda a diretoria do BC estava envolvida. Escândalo porque o ministro da Fazenda autorizou (a TV Globo mostrou) a operação que AGORA o TCU avalia em 7,4 BILHÕES. Escândalo porque o presidente do BC teve uma pena de 8 anos em cadeia fechada, assim como a diretoria do BC – e o processo caducou na segunda instância. Escândalo porque o dono do Marka, em vias de ser preso, teve seu passaporte devolvido – e fugiu para a Itália.
Escândalo porque os procuradores que tentaram investigar o presidente do BC foram chamados a Brasília e repreendidos pelo procurador geral. Escândalo porque o presidente tentou abafar o caso, dizendo que o presidente do BC tinha dinheiro por causa de uma herança (inexistente). Escândalo porque a PF achou um bilhete de corrupção assinado no cofre da sala do presidente do BC – na casa dele. Escândalo porque a imprensa só destacou os detalhes anos depois.
Escândalo que, apesar de ter tudo a ver com o nosso momento na política, a decisão do TCU foi comentada na seção de economia.
Escândalo porque os brasileiros pagaram este rombo. Mas o TCU tem a coragem de dizer que foram os bancos socorridos os culpados por uma operação que emanou do Banco Central!

http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/08/tcu-multa-banco-fontecindam-em-r-1-bilhao-por-operacao-irregular.html

Responder

Zé C Dos Santos

06 de agosto de 2015 às 12h01

COMO EXPLICAM O VOTO A FAVOR DA PEC DA AGU ???????????????????????????????????????

Responder

Cláudia Franzina

06 de agosto de 2015 às 11h51

Bastou aparecer um militar corrupto pro PT apoiar.

Responder

    Helio Gaziolla

    06 de agosto de 2015 às 12h34

    O Franzina você não quer intervenção militar???????ou não sabe nem o que quer……..

    Responder

    Caique de Paula Pereira

    06 de agosto de 2015 às 09h34

    Vai chupar uma peia…ve-se que é uma vadia.

    Responder

    Cláudia Franzina

    06 de agosto de 2015 às 12h52

    Sei muito bem o que quero: a corja fora do poder.

    Responder

    Lusimar Martins

    06 de agosto de 2015 às 13h16

    o significado de pt é PT:PARTIDO TRAPACEIRO e ponto final.

    Responder

    Lusimar Martins

    06 de agosto de 2015 às 13h16

    o significado de pt é PT:PARTIDO TRAPACEIRO e ponto final.

    Responder

Marcos Portela

06 de agosto de 2015 às 11h42

Lava Jato CONTRA CORRUPÇÃO ou GOLPE FEDERAL? Como pode uma INSTITUIÇÃO FEDERAL, no estado do Paraná, ATACAR ESTATAIS e EMPRESAS brasileiras, DESEMPREGANDO milhares no país, alegando COMBATER a CORRUPÇÃO, CONTRADIÇÃO de quem usa TARJAS PRETAS para ESCONDER e INVALIDAR PROVAS de CORRUPÇÃO contra PARTIDOS de OPOSIÇÃO como PSDB e DEM, que aliados a GRANDE MÍDIA mais parecem uma ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA, INSTALANDO o CAOS no país, usando a política do QUANTO PIOR MELHOR, panelinha que virou PANELAÇO. #MoroTemPatrão

Responder

Marcelo Mota

06 de agosto de 2015 às 11h40

Mas por que não pediram o afastamento do Eduardo Cunha junto do PSOL?

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina