Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

A bomba foi arremessada a mando de quem?

Por Liana Carvalho

06 de agosto de 2015 : 09h27

Os donos da bomba
Por Jandira Feghali, para o site Jornal do Brasil

Em frente ao Instituto Lula, no bairro do Ipiranga, São Paulo, fica a emergência do hospital São Camilo. O local, como se sabe, é porta de entrada constante de feridos e enfermos.

Foi exatamente nessa local, no fim da noite de quinta-feira, que dois enormes parafusos voaram como bala após a explosão de uma “bomba caseira” a 200 metros, na calçada da sede do instituto do ex-presidente. Estes foram alguns dos milhares espalhados como tiros na Rua Pouso Alegre.

O artefato, jogado por um carro que cruzou a rua e foi flagrado pelas câmeras de vigilância do prédio, explodiu uma série de pedaços de metal com violência. A bomba chegou a abrir um buraco na porta de aço da garagem, onde funciona a organização criada pelo ex-presidente para incentivar políticas de cooperação entre o Brasil e países da África e América Latina.

O ataque foi tratado pelos veículos da mídia nacional como um fato qualquer, desses “que acontecem com qualquer um, em qualquer dia”. Ficou clara a tentativa da imprensa em noticiar o episódio como uma ação de “vândalos”. Alguns comentaristas, num ato covarde e irresponsável, chegaram a culpar o próprio Partido dos Trabalhadores, como uma espécie de armação. Atitude mentirosa e sem provas, num jogo quase sempre fascista.

A explosão é um alerta tardio para o paradigma social que tentam criar no país na base do discurso intolerante da extrema direita, muitas vezes propagado pela Grande Mídia como verdade. Com que intuito uma bomba seria arremessada na porta do edifício que tem como símbolo, o próprio Lula? A mando de quem?

Na madrugada de 27 de outubro de 1980, como crise terminal da Ditadura, uma bomba destruiu a redação carioca do jornal Tribuna da Luta Operária, publicado pelo Partido Comunista do Brasil, época ainda de semiclandestinidade. Por conta da anistia concedida um ano antes, abria-se a possibilidade de existência legal de partidos políticos como o nosso e outros também da esquerda, e o Regime atuava para contra-atacar a chamada “abertura política”.

Houvera outros atentados naquele período, um na OAB, horas antes, que acabou vitimando a secretária do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Lyda Monteiro da Silva. Ao abrir uma carta endereçada a ele, a explosão lhe tirou a vida.

Além do atentado à OAB, também ocorreram envio de bombas à Câmara Municipal do Rio e à sede da ABI. Em 26 de março de 1981, uma bomba também explodiu na sede do jornal Tribuna da Impressa, na Lapa, num ato creditado a defensores radicais da ditadura militar.

Não se pode esquecer da bomba no Riocentro, no mesmo ano, que seria instalada por militares num dos prédios em que ocorria uma festa pelo Dia do Trabalhador e que acabou vitimando dois soldados. Outro explosivo também fora usado na miniestação de energia da área, mas acabou não gerando o blecaute esperado.

Atacar as forças progressistas brasileiras têm sido a tônica dos golpistas, do fundamentalismo religioso e da oposição oportunista, que desta vez, na busca pelo poder, flerta abertamente contra o Estado Democrático de Direito. Em vez do debate de ideias, trazem à tona a violência, inflada por veículos de Comunicação sem compromisso com o direito ao contraditório. Quantas bombas mais explodirão ao avanço dessa raiva sem sentido, em que a democracia só tende a sucumbir?

O Instituto Lula segue, junto às autoridades competentes de São Paulo, como a Secretaria de Segurança e sua polícia civil, para investigação do caso. As imagens das câmeras de vigilância do bairro trarão pistas para que o veículo seja localizado e os criminosos julgados e punidos. Mas é fácil supor de onde parte esse tipo de ideia. Basta ler os jornais ou ligar a televisão. Não falta ódio. São todos donos da bomba.

Jandira Feghali é Médica, deputada federal (RJ) e líder do PCdoB

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

41 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Airton Faé

07 de agosto de 2015 às 23h59

Ainda quero ver as fotos da destruição.

Responder

Juana Juarez

07 de agosto de 2015 às 22h09

Taca le pau, Jandira!!

Responder

marcelo silva

07 de agosto de 2015 às 11h29

“Eu sou a favor de arranhar carro de autoridade, depredar mesmo…” Boechat, paraninfo dos black blocks.

Responder

Carlos Nelton da Ponte

07 de agosto de 2015 às 01h43

Pergunta de um indignado leitor: onde está o aparato policial investigativo federal para esclarecer tal fato? Atentado ao órgão que representa uma, senão a maior pessoa pública do país, recém governante máximo desta nação e que ajudou a colocar a atual mandatária no governo, sem uma mobilização oficial para elucidação do fato de tamanha gravidade?! Lamentável a inação deste governo! Eu, assim como muitos, simplesmente não conseguimos entender! Pena!

Responder

João Carlos Radz

07 de agosto de 2015 às 00h41

Putz ainda essa porcaria… Vão trabalhar para tentar elevar a popularidade da Anta… É por isso que estamos assim.

Responder

Eliseu Bottin

07 de agosto de 2015 às 00h16

PENA QUE A BOMBA NÃO ERA DE VERDADE PARA ESPLODIR O PREDIO COM TODA A QUADRILHA DENTRO !!!!!

Responder

Gustavo Lima

06 de agosto de 2015 às 20h44

Nunca pensei q fosse dAr raZAO A UM TERRORISTA

Responder

Gustavo Lima

06 de agosto de 2015 às 20h44

Nunca pensei q fosse dAr raZAO A UM TERRORISTA

Responder

Artur Lombo

06 de agosto de 2015 às 19h54

Se fosse contra o instituto FHC,as manchetes estariam repletas,de cara o PT já seria acusado pelos coxinhas e a oposição, e os responsáveis localizados rapidamente.

Responder

Gerson Deslandes

06 de agosto de 2015 às 18h27

A próxima vai explodir no colo de quem? Aócio, Caiado, serra ou Cardoso?

Responder

Daulto Bitencourte Garcia

06 de agosto de 2015 às 18h21

Quem saberá. Será um militante de esquerda com raiva pelo governo ter ministros de direita?. Será militantes para jogar a culpa na oposição?. Será alguém da oposição para ajudar o Lula aparecer?. Pode ser, mais convenhamos, uma bombinha daquelas não serve para nada. É como alguém que se fere para dizer que tentou suicídio, para a namorada voltar.

Responder

Sandra Francesca de Almeida

06 de agosto de 2015 às 18h13

Jandira é uma guerreira forte e valente.

Responder

Joaquim Gomes

06 de agosto de 2015 às 17h45

deve ter sido por ordem das mesmas pessoas que mandaram matar CELSO DANIEL

Responder

Andre Camargo

06 de agosto de 2015 às 17h41

A mando do PTRALHA maior, Luiz Inácio Lula da Silva.

Responder

    Eva

    07 de agosto de 2015 às 10h10

    Você não aguenta um processo. Tem provas??

    Responder

Eduardo Macedo

06 de agosto de 2015 às 16h38

Brilhante: …”Mas é fácil supor de onde parte esse tipo de ideia. Basta ler os jornais ou ligar a televisão. Não falta ódio. São todos donos da bomba.” Fábio Kerche Ana Claudia Santos Martha Locatelli Luiz Antonio Carvalho Helena Buarque Isla Sousa Daniela Baudouin Dilma Toledo …

Responder

    Dilma Toledo

    06 de agosto de 2015 às 20h04

    Perfeito Dudu!

    Responder

    Isla Sousa

    06 de agosto de 2015 às 20h50

    Concordo Dudu! Há vários donos…que não tem ou não qurrem ter a consciência que o país é um só e que violência pode até ser endereçada mais suas consequencias não!

    Responder

    Isla Sousa

    06 de agosto de 2015 às 20h50

    Concordo Dudu! Há vários donos…que não tem ou não qurrem ter a consciência que o país é um só e que violência pode até ser endereçada mais suas consequencias não!

    Responder

Jo Jabaquara Vieira

06 de agosto de 2015 às 15h50

A bomba foi arremessada por algum vagabundo do PT; sabe aqueles que deixa de ir trabalhar e vai as ruas; ou melhor na casinha que se chama Instituto do tal; algum desses jogou a bomba pra esconder a impopularidade de seu partido!!

Responder

Vitor

06 de agosto de 2015 às 12h43

Nossa, ligar esse ataque com uns de 35 anos atrás é dose! A única coisa que presta no artigo é o último parágrafo…

Responder

Vicente

06 de agosto de 2015 às 12h40

Quanto tempo precisam para analisar as imagens, identificar a placa do carro e consultar o banco de dados do Detran?

Responder

marcelo silva

06 de agosto de 2015 às 12h04

Terrorismo
O terrorismo é uma ação, usualmente envolvendo a colocação de uma bomba ou
uma bomba de fogo de grande poder destrutivo, o qual é capaz de influir perdas
irreparáveis ao inimigo.
O terrorismo requer que a guerrilha urbana tenha um conhecimento teórico e prático
de como fazer explosivos.
O ato do terrorismo, fora a facilidade aparente na qual se pode realizar, não é
diferente dos outros atos da guerrilha urbana e ações na qual o triunfo depende do plano e
da determinação da organização revolucionária. É uma ação que a guerrilha urbana deve
executar com muita calma, decisão e sangue frio.
Ainda que o terrorismo geralmente envolva uma explosão, há casos no qual pode
ser realizado execução ou incêndio sistemático de instalações, propriedades e depósitos
norte-americanos, fazendas, etc. É essencial assinalar a importância dos incêndios e da
construção de bombas incendiárias como bombas de gasolina na técnica de terrorismo
revolucionário. Outra coisa importante é o material que a guerrilha urbana pode persuadir o
povo a expropriar em momentos de fome e escassez, resultados dos grandes interesses
comerciais.
O terrorismo é uma arma que o revolucionário não pode abandonar.
Marighela, Carlos. In Manual do Guerrilheiro Urbano.

Responder

Deisi Marcelino

06 de agosto de 2015 às 14h26

Eis a questão!

Responder

João Marcos Santos Pimentel

06 de agosto de 2015 às 14h25

Se fosse interesse da PF ja teria resolvido o caso a tempos,enquanto aquele ministro da justiça estiver la quem manda são os delegados tucanos da PF

Responder

    Marcelo Aranha De Sousa Pinto

    06 de agosto de 2015 às 14h55

    O Dia do Estado Contribuinte

    O Estado para se desenvolver …
    O Estado para enriquecer …
    O Estado para subir de condição de vida …
    O Estado para avançar na escala social …
    não pode mais adotar seu endividamento como estilo de vida do contribuinte.

    Responder

Lulu Pereira

06 de agosto de 2015 às 14h04

infelizmente discordo do texto da jandira, a investigação não trará nem um resulado concreto e os autores e mandantes jamais serão descobertos, a impunidade vai triunfar mais uma vez. o golpe já está sendo realizado sem a menor resistência da dilma, game is over

Responder

    Marcelo Aranha De Sousa Pinto

    06 de agosto de 2015 às 14h52

    O Dia do Estado Contribuinte

    O Estado para se desenvolver …
    O Estado para enriquecer …
    O Estado para subir de condição de vida …
    O Estado para avançar na escala social …
    não pode mais adotar seu endividamento como estilo de vida do contribuinte.

    Responder

Maria Emília Cavalcante

06 de agosto de 2015 às 13h37

Bem, adcionei todos os senhores porque é necessário. Srs. Conceicao Sampaio Hissa Abrahão Marcos Rotta Pauderney Avelino Silas Câmara Silas Camara Atila Lins Vanessa Grazziotin Omar Aziz Arthur Bisneto Sandra Braga Eduardo Braga Jandira Feghali Maria do Maria Do Rosário Nunes Romário Faria. Espero que muitos de vocês não estejam felizes aprovando itens que só trazem prejuízo aos cofres públicos e que quem pagará estes aumento somos nós “povo”. Povo neste país é aquele que recebe o pouco possível para sobreviver. Srs. eu fico envergonhada quando muitas vezes vejo a aprovação de altos percentuais para determinada classe trabalhadora não que eles não mereçam porém o momento não é propicio e vocês sabem disso ou será que a vocês tanto faz se as ações de vcs são contra nós “povo” e não contra a Presidente ou governo. Meus senhores os senhores não foram eleitos para fazer do congresso uma arma contra o povo. Detalhe importante os aumentos que são votados por vocês eu nunca vi vcs pensando nos professores por exemplo. Sinceramente não acredito no Brasil não pela Presidente Dilma e sim por este congresso que muito me envergonha e que parece que a única obsessão é derrubar um governo eleito. Esse placar mostra a preocupação com este país. Sintam-se parabenizado se for para irmos ao buraco estamos no caminho certo.

Responder

    Marcelo Aranha De Sousa Pinto

    06 de agosto de 2015 às 14h55

    O Dia do Estado Contribuinte

    O Estado para se desenvolver …
    O Estado para enriquecer …
    O Estado para subir de condição de vida …
    O Estado para avançar na escala social …
    não pode mais adotar seu endividamento como estilo de vida do contribuinte.

    Responder

marcelo silva

06 de agosto de 2015 às 10h28

A mando de quem não sei, mas com certeza alguém que desconhece as técnicas do Mariguela.

Responder

    marcelo silva

    06 de agosto de 2015 às 11h28

    Vai chorá?

    Responder

Farias Furtado

06 de agosto de 2015 às 12h55

Se jogar a bomba fechada não dá ibope tem que jogar a bomba aberta senão não se dobra a bomba que bombardeia e bobardear mais do que a mídia que sempre dobra a bomba e desdobra o povo essa é a nova fórmula de se ter governo com as metas sempre abertas para quando atingi-las dobra-las !

Responder

    Marcelo Aranha De Sousa Pinto

    06 de agosto de 2015 às 14h53

    O Dia do Estado Contribuinte

    O Estado para se desenvolver …
    O Estado para enriquecer …
    O Estado para subir de condição de vida …
    O Estado para avançar na escala social …
    não pode mais adotar seu endividamento como estilo de vida do contribuinte.

    Responder

Alexandre

06 de agosto de 2015 às 09h45

Neste atentado, há que se verificar se houve algum prejuízo aos pacientes no Hospital ( ataque cardíaco pela explosão… ).
Outros pontos não noticiados é que para uma bomba de fragmentação, somente o “buraquinho” na porta ? Nada mais saiu danificado, como um carro ?
Lá da entrada do Pronto Socorro, será que não existem testemunhas ? Fica bastante gente lá fora, mesmo de madrugada.
O interessante é que é uma região bastante policiada e rodeada de atividades 24h.
Buraquinho….. com potência superior a uma arma de fogo. Quem fez, sabia o que fazia.

Responder

Marcos Portela

06 de agosto de 2015 às 12h37

Lava Jato CONTRA CORRUPÇÃO ou GOLPE FEDERAL? Como pode uma INSTITUIÇÃO FEDERAL, no estado do Paraná, ATACAR ESTATAIS e EMPRESAS brasileiras, DESEMPREGANDO milhares no país, alegando COMBATER a CORRUPÇÃO, CONTRADIÇÃO de quem usa TARJAS PRETAS para ESCONDER e INVALIDAR PROVAS de CORRUPÇÃO contra PARTIDOS de OPOSIÇÃO como PSDB e DEM, que aliados a GRANDE MÍDIA mais parecem uma ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA, INSTALANDO o CAOS no país, usando a política do QUANTO PIOR MELHOR, panelinha que virou PANELAÇO. #MoroTemPatrão

Responder

Rose Andrade

06 de agosto de 2015 às 12h36

“”””NOTICIA URGENTE”””””LULA JOGOU INSTITUTO EM CIMA DE BOMBA….MÃE DA BOMBA DECLARA..BOMBA ERA PACIFICA E CASEIRA..MAIORES DETALHES NO JORNAL NACIONAL….OU CAPA DA REVISTA VEJA”””””””””””

Responder

Silvinei Oliveira

06 de agosto de 2015 às 12h31

quem a midia a pontar sera a culpa, nesse pais eh assim..

Responder

    Marcelo Aranha De Sousa Pinto

    06 de agosto de 2015 às 14h53

    O Dia do Estado Contribuinte

    O Estado para se desenvolver …
    O Estado para enriquecer …
    O Estado para subir de condição de vida …
    O Estado para avançar na escala social …
    não pode mais adotar seu endividamento como estilo de vida do contribuinte.

    Responder

Deixe um comentário