Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

Notas anti-apocalipse: melhora expectativa do consumidor

Por Miguel do Rosário

30 de novembro de 2015 : 10h48

O cenário apocalíptico descrito pela mídia é tão dantesco que a gente fica até intimidado de dar alguma tímida notícia boa.

Outro dia, participei de um debate na Fiocruz, com alguns economistas, e eles me falaram sobre o Japão, que viveu recentemente, durante anos consecutivos, fortes déficits orçamentários: de 4,5,6 até 8%.

No Brasil, quando o déficit é de zero vírgula alguma coisa, e apenas num ano isolado, a mídia diz que o mundo vai acabar.

A dívida pública japonesa em 2014 correspondia a 230% do PIB, enquanto a do Brasil, menos de 60%.

ScreenHunter_197 Nov. 30 10.40

ScreenHunter_195 Nov. 30 10.40

O Japão enfrentou tsunami com vazamento radioativo. Tem terremotos. Não tem recursos naturais. Tem uma população envelhecida.

E o Brasil, com sua população jovem, riquíssimo em recursos naturais, com endividamento baixo, com reservas internacionais em nível recorde, é que está em crise terminal?

Bem, não me perguntem por que, mas segundo o Ibope e  a CNI, o índice de expectativa do consumidor vem melhorando – timidamente – desde outubro, após ter chegado ao fundo do poço em setembro.

ScreenHunter_198 Nov. 30 10.45

ScreenHunter_194 Nov. 30 10.35

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

2 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Rosa Nunes

30 de novembro de 2015 às 19h16

Onde é esse primeiro mundo de quem tanto falam ?

Responder

Túlio Almeida

30 de novembro de 2015 às 12h24

Pra não esquecer.
Tucanos fecham escolas e constroem presídios.
Não esqueçam das 94 escolas públicas a ponto de serem fechadas em SP.
Qual é o antônimo de: Político corrupto anti-povo trabalhador?
R. = Professor(a).
A falta de educação cria presas fáceis para a mídia lesa-pátria que favorece políticos corruptos. É um círculo vicioso dos canalhas imposto ao povo.
Agora querem guerra: http://www.brasil247.com/pt/247/sp247/207257/Secretaria-de-Educa%C3%A7%C3%A3o-prepara-'guerra'-contra-escolas-ocupadas.htm

Responder

Deixe um comentário