Foto: Lula Marques
Cardozo diz que vai ao STF tentar anular processo de impeachment contra Dilma
por Karine Melo e Carolina Gonçalves, na Agência Brasil
O advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, informou hoje (5) que vai ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedir a anulação do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff sob o argumento de desvio de finalidade das ações do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Hoje, o ministro do STF, Teori Zavascki, concedeu liminar afastando Cunha do mandato de deputado federal e, consequentemente, da presidência da Casa.
“Já estamos pedindo a anulação do processo, vamos pedir novamente. A decisão do STF é uma prova muito importante no sentido de que ele usava o cargo para finalidades estranhas ao interesse público, como aconteceu no caso do impeachment“, disse o ministro da AGU.
Desde a fase do processo de impeachment na Câmara dos Deputados, Cardozo acusou Cunha de agir por vingança pelo fato de o governo não ter atuado para tentar barrar o processo contra Cunha no Conselho de Ética da Casa. “Cunha ameaçou a presidenta da República [dizendo] que abriria o processo do impeachment se o PT não desse os votos para salvá-lo no Conselho de Ética. O que o Supremo decide hoje é exatamente a demonstração do seu modus operandi“, observou.
No parecer apresentado ontem (4) na Comissão Especial do Impeachment no Senado, o relator Antonio Anastasia (PSDB-MG) rejeitou a tese de que Cunha tenha cometido qualquer desvio de finalidade.
Edição: Kleber Sampaio
Sérgio Silveira
05/05/2016 - 17h32
NADA do que for alegado, mesmo tendo ampla base legal, será considerado por qualquer uma das “instituições”, simplesmente por desvio das funções na origem: TODOS se articularam para consolidar o golpe
Por isso conclamo à todos os brasileiros democratas a nos unir, praticarmos a DESOBEDIÊNCIA CIVIL e INVADIRMOS todas estas “instituições” , colocando todos estes CANALHAS para fora à pontapés!!
Da pf ao stf, passando pelo congresso e GLOBO. Aí sim, verão quem manda de verdade!!
Walter Pastori
05/05/2016 - 17h49
Em nome de meu caos em nome da chuva em nome da Deus FORA CUNHA E LEVE SUA QUADRILHA JUNTO
João
05/05/2016 - 16h20
Todo o processo de impeachment deve ser anulado, pois foi aberto por Cunha como presidente da Câmara e julgado pelo STF por desvio de finalidade na função. Todo o processo deve ser suspenso.
Edinho Lima
05/05/2016 - 17h29
Não vou pedir para você deixar de ser idiota , pois não vai adiantar. Quando o pt dá cargos, ministérios, diretorias de estatais ( para que sejam saqueados ) em troca de votos contra o impeachment, também há desvio de finalidade ? Ou os dois procedimentos são desvio de finalidade ou ambos fazem parte do que se chama jogo político. O que não dá é pra chamar um de desvio de finalidade e o outro de jogo político !
ARTUR GUIMARÃES
05/05/2016 - 16h14
E a coxinhada o q tem a dizer? Perderam seu lider.
Edinho Lima
05/05/2016 - 17h30
E vocês perderam seu Deus, Lularápio da Silva !