Menu

STF suspende mandato de Eduardo Cunha

Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil Teori afasta Eduardo Cunha do mandato na Câmara na Folha O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki determinou nesta quinta-feira (5) o afastamento do presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do mandato de deputado federal. Relator da Lava Jato, o ministro concedeu uma liminar em um pedido de […]

36 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Brasília - O Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha preside Sessão Plenária (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

Teori afasta Eduardo Cunha do mandato na Câmara

na Folha

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki determinou nesta quinta-feira (5) o afastamento do presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do mandato de deputado federal.

Relator da Lava Jato, o ministro concedeu uma liminar em um pedido de afastamento feito pela Procuradoria-Geral da República e apontou 11 situações que comprovariam o uso do cargo pelo deputado para “constranger, intimidar parlamentares, réus, colaboradores, advogados e agentes públicos com o objetivo de embaraçar e retardar investigações”. Na peça, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, chegou a classificar o peemedebista de “delinquente”.

O peemedebista foi transformado em réu no STF, por unanimidade, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro sob a acusação de integrar o esquema de corrupção da Petrobras, tendo recebido neste caso US$ 5 milhões em propina de contratos de navios-sonda da estatal.

Na Lava Jato, o deputado é alvo de outra denúncia, de mais três inquéritos na Corte e de outros três pedidos de inquéritos que ainda aguardam autorização de Teori para serem abertos. As investigações apuram o recebimento de propina da Petrobras e o uso do mandato para supostas práticas criminosas.

“Ante o exposto, defiro a medida requerida, determinando a suspensão, pelo requerido, Eduardo Cosentino da Cunha, do exercício do mandato de deputado federal e, por consequência, da função de Presidente da Câmara dos Deputados”, diz trecho da decisão.

Cunha será substituído por outro investigado na Lava Jato, o deputado Waldir Maranhão (PP-MA).

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Vinicius Minari

05/05/2016 - 13h02

Regra Básica de Introdução ao Estudo do DIREITO:

O ATO JURIDICO PERFEITO EXIGE:

1-Agente Capaz

2-Forma prescrista e não defesa em Lei

3-preservar o direito adquirido;

Oras…. Se nesta fase do processo de impedimento o agente foi afastado de seu mandato por justa causa, pois agiu em claro desvio de poder, evidente que este ato juridico é NULO

O processo de impedimento é prescrito constitucionalmente, porém, para validar este ato juridico, a sua forma nao pode ser defesa em lei…. ou seja…. SE NÃO HÁ CRIME DE RESPONSABILIDADE, NÃO HÁ JUSTA CAUSA…

O PROCESSO DE IMPEDIMENTO É NULO POIS ESTÁ AFETADO POR 2 REGRAS BASICAS DO QUE DIZ RESPEITO AO ATO JURIDICO PERFEITO.

    Thila Rocha

    06/05/2016 - 08h11

    Vinícius,Introdução ao Direito já foi banido do Curso de Direito desde a criação e aplicação do Domínio do Fato por aquele infeliz.Quer dizer que ainda ensinam isto nas Faculdades?

Luiz Felipe Martins

05/05/2016 - 12h34

Agora que não tem mais o Cunha como faz? Vai gritar “fora!” quem?

    ROBSON W.ANDREOTTI

    05/05/2016 - 13h18

    eu é que pergunto: Cú nha, não era o RESOLVEDOR DE PROBLEMAS DIFÍCEIS DO TEMER?? agora quem vai ajudar temer??

      Luiz Felipe Martins

      05/05/2016 - 13h39

      Não sei. Era?

        Marcos Monteiro

        05/05/2016 - 14h12

        Palavras do próprio Temer: “problemas difíceis eu entrego ao deputado Eduardo Cunha”

        Thila Rocha

        06/05/2016 - 07h50

        O Temer rezou numa igreja no início desta semana com um pastor ao lado de Cunha e disse:os problemas difíceis do meu governo ( sic) entregarei a Fé de Cunha.Mais explícito, impossível.

Pelezinho

05/05/2016 - 11h34

Não há nada a ser comemorado.
Acho que após prenderem Lula, cassarão a chapa Dilma-temer, de forma a abrir o caminho para o psdb em uma nova eleição.
É fato que queriam derrubar o PT, mas esperavam o psdb em seu lugar, uma vez que esse sim é o partido predileto da elite.
O pmdb controlando o congresso, senado e presidência pode vir a se tornar um monstro incontrolável aos olhos da elite.

    Thila Rocha

    06/05/2016 - 08h01

    Isto foi uma tapeação dos Ministros do Supremo.Imagine o Gilmar concordar! Deve ser ceninha para os capangas do MT.e os currais eleitorais que voltaram com toda bala depois que aprovaram os comprovantes dos votos digitais..Agora vão prender o LULA que nem pode assumir um Ministério. Mas o Supremo interviu no Executivo o tempo todo mas no Legislativo diz que é intromissão “corpore qualquer palhaçada” E onde fica a equidade da Justiça nisto?Acaabouuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

      Yara Reis Steinfatt

      06/05/2016 - 09h12

      Se sai Temer e Cunhar, o Gilmar sobra para Presidente. Futuro tenebroso para o Brasil.

Elizabete Rodrigues Oliveira

05/05/2016 - 10h52

Os coxinhas estão se mobilizando para fazerem um ato na frente do STF contra a deposição do Cunha. “Somos todos Cunha” é a bandeira do coxinhas golpistas. Eles prometeram levar as panelas para protestar contra o STF. Corram coxinhas, ainda dá tempo chegar no local…..

    Luiz Felipe Martins

    05/05/2016 - 11h27

    É verdade, temos imagens exclusivas do ato:

    Thila Rocha

    06/05/2016 - 08h03

    Não duvido.Faz parte da “Encenação Suprema”.E neste caso a PM vai protege-los com flores e boas vindas.Paz e Amor!

Odilon Marciano da Mata

05/05/2016 - 10h38

A leniência do $TF permitiu a injustiça e a atuação do mal. O Supremo é sócio do golpe!

JOHN J.

05/05/2016 - 11h33

Sr. ministro TEORI, então o sr. foi o responsável pelo golpe contra a DEMOCRACIA do BRASIL?

Você estava com o pedido do PGR para impugnar o BANDIDÃO CUNHA desde dezembro de 2015 em suas mãos e nada fez, ficou inerte, esperando que o bandidão comandasse o “”PITI”” contra a honestíssima PRESIDENTA DILMA e agora que o “”PITI” passou na câmara e foi aceito no senado, (SEMPRE POR MAIORIA DE BANDIDOS POLÍTICOS, OS QUAIS VOCÊ IGNORA) e aí apresenta sua conta contra o bandidão da câmara.

Essa sua ação, falha, como defensor da constituição, mostra sua prevaricação e nos dá a ideia que você só segurou o pedido do PGR até agora, para que o golpe se concretizasse.

Assim sendo podemos dizer que você é o mentor do golpe contra a presidenta DILMA, uma mulher honesta, proba e sem nenhuma mácula no exercício de seu cargo.

A história do BRASIL vai mostrar essa sua ação e colocá-lo no lugar onde figurarão todos golpistas contra a democracia no BRASIL que se processa no ano de 2016.

https://novobloglimpinhoecheiroso.files.wordpress.com/2016/05/eduardo_cunha_pmdb258a_stf.jpg

Guimarães Roberto

05/05/2016 - 10h06

Enfim uma boa notícia. Agora, o próximo passo, é anular a decisão da Câmara que aprovou a abertura do impeachment.

    gilberto

    05/05/2016 - 10h29

    Guimarães, bom dia.
    Concordo com seu pensamento sobre a anulação da decisão de Cunha de abrir o processo de impeachment, pois em sua fundamentação Teori reconhece que Cunha, entre outras ilegalidades, constrangeu parlamentares, fato que vicia a vontade do constrangido de maneira insanável.

    Abraço.

      Comentador

      05/05/2016 - 13h49

      Quanto otimismo…

    Luiz Felipe Martins

    05/05/2016 - 11h20

    Não vai acontecer, ainda mais se quem for falar no STF for o Cardozo ;-)

Gustavo Horta

05/05/2016 - 11h05

NÃO PENSE QUE VOCÊ SEJA UM DELES. NÓS NÃO SOMOS IGUAIS A ELES.
NÓS NÃO SOMOS IGUAIS A ELES E ELES NÃO NOS QUEREM POR PERTO.
NÓS NÃO SOMOS TRAIDORES DA PÁTRIA.
NÓS NÃO SOMOS SABOTADORES DO PAÍS E DO POVO BRASILEIRO
NÓS NÃO SOMOS COXINHAS GOLPISTAS E HIPÓCRITAS.
NÓS NÃO SOMOS IGUAIS A ELES.
DE JEITO NENHUM!

>> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/04/15/e-voce-ai-vai-ficar-parado-abra-seus-olhos-ajude-a-que-outros-possam-abrir-os-olhos-ja-passou-da-hora-de-despertar/

“Não se iludam…tudo orquestrado…Cunha já cumpriu sua parte no golpe…Agora é Renan, que cumprirá… E tudo acabará em nada… Todos juntos e misturados para mamar na teta do Brasil como antes…”

NENHUMA DÚVIDA SOBRE ISTO!!

“É EVIDENTE QUE BENEFÍCIOS PARA OS POBRES E MELHOR DISTRIBUIÇÃO DE RENDA E DE MELHORIAS EM NADA INTERESSA PARA ESTA ELITE ENDINHEIRADA QUE CONTROLA NOSSO PAÍS. ESTA GENTE VAI PARA AS RUAS PARA BEBER CHAMPANHA E COMER PETISCOS. CHEIRAR ALGUMA COISA, TALVEZ. ELES BATEM PANELAS, ELES BUZINAM SEUS CARRÕES, ELES AGITAM NOSSA BANDEIRA, ELES ROUBARAM AS NOSSAS CORES, AS CORES DE NOSSO PAÍS. ESPANCAM, AGRIDEM, ESFOLAM, DISCRIMINAM, EXPULSAM.”

rogeriobezerra

05/05/2016 - 09h27

Quantos prêmios os estados unidos darão para eles pela entrega da Petrobrás? Podem registar, todas as ongs, universidades e etc estadunidenses darão comendas e muito mais. Afinal, a Petrobrás tem trilhões de dólares em petróleo e gás. Tudo essa justicinha não valem o que…

rogeriobezerra

05/05/2016 - 09h23

Tudo fachada! O stfzinho faz cortina de fumaça… Juiz é gerente dos interesses dos bilionários! Sempre foi assim!

Eder Barbosa de Sousa

05/05/2016 - 09h15

Agora o STF confirma, tardiamente, que o condutor do impeachment é mesmo um delinquente, que compra votos no Câmara. Mas deixaram ele fazer primeiro o serviço sujo. Se a Presidenta for ao STF no mérito do golpe, este terá o dever de anular tudo. Pois tudo foi uma fraude.

    Thila Rocha

    05/05/2016 - 12h36

    Mas isto não vai acontecer. Aínda acho que tudo é mise en scène. Para confundir.

Marcvs Antonivs

05/05/2016 - 09h09

Missão cumprida. Não é mais necessário. Essa é a lógica da coisa. Mas há um problema nessa decisão. Com ela Teori sinaliza que o STF realmente o manteve no cargo apenas tempo suficiente para conduzir a abertura do processo do golpe. Sendo assim das duas uma: OU O STF É “AS MÃOS POR TRÁS DA MARIONETE DO GOLPE” (AGORA DESCARTADA) OU O PROCESSO DO GOLPE ESTÁ, COM ESSE AFASTAMENTO, DEFINITIVAMENTE SOB SUSPEIÇÃO POR TER SIDO CONDUZIDO POR UM CRIMINOSO. E agora?

    Leonardo Dantas

    05/05/2016 - 09h38

    Na hipótese primeira, haveria ainda uma outra mão, conduzindo essa segunda, ou seja, os interesses internacionais sobre o Petrobrás e o pré-sal, controlando o desenrolar dos acontecimentos dentro das instituições nacionais, através a cooptação remunerada de figuras-chave que, como sempre, estiveram a serviço do Grande Capital, e não dos interesses nacionais.

    Sevio Rod

    05/05/2016 - 10h11

    Otima, duas unicas alternativas. Saberemos se o STF e’ golpista ou nao.

    rogeriobezerra

    05/05/2016 - 10h58

    Perfeito! Essa ponta do golpe já cumpriu o combinado e precisa ser descartado, pois para a corja bilionária golpista Cunha fede demais… Aliás fedem muito hoje os puliças fede mal, o st fede mal e o mp fede muito, muito mal.

RuydeLimaeSilva

05/05/2016 - 09h01

O sr.Ministro está apenas três anos atrasado na sua medida.Muita coisa de terrível e vergonhosa teria sido evitado que agora vai ficando mais difícil de reverter para a reputação do Brasil como “pays sérieux”.Mas antes tarde do que nunca.Hosanas, Excelência. Agora, já que está com a mão na massa, anule toda e cada medida espúria que este calhorda cometeu.

Paula Teixeira

05/05/2016 - 08h59

Que chatice. Para vocês quando a pessoa não faz alguma coisa é péssima, quando faz também é péssima. Vai entender os petistas.

    paulo

    05/05/2016 - 09h36

    Paula, há clínicas psiquiátricas e veterinárias que poderiam trata-la gratuitamente, a título de “experiência científica”……….pois seu caso é praticamente perdido……..Sua desconecção neurológica é de dar pena……..

    Eder Barbosa de Sousa

    05/05/2016 - 10h47

    Analfabeto político é um problema. Justiça tardia não é justiça!

Sevio Rod

05/05/2016 - 08h48

A liminar concedida pelo Ministro Teori Zavaski elenca onze atos ilegais em que Eduardo Cunha teria realizado sob uso do cargo de presidente da Câmara dos Deputado para “constranger, intimidar parlamentares, réus, colaboradores, advogados e agentes públicos com o objetivo de embaraçar e retardar investigações”. Entao, a sessao de Impeachment da Camara foi ilegal. Tem que ser anulada, pelas razoes alegadas pelo Ministro do STF. Alguem abra uma acao no Supremo pedindo a anulacao da sessao golpista da camara. Ta muito obvio.

Vinicius Porto da Silva

05/05/2016 - 08h46

Acabou a serventia do ladrão para a burguesia.

    Leonardo Dantas

    05/05/2016 - 09h42

    Gostei da sua foto rs.. É por isso que dizem que tal moeda foi ” cunhada “.?.. quer dizer que teria desaparecido ? kkkk.

      Octavio Filho

      05/05/2016 - 10h21

      Gostei!!! kkkk!!!!


Leia mais

Recentes

Recentes