Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Por que só Gilmar Mendes não conhece o ‘esquema do Aécio’?

Por Redação

25 de maio de 2016 : 10h10

Romero Jucá entregou Aécio: será que Gilmar Mendes, o recordista em arquivamentos e abafamentos de escândalos envolvendo tucanos, fará alguma coisa?

por Jeferson Miola

A conversa entre os delinqüentes Sérgio Machado e o ainda senador Romero Jucá é a revelação mais completa – até o momento, porque certamente surgirão outras revelações ainda mais elucidativas – sobre a conspiração montada para a perpetração do golpe de Estado no Brasil através da farsa do impeachment. De tão minuciosa e tão rica em detalhes, esta peça permite realizar uma profunda autópsia do golpe.

Aécio Neves, um campeão de menções em listas de corrupção e depoimentos de corruptos – e campeão de investigações abafadas e engavetadas – por óbvio não ficaria fora da conversa dos dois delinqüentes que hoje estão no PMDB, mas já pertenceram aos quadros do PSDB.

Comentando a inviabilidade eleitoral de Aécio devido ao envolvimento do presidente do PSDB em corrupção, Sérgio Machado disse: “O Aécio, rapaz… O Aécio não tem condição, a gente sabe disso. Quem que não sabe? Quem não conhece o esquema do Aécio? Eu, que participei de campanha do PSDB…”. Jucá responde, concordando: “É, a gente viveu tudo”.

De acordo com eles, todo mundo conhece “o esquema do Aécio”. Mas, incrivelmente, Gilmar Mendes age como se não conhecesse “o esquema do Aécio”.

É fato notório que as citações ao Aécio, a outros tucanos e ao PSDB em várias denúncias de corrupção raramente culminam na abertura de processos criminais na Polícia Federal, no Ministério Público e no Judiciário. E, quando por sorte são abertas, em quase 100% dos casos as investigações são arquivadas. Em março passado, por exemplo, o sortudo Aécio Neves ganhou o prêmio de arquivamento da denúncia do doleiro Alberto Youssef contra ele.

Gilmar Mendes é recordista em arquivamentos e abafamentos de escândalos envolvendo os tucanos e as pessoas, os empresários e políticos aliados do PSDB. Ele também tranca a votação de processos por mais de ano quando a matéria contraria interesses tucanos como, por exemplo, na ADIN que proibia o financiamento empresarial de eleições.

No curto intervalo de quatro dias, entretanto, este mesmo Gilmar agiu com uma rapidez incrível para favorecer Aécio. E fez isso em duas decisões: no dia 12 de maio, o juiz tucano do STF suspendeu a coleta de provas de uma investigação sobre “o esquema do Aécio” em Furnas e impediu os depoimentos do Aécio e de testemunhas do caso.

No dia 16 de maio, Gilmar devolveu o processo do Aécio à Procuradoria da República para reavaliar se caberia a denúncia; porque ele, Gilmar, considerou “não haver elementos novos que justificassem a continuação da investigação” [sic].

Se, como perguntam os delinqüentes “Quem que não sabe? Quem não conhece o esquema do Aécio?”, por que só Gilmar Mendes não conhece “o esquema do Aécio”? O que mais falta a Gilmar Mendes, além de decência e imparcialidade, para que ele passe, definitivamente, a conhecer “o esquema do Aécio”?

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

8 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Jose Orlando Benitez

26 de maio de 2016 às 12h57

Nem se trata de blindar o aécim. Gilmar
Mendes evitará até a morte qualquer investigação que leve ao mensalão
mineiro, mesmo que custe sua credibilidade, e o motivo é obvio, de acordo com publicação de carta capital, o
nome dele está no listão de furnas. Portanto é melhor perder a reputação à liberdade. E provavelmente os outros
ministros do supremo irão proteje-lo, pois se for preso mesmo, o resto
da reputação do STF vai para a lata do lixo.

Responder

Joao Carlos Santos

25 de maio de 2016 às 13h55

O Gilmar Mendes e o Aécio Neves fazem parte da mesma lista de propinas de FURNAS,
são colegas de lista. Isso impede que Gilmar nem deveria ser Juiz, pior do Supremo Tribunal.
E ele nessa condição, ainda, julgar Aécio Neves, é escárnio puro.

Responder

Octavio Filho

25 de maio de 2016 às 13h44

Vamos parar de ser ingênuos!!! O GM é só uma das peças. Todos no STF estão comprometidos!! Não adianta apelar para os membros desta instituição. Quando eles podem disfarçar, eles disfarçam. Disseram que foi “sorteio eletrônico” a remessa do processo contra o Aécio para o GM. Mas quando não dá para disfarçar, eles mostram na cara dura que são golpistas. O Celso de Melo passou a condução da lava jato para o GM. Por que? Eles estão entregando toda a sujeira explícita para o GM. E por que? Pois querem fingir que são isentos. Diram: “quem cometeu arbitrariedades foi o GM e não nós”. Como se eles não pudessem fazer nada. ESTAMOS NUMA DITADURA!!!!!!!!!

Responder

jeff beck

25 de maio de 2016 às 13h44

QUEM DISSE QUE NÃO CONHECE? CLARO QUE CONHECE.. SÃO DA MESMA CEPA.. JÁ GOVERNADOR DE MINAS, O AÉCIO JÁ LIBERAVA O AVIÃO DO GOVERNO PARA O GILMAR PASSEAR.. SÃO CONFRADES DA MESMA CONFRARIA..

Responder

Alexandre Moreira

25 de maio de 2016 às 13h40

O próprio Gilmar quer ser o primeiro a comer o Aécio. Quer dizer, já está comendo, devagarzinho, em parcelas.

Responder

maria nadiê rodrigues

25 de maio de 2016 às 13h35

E agora, Ronaldo? Cadê você? Tá na Globo, lambendo a bunda dos Marinhos?

Responder

maria nadiê rodrigues

25 de maio de 2016 às 13h31

Se o STF, todo, menos Gilmar, sair do armário, agora como diria Dilma: não sobrará pedra sobre pedra. E parece que não tarda esse dia chegar, porque tá ficando cada vez mais complicado o mundo olhar cá pra dentro e perceber que instituições até que funcionam, mas a um preço altíssimo para a nossa imagem, visto que o povo, e que dirá o povão, sem participar de nada, será jogado às traças como um trapo velho.

Responder

João Bosco

25 de maio de 2016 às 11h57

Ele conhece. Conhece tanto, que vai deixar do jeito que está.

Responder

Deixe um comentário